Objetivo do currículo: qual indicar?
O currículo é o documento mais importante que cada especialista terá de elaborar para conseguir um emprego. Tradicionalmente, consiste em várias seções. Para isso, é necessário indicar o nível de escolaridade, experiência profissional, competências e habilidades profissionais, entre outras informações.
Atenção especial ao escrever um currículo deve ser dada para declarar seu propósito. Nesse caso, o documento pode conter aspirações pessoais, de vida e profissionais. Como preencher corretamente a seção de metas do seu currículo? Você encontrará a resposta a esta pergunta, bem como exemplos para diferentes especialistas em nosso artigo.
Variedades
Ao se candidatar a um emprego e preencher um currículo, é importante determinar seus objetivos específicos. No entanto, eles podem se relacionar com você pessoalmente e com o trabalho que você vai realizar.
Pessoal
Já pelo próprio nome, você pode entender que ele deve se relacionar diretamente a você como pessoa, um indivíduo. Porém, você não deve se deixar levar por esse fato e indicar objetivos que não correspondem de forma alguma ao cargo a que se candidata (por exemplo, conquistar o Everest). Disto segue que mesmo ao definir suas metas pessoais desejadas, você deve considerar cuidadosamente o que escreverá.
Por exemplo, ao se candidatar a um emprego de advogado em uma organização de caridade, você pode indicar que sua tarefa é ajudar as pessoas. Se você deseja trabalhar como professor, pode escrever que seu objetivo é compartilhar conhecimento com outras pessoas. Para a profissão criativa, o objetivo de criar obras de arte imortais é ótimo.
No entanto, ao mesmo tempo, deve-se lembrar que você não deve se aprofundar muito no altruísmo (é melhor fazer isso na categoria de objetivos de vida). Por exemplo, você pode especificar uma meta, como comunicar-se com um grande número de pessoas ou o desejo de viajar.
Profissional
Seus objetivos profissionais variam de acordo com a área em que você deseja trabalhar. Ao trabalhar na produção, é muito importante encontrar o objetivo que você está perseguindo. Então, se você está se candidatando ao cargo de torneiro, então você deve evitar escrever frases altas - é melhor encontrar um objetivo mais prático, por exemplo, a produção de peças essenciais para aquecedores, a fim de tornar a vida das pessoas mais confortável que possível.
Se você deseja trabalhar como médico, pode especificar uma tarefa, como desenvolver novos tratamentos ou novos medicamentos. Os políticos devem se esforçar para governar o país com competência.
Vital
Uma meta de vida se sobrepõe a uma meta pessoal de várias maneiras. Além disso, se na seção com o último você pode especificar o que será útil apenas para você, então, a tarefa da vida em sua maior parte deve ser dirigida para fora, para outras pessoas. É apropriado falar aqui sobre a chamada "missão" de sua vida.
Também é importante lembrar que, ao escrever seus objetivos em seu currículo, você deve evitar entrar em contato diretamente com seu empregador. Você não deve pedir a ele que o ajude a cumprir seus objetivos e sonhos.
Como escrever uma seção corretamente?
Para obter a posição desejada, é importante escrever a seção de metas corretamente. Estas regras são relevantes ao se candidatar a um emprego em qualquer lugar e área: em uma fábrica, em um escritório ou na indústria de mídia.
Correção gramatical
Antes de enviar ou apresentar seu currículo a um empregador, é importante verificar se ele está gramaticalmente correto. Isso significa que o documento não deve conter erros de digitação ou de digitação, todas as palavras devem ser escritas de acordo com as regras do idioma russo, e também é necessário colocar sinais de pontuação corretamente.
Para garantir a correção gramatical, releia a seção com objetivos várias vezes, peça ajuda de parentes ou entes queridos. Se necessário, você pode usar serviços de verificação ortográfica.
Brevidade
Mantenha seus objetivos curtos, claros e concisos. Ao descrevê-los, você não precisa esclarecer sua motivação, além de contar histórias da infância.
Lembre-se que no processo de encontrar um candidato adequado para o cargo, o empregador recebe um grande número de inscrições, por isso não consegue ler as redações de cada candidato. lembre-se disso a brevidade é a alma da inteligência. Além disso, ser conciso economizará o tempo do seu empregador e mostrará seu respeito por ele.
Design bacana
Para tornar sua meta fácil de ler para o empregador, use uma fonte padrão (por exemplo, Times New Roman) de tamanho médio (pelo menos 12 pontos). No caso em que na seção com objetivos você pretende indicar objetivos pessoais, profissionais e de vida, então eles devem ser cuidadosamente estruturados em seções. Além do mais, por conveniência, é recomendável usar listas com marcadores ou numeradas.
Relatividade
Seus objetivos devem ser totalmente relevantes para a posição para a qual você está se candidatando. Portanto, se você deseja trabalhar como jornalista internacional, então em seu currículo é adequado indicar como meta o desejo de viajar e explorar o mundo. No entanto, essa meta no emprego como instrutor de fitness será completamente irrelevante.
