Como escrever o currículo de um treinador?
Coach é a pessoa que dedica toda a sua vida profissional ao desenvolvimento de outras pessoas. No sentido clássico, um treinador é alguém que trabalha com atletas. No entanto, hoje existe um grande número de especialistas que estão envolvidos em outras áreas da vida humana: por exemplo, um coach de negócios, um coach de desenvolvimento pessoal, etc. Independentemente da área específica, para conseguir um emprego como coach, é necessário enviar resumo.
Como redigir esse documento corretamente? Que erros você deve evitar? Você encontrará as respostas a essas perguntas em nosso material.
O que escrever nos parágrafos principais?
Hoje, há demanda por treinadores de várias categorias:
- natação;
- no futebol;
- hóquei;
- boxe;
- ginástica rítmica;
- patinação artística;
- ioga;
- aeróbica;
- dançando;
- instrutor de terapia de exercício;
- treinador de negócios;
- xadrez;
- instrutor de academia;
- treinador pessoal, etc.
Cada um dos profissionais citados (seja técnico de futebol ou de negócios), ao se candidatar a uma vaga para o cargo adequado, deverá elaborar currículo competente para o técnico. Este documento deve incluir os seguintes itens:
- NOME COMPLETO;
- Informações de contato (cidade de residência, número de telefone, e-mail, mensageiros instantâneos);
- Educação (instituições de ensino profissionalizante superior e secundário, cursos de atualização, master classes, treinamentos, etc.);
- habilidades profissionais (conhecimento de técnicas de levantamento de peso, variedades de ioga, treinamento de dança, etc.);
- experiência de trabalho (raramente são contratados especialistas sem experiência, portanto, quaisquer estágios e práticas também podem ser indicados aqui);
- qualidades pessoais (sociabilidade, foco no cliente, amor pelas pessoas, desejo de se desenvolver constantemente);
- Informações adicionais (por exemplo, ter um veículo é especialmente importante se seu local de residência e local de trabalho estiverem localizados a uma grande distância).
Ao preencher um currículo, você deve ser o mais sincero e honesto possível. Tente relacionar todos os seus pontos fortes e vantagens que o ajudarão a se destacar em meio ao grande número de candidatos a coaching.
Erros freqüentes
Para que seu currículo não passe despercebido, mas deixe uma boa impressão aos olhos do empregador, é preciso evitar erros comuns.
Gramática e pontuação
A presença de erros gramaticais e de pontuação, bem como um grande número de erros de digitação, é um dos erros mais comuns. Isso pode indicar analfabetismo geral da pessoa ou que ela estava com muita pressa em enviar seu currículo. De uma forma ou de outra, mas um documento elaborado com erros prestará um péssimo serviço - o empregador não o levará a sério como um candidato profissional e experiente. É por isso é importante não ser preguiçoso e reler seu currículo várias vezes antes de enviá-lo.
Falta de conhecimento do empregador
No processo de procura de emprego, um erro bastante comum é enviando o mesmo currículo para todas as vagas... Isso não significa de forma alguma que você tenha que reescrever seu documento todas as vezes, mas ainda vale a pena fazer pequenas alterações dependendo do empregador. Por exemplo, se você está procurando um emprego como treinador esportivo, dependendo da especialização específica de uma determinada academia, você precisa alterar ligeiramente o seu currículo: por exemplo, indique a experiência de trabalho atual (como treinador de grupo ou personal trainer) , educação (por exemplo, cursos de ioga ou levantamento de pesos grandes).
Assim, deixará claro ao empregador que abordou com responsabilidade a elaboração do currículo, estudou as especificidades de uma determinada empresa, respetivamente, é um candidato interessado e motivado.
Grande quantidade de informações pessoais
Um currículo é um documento comercial, portanto, o empregador não precisa de informações detalhadas sobre onde você nasceu, se casou ou qual é o nome do seu cachorro. Indique apenas aqueles dados que tenham relação direta com a vaga e não se aprofundem na sua vida pessoal.
Falta de experiência de trabalho e educação
O trabalho de um coach é bastante responsável, por isso o empregador não contratará uma pessoa sem formação e experiência profissional relevante. Assim, não vale a pena enviar o seu currículo sem os conhecimentos e competência necessários, mesmo se você realmente quiser tentar ou se este for o emprego dos seus sonhos.
Usando discurso coloquial e técnicas artísticas
Ao preencher um currículo de emprego, é permitido usar apenas o estilo oficial de negócios do idioma. O uso de palavras e frases coloquiais ou técnicas artísticas é inaceitável. O empregador tem a primeira impressão de você com a ajuda de seu currículo, portanto você deve mostrar-se imediatamente do lado mais profissional.
Estereotipado
Muitas vezes, jovens profissionais que procuram emprego pela primeira vez e não têm muita experiência utilizam modelos e exemplos de currículos encontrados na Internet. Por um lado, não há nada de errado com isso - é assim que você aprende. mas em nenhum caso você deve copiar ou reescrever completamente as informações das amostras. Se você fizer isso, seu currículo ficará normal e você não poderá se destacar de todos os candidatos ao cargo.
O documento deve ser personalizado e individualizado em função de suas qualidades, características e habilidades pessoais.
Ao evitar os erros descritos acima, você criará um currículo competente que causará uma boa impressão.
Amostras
Para facilitar a redação do seu próprio currículo, Sugerimos que você se familiarize com exemplos de documentos bem escritos para o cargo:
- instrutor de academia;
- treinador de negócios, consultor de gestão e desenvolvimento organizacional, treinador de PNL em negócios;
- treinador de negócios de uma empresa de consultoria;
- treinador pessoal.
Ao escrever seu currículo corretamente, você chamará a atenção do empregador e terá a certeza de obter a posição desejada.