Currículo do gerente de vendas: diretrizes para conclusão
Se você está se candidatando ao cargo de chefe de vendas, deverá escrever o currículo correto. Detenhamo-nos em mais detalhes sobre as qualidades pessoais e comerciais que um candidato deve ter, que experiência, conhecimentos básicos e habilidades ele deve ter. E para concluir, aqui está um exemplo de currículo de sucesso para esta posição.
Peculiaridades
Para começar, vamos definir as principais funções do chefe do departamento de vendas - é a partir daí que o conteúdo do currículo vai "construir-se". É possível determinar totalmente o escopo das funções deste especialista somente após um conhecimento geral do trabalho da empresa - chefes de departamento podem ser dotados de uma variedade de tarefas, enquanto quanto maior a empresa, mais especializadas e estreitas serão as responsabilidades do cargo.
Diretor Geral de Vendas:
- analisa o mercado de bens e serviços;
- elabora uma estratégia de promoção e marketing;
- é responsável por expandir a base de clientes;
- supervisiona o fornecimento de bens e a prestação de serviços aos clientes;
- monitora as contas a receber das contrapartes.
As responsabilidades de um chefe de departamento geralmente incluem trabalhar com clientes importantes e conduzir negociações com clientes em potencial. Resumindo, podemos concluir que este especialista é o responsável por todas as vendas e compras da empresa e pelo seu desenvolvimento como vendedor. A responsabilidade do especialista é extremamente elevada, a rentabilidade da empresa como um todo depende diretamente da eficiência da unidade estrutural.
Como escrever corretamente um currículo para o cargo de chefe do setor de vendas? É impossível sugerir um único modelo correto, mas é fácil dar algumas recomendações úteis.
Seções principais
A educação é um alicerce importante em qualquer currículo. A maioria dos empregadores exige uma "torre", embora se eles tiverem muita experiência em negociação, alguns podem "fechar os olhos" à falta dela no candidato. No entanto, é geralmente aceito que apenas graduados universitários podem se candidatar a cargos gerenciais, na maioria das vezes esses especialistas são graduados em institutos e universidades com graduação em Administração, Marketing, bem como em Tecnologias de Vendas, Atividades Comerciais ou Relações Públicas - como mostram as estatísticas. Essas áreas são mais comumente encontradas em "cartões de visita".
Qualquer outra educação econômica ou comercial é permitida. Em várias empresas, pessoas de especialidades técnicas e humanitárias podem ser aprovadas para o cargo de chefe do departamento de vendas. O mais importante é a educação de princípio e as qualidades pessoais adequadas.
Poucos empregadores contratam alguém que não tenha experiência de trabalho relevante para uma posição gerencial. Portanto, o currículo de um candidato aprovado deve conter necessariamente uma lista das estações de serviço anteriores em que o requerente atuou como chefe do departamento de vendas:
- análise de mercado e elaboração de estratégia de crescimento de vendas;
- organização de um sistema de vendas eficaz;
- planejar o orçamento da área comercial e controlar sua distribuição racional;
- seleção e treinamento de agentes de vendas e representantes de vendas;
- condução de negociações comerciais com grandes clientes;
- controle de fluxo de documentos.
Para um candidato ao cargo de chefe do setor de vendas, é extremamente importante comprovar numericamente a eficácia do trabalho, portanto, as realizações profissionais, expressas em números, devem ser um bloco indispensável no currículo.
Por exemplo:
- aumentou o volume de negócios do comércio em 30% ao longo do ano;
- ampliou a base de clientes 2 vezes;
- alcançou redução de 15% no contas a receber.
Não será supérfluo indicar quantos funcionários estavam em sua subordinação.
O próximo bloco é opcional, mas mesmo assim é difícil imaginar o gerente intermediário como um todo sem ele - isso é proficiência no idioma. Na maioria dos casos, a vaga para o cargo de “chefe do departamento de vendas” contém uma indicação de conhecimento da língua inglesa, com um pouco menos de frequência - alemão. São essas direções que são mais valorizadas do que outras hoje em dia.
Tenha em mente, qualquer especialista que seja fluente em uma língua estrangeira é apreciado - ninguém sabe com quais clientes eles terão que se comunicar no futuro. É possível que, à medida que a empresa cresce, entre no mercado mundial, o conhecimento de idiomas beneficie o seu crescimento profissional e carreira.
