Como escrever o currículo de um economista?
Hoje um economista - esta é uma profissão bastante popular e muito procurada no mercado de trabalho. Ao se candidatar a uma vaga de economista, o empregador certamente exigirá o seu currículo, que deverá obedecer a uma série de regras.
Como escrever um currículo corretamente? Quais são as regras básicas para compilar este documento? Você encontrará as respostas a essas perguntas em nosso material.
Regras fundamentais
Para conseguir um emprego, é preciso elaborar corretamente um currículo de economista. Antes de mais nada, vale lembrar que O currículo é um documento comercial oficial. Portanto, deve ser bem estruturado. Isso permite que o empregador avalie claramente todas as suas competências e também deixa claro que o candidato ao cargo é uma pessoa escrupulosa que presta atenção aos detalhes.
Tradicionalmente, um currículo inclui as seguintes subseções:
- nome do documento;
- informações biográficas gerais (incluem o sobrenome, nome e patronímico, ano de nascimento, cidade de residência, etc.);
- o cargo que lhe interessa (no currículo é imprescindível especificar o cargo a que se candidata, o que pode ser útil, por exemplo, no caso em que a empresa procura simultaneamente vários colaboradores para diferentes departamentos);
- Educação;
- experiência de trabalho;
- Habilidades;
- qualidades pessoais;
- passatempo;
- Informações adicionais.
Além disso, hoje muitos empregadores exigem uma fotografia do candidato no currículo. Além disso, isso pode ser relevante não apenas para aqueles especialistas cujo trabalho está diretamente relacionado à sua aparência (por exemplo, para um administrador ou garçom), mas também para uma gama mais ampla de profissões.Por isso, é recomendável colar sua foto no currículo.
Deve ser lembrado que a foto deve ser tirada em um ambiente formal. Portanto, por exemplo, uma foto que você tira com um passaporte é adequada. O fato é que o currículo e a foto nele postada mostram como o empregador o vê pela primeira vez. É importante que você crie uma boa primeira impressão e mostre que é uma pessoa experiente e profissional.
Ao redigir um currículo, lembre-se de que este documento é oficial, portanto, ao escrevê-lo, você deve seguir as regras de uma carta comercial. Em nenhum caso é recomendado o uso de frases e expressões coloquiais ou artísticas.
Antes de enviar seu currículo, certifique-se de que o texto esteja totalmente isento de erros gramaticais ou de pontuação. Se necessário, peça a alguém próximo a você para verificar o documento novamente. Também é importante cuidar da formatação correta do texto do currículo. Tenha certeza de o mesmo tipo e tamanho da fonte é usado em todos os lugares, o mesmo tipo de alinhamento é aplicado.
Não é necessário descrever em detalhes cada item. Deve escrever apenas na pasta, de acordo com as regras de etiqueta empresarial, é considerado aceitável um currículo cujo volume não ultrapasse 2 páginas. No entanto, você ainda deve tentar se encaixar em um. Enfim, lembre-se disso currículo é a sua "cara" aos olhos do empregador.
É como resultado do estudo desse documento que ele decide fazer outra entrevista com você. Nesse sentido, é muito importante abordar com cuidado e responsabilidade a preparação do documento.
Como escrever?
Independentemente da posição econômica específica para a qual você está se candidatando (por exemplo, para a vaga de um financista, especialista-chefe do departamento de planejamento e economia, um importante economista de trabalho e salários, um especialista em atividades financeiras em uma instituição orçamentária, um economista analista em uma empresa, etc.), é importante seguir as regras e princípios gerais para a redação do currículo. Vamos considerá-los com mais detalhes.
Nome e detalhes de contato
Nesta seção, você precisa especificar seu sobrenome, nome e patronímico. Ao mesmo tempo, se você mudou seu nome durante sua vida (por exemplo, você mudou seu nome de solteira para o sobrenome de seu marido após o casamento), e o documento educacional foi recebido com o nome antigo, então é importante fornecer um documento declarando isso que você é essa mesma pessoa (por exemplo, uma certidão de casamento).
Quanto aos dados de contacto, recomenda-se indicar nesta secção todas as formas através das quais pode ser contactado: números de casa e telemóvel, e-mail, mensagens instantâneas. Assim, se a sua candidatura for do interesse do empregador, este poderá contactá-lo em qualquer altura que lhe seja conveniente. Se você está planejando viajar para outra cidade ou país, também é importante fornecer informações de contato que o ajudarão a entrar em contato em tal situação.
Responsabilidades
Nos últimos anos, os candidatos têm indicado cada vez mais a vaga desejada na redação de currículos. Isso se deve ao fato de que as empresas costumam empregar vários especialistas ao mesmo tempo para diferentes vagas, portanto caso seu currículo indique imediatamente para quem você deseja trabalhar, a equipe de RH poderá avaliar suas competências com mais facilidade e rapidez.
Ao mesmo tempo, você também pode observar as tarefas que está pronto para desempenhar. Se você tiver experiência em uma posição semelhante, escreva sobre as responsabilidades que já desempenhou e o que poderia aprender por conta própria.
experiência de trabalho
A experiência de trabalho é uma das seções mais importantes do seu currículo. Todos os empregos anteriores devem ser indicados aqui com o nome das empresas e cargos ocupados. Também é importante inserir os anos de trabalho em uma empresa específica.
