Resumo

Fazemos um currículo

Fazemos um currículo
Contente
  1. O que é isso?
  2. Visão geral da espécie
  3. Estrutura e regras de preenchimento das seções
  4. Eu preciso de uma foto?
  5. Dicas de enchimento
  6. Erros de compilação
  7. Amostras
  8. Carta de transmissão

O objetivo principal de todo candidato a emprego é criar uma apresentação pessoal eficaz. Um documento bem elaborado certamente interessará ao empregador, que certamente desejará conhecer melhor o candidato a uma vaga em aberto. No entanto, causar uma primeira impressão, especialmente sem uma presença pessoal, é extremamente difícil. Mas, graças à auto-apresentação competente, você não precisa se preocupar. Um convite para uma entrevista será recebido dentro de alguns dias.

O que é isso?

Currículo - um documento oficial que fornece informações breves sobre uma pessoa que está ativamente procurando trabalho... O nome comum para "currículo" de autoapresentação tem raízes francesas e se traduz como "história de vida", mas o empregador só precisa de informações de caráter profissional. Mais precisamente, experiência de trabalho, educação, habilidades essenciais, realizações e qualidades pessoais. Em termos simples, o currículo deve refletir apenas a vida profissional da pessoa. Momentos excessivos só vão sobrecarregar o documento, o que fará com que o currículo pareça ridículo e perca sua eficácia. Isso significa que o candidato não poderá assumir a posição desejada.

Jovens especialistas que acabaram de concluir seus estudos não podem refletir nenhuma experiência de trabalho em seu currículo. Só não se desespere com isso. Em situações como esta o candidato deve se concentrar em seus pontos fortes. É imprescindível indicar no currículo a disposição para trabalhar, para adquirir novos conhecimentos.

Quase todos os dias novos projetos são lançados, cujos gestores desejam cooperar apenas com especialistas “verdes”.Eles serão capazes de direcioná-los na direção certa e ensinar-lhes os detalhes do trabalho do zero.

Visão geral da espécie

No passado recente, um currículo era um documento de texto digitado no Word. O formato do currículo não exigia rigor e quaisquer distinções. As opções modernas de auto-apresentação envolvem aderência à estrutura do documento, presença de delimitações claras entre as seções.

Junto com o padrão de papel usual para um currículo, que contém informações sobre o trabalho do candidato a emprego, existem outros tipos de execução deste documento. Pessoas criativas criam autoapresentações aparência criativa, onde o conteúdo gráfico prevalece, por exemplo, capa. Os showmen usam a opção resumo de vídeopara mostrar a si mesmo e seus talentos ao vivo.

Texto

Hoje, a versão em texto do currículo é a forma mais popular de autoapresentação. Pode ser impresso ou enviado por e-mail.

Dependendo das opções de organização do conteúdo, o resumo do texto é dividido em vários formatos.

  • Resumo cronológico. O documento neste formato deve conter o histórico de experiência e crescimento profissional do candidato. Apenas a lista de empregos anteriores deve ser listada na ordem inversa. Um requisito obrigatório para um currículo cronológico é fornecer informações detalhadas sobre os empregos anteriores do candidato. E não estamos a falar apenas dos nomes das empresas, mas também dos cargos que ocupam, bem como das funções laborais. Idealmente, o modelo cronológico do documento é adequado para pessoas com um extenso histórico de trabalho.
  • Currículo funcional. Nesse caso, o foco está apenas nas realizações profissionais do candidato, seus conhecimentos, competências e habilidades. Esta opção de currículo é mais benéfica para especialistas com pouca experiência profissional, bem como para aqueles que desejam mudar de ramo de atividade.
  • Currículo combinado. Neste caso, estamos falando de uma simbiose de formatos funcionais e cronológicos. Ele contém informações detalhadas sobre a experiência de trabalho, habilidades e realizações do candidato. É a versão combinada do currículo ideal para pessoas que desejam assumir o cargo de gerente.
  • Currículo estendido. Este documento contém informações completas sobre o candidato. O volume desse tipo de currículo é de pelo menos 2 páginas. No entanto, você só pode usar um método estendido de autoapresentação se o recrutador ou gerente de recrutamento pedir para aumentar o volume de algumas seções do documento.
  • Mini-currículo. Ao contrário das opções apresentadas anteriormente, este formato pressupõe a disponibilização de informações sobre o requerente em volume comprimido, de apenas 1 página. A ficha contém as secções "experiência profissional" e "competências profissionais".