Um candidato competente para a posição deve ser capaz de trabalhar com um computador, de forma ideal, de forma que ele ou ela possua programas de escritório padrão, 1C, e também tenha um conhecimento básico do trabalho de editores gráficos.
Por favor, note que ao procurar o chefe do departamento de vendas, o empregador dá atenção especial às características pessoais do candidato. Em primeiro lugar, deve ser uma pessoa sociável, aberta e ativa - tais qualidades, sem dúvida, serão úteis nas negociações comerciais. Além disso, não custa nada indicar conhecimento de psicologia - se você fez algum curso nesta área, certifique-se de indicá-lo em seu currículo. O chefe do setor de vendas pela natureza da atividade é forçado a se comunicar constantemente com as pessoas, e às vezes você tem que pressionar um cliente potencial - neste caso, o conhecimento de psicologia será muito útil.
Além de todos os itens acima, o currículo deve incluir uma indicação de características como:
- a capacidade de tomar decisões rapidamente em situações de risco;
- alta erudição e boa perspectiva;
- Mente analítica;
- habilidades organizacionais.
A capacidade de pensar vários passos à frente e a coragem ao mesmo tempo são muito importantes - tudo isso certamente atrairá a atenção do gestor da empresa para a sua candidatura, por isso é melhor não negligenciar esses pontos.
Recomendações para enchimento
Ao escrever um currículo, você deve seguir algumas regras para preenchê-lo:
- em todo o texto deve aderir a estilo de design uniforme: a mesma fonte, o mesmo tamanho de espaçamento entre linhas e recuos;
- o texto deve ser escrito perfeitamente correto (sem erros de ortografia e sintaxe);
- se você planeja adicione uma foto ao texto - pare na versão clássica “para documentos”, não há lugar no currículo para quaisquer imagens artísticas contra fundo de palmeiras e tapetes;
- tente completar seu currículo carta de apresentação - causará uma impressão favorável ao empregador, demonstrando-lhe que enviou uma resposta individual e não preencheu um modelo de mailing para todas as vagas adequadas;
- evite informações desnecessárias - os seus hobbies, hobbies, estado civil e maus hábitos não o caracterizam de forma alguma como um especialista, portanto, deixe esta informação para uma entrevista, e somente se o empregador tocar nesses tópicos.
Exemplos de
Para finalizar, daremos um exemplo de currículo bem-sucedido para a vaga de chefe do setor de vendas.
Amostra
Petrov Ivan Ivanovich
D. p.: 17/12/1980
Local de residência: Kaluga
Número de contato: ***. **. ***
Alvo: aplicação da experiência profissional, bem como aptidões empresariais, na posição de chefe do departamento de vendas.
Educação:
Universidade Estadual de Economia com graduação em Atividade Comercial.
2013 BC "Expert" treinamento "Lidando com contas a receber"
2018 BC Treinamento "Especialista" "Técnica de vendas eficazes"
Experiência de trabalho:
Maio de 2012 - julho de 2015 - Top Market Plus
Posição: gerente de vendas
Responsabilidades do trabalho:
- organização do sistema de distribuição;
- assegurar o cumprimento do plano de vendas estabelecido;
- controle sobre a execução orçamentária;
- trabalhar com contas a receber;
- busca e treinamento de pessoal.
Subordinado a 30 funcionários.
Realizações profissionais: aumento da carteira de clientes de 200 para 500 pontos de venda por ano;
Julho de 2015 - presente hora "atacado Confeiteiro"
Cargo: supervisor
Responsabilidades do trabalho:
- contratação e posterior treinamento de pessoal;
- cumprimento dos planos de vendas estabelecidos para o departamento;
- condução de negociações comerciais com clientes potenciais e importantes;
- formação de rotas de trabalho.
Subordinado a 10 funcionários.
Realizações profissionais:
- aumentou o volume de negócios em 2 vezes em 2018 em comparação com 2017;
- reduziu o contas a receber em 1,5 vezes no mesmo período.
Habilidades profissionais:
- nível avançado de conhecimentos de informática;
- Proficiência em Inglês;
- experiência em gestão de pessoas.
Qualidades pessoais:
- determinação;
- sociabilidade;
- posição de vida ativa.