Resumo

Quais qualidades pessoais são melhores para indicar no currículo?

Quais qualidades pessoais são melhores para indicar no currículo?
Contente
  1. Tipos de qualidades
  2. Como se descrever para as garotas?
  3. O que indicar para um homem?
  4. O que escrever sobre você na coluna "Informações adicionais"?
  5. O que não vale a pena mencionar?
  6. Exemplos de

Ao procurar um emprego, é importante considerar muitas nuances. Além disso, que tipo de candidato a emprego possui formação, experiência profissional e aptidões profissionais, o empregador deseja saber quais são as qualidades pessoais que possui. Como se relaciona com o trabalho, as tarefas que lhe são atribuídas, como encontra (ou não encontra) contacto com outras pessoas - colegas e clientes, que objetivos de carreira gostaria de alcançar.

Normalmente as pessoas não entendem muito bem o que escrever nesta seção do currículo. Precisa ser detalhado ou você pode listar várias definições em uma lista curta? No entanto, o currículo deve indicar que o que uma pessoa quer dizer a um potencial empregador sobre si mesma ao se candidatar a um emprego e a forma como isso é redigido afeta a opinião que será formada sobre o candidato, incluindo a seção sobre qualidades pessoais.

Tipos de qualidades

Embora a seção sobre qualidades pessoais contenha informações adicionais sobre o candidato, e a principal que interessa ao empregador seja nas seções sobre experiência profissional, educação e habilidades empresariais, isso não significa que você precise preenchê-la ao acaso. As qualidades pessoais são aqueles traços de caráter que uma pessoa desenvolveu em si mesma não como especialista, profissional, mas como pessoa e, tendo em conta o facto de ter de trabalhar em equipa, é muito importante que ele seja uma unidade profissional de pleno direito e também uma parte da equipe.

Na secção "Qualidades pessoais", o candidato pode descrever-se de tal forma que, em igualdade de circunstâncias - experiência profissional e formação, o empregador o escolheu. Para isso, você precisa pensar com cuidado quais traços de caráter são os mais vantajosos e são adequados especificamente para a implementação do trabalho desejado. Esses são os que precisam ser mencionados. Por exemplo, se uma pessoa tem um otimismo indestrutível e é graças a ela que muito conquistou na carreira, que fique no currículo. Pelo menos não parecerá um clichê, mas sim uma verdadeira qualidade de uma pessoa.

Além disso, é importante que as qualidades do candidato sejam próximas às do empregador, ou seja, ele o escolheria com base nas características pessoais e hábitos indicados no currículo. Se um candidato conseguir convencer um líder em potencial por meio da fala escrita de que ele possui exatamente aquelas propriedades e hábitos que o ajudarão a fazer seu trabalho com eficácia, então ele terá uma chance real de conseguir o emprego para o qual está se candidatando.

Caso o empregador indique as qualidades profissionais e pessoais do empregado desejadas, vale a pena incluí-las no currículo. No entanto, eles não precisam ser copiados completamente, é melhor parafraseá-los parcialmente para que não haja duplicação completa.

O texto deve ser escrito pelo próprio candidato para refleti-lo como funcionário. A personalidade deve estar evidente em tudo, começando pelo currículo. A lista máxima de qualidades para um currículo é 5. Você precisa escrever apenas sobre as características que realmente possui. Não há necessidade de mencionar o que não é. O engano é facilmente detectado por profissionais experientes de RH e gerentes (empregadores). Se você é emocional, não escreva que é reservado e imune a situações estressantes ou incomuns. Se você não sabe fazer multitarefa, é melhor escrever "completamente imerso no trabalho da tarefa" do que se enganar sobre o que não está lá.

O currículo não deve ser desenhado e elaborado de forma que fosse escrito “no joelho” em cinco minutos. É melhor gastar um pouco de tempo e obter um documento que reflita 100% a personalidade, o conhecimento e os hobbies do candidato. Não espere escrever um currículo tamanho único que se adapte a qualquer trabalho que você goste. Por exemplo, mesmo uma pessoa com formação jurídica pode precisar de dois currículos diferentes - um para os cargos de "advogado" ou "consultor jurídico", o outro para "assessor jurídico líder" ou "chefe do departamento jurídico". No primeiro caso, as qualidades pessoais devem refletir a capacidade de cumprir as ordens do chefe de forma rápida e correta, no segundo - ser capaz de organizar o trabalho dos subordinados, estabelecendo tarefas claras e lógicas.

Você precisa estar preparado para o fato de que Durante a entrevista, será feita uma pergunta sobre as qualidades pessoais indicadas no currículo e como elas ajudaram ou estão ajudando na vida profissional.

É aconselhável que o candidato tenha alguns exemplos à mão, e ele pode falar facilmente sobre eles.

Como se descrever para as garotas?