Falta de individualidade
Muitas vezes, os empregadores se deparam com o fato de que os candidatos a uma determinada posição enviam currículos quase idênticos. Isso se deve principalmente ao fato de que muitos, não querendo pensar em seus próprios objetivos e se esforçando para enviar o maior número possível de currículos a fim de aumentar suas chances de serem contratados para um determinado cargo, copiam e reescrevem modelos de modelos de currículos da Internet .Essas ações são estritamente proibidas.
Você deve definitivamente mostrar sua personalidade e individualidade, os objetivos devem ser personalizados tanto quanto possível.
Frases comuns
A seção de Objetivos do seu currículo não deve conter frases gerais como "melhorar", "melhorar", "aumentar as vendas da empresa", "tornar-se um funcionário insubstituível" etc. O ponto é que tais frases são praticamente sem sentido, uma vez que não têm uma base clara.
Se o empregador vir essas afirmações no currículo, fica com a impressão de que a própria pessoa ainda não decidiu o que quer da vida (pessoal e profissional). Esse especialista não beneficiará a empresa e não conseguirá um emprego.
Assim, ao preencher a seção "Objetivos" do currículo, é importante seguir as regras descritas acima e evitar erros comuns... Se seguir todas as recomendações, você poderá redigir um documento profissional que causará uma boa impressão ao empregador e será aceito para o cargo.
Uma meta sem uma posição específica
Em casos raros, acontece que os candidatos a emprego estão tentando conseguir algum emprego. Esta situação pode surgir se uma pessoa necessita de recursos financeiros com urgência ou se pretende conseguir um emprego na empresa dos seus sonhos, por isso está pronta para começar a trabalhar como qualquer pessoa. Nesse caso, o processo de escrever metas é um tanto complicado. Ao mesmo tempo, você pode descrevê-los com mais liberdade, sem referência a uma descrição de trabalho específica.
Escrever metas em um currículo sem uma posição específica deve ser abordado com a maior responsabilidade possível. Portanto, antes de mais nada, você deve focar a atenção do empregador nos seus objetivos pessoais e de vida, pois essas categorias não dependem do cargo que você vai assumir. Assim o empregador vai conseguir te entender não como empregado ou profissional, mas como pessoa, o que também é importante, porque de uma forma ou de outra, mas você tem que trabalhar em equipe.
Quanto à seção com objetivos profissionais, você pode pular completamente ou tentar formulá-los de forma que sejam baseados em seus desejos pessoais e de vida.
Exemplos para diferentes profissões
Dependendo do cargo para o qual você está se candidatando e de sua profissão, os objetivos do seu currículo serão diferentes. Vamos dar uma olhada em alguns exemplos.
Advogado
A principal função do advogado consiste em explicar aos colaboradores da empresa a legislação do país, designadamente, os atos normativos que se relacionam diretamente com a atividade que exercem.... Essa pessoa deve estar atenta aos detalhes, adora trabalhar com documentos. Outra das atribuições do advogado é acompanhar as atividades da sociedade e, se necessário, defendê-la em juízo ou representá-la em órgãos da administração pública (por exemplo, na repartição de finanças).
Gerente de vendas
Um gerente de vendas deve ser um especialista sociável e resistente ao estresse. A sua principal missão é a promoção da empresa no mercado. Portanto, ao enviar um currículo, você pode escrever que compartilha os objetivos da empresa, acredita no produto e deseja convencer os outros do seu valor, em especial - compradores e parceiros da empresa.
Jornalista
O objetivo de todo jornalista consciencioso é informar os leitores de forma honesta e objetiva sobre os acontecimentos da atualidade. Ao mesmo tempo, dependendo da escala da publicação, o jornalista pode se concentrar tanto no público local quanto no internacional. No primeiro caso, o desejo de transformar a vida da comunidade, de torná-la melhor, pode ser apontado como ponto de referência.
Professor
Esta profissão é uma das mais importantes do nosso estado. A principal tarefa de um professor é transferir conhecimento para uma nova geração. Ao mesmo tempo, o processo educacional deve ser abordado da forma mais cuidadosa e individualizada possível.
Doutor
O objetivo de todo médico é preservar a vida e a saúde da população.Neste caso, as tarefas podem ser diferentes dependendo da especialização. Por exemplo, um oncologista tenta aliviar o sofrimento de pacientes terminais, um pediatra cuida da saúde da geração mais jovem e um cirurgião trata de ferimentos.
Assistente social
O objetivo de um assistente social é ajudar pessoas vulneráveis: aposentados, menores, moradores de rua, ex-presidiários, etc. Sua tarefa é ajudá-los a se tornarem membros plenos da sociedade.
Assim, você pode ter certeza de que objetivo é a seção mais importante do seu currículo. Ele o revela não só como especialista e profissional, mas também como pessoa.