Resumo

Dicas para escrever um currículo SMM

Dicas para escrever um currículo SMM
Contente
  1. O que escrever nos parágrafos principais?
  2. Erros
  3. Amostras

A profissão de gerente de SMM surgiu no século XXI. Por ser tão jovem, nem todos entendem o que esse especialista desempenha e o que pode ser exigido dele. A principal tarefa de um gerente de SMM é promover um produto ou serviço na Internet. Mas isso não significa apenas encher os sites com conteúdos diversos e controlar as configurações de publicidade. Você precisa entender isso Um especialista em SMM deve ser um estrategista capaz de desenvolver um plano de promoção abrangente de bens ou serviços. É importante levar isso em consideração tanto para o empregador na formação dos requisitos para a vaga, quanto para o empregado na elaboração do currículo.

O que escrever nos parágrafos principais?

Ressalta-se que o número de profissionais na SMM é crescente, assim como a demanda por serviços também é crescente. A maioria dos empregadores avançados entende que um trabalhador verdadeiramente qualificado não pode ser barato. É por isso Um especialista em SMM deve considerar escrever seu currículo de forma a vender seus serviços o mais caro possível.... E por isso deve conter informações confiáveis ​​e abrangentes sobre habilidades e aptidões e também ser atraente para empregadores em potencial.

Para escrever um currículo para um especialista em SMM (seja um experiente ou um iniciante), você precisa de tudo igual a todos os outros currículos: informações pessoais, experiência relevante, educação, bem como uma lista de habilidades essenciais e traços de personalidade.

É melhor se seu currículo for personalizado para um trabalho específico. Indique a experiência que você tem, mesmo aquela que pertence ao período antes do digital. Se você já trabalhou na área de educação, talvez seja isso que o ajudará a promover os serviços de um centro infantil ou clube de dança. Qualquer experiência de trabalho que você possui é um ponto forte que você precisa aplicar e aproveitar.

Mesmo que pareça que não há conexão entre SMM e o trabalho de um contador de sua vida passada, não é assim - mudar de profissão não significa uma perda de habilidades anteriores.

Se você tem experiência de trabalho, não precisa apenas de um currículo, mas também de um portfólio. As recomendações para a construção de um portfólio são as seguintes.

  • Por favor indique marca, a quem você prestou serviços.
  • Por favor indique período cooperação.
  • Certifique-se de descrever honestamente e em detalhes, o que você fez pela marca. Você não deve se esforçar para atribuir habilidades desnecessárias a si mesmo; isso, mais cedo ou mais tarde, virá à tona e você se verá em uma situação desagradável. É melhor anexar links para essas postagens / concursos / maratonas que foram criadas por você: você escreveu textos, comentários, processou informações, criou um conceito, etc.

Muitos especialistas novatos em SMM preenchem seus portfólios com trabalhos que não foram encomendados deles (o chamado portfólio falso). Não há nada de errado com isso - pelo contrário, olhando para a qualidade desses trabalhos, um potencial empregador apreciará a habilidade do empregado. Um portfólio falso significa que contém obras que uma pessoa não encomendou por marcas, mas por sua própria iniciativa.

Por exemplo, uma estratégia SMM para Tele2 ou Tinkoff Bank. Apesar de o trabalho não ter sido realizado por encomenda da marca e ser impossível avaliar a eficácia com que funcionou, dá para olhar para o conteúdo, para a qualidade do apresentado. Então o empregador tem uma ideia da direção em que o candidato está trabalhando, e ou fica bem para ele, e aí a pessoa consegue um emprego, ou não.

Se você não tem experiência, indique em seu currículo. Nas informações adicionais, você pode fornecer um link para seu blog pessoal (se você escrever textos lá, fornecer serviços) para que um potencial empregador tenha uma ideia de como e de que maneira você trabalha.

Na seção "educação", liste todos os cursos que você concluiu, bem como webinars, maratonas e tudo o mais que possa estar relacionado ao SMM. Claro, é muito melhor se cada curso feito for confirmado por um documento.

Na seção "Habilidades", você deve listar tudo o que pode fazer no SMM:

  • criação e manutenção de páginas nas redes sociais, enchendo-as de conteúdo;
  • desenvolver uma estratégia de promoção de bens e serviços, criando planos de mídia e conteúdo;
  • promoção de um produto ou serviço nas redes sociais;
  • desenvolvimento de projetos criativos especiais e competições, maratonas, webinars;
  • preparação de relatórios de contas e promoção;
  • análise da atividade dos concorrentes nas redes sociais;
  • seleção de outros empregados para os mesmos fins e controle sobre o seu trabalho;
  • monitoramento e análise do campo de informações, acompanhando notícias, tendências e tendências do setor;
  • trabalhando em feedback com assinantes, consumidores de serviço ou compradores de bens, engajando-os no diálogo, mantendo atividade na rede social: curtidas, comentários, etc.

É imperativo indicar em quais plataformas você trabalhou com quais programas e aplicativos.

Erros

O primeiro erro que os novatos em qualquer setor cometem é o desejo de dar peso ao seu currículo e, com isso, agregar fatos que não correspondem à realidade. Não devemos esquecer que tudo o que é secreto fica claro mais rápido do que gostaríamos, e as informações imprecisas no currículo não são exceção.

Melhor não mentir. Sim, talvez isso se torne um obstáculo para conseguir um emprego bem remunerado na ausência de experiência, mas essa regra se aplica a representantes de qualquer profissão. Para preencher uma carteira, é melhor aceitar pedidos baratos em bolsas autônomas e atendê-los com alta qualidade, e então atingir clientes maiores, tendo um portfólio completo em estoque. Nenhuma das seções deve entrar em detalhes desnecessários: tudo deve ser claro, específico, legível e direto ao ponto.

Outro equívoco é o uso de frases e expressões clichês como "aprendizado", "foco no cliente", "sociabilidade" e outros, passando de um currículo para outro. SMM pressupõe uma veia criativa, e se um candidato a emprego não consegue se livrar dos clichês mesmo em um currículo, então a abordagem para o trabalho será tão padrão.

Um raro empregador deseja ver o pensamento tradicional e frases típicas em um especialista nesta área. O currículo deve "chamar" a atenção e a consciência, portanto, você deve considerar cuidadosamente as palavras nele.

Amostras

Considere um exemplo de como escrever um currículo para um gerente de SMM.

Informações pessoais: além do nome completo padrão, ano e local de nascimento, é necessário indicar as páginas nas redes sociais (é melhor se for VK, Instagram, Facebook pelo menos). Os links devem ser formatados corretamente. É imperativo indicar um número de telefone de contato (talvez Viber ou WhatsApp estejam vinculados a ele, que também deve ser anotado) e um endereço de e-mail.

Habilidades principais: uma lista do que você sabe pessoalmente em relação ao SMM.

Educação: cursos ou treinamentos realizados na direção pertinente. Outra educação é indicada apenas superior ou secundária especializada. Conhecimento de línguas estrangeiras pode ser seu ponto positivo, mas indique apenas informações verdadeiras.

Experiência de trabalho: indicar apenas aquele que se refere ao SMM.

Qualidades pessoais: também somente aqueles que o ajudarão em suas atividades profissionais. Evite o padrão de "mente aberta" ou "leia muito".

Salário desejado: certifique-se de indicar qual a remuneração que você espera do seu trabalho. Não subestime a barra, mas seja adequado na determinação do número.

sem comentários

Moda

a beleza

casa