Como escrever o currículo do gerente de vendas perfeito?
Nas condições do mercado de trabalho moderno em constante mudança, a profissão de gerente de vendas está invariavelmente em demanda. A atividade efetiva deste colaborador é capaz de garantir o bem-estar financeiro da empresa. Portanto, empregadores e especialistas em RH desejam ter uma pessoa educada e produtiva, capaz de crescimento profissional nesta posição. E essa tarefa é resolvida com mais eficácia pelo currículo.
Regras gerais de compilação
O currículo é um elemento indispensável para estabelecer a cooperação entre o empregador e o candidato e desempenha um papel fundamental na percepção inicial do candidato. O convite para uma entrevista, a contratação e uma carreira de sucesso dependem de um currículo bem escrito. Se causar uma impressão positiva, terá boas chances de emprego.
Com a ajuda do currículo perfeito, graduados e alunos poderão apresentar até mesmo sua pequena experiência de trabalho.
O que pode distinguir um candidato de muitos concorrentes semelhantes são os acentos colocados corretamente em seu currículo. É importante saber apresentar as suas qualidades profissionais ou pessoais, realizações ou mesmo motivos interessantes para mudar de ramo de atividade. A principal tarefa no currículo de um gerente de vendas que pode destacar de forma mais eficaz é a capacidade de organizar os processos de vendas na empresa.
O currículo de qualquer candidato a uma posição vaga tem forma universal. A estrutura é composta por vários blocos temáticos consecutivos. A estrutura pode variar ligeiramente. Por exemplo, você pode alterar a sequência de blocos de informações sobre educação e experiência profissional. Depende do que o candidato a emprego deseja chamar a atenção do empregador.
Os princípios para escrever um currículo também são os mesmos para todos os cargos. A forma geralmente aceita e correta é a seguinte. Primeiramente, deve-se escrever o nome da vaga no campo “Cargo desejado” ou indicar claramente “Trabalho na área de vendas”. Abaixo no campo para dados pessoais indique o sobrenome, nome e patronímico. É permitido não indicar o nome do meio. Mas os recrutadores só se referem ao candidato pelo nome. Às vezes, as vagas exigem uma aparência apresentável e, se os empregadores solicitarem uma foto, vale a pena incluir uma foto da empresa no documento. É importante lembrar que ter um currículo com foto é mais produtivo e interessante para o empregador.
Outra informação pessoal é a idade. Para contato é melhor indicar dois números de telefone e um endereço de e-mail. Se a empresa possui filiais, é imprescindível indicar a vontade ou não de mudar e viajar. No próximo campo "Retomar Objetivo", eles escrevem: "Candidatar-se ao cargo de gerente de vendas".
Salário desejado
A receita geralmente consiste em duas partes:
- permanente (salário, salário);
- variável (motivação, compensação, bônus, juros, bônus, comissão, remuneração).
Mas antes de expressar suas expectativas salariais, você deve avaliar seu verdadeiro profissionalismo: conhecimentos, habilidades, habilidades. Você pode primeiro enviar uma versão do currículo com requisitos de alto salário.
Na ausência de ofertas de emprego, as exigências salariais podem ser reduzidas.
Educação
Este bloco relaciona as instituições de ensino da última, com as datas de admissão e formatura, indicando a especialidade de acordo com o diploma. E é melhor escrever educação adicional apenas aquela que é comparável a uma posição vaga. Nem todos os empregos são listados como experiência profissional, mas apenas empregos recentes. Ao descrever as atividades de trabalho, deve-se tentar chamar a atenção do empregador para as funções funcionais desempenhadas anteriormente. Uma descrição competente é em colocar ênfase na maior semelhança com a posição desejada para a funcionalidade, de forma que os resultados do trabalho anterior sejam visíveis.
Qualidades pessoais
Funcionários eficazes têm traços de personalidade importantes. Mas todos os candidatos escrevem a mesma coisa: que são responsáveis, propositados, organizados, benevolentes e muitas outras coisas positivas sobre si mesmos. Esta é uma abordagem ineficaz. Não sobrecarregue seu currículo com descrições de traços de caráter comuns a todas as pessoas. Portanto, será mais produtivo dar vários exemplos de como as qualidades pessoais existentes contribuem para a implementação da funcionalidade:
- "O propósito me ajudou a alcançar as condições mais favoráveis ao fechar 10 contratos."
- "Excelentes habilidades de comunicação me ajudaram a atrair 5 novos clientes."
- "A posse das regras de etiqueta empresarial contribui para o estabelecimento de contactos comerciais e negociações pessoais com os clientes."
