Tudo sobre escultura em relevo
A talha em relevo é uma das formas ancestrais de se decorar objetos: pratos, móveis, elementos decorativos e outros. Coisas decoradas com esculturas ainda são amplamente admiradas e populares. Tendo dominado todas as complexidades da arte, o entalhador pode garantir uma boa renda para si mesmo. Mas como dominar esse ofício difícil? Que dicas para iniciantes os mestres estão dispostos a compartilhar? Tudo isso e muito mais pode ser encontrado neste material.
Peculiaridades
A escultura em madeira tem uma longa história que remonta à Antiga Rus. Com o tempo, foram formadas técnicas independentes de tratamento de superfícies de madeira, cada uma com suas próprias nuances e características únicas.
- Fio de contorno... Este tipo de entalhe pode erroneamente parecer o mais simples: linhas simples são aplicadas a uma peça plana, a partir da qual é formado o contorno de um padrão, paisagem, etc.
- A técnica mais comum é geométrico. Neste caso, o padrão é formado a partir de uma combinação de formas geométricas ou cortes.
- Fio de face plana envolve entalhar recortes na superfície lisa de uma base de madeira que forma uma imagem.
- Entalhe escultural (volumétrico) pode ser corretamente chamada de a mais complexa das técnicas. O mestre dá à peça em branco (raiz, calço, galho grande) a forma desejada, adiciona detalhes e obtém uma estátua completa de material natural.
- Escultura em relevo, que será discutido neste artigo, tem vários recursos específicos. A imagem de plantas, animais ou apenas um ornamento se projeta no primeiro plano devido ao plano de fundo recortado. Outra característica única da técnica de relevo é o jogo inimitável de luz e sombra.
Instrumentos
As esculturas em relevo requerem ferramentas especiais.
Vale esclarecer que nos estágios iniciais de familiarização de um entalhador iniciante com madeira, conjuntos profissionais caros de facas, cinzéis, marretas e outras coisas não são absolutamente necessários.
Moeda bem afiada faca e faca de batente - os principais ajudantes dos iniciantes. Mais tarde, quando você tiver alguma experiência e os movimentos das suas mãos estiverem mais confiantes, você pode comprar as seguintes ferramentas:
- cinzéis de canto (gameuses);
- cinzel reto;
- cinzel de raio (semicircular);
- shtikhel.
Os artesãos qualificados adicionam vários dispositivos adicionais ao "arsenal" acima:
- cranberries - cinzéis, cuja tela é curva;
- facas: power, straight e Bogorodsky.
Tecnologia passo a passo
Antes de aplicar o desenho, é preciso decidir a escolha do material de origem, pois metade do sucesso depende do tipo de madeira.
- Linden... A madeira tília é a campeã indiscutível das madeiras utilizadas na escultura. Plástico, leve e acessível, é perfeito para um iniciante e um mestre. Coloração ineficaz é o único menos de tília.
- Amieiro... O amieiro (preto e vermelho) é um material denso. Apesar de a madeira de amieiro ser bastante difícil de obter, é perfeitamente cortada e praticamente não dobra após a secagem.
- Pera... A madeira de pera densa e homogênea pode ser igualada à de tília e amieiro.
- bétula... A bétula resiliente e densa é adequada para entalhadores de nível médio que trabalharam com tílias. Esta madeira é utilizada para a confecção de pequenos produtos, pois pode deformar-se ao secar.
- Carvalho... O carvalho maciço e difícil de processar é um material para verdadeiros profissionais. Ferramentas afiadas e a mão firme de um mestre serão capazes de transformar a madeira teimosa em um relevo hipnotizante.
Depois que o cortador decidir sobre o material, ele deve ser bem seco. A colheita da madeira começa em novembro e termina em fevereiro, quando a quantidade de seiva na madeira é mínima. Ao comprar madeira para esculturas, certifique-se de verificar se ela já secou. Se você quiser preparar as peças por conta própria, verifique o algoritmo de secagem:
- limpe a árvore da casca e dos galhos;
- divida-o em partes;
- ferver as peças em recipientes próprios com adição de sal por 4 horas;
- coloque futuras fundações no porão por vários dias;
- Mova a madeira para uma área ventilada.
Depois que o cortador decidir sobre um esboço para o produto, ele deve ser transferido para a peça de trabalho. Os seguintes métodos e objetos são usados para transferir a imagem.
- Papel de cópia... As linhas do papel carbono podem ser apagadas livremente, o que permite que você mude o padrão imediatamente.
- Stencil. Recorte um esboço de papel ou papelão, fixe-o na peça de trabalho e faça um círculo. Além disso, usando um estêncil, você pode delinear o contorno, marcando cantos e dobras com perfurações. As perfurações são conectadas com um simples lápis.
- Fraser. Se você não tem medo de correr riscos, anexe um modelo à árvore e recorte-o com sua ferramenta.
- O esboço é deslocado durante o processo de transferência? Sem problemas! Coloque sob um pedaço de tapete de borracha de madeira ou suporte, e o desenho será preciso e exato. É nesta fase que se deve pensar na localização dos detalhes e dos objetos principais, prestando especial atenção à composição.
A próxima etapa do trabalho é cortando o contorno principal... A remoção delicada do fundo é o destaque da escultura em relevo. A formação desta habilidade é a principal tarefa de um iniciante.
Os cinzéis de raio ajudam a remover grandes quantidades de fundo com o mínimo de força.
A penúltima etapa - contornar com cinzéis de canto.
Depois de pronto, o produto deve ser revestido com um dos seguintes compostos.
- Mancha. A coloração é usada para dar à madeira um tom nobre, bem como para realçar os contrastes na obra: as áreas escurecidas "recuam" para o fundo, formando uma imagem tridimensional.Mas esse revestimento só é adequado para grandes relevos; O entalhe em pequenos relevos sob a influência da mancha pode inchar, o que, sem dúvida, prejudicará irreparavelmente o aspecto do produto.
- Cera. Um acabamento de cera é uma opção adequada para esculturas feitas em espécies de madeira escura. A cera confere brilho e maciez ao produto acabado. A eficácia de um revestimento de cera geralmente depende de como você o pulveriza. Às vezes há dificuldades com o polimento no acabamento de relevos volumétricos e trabalhos com abundantes e pequenos detalhes.
- Manteiga. Usando óleos como revestimento decorativo, vale a pena considerar algumas das nuances que podem levar ao inchaço ou manchas. Para linhas em relevo, recomenda-se aplicar óleo em, no máximo, duas demãos.
Dicas dos mestres
- Uma ferramenta romba não é adequada para o trabalho, pois requer muito esforço ao entalhar. Cuidado com a nitidez dos cinzéis e klukars.
- Ao dominar a escultura, comece com padrões geométricos simples. Então você pode passar para algo mais difícil: vegetação, animais, pessoas.
- Nunca aponte o cinzel em sua direção durante o trabalho: isso pode ser perigoso. Mire o instrumento na direção oposta ou mantenha-o paralelo ao peito.
- Para facilitar a transferência dos esboços para a peça de trabalho, faça um desenho em uma escala 1: 1 usando papel milimetrado ou papel vegetal.