Como indicar corretamente a experiência de trabalho em um currículo?
O empregador fica mais impressionado com um currículo que descreve a experiência de trabalho do candidato. Essas informações auxiliam o gestor a tirar uma conclusão sobre os conhecimentos e habilidades das pessoas, para entender se elas são adequadas para a vaga proposta. Porém, nem todos sabem preencher corretamente este item. Existem muitas nuances aqui que definitivamente devem ser levadas em consideração para se destacar favoravelmente contra o pano de fundo dos concorrentes.
Regras de preenchimento de seção
A seção “Experiência Profissional” do currículo deve ser concisa, mas completa. Aqui você deve divulgar informações sobre sua atividade de trabalho tanto quanto possível, excluindo tudo o que não seja relevante para o caso.
Locais de trabalhos anteriores devem ser escritos em ordem cronológica inversa. Ou seja, a última empresa é indicada primeiro, depois a penúltima e assim por diante. Se você já conseguiu mudar muitos empregos, não liste todos. Basta indicar os últimos 3-5 trabalhos.
Além de especificar a empresa para a qual você trabalha, é necessário escrever o cargo que ocupou e quais as responsabilidades que desempenhou. Claro, uma descrição da experiência de trabalho deve estar diretamente relacionado à posição para a qual você está se candidatando.
Por exemplo, se você deseja conseguir um emprego como contador, o empregador ficará completamente desinteressado no que você fez enquanto trabalhava como vendedor em uma butique de roupas.
Se o trabalho na especialidade e outras ocupações se alternarem, você não precisa deixar lacunas em seu currículo. Caso contrário, você terá a impressão de que está brincando há vários anos. No entanto, apenas as responsabilidades específicas do trabalho devem ser descritas em detalhes.Os restantes locais de trabalho podem ser simplesmente listados com a indicação do período de tempo, nome da empresa e cargo.
Se nos últimos lugares você realizou as mesmas tarefas, não as repita. Tente destacar algo especial em cada trabalho anterior, lembre-se de quaisquer conquistas (embora menores) que você tenha. O futuro chefe deve entender que você é capaz de crescer profissionalmente e cumprir uma série de responsabilidades.
Muitas pessoas duvidam de indicar um local de trabalho não oficial. Se você trabalhou por profissão, isso deve ser feito. Esclareça que você trabalhou sem cadastro. Se você concluiu algumas atribuições de meio período, mas elas não estão relacionadas à vaga para a qual está se candidatando, você pode omitir esta informação.
Como escrever?
Vamos examinar mais de perto o que e como escrever um currículo.
Período de trabalho
Você deve indicar não apenas os anos em que começou e terminou o trabalho em um determinado lugar, mas também os meses. Caso contrário, não ficará claro por quanto tempo você ocupou uma posição específica.
Por exemplo, se você escrever "2017-2018", pode ser interpretado de maneiras diferentes. Se uma pessoa foi trabalhar em janeiro de 2017 e saiu em dezembro de 2018, significa que está nesta empresa há quase 2 anos. Se ele foi trabalhar em dezembro de 2017 e deixou a empresa em março de 2018, então trabalhou neste local por apenas 3 meses.
Nem todo empregador deseja chamar uma pessoa para uma entrevista para esclarecer a duração de sua antiguidade. Portanto, é melhor fornecer imediatamente informações abrangentes.
Nome da organização
Ao especificar um local de trabalho, você não deve se limitar apenas ao nome da empresa. Nem sempre é possível entender a partir dele qual é a real atividade da empresa. Portanto, é importante explicar brevemente esse momento (basta uma formulação lacônica em uma frase). Se o nome for uma abreviatura, ele precisa ser decodificado. As exceções são marcas bem conhecidas. Se a empresa estiver localizada em outra cidade, não se esqueça de escrever a respeito.
O mesmo se aplica a empreendedores individuais. Se você trabalhou para empresário individual, além do nome e sobrenome do empresário, indique qual era o seu ramo de atividade. No caso de trabalho autônomo, também esclareça o que você fez.
Outro ponto importante é o número de funcionários da empresa. Este indicador torna-se importante se você ocupou uma posição de liderança ou simplesmente supervisionou as atividades de uma equipe como administrador.
Posição
A posição ocupada no antigo local de trabalho deve ser indicada da forma mais completa possível. Por exemplo, a palavra "gerente" pode levantar muitas questões. Mas a frase "gerente de vendas" já é mais específica e explica imediatamente qual era o seu papel na empresa.
Responsabilidades principais
Listar as responsabilidades que você desempenhou em trabalhos anteriores é extremamente importante. Isso dará ao seu futuro líder uma ideia do que você pode fazer. Você não precisa agendar seu dia de trabalho típico. Basta delinear de forma concisa as principais funções que lhe foram confiadas (por exemplo, aconselhar clientes, elaborar relatórios, recrutar pessoal).
Aqui você também pode descrever suas realizações (se houver). Anote quantos contratos bem-sucedidos você celebrou por semana, quantos por cento aumentaram as vendas com sua chegada na empresa. Faça backup dos fatos com números reais. Mesmo duas frases impressionantes sobre seu sucesso podem fazer seu currículo se destacar dos demais.
Erros
Considere os principais erros que os candidatos a emprego cometem ao escrever um currículo:
- descrição de ocupação em profissões que nada têm a ver com a nova vaga;
- indicação incompleta dos períodos de trabalho (sem meses);
- falta de decodificação de nomes de empresas;
- indicação imprecisa de posições anteriores.
Você não deve escrever dados fictícios em seu currículo. Não embeleze sua experiência profissional, nem invente responsabilidades ou habilidades que ainda não encontrou.A maioria das informações pode ser facilmente verificada.
Também será um erro escrever palavras vagas como "conexões feitas", "liderou um departamento". Certifique-se de esclarecer quantas pessoas você gerenciou, o que exatamente você fez para conseguir novos parceiros de negócios para a empresa e assim por diante.
Exemplos de
Vamos considerar vários exemplos de como preencher corretamente o item "Experiência de trabalho".
Vendedor
Junho de 2018 - setembro de 2019. O'STIN. Responsabilidades: expor mercadorias, aconselhar clientes, trabalhar com caixa registradora, realizar inventário periódico.
Gerente de vendas
De abril de 2017 a outubro de 2019. Leader LLC (atacado de móveis). Atribuições: captação de empreendimentos de varejo, consultoria, celebração de contratos de compra e venda, gestão documental, trabalho com mídia publicitária.
Técnico de conserto de computador
Maio de 2018 - presente. Consultório particular (sem registro). Responsabilidades: manutenção de computadores fixos, laptops e equipamentos de rede, montagem de unidades de sistema, configuração de uma rede, instalação de software.
Contador
Janeiro 2016 - setembro 2019. Rassvet LLC (construção de chalés privados). Responsabilidades: processamento de documentos de contabilidade primária, preparação de relatórios fiscais e contábeis no IFTS, Fundo de Pensão da Federação Russa, realização de liquidações em dinheiro com pessoas responsáveis.