Tudo sobre escultura em madeira
A escultura em madeira é uma das formas mais antigas de decorar partes de um edifício, bem como vários tipos de artesanato. Agora, essa forma de autoexpressão na criatividade é popular entre homens e mulheres.
O que é isso?
A verdadeira história desta arte é desconhecida. As pessoas começaram a decorar produtos de madeira na época do paganismo. Em seguida, eles decoraram suas casas com esculturas, protegendo-os das forças das trevas e pedindo a proteção dos espíritos sagrados. De madeira, eles fizeram ídolos para adoração, bem como vários amuletos e amuletos.
Os primeiros mestres tiraram os motivos de seus desenhos da vida circundante. Eles decoraram prédios e artesanatos feitos de madeira com imagens de várias flores, árvores e animais.
Durante a Idade Média, as esculturas também eram populares. A madeira era decorada com graciosas guirlandas de ervas, folhas e flores. Esses ornamentos simples adornavam os portões reais, as casas de pessoas ricas e as portas do altar. Freqüentemente, imagens de sereias, pássaros do paraíso e animais estranhos eram usadas para decorar artesanato e edifícios.
No século 15, os artesãos criaram um grande número de iconóstases esculpidas requintadas e gravuras originais. O artesanato acabado também era decorado com douramento. Um dos escultores mais famosos da época é Ambrose, um mestre que trabalhou no Mosteiro da Trindade-Sérgio.
Com o tempo, o número de escolas diferentes só aumentou. Os representantes de cada um deles usaram sua própria técnica única. Muitos deles foram inspirados em obras de mestres de outros países.Isso tornou o artesanato popular simples mais original e único.
Hoje, a escultura em madeira é usada com muito menos frequência do que antes. Mas muitos artesãos criam verdadeiras obras-primas de madeira e, às vezes, transformam seu hobby em trabalho.
Visão geral da espécie
Existem agora vários tipos principais de escultura em madeira. Cada um deles possui características próprias.
Openwork
Este tipo de escultura é popular desde os tempos antigos. Anteriormente, acreditava-se que os padrões de aberturas nas portas e janelas protegiam a casa de espíritos malignos. Eles ficam emaranhados em rendas e não podem entrar na casa.
Hoje em dia, a talha perfurada é usada para decorar móveis, divisórias, pratos e vários artesanatos. Esta decoração parece elegante e incomum. Parece especialmente bonito kerf ou por meio de thread.
Oriental
Este tipo de escultura artística se distingue por sua graça especial. Os padrões são compostos por cachos finos. Esses padrões geralmente levam muito tempo para serem criados. Portanto, um mestre que deseja dominar essa técnica precisa ser paciente.
Geométrico
A escultura geométrica é a mais popular entre os iniciantes. É atraente e fácil de aprender. Os padrões acabados são compostos de formas geométricas simples. Usualmente, os produtos são decorados com entalhes simples em forma de cunha. O trabalho acabado parece simples, mas atraente.
Em relevo
O padrão aplicado à superfície da árvore dessa forma se eleva acima do plano de fundo geral. Parece lindo e volumoso. Esses ornamentos parecem realistas e impressionantes. Entalhes em relevo adornam platibandas, frisos de casas, elementos de portas e portões.
Deve-se notar que a criação de tais padrões requer habilidade especial. Portanto, vale a pena trabalhar nessa técnica apenas para quem tem alguma experiência no trabalho com madeira.
Estilo barroco
Este estilo teve origem na Itália no século XVI. É caracterizada pela utilização de um grande número de detalhes decorativos diferentes. Freqüentemente, os artesanatos em madeira neste estilo são decorados com padrões florais. Por exemplo, imagens de rosas ou lírios.
O entalhador mais famoso que trabalhou neste estilo é o Greenling Gibbons. Seus produtos eram decorados com flores, folhas, peixes e pássaros requintados. Considerando o trabalho deste mestre, você poderá aprender tudo sobre as principais características dessa direção estilística.
Volumétrico
Usando essa técnica, um pedaço de madeira pode ser transformado em uma pequena escultura requintada.... O método é usado para decorar molduras de espelhos, corrimãos de escadas, balaústres, coberturas ou móveis confortáveis. Os produtos acabados são bonitos e sofisticados.
Kudrinskaya
Este tipo de talha surgiu no final do século XIX. Seus fundadores foram artesãos que trabalharam na propriedade de Abramtsevo, localizada perto de Moscou. A maioria deles era da aldeia de Kudrino. É por isso que essa técnica tem seu nome.