Às vezes, os empregadores desejam ver traços de caráter negativos do candidato no currículo. Assim, os gerentes desejam encontrar um funcionário que se avalie corretamente. Seria um erro ignorar esse requisito. Devem ser selecionadas qualidades que são consideradas uma falha de caráter, mas nas condições de trabalho podem se tornar um traço de caráter positivo.
Por exemplo, ser pedantista ou excessivamente escrupuloso no desempenho de funções será uma vantagem significativa. Ou inquietação - para um gerente de vendas ativo, isso pode ser uma vantagem adicional.
Competências e habilidades profissionais
Este bloco reflete as principais funções desempenhadas anteriormente e correspondentes à posição vaga.Na era das tecnologias de ponta, você não vai surpreender ninguém com excelente conhecimento de informática e equipamento de escritório. Este é o padrão. Os conhecimentos básicos podem ser: conhecimento do mercado, as especificidades das vendas B2B e B2C, métodos de promoção de produtos e técnicas de vendas ativas.
Como habilidade, você pode escrever a habilidade de trabalhar com objeções, prevenir recusas, convencer os clientes da escolha correta, estabelecer feedback com eles. É aconselhável indicar a capacidade de estruturar seu trabalho para a execução tempestiva de todos os contratos, de forma que os sócios tenham a convicção de que seus interesses estão sendo atendidos. As habilidades-chave devem ser descritas o mais cedo possível e as competências de que o empregador precisa devem ser enfatizadas.
- Habilidades de trabalhar com uma base de clientes.
- Habilidades de discagem ativa, gerenciamento de transações em cinco etapas.
- Habilidade na preparação de documentos comerciais básicos.
Para que a concorrência seja efetiva, você deve se concentrar na experiência de venda direta, na construção de parcerias e na construção de relacionamentos profissionais no processo de fornecimento de bens ou serviços. E também sobre a capacidade de interagir profissionalmente no âmbito das suas responsabilidades profissionais com os departamentos auxiliares (contabilidade, armazéns, departamento de transportes, etc.). Porém, vale a pena indicar informações que são relevantes apenas para a vaga proposta.
Conquistas
Um gerente de sucesso é alguém que vende muito. Portanto, o melhor é aquele que mais vende. E essa pergunta é feita pela empresa que está contratando o funcionário. Para causar a melhor impressão de si mesmo, você precisa concretizar suas conquistas com indicadores digitais.
- Quantas vezes aumentou o número de vendas em seu setor.
- O número de parceiros encontrados.
- Quanto mais solicitações de entrada foram processadas diariamente em comparação com o indicador padrão.
- O número de contratos adjudicados.
- Como o feedback foi mantido com os parceiros.
- Número de participações em exposições.
Esta seção é muito importante. Agora os empregadores prestam mais atenção às habilidades e talentos específicos, às recomendações e aos projetos prontos que falam do sucesso dos especialistas.
Neste bloco, você também pode descrever as recompensas recebidas anteriormente.
Como faço para terminar meu currículo?
As seções finais serão as últimas seções: "Informações adicionais", nas quais você pode incluir a presença de uma licença para dirigir um carro ou atividades favoritas. Também desejável é a seção “Recomendações”, que fornece informações sobre a presença de características positivas que o solicitante está disposto a fornecer a pedido de um potencial empregador, ou contém os telefones da pessoa que recomenda o solicitante.
O que escrever se você não tiver experiência de trabalho?
Às vezes acontece que uma empresa contrata um especialista com vasta experiência, que está habituado a trabalhar segundo um esquema bem estabelecido, mas esta empresa necessita de outras técnicas de venda. E o funcionário não pode mais se reorientar. Portanto, muitos empregadores procuram jovens empregados e estão prontos para treiná-los em uma profissão. A tarefa de todo candidato sem experiência é apresentar-se corretamente, de modo que seja notado e destacado entre muitos outros e convidado a um encontro pessoal para uma entrevista.
Esse currículo deve incluir "estagiário", "assistente" ou "assistente" e a área de trabalho. Vale destacar a importância para a empresa de sua formação e conhecimento, não só básico, mas também especial. Você também deve focar no trabalho árduo, diligência, aprendizado e fácil adaptação em equipe. Você não deve escrever frases e modelos gerais sobre sociabilidade e resistência ao estresse.
O mais importante é observar o que o jovem especialista quer alcançar no futuro cargo, o que exatamente ele está pronto para oferecer ao empregador. Na seção "Sobre mim", pode-se observar a participação ativa em eventos de voluntariado e projetos estudantis.
As empresas precisam de especialistas que assumam a solução de problemas complexos, que sejam capazes de dominar por si mesmas novas tecnologias e técnicas, buscando o aprimoramento constante.