Ao mesmo tempo, deve-se lembrar que muitos empregadores têm uma atitude negativa em relação aos candidatos que mudam de emprego com frequência; esteja preparado com antecedência para perguntas sobre este assunto em uma entrevista. Não é necessário indicar em seu currículo sua experiência profissional, que não foi relacionada à atividade econômica. Ao redigir um currículo, certifique-se de que todas as informações fornecidas sejam interessantes e relevantes para um empregador específico.
Aqui você também pode indicar suas realizações profissionais.... Portanto, por exemplo, você pode ter recebido o título de Funcionário do Mês em seu emprego anterior. Também será importante que o empregador saiba que você recebeu uma promoção. Tente dizer sobre todos os aspectos positivos associados ao crescimento da sua carreira.
Educação
Na coluna "Educação" em ordem cronológica deve indicar instituições de ensino médio e superior nas quais você se formou. É importante indicar corpo docente específico e especialização.
Além do mais, não se esqueça de anotar os cursos, treinamentos e masterclasses de natureza econômica que frequentou... Podem ser, por exemplo, workshops profissionais ou palestras online. Assim, mostra ao empregador que é uma pessoa que ama e se interessa pela sua profissão, procurando constantemente renovar os seus conhecimentos e melhorar as suas competências.
Qualidades pessoais
Não é segredo que muitos empregadores preferem escolher uma pessoa que tenha conhecimentos básicos e siga a etiqueta empresarial, ao invés de um gênio que não sabe trabalhar em equipe. Nesse sentido, vale lembrar que sua personalidade e traços de personalidade são tão importantes quanto suas habilidades profissionais.
Muitos empregadores valorizam qualidades como pontualidade, criatividade, disposição para trabalhar em equipe, resistência ao estresse, capacidade de assumir responsabilidades, educação, etc. Nesse caso, você não deve se adaptar ao modelo tradicional, indique apenas as qualidades que são inerentes especificamente a você. Será uma vantagem se os puder confirmar com um exemplo da sua vida profissional pessoal.
Lembre-se que o trabalho de economista é muito comum, portanto, um grande número de candidatos se candidatará ao cargo desejado, entre os quais você precisa se destacar.
Habilidades profissionais
Um pré-requisito para escrever um currículo - é a inclusão de informações de que você possui todas as habilidades essenciais exigidas de um economista. Em particular, isso diz respeito à capacidade de trabalhar em determinados programas profissionais. Habilidades adicionais serão uma grande vantagem para você em relação a outros candidatos.
Além do mais, Habilidades como falar publicamente, organizar reuniões você mesmo e assim por diante serão úteis. Isso também pode incluir o conhecimento de línguas estrangeiras.
Hobbies e hobbies
Todo empregador deseja ver no candidato e, possivelmente, no seu futuro empregado, não apenas um profissional em sua área, mas também uma pessoa entusiasta. É por isso no currículo, você precisa escrever sobre seus hobbies e interesses. Eles podem praticar esportes ou dançar, fazer caminhadas ou rafting no rio, ler, tricotar, desenhar ou criar coisas bonitas com as próprias mãos.
Seja honesto, não tenha medo de mostrar sua personalidade.
Informações adicionais
Nesta coluna, você pode incluir todas as informações que não foram incluídas nas seções anteriores, mas na sua opinião são importantes para o empregador. Portanto, muitas vezes os candidatos atribuem avaliações e recomendações de seus superiores em empregos anteriores. Além disso, você pode especificar informações sobre seu próprio veículo e carteira de motorista (isso pode ser importante em alguns casos).
Como escrever uma carta de apresentação?
Nem sempre é necessária uma carta de apresentação de um candidato a emprego. No entanto, caso o empregador peça para elaborar, é importante abordar a redação deste documento com muito cuidado. Portanto, a carta deve necessariamente conter uma parte motivacional. Escreva aqui porque está interessado nesta vaga e nesta empresa. A este respeito, segue-se estude cuidadosamente o site da empresa e descreva este ponto da forma mais individual e específica possível. Dessa forma, o pessoal de RH entenderá que você estudou a empresa deles, e não apenas inseriu uma motivação padrão.
Além disso, a carta deve descrever sua experiência de trabalho, habilidades e aptidões, qualidades pessoais. Além disso, todos esses pontos podem ser descritos de forma mais ampla e detalhada do que no resumo. Uma carta de apresentação é sua oportunidade de se destacar na multidão de candidatos para o cargo. Também é importante indicar na carta de apresentação todas as vantagens que o tornam um funcionário insubstituível para a empresa.
Este documento, como um currículo, deve ser escrito em um estilo comercial formal. No que diz respeito ao comprimento da carta de apresentação, não existem regras específicas a este respeito.
Ao mesmo tempo, você não precisa escrever documentos muito longos. Melhor escrever brevemente e direto ao ponto.
Amostras
Vamos considerar exemplos de currículos prontos para ver na realidade uma abordagem competente para sua preparação. Os exemplos apresentados ajudarão nisso.
Assim, pudemos ter certeza de que o currículo é um documento importante que passa a primeira impressão sua aos olhos do empregador. Se você abordar a preparação do documento com toda a responsabilidade, com certeza obterá o emprego dos seus sonhos.