Como escrever o currículo de um vendedor?
Para conseguir um emprego, na maioria dos casos, é necessário um currículo. Mesmo se você quiser assumir uma posição aparentemente simples como vendedor, ainda precisa coletar todas as informações e apresentá-las corretamente.
Regras básicas de compilação
Para escrever um currículo para um vendedor, você deve seguir certas regras. Em primeiro lugar, deve consistir em vários blocos, cada um dos quais preenchido cuidadosamente e com grande detalhe.
Para se candidatar a um emprego, você deve fornecer seus dados. Esses incluem:
- sobrenome, nome e patronímico;
- número de telefone pessoal e endereço de e-mail;
- a posição para a qual a pessoa se candidata;
- o tamanho do salário desejado.
Ao descrever o ponto sobre a educação, é necessário indicar não só a instituição de ensino em que estudou, mas também o corpo docente e a especialidade. Todas as informações devem ser devidamente estruturadas. Em seguida, você deve indicar a experiência de trabalho anterior, motivação pessoal.
Caso este não seja o primeiro emprego, deve-se indicar o motivo do desligamento do cargo anterior. Detalhes da demissão não devem ser indicados.
Carta de transmissão
Alguns executivos exigem que uma carta de apresentação seja anexada ao currículo. Não há diretrizes claras sobre como escrevê-lo. Mas, ao mesmo tempo, há dicas que vale a pena ouvir para chamar a atenção de um potencial líder. Portanto, nele é necessário indicar a motivação pessoal para conseguir um emprego, a experiência profissional existente, todas as competências, bem como as qualidades pessoais que serão exigidas no futuro para um trabalho bem-sucedido.
A carta pode ser curta ou longa. Tudo depende da quantidade de informações que uma pessoa considera necessário comunicar. Em alguns casos, eles são contratados após a leitura dessas cartas, sem entrevista.
A carta de apresentação deve ser escrita em um estilo formal. Às vezes, alguns desvios são permitidos, mas apenas se o trabalho do vendedor estiver conectado com o trabalho criativo.
Como escrever corretamente?
Para escrever um currículo corretamente (não importa para um vendedor sênior em um supermercado ou um simples vendedor de autopeças, móveis, encanamentos ou produtos alimentícios), é necessário indicar todos os pontos fortes do candidato e não mencionar os fracos.
Qualidades pessoais
Um bom vendedor deve ter certas qualidades comerciais e um caráter fácil.
- Em primeiro lugar, é determinação... Uma pessoa deve ser capaz de atingir a meta estabelecida e ser capaz de ensinar isso a seus colegas de trabalho.
- Capacidade de aprender, porque, se necessário, o vendedor deve aprimorar suas qualificações para se manter a par das novidades.
- O candidato deve ser capaz de trabalhar em equipe.
- Outra qualidade importante é pontualidade... Uma pessoa de sucesso deve sempre chegar na hora certa e nunca se atrasar. Isso deve ser exigido de todos os membros da equipe.
- A aparência deve ser apresentável. O desleixo nas roupas ou na aparência nunca é incentivado.
- Entre outras coisas, o potencial vendedor deve assuma a responsabilidade pelo trabalho e seja decente.
- O discurso do vendedor deve ser feito corretamente, pois disso depende a capacidade de ganhar dinheiro. O requerente deve convencer o comprador de que isso ou aquilo é necessário para ele. Essa habilidade é a mais importante para o funcionário da loja.
Responsabilidades do trabalho
No local de trabalho, uma pessoa deve ser capaz de:
- trabalhar com uma caixa registradora ou terminal;
- ser capaz de aconselhar seus clientes;
- estar ciente de todos os novos produtos emergentes, bem como saber tudo sobre o produto oferecido;
- aceitar e fazer upload de produtos;
- ser capaz de vender os produtos necessários;
- manter registros, bem como participar do inventário;
- mantenha o quarto limpo e arrumado.
Habilidades e realizações profissionais
Todos os trabalhos principais devem ser listados na ordem inversa. Você precisa começar do último local de trabalho. Além disso, neste parágrafo é necessário indicar tudo o que o requerente é capaz de fazer. Você pode dividir este item em vários subitens.
- Em primeiro lugar, essas são habilidades de vendas... Ou seja, uma pessoa deve ser capaz de atender ligações, vender mercadorias a granel. Se necessário, o vendedor deve ser capaz de trabalhar com clientes estrangeiros.
- Capacidade de trabalhar com computadores e com diferentes tipos de documentos.
É muito importante falar sobre suas realizações anteriores. Tudo isso deve ser confirmado por fatos e números relevantes.
Hobbies e hobbies
Os empregadores não prestam muita atenção a esta seção. Mesmo assim, vale a pena prestar atenção a esse ponto. Nele você pode escrever sobre o estudo de línguas estrangeiras, sobre a leitura de livros. Se uma pessoa planeja conseguir um emprego em uma loja de esportes, então você pode falar sobre seu hobby em esportes, se em uma floricultura, então observe que ela tem o talento de um florista.
O que escrever sem experiência de trabalho?
Se a pessoa não tem experiência de trabalho, mas deseja obter este lugar, as seguintes características devem ser indicadas no currículo:
- a capacidade de aprender rapidamente, bem como o desejo de se desenvolver;
- suscetibilidade a situações estressantes;
- a capacidade de tomar decisões de forma independente, se necessário;
- honestidade, perseverança, mas também foco no resultado positivo;
- velocidade e mobilidade;
- iniciativa, bem como a posse de habilidades de persuasão;
- desejo de ganhar.
Informações adicionais sobre você
Neste ponto, você deve indicar sua formação. Isso é escrever, em que instituição de ensino foi graduado, bem como o nível de qualificações obtidas.
Além do mais, você precisa listar todos os cursos ou treinamentos realizados para melhorar suas qualificações. Também neste item você pode incluir tudo o que não foi incluído nos anteriores. Por exemplo, se você tem carteira de motorista, isso também pode ser indicado no currículo. Na verdade, em alguns casos, essa habilidade pode ser útil para uma pessoa. Além disso, em alguns casos, o amor por floricultura, esportes ou livros será útil.
Amostras
Para preencher o currículo corretamente, você precisa considerar um exemplo de um modelo bem preenchido.
Vaga de vendedor
Este é um resumo simples e conciso que fala sobre o ponto principal. Os destaques incluem: informações pessoais, experiência de trabalho com uma breve explicação das responsabilidades do trabalho, educação e habilidades. As qualidades pessoais também são listadas resumidamente, o que revela uma pessoa e não sobrecarrega o currículo com detalhes desnecessários.
Vaga de assistente de vendas
Este resumo já está mais detalhado. A experiência profissional descreve não apenas as funções desempenhadas na loja, mas também mostra como o trabalho de uma pessoa ajudou os empregadores a ter lucro. Também se fala um pouco mais sobre a educação. Ao mesmo tempo, o ponto "qualidades pessoais" ainda permanece curto. Esta é uma abordagem muito correta - escrever o que o empregador realmente precisa saber, mas não se empolgar muito ao mesmo tempo.
Para resumir, podemos dizer: para redigir um currículo corretamente, é necessário coletar todas as informações necessárias com antecedência e estruturá-lo com clareza.