Freqüentemente, esse método de autoapresentação é usado para postar em sites de busca de empregos.

Criativo

Um currículo criativo envolve infográficos. Em termos simples, é uma auto-apresentação textual cheia de fotos e outras imagens gráficas. Esse modelo de currículo não só se destaca no contexto dos documentos de texto comuns, mas também demonstra ao empregador os talentos do candidato.

Currículo criativo ideal para pessoas de profissões criativas. Por exemplo, designers ou artistas. No entanto, deve-se recorrer a este tipo de redação de documento apenas se o empregador valorizar a originalidade da abordagem.

Resumo de vídeo

Pelo próprio nome, fica claro que estamos falando sobre vídeo de autoapresentação... Esse tipo de currículo fala sobre os conhecimentos técnicos e capacidades do candidato, e também enfatiza sua habilidade de trabalhar para a câmera... Em média, a duração do vídeo varia de 2 a 10 minutos.O vídeo consiste em um bloco de boas-vindas, um conto sobre você e suas qualidades profissionais, experiência de trabalho e realizações são necessariamente especificados.

Este formato de currículo é recomendado para pessoas de profissões criativas, onde expressões faciais, bela aparência, dicção competente e discurso proferido são necessários.

Estrutura e regras de preenchimento das seções

Embora o currículo seja um documento oficial, não há especificações definidas para preenchê-lo. No entanto, o RH e os membros da equipe de recrutamento argumentam que para a correta composição do currículo, é necessário seguir a estrutura condicional. Primeiro, você precisa decidir como ficará o formulário de currículo, ou seja, um formato restrito ou uma abordagem criativa será usada. Em seguida, você precisa traçar um plano onde as seções principais e adicionais serão exibidas.

No topo do currículo, é necessário refletir o nome do cargo ao qual o candidato se candidata... Em seguida, forneça informações de contato, indique o histórico de treinamento, experiência de trabalho, descreva as principais habilidades que foram adquiridas durante a experiência de trabalho. A indicação de competências-chave ajudará você a demonstrar suas vantagens em relação a outros candidatos. Você pode especificar o nível de salário esperado. Em alguns casos é permitido expressar desejos em relação a algumas condições de trabalho, por exemplo, gráficos, local de trabalho.

É necessário escrever no currículo somente a verdade... Uma pequena mentira certamente sairá e o requerente se encontrará em uma situação desagradável. Nesse caso, a acusação de incompetência seria a menor que um empregador pode fazer. Hoje, as grandes empresas, ao buscar um funcionário qualificado para uma vaga, praticam o método de combinação. Para isso, eles se propõem a preencher um questionário amostral simples, que reflete os principais pontos do currículo. Após a entrevista, o gerente de recrutamento verifica os dados do currículo e do formulário preenchido. Se forem identificadas várias inconsistências, o requerente é informado da recusa.

Um currículo bem-sucedido e eficaz é a chave para conseguir um bom emprego rapidamente. O principal é que o requerente atenda a todas as características que são apresentadas no documento. A maioria dos executivos valoriza a multitarefa em seu pessoal. É esta característica que deve ser expressa em todas as seções. Apenas não em texto simples, mas disfarçado de informação básica.

Ao escrever o currículo de um candidato, é extremamente é importante estar atento a erros no texto. Mesmo a falta de uma vírgula pode lançar uma sombra sobre um funcionário em potencial. Em geral, a qualidade da redação do currículo deve atender ao padrão comercial. Você não deve inserir piadas ou fazer notas de rodapé em citações de pessoas famosas. E o mais importante - aderir a um determinado estilo, nomeadamente, escolher um tipo de letra, indicar o seu tamanho e em nenhum caso se desviar dos indicadores indicados.

Nome completo

Há vários anos, ao preencher o currículo, o candidato deve indicar o sobrenome, o nome e o patronímico por extenso, sem abreviaturas. No entanto, essa norma foi revisada desde 2019. Agora no currículo é necessário indicar apenas sobrenome e primeiro nome... O conhecimento do patronímico do candidato ocorre diretamente durante a entrevista.

foto

Os candidatos complementam modelos de currículos modernos com suas fotografias. No entanto, nAlgumas imagens de funcionários em potencial são desanimadoras para os empregadores. Para evitar que isso aconteça, você deve aderir a certas normas. A foto deve ser tirada em um estúdio profissional... É melhor para mulheres usarem opção de maquiagem diurna... Homens são recomendados barbear e pentear o cabelo.

