Resumo

Como escrever um currículo de chef?

Como escrever um currículo de chef?
Contente
  1. Regras fundamentais
  2. Carta de transmissão
  3. Como compor?
  4. O que você não deve escrever?
  5. Amostras

Uma etapa importante na contratação de um cozinheiro é demonstrar suas próprias habilidades. No entanto, nem sempre é possível que pessoas dessa profissão recebam um convite para uma entrevista. A razão para isso é um currículo elaborado de forma incorreta, que não chamou a atenção do empregador de forma alguma.

Regras fundamentais

De acordo com a legislação legal, um currículo pode ter uma forma bem diferente e conter quaisquer dados, pois não existem normas para este documento. Mas, na prática, tudo parece um pouco diferente. Qualquer currículo é um sucesso se, ao compilá-lo, você for guiado pelas regras tácitas do trabalho de escritório. Em geral, o princípio de criar um currículo eficaz envolve seguir a estrutura e manter o estilo do documento. Mas o conteúdo de cada parte do documento de apresentação depende da profissão.

A estrutura do resumo é a organização de diferentes partes das informações de apresentação em uma determinada ordem. Em seguida, você poderá redigir um documento eficaz que o ajudará a conseguir um novo emprego em um curto espaço de tempo.

Um pré-requisito para qualquer documento é indicar seu nome correto. Todas as seções devem ser concluídas de forma correta e honesta.

  • Dados pessoais. Esta seção indica o nome do requerente, idade, endereço, estado civil e contatos para comunicação.
  • Propósito especial. É importante indicar a posição de interesse aqui.
  • Educação... Esta seção deve ser preenchida com informações sobre instituições educacionais, cursos, seminários.
  • experiência de trabalho... Neste bloco, é necessário listar a experiência profissional indicada na caderneta de trabalho. Um pré-requisito é a ordem inversa.Em termos simples, no início da lista está o último emprego, respectivamente, no final da lista estará a primeira experiência de trabalho.
  • Habilidades profissionais... Nesta parte do currículo, o candidato deve descrever seus próprios conhecimentos e habilidades.
  • Qualidades pessoais. A seção deve conter os aspectos positivos do caráter do candidato.
  • Informações adicionais. Neste bloco, o candidato pode mostrar imaginação. Afinal, é aqui que você pode falar brevemente sobre si mesmo, contar a um líder em potencial sobre seus próprios interesses e preferências. No entanto, esta parte do resumo também sugere a necessidade de tocar em pontos de trabalho. Por exemplo, você pode indicar informações sobre o conhecimento de línguas estrangeiras, marcar a disponibilidade para viagens de negócios. Esses indicadores são muito significativos para a maioria dos empregadores.
  • Para um candidato a um cargo de chef, é extremamente é importante ter algumas cartas de recomendação de empregadores anteriores.

Uma parte separada de um currículo eficaz é a presença de uma fotografia do candidato. Recrutadores É altamente recomendável que os candidatos que buscam uma vaga relacionada ao atendimento ao cliente incluam uma foto com seu currículo. No entanto, para um chef, esse fato é ambíguo. Funcionários comuns da cozinha de qualquer instituição não se comunicam com o cliente. A exceção são os locais onde a culinária é praticada na frente dos clientes.

Outra coisa é a posição de um chef de restaurante. A pessoa nesta posição deve ter uma aparência apresentável. Na verdade, para convidados especiais, são os chefs que fazem apresentações pessoais de novos pratos. Por isso, os especialistas em recrutamento não só estudam a experiência profissional de uma pessoa, mas também conhecem seus dados externos apresentados na fotografia. O principal é que a imagem seja de alta qualidade. No entanto, os funcionários de RH apontam que um candidato a um cargo de chef não deve incluir uma foto de passaporte. Essas pessoas, pelo contrário, assustam e repelem. Um verdadeiro mestre da produção de cozinha deve ter uma aparência elegante, sorrir um pouco, até mesmo um estilo de roupa informal é incentivado. Essas características indicam a auto-organização da pessoa, que é altamente valorizada pelos empregadores.

Um fator importante em um currículo eficaz - formatação de texto correta. Ao redigir um documento de apresentação, você deve seguir o estilo de negócios. O tamanho do currículo não deve ser superior a 2 páginas. Em algumas seções, você terá que fazer algumas abreviações.

