Tudo sobre linha de avião
Por muito tempo, foi costume decorar sua casa e utensílios domésticos com vários enfeites. O material mais prático para isso era a madeira. Nossos ancestrais identificaram muitos benefícios ao trabalhar com madeira. A principal delas é a conveniência e facilidade de processamento. No mundo moderno, os produtos de madeira também continuam populares, e os feitos à mão são de grande valor. Uma técnica de entalhe em madeira bastante comum é o relevo plano, e sua vantagem é que todos podem dominá-la.
Recursos e tipos
A natureza do entalhe em relevo plano é um aprofundamento ou protuberância do fundo em cerca de 5 a 7 mm ao redor do ornamento. Com isso, a imagem torna-se tridimensional e mantém a altura das partes gofradas, tendo a mesma profundidade de fundo. O esboço é baseado em várias imagens de animais, pássaros, plantas, humanos. Você também pode trabalhar até os menores detalhes. Freqüentemente, esses padrões são usados para decorar pratos, utensílios domésticos, móveis, balaústres.
Ao executar esta técnica, é comum distinguir os tipos de tecnologia:
- com fundo pintado;
- com um contorno combinado;
- com fundo de almofada;
- com um fundo selecionado e sublinhado.
É extremamente difícil distinguir as técnicas umas das outras, uma vez que uma imagem plana é característica da escultura em madeira. Muitas vezes acontece que todos os tipos estão interligados em uma composição.
Ferramentas e material
Conselhos para iniciantes em escultura em relevo plano - é melhor escolher uma madeira macia. Estes incluem: choupo, tília, pinho. Os entalhadores mais experientes usam tipos duros de madeira: faia, nogueira, acácia, carpa.
Para fazer este tipo de fio, você deve preparar ferramentas:
- arquivos;
- furadeira elétrica;
- régua;
- plaina com uma serra de vaivém;
- faca de ombreira com serra;
- formão;
- bússola e borracha.
Tecnologia de execução
Prepare-se primeiro material para o fio. A madeira deve ser lisa, aplainada e limpa com lixa. Se o fundo for claro, então ele é tratado com uma junta e o escuro é pintado. O ornamento para fabricação é selecionado de livros especializados, álbuns, revistas e papel vegetal ou papel carbono é usado para uma execução precisa. Para iniciantes, é melhor usar um esboço aplicado diretamente à própria peça de trabalho.
Faca de ombreira - a ferramenta mais importante de um entalhador... Ao trabalhar, é segurado com firmeza na mão, direcionando a lâmina em sua direção e, com uma leve pressão, o enfeite é puxado para fora. A faca deve estar inclinada. Depois que a incisão é feita, a própria incisão é feita. Todos os arredondamentos são feitos com um canto de cinzel, com a largura correta da lâmina. Para um produto com linha gravada, primeiro você precisa fazer uma peça bruta, e o processo em si começa com o corte do fundo. No futuro, é arredondado.
Todos os cortes são feitos apenas com cinzéis semicirculares. É muito importante manter uma inclinação de 30 graus do corte.
A tecnologia de confecção de linha com fundo de almofada é semelhante à do primeiro tipo.... Ela difere da técnica velada apenas porque o contorno é ligeiramente mais baixo do que o próprio padrão. Conseqüentemente, a quantidade de trabalho ao executar tal thread é muito maior. Adequado para artesãos mais experientes. No final do trabalho, o desbaste é feito com lixa ou lixa fina. Os iniciantes devem começar com um fio com um contorno selecionado. Essa rosca é considerada mais fácil de executar, porque o contorno é removido em um ângulo de 30-45 graus de inclinação em relação ao plano. Nenhuma moagem adicional é necessária.
Ao realizar a técnica com um rebaixo ou fundo selecionado, a diferença dos outros tipos é que uma depressão é feita em um círculo a partir do padrão principal, e a imagem parece elevar-se acima da base.
Desenhos com o fundo selecionado são usados na fabricação de composições tridimensionais de madeira. No final do trabalho, o produto é tingido com várias manchas ou corantes. Em seguida, são lixados com lixa. Pode ser revestido com verniz incolor.
Na produção, o entalhe em relevo plano é executado em máquinas CNC especiais. Por sua vez, a tecnologia da máquina-ferramenta também pode ser dividida em 2 tipos.
- Escultura no corpo: o fundo do fio está 4-5 mm mais baixo do topo da fabricação e a parede é cortada com um cortador de 30-60 graus. O resto das linhas de desenho e a parte decorativa são cortadas com um cortador de 90-120 graus. Este tipo é mostrado na imagem de uma coruja em vôo.
- Rosca de relevo plano com fenda. Com este método, o fundo principal é cortado diretamente em ângulos retos e a parede externa da linha é cortada ao meio ou em uma pequena parte usando um cortador de 30-60 graus. A aparência desta técnica é mostrada em um estande.
Apesar da facilidade de trabalho na máquina, algumas regras técnicas devem ser seguidas... Uma das principais coisas é respeitar o tamanho da imagem e os cortadores adequados para ela, de modo que, ao cortar o fundo, use o mínimo possível de cortadores e reduza significativamente o tempo de troca da ferramenta de trabalho. Além disso, ao formar uma imagem, deve-se observar a estrutura da composição, sua consistência e completude. As tramas devem ser estritamente observadas. Para tornar seu trabalho mais fácil, você pode usar um esboço feito à mão e gerá-lo por meio do programa CorelDraw.
Você pode assistir à escultura em madeira em relevo plano no vídeo abaixo.