As roupas na foto do currículo também desempenham um papel significativo. Mulheres não use tops com alças. Homens deveriam desista de camisetas de mangas curtas e lutadores. Para a foto em seu currículo, siga um código de vestimenta rígido. Mas não precisa ser um terno clássico, apenas roupas confortáveis, de estilo discreto e que não possuem cores vivas. Ao tirar uma foto você precisa fazer a expressão facial correta... As opções "como um passaporte" não são citadas.

A melhor forma de decorar o seu look é com um sorriso natural e agradável. Candidatos com essas fotos em seu currículo causam uma boa impressão nos recrutadores, chefes de grandes empresas e gerentes de recrutamento desde os primeiros segundos.

Alvo

Qualquer documento de autoapresentação começa com a frase "currículo para uma posição ...". No final desta frase, você deve indicar qual vaga o candidato está se candidatando.

Isso é muito mais conveniente para o gerente de recrutamento, principalmente se a empresa tiver várias vagas abertas. Se você não indicar a finalidade do documento no currículo, certamente será desperdiçado, pois nem sempre é possível determinar a que posição uma pessoa está se candidatando.

Habilidades

Ao preencher a seção “habilidades-chave”, você deve indicar suas habilidades profissionais. Devem corresponder integralmente à posição a que o candidato se candidata.

Portanto, por exemplo, é preferível que o gerente de vendas forneça informações sobre as habilidades de apresentações e negociações e a capacidade de analisar as necessidades do cliente. Mas para um líder, as habilidades mais adequadas serão a capacidade de motivar a equipe para atingir os objetivos traçados, desenvolver e traçar objetivos, monitorar constantemente a implementação dos objetivos traçados e alcançá-los com sucesso.

O parágrafo de habilidades-chave não inclui traços de personalidade. Nesse caso, você deve falar apenas sobre habilidades profissionais.

Educação

Para muitos cargos, um pré-requisito é a presença de um ensino especial, por isso é extremamente importante indicar no currículo qual a formação que o candidato recebeu - superior ou secundário profissional. Se você possui ensino superior, não há necessidade de relacionar os anos de estudo em instituições de ensino médio. As únicas exceções são as profissões em que, além do ensino superior, também é avaliada a formação profissional secundária. Nesse caso, estamos falando de vagas técnicas e de engenharia.

Além disso, sugere-se que você se familiarize com a ordem correta de redação das informações sobre educação:

  • Anos de educação;
  • o nome da instituição;
  • Faculdade;
  • especialização.

Os dados preenchidos no currículo devem corresponder aos documentos emitidos ao final dos estudos.

Uma experiência

Esta seção do currículo reflete o plano de carreira do candidato. Deve conter tempo total de serviço em ordem cronológica reversa... Em termos simples, o último local de trabalho deve estar na 1ª posição.

Além disso, propõe-se considerar o procedimento para o preenchimento correto desta seção:

  • o período de trabalho é indicado;
  • nome completo da organização;
  • cargo ocupado;
  • responsabilidades e realizações.

Ao escrever um currículo não há necessidade de reescrever todo o livro de trabalho... Basta indicar o tempo de serviço nos últimos 10 anos... Se houver cargos na carreira que não sejam significativos, não é recomendável refleti-los no currículo.

Contatos

A seção de "contatos" é extremamente importante para uma redação de currículo eficaz. E antes de tudo você precisa prestar atenção ao endereço de e-mail. Seu nome não deve conter piadas, nomes diminutos e outras formas de autoexpressão do adolescente... O nome do endereço de e-mail deve ser claro e compreensível... É melhor se consistir em um nome e um sobrenome.

Alguns candidatos a emprego são tão escrupulosos quanto ao preenchimento de currículos que até indicam o endereço de sua casa nos contatos, incluindo o número da entrada e do apartamento. Mas basta indicar a cidade de residência e a estação de metrô mais próxima.

Eu preciso de uma foto?