As estatísticas mostram que, em percentagem do total de vagas, há mais empregos para mulheres do que para homens, mas a média salarial das mulheres é inferior. Significa que se uma mulher está se candidatando a um emprego com um salário alto, será mais difícil para ela encontrar um do que para um homem. E se as meninas solteiras e sem filhos ainda podem obter a posição desejada, então é muito problemático para as mulheres com filhos, especialmente em idade pré-escolar ou escolar, convencer o empregador de que podem desempenhar suas funções com a mesma eficiência que um homem faria.

Isso tem verdadeiras bases, uma vez que, na verdade, são as mães que mais frequentemente saem de licença médica com seus filhos ou para matinês, outros eventos na pré-escola ou instituições escolares. Em que as mulheres muitas vezes são muito mais eficientes quando o trabalho multitarefa é necessário, ou seja, ao mesmo tempo em que atender ligações, trabalhar com papéis e com pessoas, preparar diversos documentos que tenham conteúdo e foco diferentes ao mesmo tempo, para que sejam mais valiosos em tais posições.

A este respeito, se o requerente tiver filhos e a natureza do trabalho implicar a possibilidade de o desempenhar parcialmente após o fim da jornada de trabalho, poderá constar no currículo que existe oportunidade de prolongamento após o expediente. Obviamente, isso só deve ser feito quando o candidato tiver certeza de que vai lidar com a necessidade de fazer horas extras fora do horário de trabalho regularmente.

A área da atividade proposta deve ser levada em consideração e precisamente aquelas qualidades que são adequadas para sua implementação bem sucedida devem ser indicadas.

Para uma mulher que deseja assumir a posição de especialista em RH, traços de caráter como atenção aos detalhes, memória excelente, precisão e paciência são importantes. Um balconista deve ser escrupuloso, diligente, diligente, capaz de trabalhar com uma grande quantidade de papel e informações e, para um designer, traços de personalidade completamente diferentes se tornarão essenciais - criatividade, pensamento inovador, capacidade de trabalhar rapidez e cumprimento de prazos, resistência ao estresse.

Tradicionalmente, qualidades fortes para as mulheres são:

  • paciência;
  • diligência, precisão;
  • amor pela vida, boa natureza;
  • uma responsabilidade.

Os pontos fracos das mulheres são:

  • irascibilidade, excesso de emoções;
  • ressentimento;
  • conflito, briga;
  • imunidade a críticas.

O que indicar para um homem?

Um currículo é um cartão de visita de um candidato, portanto, deve-se prestar atenção suficiente à sua preparação. Tanto a brevidade quanto o conteúdo informativo são importantes. É aconselhável guardar no máximo 2 folhas A4, o suficiente para dar uma descrição exaustiva do trabalhador.

Tradicionalmente, os pontos fortes masculinos são:

  • atividade, energia;
  • responsabilidade, decência;
  • determinação;
  • pensar fora da caixa ou mente analítica (dependendo da posição).

Fraquezas masculinas são:

  • irascibilidade;
  • opcional;
  • arrogância e arrogância;
  • egoísmo, carreirismo;
  • ambição excessiva.

Se você tem traços "fracos", reformule-os de modo a transformá-los em pontos fortes.

Então o carreirismo se tornará o desejo de cumprir perfeitamente as tarefas designadas a todo custo, e a arrogância se tornará restrição e resistência à manifestação das emoções de outras pessoas.

O que escrever sobre você na coluna "Informações adicionais"?

Esta é a última seção do currículo, que geralmente é preenchida nas sobras. A maioria dos empregadores tem uma ideia do candidato antes de lê-la nas Informações Adicionais, portanto, o trabalho do candidato a emprego não é para estragar a impressão. Não há necessidade de escrever nada excessivamente “criativo”, embora não haja regras específicas para o preenchimento desta seção. Em primeiro lugar, deve-se indicar o estado civil e a presença de filhos. Isto precisa ser feito resumidamente, literalmente com algumas palavras: casado / casado. Dois, três, sete filhos.

No que diz respeito à informação sobre proficiência em língua (ou línguas) estrangeira, deve-se indicá-la com o máximo de detalhes e veracidade possível. Se você lê polonês com um dicionário, não precisa dizer que é fluente nele no nível de conversação. O empregador pode providenciar uma verificação diretamente na entrevista, e uma situação desconfortável irá surgir. Se você está escrevendo sobre como o seu PC é bom, vale a pena mencionar os programas específicos que você usou. É melhor não usar as frases "usuário confiante" ou "no nível de um usuário avançado". Adequado, por exemplo, a redação "Trabalho no programa 1C: pessoal, consigo fazer planilha de horas, horários de trabalho". Se você está pronto para viajar, indique. Se não, é melhor não fazer.

