Como escrever um currículo de merchandiser?
Muitas vezes, as pessoas enfrentam o problema de escrever um currículo, mesmo que tenham experiência de trabalho. Cada profissão tem nuances próprias, que devem ser tidas em consideração na elaboração de um pedido de vaga. Este artigo irá discutir como escrever um currículo para um comerciante.
Regras de escrita
Um funcionário sem experiência de trabalho muitas vezes pode ser contratado para o cargo de comerciante. Apesar disso, o currículo deve atrair um especialista em recursos humanos, e não aliená-lo com seu analfabetismo ou dados inadequados.
Ao enviar seu currículo, você deve indicar claramente a vaga a que se candidata. Isto deixará claro ao empregador que o candidato pretende obter esta vaga em particular, e não qualquer possível de todas as vagas, o que significa que está interessado em um trabalho permanente. Um empregador freqüentemente pega um currículo negativo sem especificar uma posição e imediatamente os elimina.
Os dados pessoais irão ajudá-lo a descobrir o nome completo e a data de nascimento (pode simplesmente indicar a idade) do requerente, por que telefone para o encontrar e como lhe escrever por e-mail (caso não tenha conseguido para ele). A cidadania e o estado civil também devem ser indicados.
O conhecimento adquirido em diferentes instituições de ensino é muito importante para um currículo. Se o candidato possui uma educação especial, ela deve ser indicada sem informações sobre a escola. Se você tem diploma de universidade, deve escrever o nome detalhado da instituição (indicar a abreviatura entre parênteses), ano de graduação, corpo docente e especialidade do diploma, forma de estudo.
Experiência de trabalho geralmente não é essencial para essa profissão, mas fará um bom trabalho se estiver disponível.Se você sabe como fazer layouts de produtos, colocar etiquetas de preços e decorar janelas, então você definitivamente deveria indicar isso. Além disso, a vantagem indiscutível de um currículo será a capacidade de trabalhar com planogramas, promover bens e serviços, ser capaz de fazer um pedido e um pré-produto. Será correto indicar experiência em organização de promoções e apresentações, o recrutamento de pessoal júnior (como promotores), a presença de uma base de clientes, a capacidade de trabalhar com pontos de venda de pessoal.
Ao redigir um currículo, é necessário enfatizar qualidades pessoais úteis para o trabalho, como precisão, responsabilidade, atenção, estilo de vida ativo, sociabilidade e criatividade.
Desde educação adicional, cursos sobre aumento de vendas, psicologia do comprador ou treinamento em noções básicas de marketing são adequados para um currículo. Das habilidades, manuseio ativo de tabelas ou aplicações comerciais, a presença de carteira de motorista (para trabalhar em vários pontos) será útil.
O salário esperado pode ser omitido especialmente se esta coluna não estiver incluída no questionário. Mas se você está contando com um certo nível de incentivo em dinheiro, você pode, é claro, designá-lo... Neste caso, deve-se observar um enquadramento razoável, caso contrário este indicador assustará o empregador.
Conquistas em um emprego anterior também serão uma vantagem adicional para um currículo. Podem ser informações sobre aumento do faturamento, elevação das vendas da organização a um novo patamar, gratidão por um bom trabalho ou certificados de competições ou competições em marketing ou conhecimento de merchandising, noções básicas de vendas. Mesmo o trabalho de longo prazo no local anterior pode ser considerado positivamente.
Para o posicionamento de um visual merchandiser, seria mais correto focar na decoração., apresentação competente de uma novidade ou expansão de uma linha consagrada com novos acessórios ou modelos. Aqui seria melhor indicar o conhecimento sobre a interação entre os processos físicos e as sensações do sujeito, em design e psicologia. O conhecimento na área de economia não deixará indiferente nenhum empregador que tenha uma vaga de visual merchandiser.
Retomar estrutura
Não existe uma forma rígida para escrever um currículo. Se você não preencher o formulário de inscrição de um candidato de uma organização, deverá prestar atenção para que a estrutura do currículo deve incluir os seguintes blocos:
- posição do requerente;
- dados e contatos pessoais;
- Educação;
- experiência de trabalho (geralmente são os últimos 3 empregos ou relacionados ao cargo);
- tarefas de trabalho realizadas;
- habilidades-chave;
- qualidades pessoais;
- habilidades adicionais e educação adicional (de preferência - relacionada ao cargo);
- salário esperado (opcional);
- realizações e recomendações (opcional).
Referências do local de trabalho anterior podem ser fornecidas mediante solicitação.
Carta de transmissão
Este ponto é opcional ao escrever um currículo. Ele apenas confirma o seu interesse pelo cargo, a capacidade de conduzir conversas de negócios e estabelecer contatos. Nessa carta, costumam cumprimentar um colaborador, falar sobre a conscientização sobre a vaga, divulgar pontos-chave da experiência de trabalho e indicar disposição para assumir funções em um futuro próximo.
Retomar erros
Não é necessário indicar fatos inventados ou experiência no currículo - todos esses dados são fáceis de verificar. O mesmo vale para a educação. Todas as aptidões e habilidades podem ser solicitadas a confirmar logo na entrevista - tais casos são repetidos.
As razões para a demissão do emprego anterior também não devem ser escritas se forem conflitantes ou veladas por outras necessidades (desejo de tentar você mesmo em outro setor ou expandir a área de responsabilidade, etc.).
Também seria um erro não indicar um cargo específico para se candidatar ou um salário que não seja compatível com as responsabilidades do trabalho, o desejo de receber benefícios adicionais ou férias.
Exemplos de
A amostra pronta servirá como um bom exemplo para escrever um currículo para o cargo de comerciante. Deve ser lembrado que as informações fornecidas devem ser verdadeiras.
Para escrever uma carta de apresentação, o exemplo a seguir ajudará.