Ao escrever um currículo, muitos candidatos não sabem se devem colocar sua própria foto ou não. No entanto, os recrutadores e gerentes de contratação insistem que os funcionários em potencial dão a oportunidade de se familiarizar com sua imagem e dados externos.

É especialmente importante quando se trata de um trabalho que envolve comunicação constante com as pessoas. Por exemplo, gerente de conta ou administrador.

Dicas de enchimento

É muito difícil escrever o currículo perfeito para certamente interessar ao empregador. Mas se você gastar algum tempo, você será capaz de criar um documento competente que atenda aos requisitos do trabalho de escritório. Nesse caso, regras tácitas, conhecidas apenas pelos recrutadores, podem ajudar. Eles também irão ensiná-lo a criar métodos eficazes de apresentação pessoal.

  • Tamanho de currículo perfeito. Não existe uma estrutura específica para a compilação deste documento. No entanto, os recrutadores são aconselhados a limitar-se a uma, no máximo duas páginas de texto. Ao mesmo tempo, são necessárias duas páginas para pessoas com experiência profissional suficiente. Uma página é suficiente para iniciantes.
  • Fonte e tamanho. Lindas fontes onduladas são perfeitas para retoma criativa. Para o modelo textual familiar do documento, você deve aderir ao design de negócios.
  • Preservação correta... Depois de concluir o currículo, você deve salvar um documento de texto em formato docx. Infelizmente, nem todos os computadores oferecem suporte a outros formatos de documento de texto.
  • Nome do arquivo. Ao salvar seu currículo eletronicamente, você deve dar ao documento o título correto. Provavelmente, terá de ser enviado por e-mail. No entanto, não é aconselhável chamar o arquivo com a palavra usual “currículo”. É melhor identificá-lo pelo nome do candidato e pela posição para a qual está se candidatando.
  • Carta de transmissão. Antes de enviar seu currículo por e-mail, você precisa escrever um pequeno texto para sua carta de apresentação. Deve informar como o candidato soube da vaga e por que exatamente ele é adequado para essa vaga. No entanto, não se limite a uma forma livre; o estilo comercial do texto funcionará melhor.
  • Recomendações de trabalhos anteriores. As características positivas dos ex-chefes ajudarão a agradar o novo chefe. Eles também podem se tornar decisivos na questão das contratações.

Erros de compilação

Infelizmente, muitos candidatos a emprego cometem muitos erros ao escrever um currículo, que posteriormente alienam líderes em potencial.

  • Resumindo abreviações não podem ser usadas... O gerente de contratação ou recrutador não será capaz de entender o que está em jogo.
  • Você não pode usar palavras e frases de modelo... Melhor mudá-los para frases mais vivas.
  • Se houve uma interrupção em sua carreira profissional, é necessário explique sua razão... Caso contrário, o empregador terá uma má impressão do candidato.
  • Ao escrever um currículo você não pode especificar os motivos da demissão... A leitura frequente da frase "por conta própria" faz com que o empregador se sinta uma mentira.
  • Na estrutura do currículo não inclua uma seção de "recomendação".

Amostras

Para entender a diferença entre um ótimo currículo e um cancelamento de assinatura padrão, é necessário familiarizar-se com vários exemplos de recheio.

  • Neste caso, é mostrado mini-currículo, entretanto, seu texto é um modelo.
  • A segunda opção de redação de currículo é a melhor... Há restrição e criatividade nisso. O texto deixa claro que o candidato está pronto para crescer na carreira. E a multitarefa oculta em cada seção empurra o empregador para esse candidato específico.

Carta de transmissão

Uma parte integrante de qualquer currículo é uma carta de apresentação. É especialmente importante tê-lo ao tentar conseguir um emprego em uma grande empresa estrangeira que apóia as tendências ocidentais.

Até o momento, uma lista de regras foi desenvolvida para o envio de uma carta de apresentação com um currículo.

  • Se o currículo for enviado ao empregador em formato impresso, a carta de apresentação deve ser como um suplemento em um formulário separado.
  • Se o currículo for enviado por e-mail, a carta de apresentação deve estar presente no corpo do e-mail.
  • Dados do remetente, cabeçalho da carta, informações do destinatário, detalhes devem ser preenchidos de acordo com as regras da correspondência comercial.

Se você seguir todas as nuances de escrever um currículo, poderá encontrar um bom emprego em um mês.

sem comentários

Moda

a beleza

casa