A presença de carteira de habilitação e categorias abertas é apropriada para indicar apenas quando a natureza do trabalho assim o exigir.... Por exemplo, para viagens de trabalho ou necessidade de se deslocar rapidamente durante o dia de trabalho. Quanto aos hobbies e passatempos, faz sentido indicar apenas aqueles relacionados ao emprego ao qual o candidato se candidata. Por exemplo, ler como hobby para alguém que deseja se tornar um vendedor ou supervisor de uma livraria. Ou tricô para um consultor em uma loja de fios. O mesmo vale para prêmios - se forem relacionados à profissão, com certeza devem ser mencionados. Por exemplo, a participação no concurso “Advogado do Ano” segundo a versão do Consultor + ou ainda um prémio no mesmo se se candidatar ao cargo de Consultor Jurídico. Quanto a ganhar o campeonato local amador “O quê? Onde? Quando? ”, É melhor compartilhar essas informações com amigos e familiares. Ela não pertence a um currículo.

Você precisa preencher esta seção do currículo de forma a resumir as informações sobre você nele contidas.

O que não vale a pena mencionar?

Tudo depende de qual posição o candidato está se candidatando. Se este for o cargo de um líder ou gerente de topo, você precisa listar as qualidades relevantes - equilíbrio, a capacidade de tomar decisões e assumir responsabilidade por elas, a capacidade de organizar e gerenciar um grupo de pessoas, etc. Não há necessidade para mencionar a criatividade ou o amor pelas crianças e animais. Se o seu trabalho envolve foco e perseverança, a tranquilidade e a capacidade de processar grandes quantidades de informações serão sua vantagem. Mas é melhor deixar as habilidades de comunicação e multitarefa para outras posições. E vice-versa - quando o pensamento não padronizado, a criatividade e a atenção aos detalhes são necessários, é melhor não mencionar a diligência e a observância da subordinação.

"Facilmente treinado" - outra palavra freqüentemente encontrada em questionários e currículos. No entanto, é melhor não usá-lo se a pessoa não puder memorizar imediatamente novos termos, trabalhar em programas de computador que são novos para ela, usar novas técnicas, etc.

"Resistência ao estresse" - também é uma palavra "na moda" que não deve ser usada desnecessariamente. Resiliência ao estresse em empregos diferentes significa coisas diferentes. Por exemplo, uma operadora de call center deve estar pronta para a negatividade de quem liga e um policial deve estar pronto para cadáveres, pessoas que foram vítimas de crimes, criminosos e semelhantes. É por isso a resistência ao estresse deve ser especificada em relação à posição para a qual o candidato se candidata.

Qualidades como aparência atraente e forma atlética, convém mencionar apenas quando está diretamente indicado nos requisitos para o trabalho - bailarina, modelo, instrutor de academia de ginástica, administradora ou hospedeira de restaurante, boate. Em outros casos, a foto pessoal anexada ao currículo é suficiente para que o empregador tenha uma ideia dos dados externos do candidato.

Você não deve usar clichês: responsabilidade, diligência, aprendizado, pontualidade. Esse currículo acabará em uma pilha de "candidatos" diferentes e é improvável que atraia a atenção do empregador. O olhar deve se deter em pelo menos uma das formulações. Em vez de "sociabilidade", que ultimamente está em todo primeiro currículo, você pode escrever "Eu procuro uma abordagem para qualquer pessoa" ou "Eu sei como chegar a um acordo com todos". Isso não significa, é claro, que você precise pintar todas as suas qualidades dessa forma, transformando seu currículo em uma ode aos seus méritos, mas a maior brevidade e ausência de rosto também são inúteis.

Se a solicitação do empregador não contém um requisito especial para indicar traços de caráter fracos, você não deve fazer isso. Como último recurso, você pode indicar pouca experiência de trabalho ou incapacidade de fingir.

Exemplos de

Um exemplo de currículo para qualquer posição é praticamente o mesmo.

Dados pessoais: Nome completo, data de nascimento ou idade.Local de residência. Endereço de email, telefone.

Educação: primeiro, é indicada a instituição de ensino - secundária especial ou superior. O pedido é do anterior para o posterior. É necessário indicar o nome da instituição de ensino, os anos de início e fim da formação, a especialidade de acordo com o diploma. Após a listagem das instituições de ensino, pode-se indicar a formação complementar, caso seu foco corresponda ao cargo ocupado.

Experiência de trabalho: nesta seção, ao contrário, as informações são organizadas do mais tarde para o mais cedo. É necessário indicar o nome da organização, o tempo de atuação (admissão e desligamento), o cargo ocupado. Liste resumidamente as responsabilidades que a pessoa desempenhou nesta posição, o que ela alcançou.

Habilidades profissionais: indica de forma breve, mas exaustiva, o conhecimento e as habilidades práticas que serão exigidos especificamente para o cargo ao qual o candidato se candidata.

Qualidades pessoais: da mesma forma que os profissionais, você deve listar no máximo 5 qualidades pessoais que o candidato possui e que o ajudarão a trabalhar com sucesso.

Informações adicionais: estado civil, filhos. Carta de condução, se necessária. Conhecimento de línguas estrangeiras e grau de conhecimento.

Salário desejado: uma vez que quase ninguém está disposto a trabalhar de graça, esta seção deve ser concluída.

O empregador deve ver com o que o empregado está contando e esse cálculo deve corresponder ao que o empregador está disposto a oferecer.

sem comentários

Moda

a beleza

casa