Como escrever o currículo de um gerente?
O currículo do executivo é uma espécie de cartão de visita do candidato, é o seu empregador quem primeiro vai ver e vai usar para decidir sobre a necessidade de um encontro pessoal. Tente pensar sobre todos os pontos do currículo com a maior precisão possível, evite copiar os modelos propostos - em uma entrevista cara a cara, você provavelmente será questionado sobre pelo menos 3-5 blocos do que escreveu e será ser incrivelmente estranho se você deixar de explicar o que quer dizer. Em nosso artigo, ensinaremos como escrever um currículo para uma posição de liderança com competência e eficácia.
Regras fundamentais
Qualquer resumo deve ser elaborado de acordo com a estrutura aceita para este documento. Assim, de acordo com o template, é necessário incluir de 8 a 9 blocos obrigatórios no texto.
- Informações pessoais... Este é o início do currículo, seu título. Inclui informações sobre nome, data de nascimento, local de residência, estado civil, bem como disponibilidade para se mudar e viajar.
- Detalhes do contato... Todos os meios de comunicação disponíveis são inseridos aqui: telefones celulares e residenciais, e-mail, skype, mensageiros instantâneos.
- Alvo... Aqui você precisa indicar o cargo para o qual está se candidatando e o nível salarial esperado. Muitas pessoas consideram impraticável levantar imediatamente a questão do pagamento. No entanto, este é um item obrigatório que com certeza o salvará de ligações e entrevistas com ofertas de trabalho com um salário de 10-15 mil rublos.
- Experiência de trabalho. Uma das seções mais importantes de um currículo de um candidato a emprego para um cargo gerencial, portanto, deve receber atenção especial.Primeiro, você deve indicar o tempo total de serviço e, em seguida, listar os trabalhos anteriores na ordem inversa. Certifique-se de indicar o tempo de atuação em cada empresa, a função exata do cargo e as funções desempenhadas. Aqui, as realizações profissionais devem ser registradas, o que atesta competência e altas qualidades de liderança.
- Habilidades. Isso requer uma lista de competências que o ajudarão no desempenho de suas funções. Mas evite informações desnecessárias - mesmo que você saiba tricotar, bordar e cozinhar bem, não é necessário que o empregador apresente essas informações (a menos, claro, que tenha a ver com o ramo de atividade da empresa).
- Qualidades pessoais... Novamente, aqui você deve se concentrar apenas nas características que o ajudarão a liderar pessoas, motivar sua equipe e atingir objetivos elevados.
- Educação. Um must-have para o currículo de qualquer executivo. Neste bloco, você deve colocar informações sobre o nível de escolaridade, especialidade recebida, local e período de estudo. Se você já fez cursos, treinamentos, participou de seminários e simpósios, também precisará fornecer informações sobre eles, esse será um ponto a mais na hora de avaliar sua candidatura.
- Conhecimento de línguas... Seu conhecimento de línguas estrangeiras invariavelmente favorece o candidato. Os mais procurados hoje em dia são o inglês e o alemão, portanto, se você os souber ler, escrever e falar, isso deve ser mencionado. Se você não pode se gabar de ter fluência em outras línguas, é melhor pular este ponto.
Alguns empregadores exigem recomendações, neste caso, indique aquelas pessoas que podem dar-lhe uma descrição profissional na seguinte ordem: nome, empresa e cargo, bem como um número de telefone para comunicação. Se possível, tente incluir cartas de recomendação de postos de trabalho anteriores com seu currículo.
No entanto, muitos candidatos tentam não anunciar o fato de estarem procurando um novo emprego - então você pode escrever que todas as recomendações podem ser fornecidas mediante solicitação após a entrevista.
Carta de transmissão
A carta de apresentação não é considerada obrigatória, mas testemunhará a favor do candidato. Não é segredo que muitos candidatos enviam um modelo de currículo, respondendo a todas as vagas adequadas. A presença da carta vai enfatizar a abordagem individual do trabalho proposto, mostrar o interesse do candidato e se destacar entre o grande número de respostas sem rosto.