Os artesãos que usaram essa técnica fizeram lembranças e vários utensílios domésticos. Agora ela também é popular entre os amantes da arte. Esses produtos são decorados com ornamentos compostos por ramos e folhas, que se repetem constantemente. Entre essas guirlandas florais estão outras imagens decorativas - animais, peixes, pássaros, frutos e flores. Para criar artesanato usando essa técnica, ela é mais frequentemente usada madeira de tília.
escandinavo
Essa definição é chamada de técnica simples, popular nos países nórdicos. Artesanato e edifícios neste estilo são decorados com motivos nacionais. Muitas vezes, eles representam cervos graciosos e padrões ornamentados simples. Imagens de várias runas também são frequentemente aplicadas à madeira. Esses enfeites parecem originais e elegantes.
Contorno
Esta é uma das técnicas mais simples que até mesmo um entalhador novato pode dominar. Sua principal dificuldade reside no fato de o mestre precisa trabalhar com um cortador fino. O padrão acabado geralmente consiste em linhas finas cortadas ao longo do próprio contorno do padrão.
Ferramentas necessárias
O primeiro passo para o artesão novato é adquirir todas as ferramentas necessárias para trabalhar com madeira. Primeiro, o entalhador precisa escolher um conjunto de facas de qualidade. Inclui os seguintes componentes.
- Faca de batente. Esta faca é usada para cortar linhas retas e dar acabamento ao produto acabado.
- Cortador... Essa faca também deve estar no kit para iniciantes. Pode ser usado em todas as fases do trabalho para desenhar padrões originais. A lâmina desta faca é alongada. Pode ser reto ou complementado com uma ligeira curvatura.
- Faca de machadinha... Este tipo de faca também é frequentemente utilizado para trabalhar madeira. Parece uma pequena machadinha com lâminas afiadas. Artesãos experientes usam o calcanhar, o meio da lâmina e o dedo do pé ao trabalhar com madeira.
- Faca Bogorodsky. Esta ferramenta recebeu este nome devido ao fato de ter sido usada para esculpir na técnica de Bogorodsk. Distingue-se por sua lâmina alongada e braço curto.
Além disso, para o processamento de madeira, são utilizadas fresas e diferentes tipos de cinzéis. O último, como facas, pode ser usado para fins diferentes.
A melhor opção para iniciantes é um cinzel semicircular.
Que materiais são usados?
Você pode usar diferentes tipos de madeira para criar vários artesanatos de madeira em casa.
- Linden... Este material é macio e flexível. Mesmo os mestres novatos podem trabalhar com ele. Outra vantagem desse material é que ele possui uma estrutura de fibra fina. Portanto, ele pode ser usado para criar belos padrões de aberturas.
- Amieiro... Este material é adequado para criar belas estatuetas e pequenos trabalhos manuais. A qualidade do material é semelhante à da tília. Ele se presta bem ao acabamento. A única desvantagem desse material é que, sem processamento especial, os artesanatos de amieiro perdem rapidamente sua atratividade e começam a apodrecer.
- bétula... A madeira é fácil de trabalhar. Na superfície deste material, você pode criar padrões de relevo bonitos e volumétricos. Poltronas e cômodas feitas de bétula, decoradas com ornamentos de plantas ou elementos geométricos, ficam lindas. Você também pode fazer uma linda bengala com uma decoração original com este material.
- Carvalho... Este material é mais adequado para a criação de móveis. Faz lindas prateleiras com entalhes decorativos, assim como colunas originais. Os produtos esculpidos em carvalho são resistentes à deformação e têm uma aparência atraente.
- Pinho... Ela tem madeira de grão reto de alta qualidade com um grau de secagem médio. Este material é bastante fácil de trabalhar. Pode ser pintado ou tratado com uma camada protetora de verniz. Deve-se lembrar que este material não é absolutamente adequado para entalhes em relevo fino. Essa técnica é usada para decorar portas, grandes móveis e até beirais no telhado da casa.
- Larício... Este material é de alta qualidade e aparência atraente. Com o tempo, não apodrece com a umidade e não racha. A única desvantagem é que é difícil de processar.
- Zimbro... A madeira dura e pesada seca lentamente e não tem medo de apodrecer. Este material se presta bem para corte e polimento. É mais adequado para threads 3D. Os produtos acabados da Juniper têm uma aparência bonita e elegante.
- Cedro... Este tipo de madeira tem muito em comum com o pinheiro. Portanto, está em demanda entre os escultores. É melhor usado para criar artesanatos originais decorados com entalhes de contorno.
- Cereja de pássaro... Madeira forte e resistente à umidade também é usada para vários artesanatos. Tanto uma árvore jovem quanto uma velha são lindas.Para facilitar o trabalho com este material, é necessário secá-lo antes do uso.
- árvore de maçã... As matérias-primas também devem ser pré-secas antes do uso. Isso deve ser feito com muito cuidado para evitar o ressecamento. É conveniente para lixar, pintar e polir a madeira acabada.
