Como escrever uma especialização em seu currículo?
Para facilitar a navegação na indicação de especialização no currículo, apresentaremos uma espécie de hierarquia. Trabalho é um termo coletivo: você procura atividades bem remuneradas e modernas em geral. Uma profissão é um negócio com o qual você estará ocupado na vida. A especialização é o que você estudou. Especialização é o que você distingue claramente de acordo com a especialidade que recebeu.
O que é Retomar a especialização?
Quando no currículo o candidato indicar informações detalhadas sobre conhecimentos, competências e qualidades profissionais, após a coluna "Formação" e antes de "Experiência profissional", deverá ser indicada a especialização... Sem especificar a especialização, o recrutador ou o diretor do departamento da empresa onde você está tentando conseguir um emprego fará uma pergunta específica - o que e com quem você vai trabalhar.
Por exemplo, se pela formação você é engenheiro de rádio, então no diploma, por exemplo, estará indicada a especialidade "Engenharia de rádio", "Eletrônica de rádio" ou algo semelhante. Por profissão, você é engenheiro, especialista técnico, por especialidade, você é versado em eletrônica. E com o que você vai trabalhar - com aparelhos climáticos e domésticos, com gadgets móveis (smartphones, tablets, ultrabooks, relógios inteligentes, rastreadores, etc.) - é o que você tem que indicar.
Se você já passou, por exemplo, nos cursos de treinamento em manutenção, diagnóstico, substituição de componentes para smartphones e tablets da Samsung, Sony e Apple - um recrutador ou gerente inteligente entenderá imediatamente que sua especialização é a manutenção e reparo de dispositivos móveis. Mas você ainda precisa indicar a especialização - essas informações irão organicamente e 100 por cento complementar seu currículo como uma característica de um especialista promissor de alta classe.
Simplificando, especialização é o que você deseja da sua atividade, do seu trabalho futuro. Sem especialização - muito provavelmente você não conseguirá um emprego.
Dicas para completar a seção
A especialização é apenas um dos vários pontos do currículo. Uma definição curta e clara: “psicólogo” é uma profissão, “psicólogo infantil” é uma especialidade, “psicólogo infantil-conflituoso” é uma especialização. Mas é necessário preencher corretamente as informações completas sobre a educação.
O recrutador perguntará sobre sua formação, se você não incluir o nome completo da universidade e do corpo docente. Vamos dar um exemplo para um residente de uma província russa. Por exemplo, se você está procurando um emprego como professor de psicologia em Rostov-on-Don e você mesmo, por exemplo, nasceu e foi criado, estudou em Makhachkala, mas mudou-se para morar e trabalhar em Rostov, insira todos os dados corretamente.
- Não escreva como o nome da universidade "DGU", "DagGU". Isso mesmo - "Dagestan State University".
- Por favor, insira o nome exato do corpo docente. Evite frases abreviadas como “psicologia”. Isso mesmo: “Faculdade de Psicologia e Filosofia”. Você pode especificar o endereço, o local específico de estudo - onde o corpo docente está localizado.
- Indique o departamento - por exemplo, "Psicologia Geral e Social".
- Por exemplo, sua especialidade é "Psicologia Prática". Escreva seu nome corretamente.
Tudo isso se reflete em seu diploma. Experiência de trabalho e informações sobre cursos adicionais destinados a melhorar suas qualificações irão ajudá-lo a finalmente entender como indicar uma especialização.
Quando você ainda não tem experiência de trabalho, decida imediatamente qual das especializações o atrai mais do que outras. E que curso você fará - se você não estudou em nenhum outro lugar. Para os recém-formados que acabam de receber o diploma, este é o momento mais crucial.
Evite uma abundância de frases comuns em seu currículo. Isso é verdade para tudo, desde a educação à personalidade. Isso é especialmente verdadeiro para a coluna em que as qualidades pessoais são listadas. Se você usou a definição de "sociável" - para as mesmas especializações psicológicas e pedagógicas, tal definição parece inadequada, um tanto ridícula. Você já conheceu um psicólogo pouco comunicativo que não encontrou uma abordagem para uma criança que já aprendeu a pensar e falar com clareza? Que tal um anunciante não comunicativo, gerente de conteúdo de sites, que não conhece os métodos de engenharia social? Improvável. Esqueça verbos, advérbios, particípios, definições e substantivos desnecessários. A brevidade é irmã do seu talento. Bem como brevidade.
Se sua formação universitária não o afetou de forma alguma, seu currículo não inclui dados de formação superior. Mas a especialização é um fenômeno inerente a quem se formou na escola com uma medalha de ouro ou uma escola especial: mais cedo ou mais tarde a pessoa é determinada em que direção estreita ela trabalha... Até mesmo a profissão de tecnólogo em uma fábrica de conservas de peixes tem especialização - por exemplo, tecnologias para enlatar espécies de peixes raras e caras.
Além do currículo, uma carta de apresentação está anexada. Nele, você pode contar mais detalhadamente sobre suas realizações, sucessos tanto na obtenção de sua educação, incluindo educação complementar ou autodidata, quanto sobre o trabalho, cujo perfil se cruza com a posição exigida do empregador.
Exemplos de
Considere exemplos que são comuns na vida cotidiana.
- Funcionários do bancoeducados como financistas, eles se especializam em empréstimos, depósitos e investimentos. Eles trabalham exatamente com esses clientes.
- Economistas, graduado no programa relevante, se especializar em bancos, negociação de ações (moeda, recursos, metais preciosos e outros setores dos mercados de ações).
- Depois de desaprender na Faculdade de Direito na especialidade do direito civil ou penal, os advogados consideram o trabalho de juízes, procuradores, advogados, consultores jurídicos e várias outras subespécies do trabalho. Sua especialização é administrativa, criminal, civil, direito de família.
- No engenheiro, iletrado como designer, existem dezenas de especializações: construção naval, construção de máquinas-ferramenta, construção de aeronaves e assim por diante. É tentador e promissor trabalhar em uma agência espacial - ciência de foguetes, construção de rover planetário, construção de sondas (incluindo observatórios estelares e solares lançados a milhões de quilômetros da Terra), o desenvolvimento de novas gerações de micro e nanosatélites, a criação de telescópios orbitais e cartógrafos de radar. É aqui que o engenheiro de design se internacionaliza. Mas nesta área a competição é enorme - nem todos terão permissão para trabalhar na NASA, ou pelo menos na Roscosmos.
- Doutor tem qualquer uma das centenas de especializações - de dentista a radiologista. Ele está determinado a escolher até mesmo no processo de prática universitária.
- Educador - esta é uma professora de escola e uma professora universitária / técnica / universitária, uma professora de jardim de infância e uma assistente social de creche. O professor titular, o diretor da escola, o metodologista do ensino à distância na universidade se enquadram em uma categoria separada.
Seu futuro depende da especialização que você escolher. Mesmo que você tenha 40 anos, digamos, mude a profissão de um médico para outra (por exemplo, um engenheiro) - as regras para redigir um currículo para um novo emprego permanecerão as mesmas.