Carta de transmissão não deve ser longo, você não deve repetir tudo o que está descrito no currículo nele, - basta indicar o seu interesse por uma vaga aberta e a disponibilidade de experiência e competências para o desempenho das funções designadas.
Por fim, obrigado pelo seu interesse e espero uma resposta.
Você precisa de uma foto?
Um currículo com fotografia sempre atrai a atenção de um potencial empregador, principalmente quando se trata de uma posição de liderança séria, por isso seria correto complementar o texto com ele. No entanto, deve ser uma foto estritamente comercial com um fundo sem rosto. Imagens tiradas na praia, em um restaurante, em uma festa, na academia ou em qualquer outro lugar não relacionado ao ambiente de trabalho são fortemente desencorajadas.
Se estivermos falando sobre uma candidata do sexo feminino, é extremamente importante evitar qualquer indício de sexualidade na imagem - tais imagens podem ser mal utilizadas.
Como compor?
Um currículo para o cargo de diretor requer uma abordagem cuidadosa na redação - duas ou três frases gerais aqui não funcionarão. A posição do chefe é geralmente cuidadosamente selecionada, e o lugar é dado ao mais digno de todos os candidatos propostos. Um chefe em potencial deve se apresentar como um profissional competente, um líder promissor com experiência em vendas, desenvolvimento de empresas e gestão de recursos humanos, com habilidades em planejamento estratégico e tático... A ênfase aqui deve ser em enumerar as características de um gerente de sucesso, capaz de organizar o trabalho da empresa para que alcance um melhor desempenho.
Quando se trata de um diretor de vendas, isso deve ser um aumento no faturamento, se você está se candidatando ao cargo de gerente de produção, indique competências na área de produção e melhorando sua qualidade, mas o CFO deve comprovar suas habilidades em redução de custos e aumentando a lucratividade da empresa. Qualquer que seja o setor da empresa, Em qualquer caso, o líder deve ser capaz de traçar metas de longo prazo e distribuir responsabilidades de forma a atingir os indicadores desejados no menor tempo possível.
Responsabilidades do trabalho
As responsabilidades funcionais do gerente podem variar dependendo do ramo de atividade da empresa e da especialização (por exemplo, as tarefas do CFO serão diferentes das do chefe do serviço de pessoal, também há peculiaridades no trabalho do comercial diretor, gerente de restaurante, chefe do departamento de pessoal, diretor de loja, gerente de logística, chefes jurídicos, salões de beleza e rede de varejo).
Na versão mais generalizada, as funções de trabalho de qualquer gerente são as seguintes:
- gestão anti-crise da empresa;
- construção de trabalho eficaz de todas as divisões da empresa;
- coordenação dos trabalhos das filiais;
- preparação de projetos de investimento e planos de negócios;
- realização de reuniões de negócios e outros eventos;
- trabalho com pessoal (seleção, organização de mentoria, desenvolvimento de um sistema de motivação de trabalho);
- implementação de medidas para atingir os parâmetros de rentabilidade planejados;
- Análise de KPI;
- orçamentação, auditoria de despesas;
- desenvolvimento de uma estratégia de promoção;
- desenvolvimento e celebração de contratos com parceiros;
- análise de vendas, receita marginal e volume de negócios;
- planejamento de compras, bem como controle sobre sua execução;
- formação dos preços da empresa;
- expansão do mercado de vendas;
- interação com o governo e autoridades de crédito.
Seção de educação
Um bloqueio importante no currículo de qualquer candidato a uma vaga de gerente é a educação... Concordo, é improvável que uma pessoa com 9 anos de escolaridade seja aceita para tal cargo. Esta vaga normalmente é solicitada por candidatos com nível superior, um bônus adicional será um título de mestre. Sem dúvida, os candidatos com vários níveis de ensino superior serão distinguidos no contexto de outros candidatos.