É importante respeitar a consistência do texto, o mesmo recuo e forma de destacar as seções, a mesma fonte. Mas o mais importante é que o texto acabado não contenha erros gramaticais.

Carta de transmissão

O principal objetivo deste documento é atrair a atenção de um recrutador. O conteúdo de sua carta de apresentação deve estar de acordo com os padrões geralmente aceitos de comunicação empresarial. Uma abordagem criativa e uma piadinha na carta de apresentação serão apropriadas para pessoas que desejam trabalhar em uma direção criativa. Por outro lado, a posição de um chef é uma arte culinária, onde os pratos preparados não devem ser apenas saborosos, mas também lindamente dispostos no prato. Então, o funcionário deve ter uma veia criativa, o que ajudará a contar sobre a carta que acompanha o currículo, cujo texto se desvia um pouco do estilo empresarial.

Ao escrever uma carta de apresentação, é importante dirigir-se corretamente ao destinatário. Por exemplo, "boa tarde, Elena" ou "querido Anton Igorevich". Se os detalhes do recrutador da empresa não estiverem disponíveis, você deve usar uma saudação educada padrão. Por exemplo, "senhoras e senhores". Em sua carta de apresentação, é importante indicar a fonte de informação sobre a posição aberta.Seja um amigo ou um anúncio na página de uma empresa em uma rede social, ou um conhecido que já trabalha para esta empresa.

Mais adiante, no texto da carta de apresentação, sua essência deve ser indicada. Em algumas frases simples, o candidato deve dizer porque ele quer trabalhar na empresa escolhida. É importante reforçar a essência do texto com suas habilidades, conhecimentos e realizações. Por exemplo: “Minha experiência como cozinheira é de 5 anos. No meu último trabalho, consegui criar várias delícias culinárias que se tornaram os pratos de assinatura do café. Trabalhar em seu restaurante me atrai com a oportunidade de fazer parte de uma equipe muito unida e amigável e, juntos, criarmos novas obras-primas culinárias para nossos clientes. " Ao final da carta de apresentação, é importante indicar que você está pronto para comparecer à entrevista e responder às dúvidas que surgirem sobre o currículo. Deixe seus dados e indique o número de contato.

Como compor?

Um currículo é um documento oficial que deve conter apenas informações verdadeiras. Afinal, alguns gerentes, antes de convidar um candidato para uma entrevista, pode verificar os dados do currículo fornecido. E se de repente algo estiver errado, eles provavelmente irão enviar o documento para a lixeira.

Mas o mais desagradável é que a informação sobre o engano pode chegar a todos os donos de restaurante da cidade, por isso a pessoa não conseguirá encontrar um emprego rapidamente.

Nome e detalhes de contato

Uma parte importante do currículo, na qual nenhum erro pode ser cometido. O candidato à vaga de cozinheiro, logo no início do documento, deve fornecer informações sobre si mesmo informação correta, a saber: nome completo, endereço de residência e meios de comunicação, por exemplo, número de celular e e-mail. Como informação adicional, você pode especificar o endereço da página da rede social, onde são postadas fotos de pratos prontos.

Experiência de trabalho, habilidades

É importante prestar atenção especial a esta seção. Indica a antiguidade do cozinheiro, lista de locais onde o candidato trabalhou anteriormente, em ordem cronológica inversa. Deve ser indicado o nome da empresa, o cargo que ocupa e as funções desempenhadas. Ao mesmo tempo, ao descrever as responsabilidades do cargo, é necessário indicar apenas os pontos principais, sem entrar em pequenas nuances. Um chefe em potencial deve entender imediatamente quais técnicas e habilidades culinárias seu futuro chef possui.

Os proprietários de grandes cafés e restaurantes de prestígio prestam atenção à criatividade do candidato, o que deve ficar refletido no texto do currículo. No entanto, é muito difícil para jovens chefs sem experiência de trabalho. Sua principal tarefa é atrair a atenção do empregador com um desejo pronunciado de aprender e se desenvolver.

Educação

Esta seção pressupõe a indicação de formação especializada, bem como cursos de atualização e quaisquer outras informações relativas à formação. Aqui é necessário mencionar o conhecimento de línguas estrangeiras. Esses dados aumentam a eficácia do currículo e falam sobre a competência do futuro funcionário.