- Hazel... Este material é perfeito para decorar pequenos artesanatos. Muitas vezes, belas peças de xadrez e pequenas estatuetas são esculpidas em avelã.
A aparência do produto acabado depende muito da escolha do material. Portanto, este processo deve ser tratado com responsabilidade.
Características do trabalho
Um papel importante é desempenhado pela preparação correta da madeira para o trabalho. Antes de começar a decorar produtos com entalhes, o material deve estar bem seco. Nesta etapa do processamento, todo o excesso de umidade é retirado da madeira. É melhor secar o material ao ar livre.
Depois de preparar o material e adquirir as ferramentas necessárias, você pode começar a criar um esboço. Isso o ajudará a entender como será a aparência do produto acabado, bem como a escolher a tecnologia de execução correta.
Você mesmo pode desenhar um esboço ou apenas imprimir um padrão adequado e transferi-lo com cuidado para uma superfície de madeira.
Em seguida, você pode passar para a parte principal do trabalho. A escultura em madeira consiste em várias etapas.
- Revelando o alívio. Nesse estágio, é feita uma marcação aproximada do padrão futuro. O elemento principal recebe uma forma adequada.
- Processamento bruto. Após uma inspeção preliminar, você deve tentar dar uma característica à imagem.
- Remoção de fundo. Este processo começa com o processamento das maiores áreas do fundo. Talhadeiras largos são usados para este propósito.
- Revelando pequenos detalhes em relevo. Nesta fase, as peças pequenas são cortadas com uma faca afiada. O padrão é mais elaborado.
- Acabamento de acabamento. Depois disso, o processo de beneficiamento do material começa com a moagem. É feito com lixa comum. Em seguida, a superfície do produto é coberta com agentes de polimento especiais.
Quando o produto estiver pronto, pode ser revestido com uma demão de verniz, óleo de acabamento ou cera.
Medidas de segurança
Você precisa cortar lindos enfeites em madeira com suas próprias mãos com muito cuidado. No processo, você deve cumprir as regras a seguir.
- Use para escultura em madeira ferramentas bem afiadas.
- Encontrar o local de trabalho certo... Deve estar bem iluminado. A melhor opção são os móveis localizados bem ao lado da janela. A mesa de trabalho deve ser forte e estável.
- No processo de trabalho com ferramentas, facas e cinzéis precisam segure firmemente em suas mãos.
- Não armazene sobras de madeira ou serragem nas proximidades com fontes de fogo aberto.
- Você precisa armazenar ferramentas em local quente e seco para não enferrujar.
Se possível, é melhor alocar uma sala separada para a escultura em madeira. Nesse caso, será possível se dedicar ao que você ama, sem interferir com nenhum de seus entes queridos.
Formulários
Existem vários dos usos mais populares para escultura em madeira.
- Decoração da cozinha. Os utensílios de cozinha e a decoração para a cozinha são há muito tempo decorados com vários padrões. Grandes tábuas decoradas com figuras de pássaros, animais e várias cores ficam lindas no interior da sala. Colheres, bases para pratos quentes, bem como várias bandejas decoradas com padrões originais também parecem ótimos.
- Pinturas de interiores. Não apenas molduras para ícones e várias imagens são feitas de madeira, mas também pinturas completas. Os padrões neles são criados sem o uso de pincéis e tintas. Ao mesmo tempo, eles parecem bastante realistas. Essas pinturas caberão perfeitamente no interior de uma sala no estilo escandinavo ou no estilo ecológico. Além disso, os produtos de madeira ficam bem em saunas.
- Decorações para a casa... Você pode decorar a sala não só com pinturas em madeira, mas também com outros artesanatos interessantes.Para isso, você pode usar belas máscaras decoradas com entalhes em relevo, assim como estatuetas originais. Por exemplo, estatuetas representando águias, lobos ou gatos e ratos graciosos.
- Decoração para jardim. Para decorar a área do jardim, você pode usar bancos maciços com esculturas elegantes, bem como estatuetas especiais cobertas com uma camada de verniz protetor. Você pode decorar o local usando ratos decorativos, gnomos ou vários pequenos animais.
- Brinquedos... Os brinquedos originais para crianças têm um aspecto invulgar e são adequados até para crianças pequenas. Tendo dominado a técnica de escultura, você pode aprender a criar belas estatuetas. Por exemplo, estatuetas de personagens como Papai Noel ou uma fada de contos de fadas. Além disso, um construtor de alta qualidade e cubos brilhantes são feitos de madeira.
Sabendo como criar esculturas feitas à mão, você pode aprender a fazer lindas lembranças ou presentes para seus entes queridos.