Nuances para várias especialidades
A posição de um gerente de vendas é em todas as empresas que vendem seus produtos ou prestam serviços. Em geral, o trabalho é implementá-los. No entanto, as especificidades das atividades das empresas são diferentes e, muitas vezes, os empregadores procuram um funcionário com um foco estreito no setor. - então, nas vagas, há um cargo de gerente de vendas:
- automóveis ou peças de automóveis;
- Janelas em PVC;
- materiais de construção e estruturas metálicas;
- imobiliária;
- mobiliário;
- cosméticos;
- persianas;
- jóia;
- produtos alimentícios;
- ao banco para a venda de produtos bancários;
- serviços jurídicos, publicidade.
O campo de vendas abre amplas perspectivas de rápido crescimento na carreira para iniciantes e profissionais experientes. O principal é ter certas competências, boa capacidade de comunicação e análise, atividade e orientação para os resultados. Esta profissão é capaz de oferecer a uma pessoa um grande salário e grandes oportunidades de carreira na empresa.
Esse especialista entende claramente o que o consumidor precisa e é capaz de crescer no futuro para se tornar um líder com poderes ampliados. As funções em diferentes níveis de carreira diferem significativamente. O início de sua carreira - um gerente de vendas comum, depois um sênior, já trabalhando com um grupo de clientes, depois um líder e um territorial.
O gestor territorial realiza a gestão operacional da rede de varejo e atende aos distribuidores. O gerente regional de vendas realiza vendas diretas e promove os produtos da empresa nas regiões. As vendas regionais são as vendas de bens ou serviços em uma região separada, distante da principal. O trabalho de um gerente de atacado é vender grandes quantidades de mercadorias.
As próximas etapas são o chefe da direção (gerente de produto), que é responsável pela venda de um grupo de mercadorias, e o chefe do departamento regional de vendas. Posteriormente, um funcionário pode entrar nas posições de topo na área de vendas: diretor de vendas, diretor comercial. O diretor comercial é o responsável pela parte das receitas do balanço, e o comercial também pela parte das despesas.
Carta de transmissão
Às vezes, os empregadores, ao anunciar vagas em sites de empregos online, exigem que você escreva uma carta de apresentação no formulário de emprego. Este é um elemento necessário de autoapresentação, pequeno no número de palavras, mas significativo em termos de quantidade de informação. É enviado como suplemento para estabelecer relacionamento com representante da empresa empregadora.
Para escrever sua carta de apresentação corretamente, é necessário coletar informações suficientes sobre a empresa, vagas e utilizar as informações recebidas corretamente... Por exemplo, tendo sabido o nome e o sobrenome do chefe da empresa, envie uma carta para ele pessoalmente. Caso o currículo seja enviado em resposta à vaga divulgada e os dados específicos do RH tenham sido indicados no edital, a carta de apresentação deve ser endereçada pessoalmente a ele. O exemplo a seguir pode ser usado como exemplo:
“Estou enviando meu currículo para análise da vaga de gerente de vendas. Tenho certeza que trabalhando na Tander, poderei desenvolver ainda mais minhas habilidades profissionais para alcançar grandes conquistas. Atualmente, já tenho experiência trabalhando como gerente de clientes. Espero que o conhecimento das técnicas, métodos e técnicas no processo de vendas, bem como a responsabilidade e dedicação me permitam ser um funcionário produtivo de sua empresa. Se eu receber um convite para uma entrevista, responderei detalhadamente a todas as perguntas.
Respeitosamente seu, F. I. "
Retomar dicas de redação
Existem regras de estilo. O texto deve ser:
- baixo;
- específico;
- preciso;
- honesto;
- alfabetizado.
Existem várias regras para chamar a atenção de um empregador - criar um currículo criativo... Você pode criar um documento, fazer upload de uma foto particularmente boa em um arco elegante, inserir uma citação de uma pessoa famosa como epígrafe, usar papel de cor pastel ou preenchimento de computador, usar uma fonte especial. Mas vale lembrar a necessidade de observar a medida e não exagerar na criatividade. Afinal, a tarefa é fornecer informações que o ajudem a conseguir um emprego, e não reescrever a apostila. O currículo deve ser interessante para todos que o conhecem - desde um especialista em serviços de pessoal até os altos executivos da empresa.
A funcionalidade de um gerente depende das especificidades das atividades da empresa... Mas existem responsabilidades básicas com as quais esse especialista deve lidar com mais frequência do que outros. Portanto, a recomendação mais importante: você deve elaborar um currículo de acordo com as necessidades de um determinado empregador, levando em consideração as especificidades do negócio da empresa.
Você pode personalizar seu currículo para cada emprego oferecido, mas será muito mais fácil descrever a funcionalidade exigida pela maioria das vagas em aberto.