Hoje, os chefs possuem diferentes qualificações, o que também é importante refletir no documento de apresentação. Por exemplo, um polivalente é um empregado comum de cozinha. Para uma pessoa desta profissão, basta ter uma formação especializada e uma experiência mínima de trabalho até como auxiliar de cozinheira. Mas o chef de um restaurante de prestígio deve ter formação especializada, formação complementar em cursos no estrangeiro, estágios à escala global. É muito importante que o chef frequente regularmente master classes sobre a criação de novos pratos e tenha uma vasta experiência em catering de alto nível.

Qualidades pessoais

Um chef é uma profissão séria que exige que os candidatos sejam capazes de seguir as descrições das funções ao mesmo tempo que são criativos. Essas características ajudarão a sugerir esta qualidade:

  • precisão;
  • diligência;
  • organização;
  • habilidades de trabalho em grupo;
  • abordagem criativa para o trabalho;
  • trabalho duro;
  • resistência;
  • tolerância ao estresse.

Habilidades profissionais

A principal tarefa de qualquer currículo é fornecer informações competentes ao empregador sobre as qualidades profissionais do candidato. Como as principais habilidades de um cozinheiro, você pode indicar as principais funções que deveriam ser desempenhadas em trabalhos anteriores. E não se trata apenas de responsabilidades de trabalho.

Geralmente cada qualificação individual de chef tem uma série de diferenças. Por exemplo: é extremamente importante no currículo dos chefes de cozinha chinesa e georgiana ter marcas de fazer cursos em ervas comestíveis, que devem complementar os pratos.

O especialista em sushi deve contar no currículo a presença de receitas próprias, que está pronto para compartilhar. E, no entanto, o principal requisito dos empregadores para os candidatos, sejam eles cozinheiros domésticos, cozinheiros de navio, cozinheiros auxiliares sênior ou júnior, é ter experiência suficiente e uma abordagem atípica para o trabalho. Somente as versões bem-sucedidas dos documentos de apresentação permitem que o candidato se aproxime um pouco mais da posição de interesse.

Você pode até confirmar as informações desta seção do currículo em uma entrevista. Basta oferecer ao potencial patrão uma versão atualizada do cardápio, correspondendo ao conceito do estabelecimento.

Hobbies e hobbies

Uma seção de currículo que permite que você compartilhe informações pessoais sobre você. É aqui que você pode falar sobre os interesses e hobbies que correspondem à profissão. No entanto, o chef nem sempre está interessado em livros de culinária ou em formas originais de decorar bolos. O chef homem provavelmente vai pescar no fim de semana, e a chef mulher fica feliz em ir às compras. E você não deve ficar em silêncio sobre isso. A atividade favorita caracteriza amplamente o candidato.

Como exemplo, sugere-se considerar várias opções de passatempo interessantes encontradas em currículos eficazes.

  • Esportes não são necessariamente esportes radicais. Pode ser sobre dança ou xadrez.
  • Música - talvez um interesse fanático por um artista específico ou uma paixão por criar melodias por conta própria.
  • Caça e pesca.
  • Arte aplicada.
  • Literatura.
  • Casa, jardim e horta.

Esses interesses pessoais parecem perfeitamente aceitáveis. Com base nas preferências do candidato, o empregador poderá traçar uma imagem aproximada de um potencial empregado.

Informações adicionais

Esta seção pressupõe informações especiais. Por exemplo, sobre realizações pessoais nas artes culinárias ou a criação de receitas únicas que se tornaram pratos de assinatura de locais de restauração de prestígio.

O que você não deve escrever?

Ao escrever um currículo eficaz, muitos candidatos cometem erros graves. E as pessoas que procuram uma posição de cozinheiro não devem cometer erros mínimos no texto. Alguns fatos não devem ser mencionados no documento:

  • é impossível indicar no currículo informações sobre a presença de maus hábitos;
  • não preencha o documento de apresentação com dados desnecessários, por exemplo, peso, altura, dados de familiares;
  • não deixe marcas sobre problemas com a lei;
  • não é apropriado indicar o motivo do desligamento de empregos anteriores;
  • no currículo, você pode especificar os requisitos para um novo emprego, mas não exagere.

Amostras

A seguir, propõe-se considerar os modelos de currículo ideais para o cargo de chef. Um modelo de currículo humilde, mas eficaz, capaz de conceder um novo emprego.

sem comentários

Moda

a beleza

casa