No entanto, é importante entender que a ciência não pára. A cada ano, o padrão educacional atual é cada vez mais modernizado, e as fontes de informação científica são complementadas com os dados mais recentes de vários estudos, a este respeito, qualquer pessoa que se formou em uma instituição de ensino superior há algumas décadas e o fez não "alimentar" seu conhecimento durante esse tempo com treinamentos adicionais e os cursos já serão considerados insuficientemente competentes. O movimento progressivo impede que os gerentes de sucesso fiquem parados, então Qualquer currículo para a vaga de diretor deve ser complementado com uma lista de cursos, treinamentos e programas de treinamento em gestão econômica ou gestão empresarial.
Somente neste caso o potencial líder avaliará o candidato como uma pessoa que se esforça para se desenvolver e acompanhar o tempo. Todas as outras coisas sendo iguais, esta será uma vantagem significativa para o candidato.
Experiência de trabalho e realizações
Provavelmente, a secção mais significativa do currículo é a descrição da experiência de trabalho, é a esta que os empregadores prestam atenção em primeiro lugar quando procuram um trabalhador para um cargo elevado na sua empresa. A experiência de trabalho e uma variedade de responsabilidades determinarão de forma positiva a atitude de um empregador em potencial para com o candidato. É importante aqui não apenas listar as antigas estações de serviço, mas também indicar as tarefas incluídas nos termos de referência.
É importante dar atenção especial às realizações profissionais. Uma pessoa de sucesso que pode levar a empresa a um novo patamar é levada à posição de gerente, portanto, qualquer informação textual deve ser complementada com informações quantitativas. A melhor impressão ficará com o candidato que conseguiu implementar tecnologias mais avançadas no local de trabalho anterior e, assim, contribuiu para o aumento da rentabilidade da empresa. Exemplos de conquistas incluem o seguinte:
- devido à introdução de uma abordagem de processo no trabalho da empresa, foi capaz de aumentar a produtividade em 20% e a qualidade dos produtos em 40%;
- inteligência competitiva organizada, com a qual a empresa se tornou uma das líderes de mercado e aumentou os lucros em 20%;
- desenvolveu um sistema eficaz de motivação do pessoal, com o qual a lealdade dos colaboradores aumentou drasticamente - o que é confirmado pelo facto de as vendas terem aumentado 30%;
- reduziu o número de pontos de venda não lucrativos em 20%;
- trouxe a rede para indicadores de lucro confiantes do estado de estagnação em 1 ano;
- trabalho otimizado com saldos de estoque, isso levou a uma redução dos ativos ilíquidos em mais de 1 milhão de rublos.
É muito importante aqui provar seu sucesso com uma base de evidências. Por exemplo, você não deve escrever “aumento nas vendas em 200%” - parece irreal. A frase “graças à introdução de um produto melhorado no mercado, foi possível aumentar o nível de vendas em 200% em seis meses” vai apresentar-lhe muito mais rentabilidade.
Habilidades profissionais
As principais competências de um candidato ao cargo de diretor devem estar diretamente relacionadas às funções desempenhadas e caracterizá-lo como um gestor efetivo. Você pode encontrar o que precisa na lista abaixo:
- experiência em gestão de mais de 13 anos;
- experiência de gestão de pessoal eficaz de 30 pessoas;
- experiência no lançamento de projetos do zero;
- a capacidade de tomar decisões rapidamente em uma situação de crise;
- conhecimento das especificidades do mercado;
- aptidões na elaboração de orçamentos e na elaboração de uma estratégia de desenvolvimento do marketing, da gestão financeira, bem como da gestão de pessoas e da economia da empresa como um todo;
- conhecimento do enquadramento legal e regulamentar;
- experiência na implementação de sistemas de fidelização de pessoal;
- capacidade de delegar autoridade.
Esta é uma lista aproximada - dependendo da sua experiência e posição desejada, você sempre pode fazer alguns ajustes.
Qualidades pessoais
Isso inclui os critérios que podem caracterizar o candidato como uma pessoa capaz de realizar as tarefas de um gerente. Esses incluem:
- orientação para resultados;
- otimismo;
- buscando a autorrealização profissional e o crescimento pessoal;
- a capacidade de ser responsável pelas decisões tomadas;
- alta responsabilidade;
- trabalho duro;
- ambição;
- pensamento estratégico;
- resistência ao estresse;
- posição de vida ativa;
- espírito empreendedor e criatividade;
- iniciativa;
- alta exatidão;
- pontualidade e escrupulosidade;
- prontidão para o trabalho autônomo.
O que você não deve escrever?
Não há necessidade de escrever sobre suas desvantagens em seu currículo. No entanto, esteja preparado para o fato de que essa questão será levantada durante a entrevista ou durante o preenchimento do questionário. Portanto, você precisa estar pronto para tal. Na maioria das vezes, os candidatos indicam:
- emotividade;
- dificuldades de avaliação pessoal e profissional de si mesmo;
- exatidão excessiva.
Ao listar os aspectos negativos, certifique-se de argumentar a favor deles e enfatizar por que esses traços são característicos de você e como afetam seu trabalho.
Amostras
Ao redigir um currículo para um emprego, tente ser o mais honesto possível com um empregador em potencial. Um currículo de alta qualidade deve conter informações sobre o trabalho real que você fez no passado. Ao mesmo tempo, não tenha medo de parecer excessivamente arrogante, especialmente se estiver se candidatando a uma posição mais elevada do que a que ocupava anteriormente.
Concluindo, apresentamos um modelo de currículo de sucesso para uma posição gerencial.
Petrov Ivan Sergeevich
Alvo: preencher uma posição vaga para o cargo de diretor
Salários esperados: de 50.000 rublos
Data de nascimento: 09.08.1977
Local de residência: Saratov
Situação familiar: casado, 2 filhos
Mob. Telefone: ***— ***— **
O email correspondência: ********@****. **
Educação:
Instituto Estadual do Volga
especialidade - gerente-administrador
Treinamento de "especialista" em BC "Trabalho com pessoal"
Formação “Expert” BC “Gestão de contas a receber”.
Cursos TC "Traitek" "Motivação de pessoal"
Experiência de trabalho:
2008 - presente Tempo. - NPP "Roskhimresurs"
Cargo: diretor técnico
Responsabilidades:
- planejar as atividades do empreendimento, estabelecendo os prazos de execução das tarefas;
- interação com as contratadas em todos os pontos de aderência aos planos;
- organização do trabalho da empresa;
- busca de pessoal, controle sobre o treinamento de novos funcionários;
- implantação de sistema de fidelização de pessoal;
- definir tarefas operacionais para unidades;
- comunicação com empreiteiros;
- relatórios sobre cada projeto;
- solução rápida de todas as situações de conflito.
Realizações profissionais: desenvolvimento de 10 novos produtos, registro de patentes dos mesmos e introdução no mercado.
experiência de trabalho
1999-2008 - JSC "Klever Opt"
Cargo: diretor executivo
Responsabilidades:
- trabalho organizacional da empresa;
- busca e treinamento de funcionários;
- redistribuição de responsabilidades entre os colaboradores, definindo tarefas para departamentos e monitorando sua implementação;
- desenvolvimento de sistemas de fidelização de pessoal;
- interação com parceiros e contratados.
Conquistas: devido ao desenvolvimento de novos programas de motivação de pessoal, foi possível obter um aumento da produtividade do trabalho, o que levou a um aumento do faturamento da empresa em 25%;
Línguas estrangeiras: Russo - nativo, alemão - fluente.
Habilidades:
- Usuário de PC: MS Office, habilidades básicas de Internet;
- conhecimento de equipamento de escritório;
- a presença de carteira de habilitação de todas as categorias (B, C, D, E);
- experiência na gestão de uma equipe de mais de 30 pessoas.
Qualidades pessoais:
- determinação;
- orientação para o alcance do resultado definido;
- trabalho duro;
- pontualidade;
- uma responsabilidade;
- motivação para trabalhar;
- tolerância ao estresse;
- sociabilidade;
- Mente analítica.