Escultura em madeira

Visão geral das ferramentas de escultura em madeira

Visão geral das ferramentas de escultura em madeira
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. Fabricantes
  4. Qual escolher?
  5. Como fazer sharpen?
  6. Como fazer isso sozinho?

A escultura em madeira é uma das artes decorativas mais antigas que sobreviveu até hoje. Nos tempos da Rússia antiga, esta ocupação era considerada bastante difícil, visto que não existiam tecnologias na atualidade, e também havia um conjunto limitado de ferramentas, graças às quais é possível criar os mais incríveis padrões em uma superfície de madeira. .

Felizmente, hoje a tecnologia tem feito grandes avanços e qualquer pessoa pode facilmente dominar essa habilidade e encantar os outros com seu trabalho. Mas, além de habilidade e talento, é necessário adquirir ferramentas adequadas, sem as quais o processo de entalhe em madeira será simplesmente impossível.

Peculiaridades

A caixa de ferramentas dos mestres de escultura em madeira é bastante ampla, pois um ou outro elemento é necessário para realizar certas ações. Como o processo de escultura em si é dividido em vários tipos, você precisará da ferramenta apropriada para completar cada um deles.

Nesse sentido, fica claro que o arsenal de um verdadeiro profissional é muito amplo e merece atenção especial. Considere quais ferramentas são necessárias para entalhar em madeira, como elas diferem e para que trabalho se destinam.

Além disso, é necessário estudar cuidadosamente as características da escolha dos instrumentos e as nuances de cuidar deles.

Visualizações

Existem muitas variedades de ferramentas de escultura em madeira que desempenham uma função ou outra, e esta é sua característica distintiva. Vale a pena considerar cada um deles separadamente, mas por conveniência, eles podem ser divididos em dois grupos principais: ferramentas que funcionam com eletricidade e por meio de interação manual.

É importante notar que ambos os grupos são ativamente usados ​​até hoje, e alguns artesãos até preferem ferramentas manuais.

Elétrico

Talvez a ferramenta elétrica mais usada seja a furadeira. As dimensões desta unidade são tão diversas que a variedade torna mais fácil escolher o modelo certo dependendo da quantidade de trabalho. Além dos modelos que operam em conexão direta com a rede, existem também pequenas versões móveis, que são alimentadas por baterias recarregáveis. Além disso, a broca tem muitos acessórios, de modo que o alcance de seu uso é muito amplo.

O quebra-cabeças elétrico também tem uma demanda bastante alta, visto que sua funcionalidade equivale a ferramentas manuais como uma rede arrastão ou serra de arco. Devido ao aparelho possuir controle eletrônico e controle de velocidade, sua vibração é mínima, o que significa que os movimentos serão mais precisos. Além disso, o dispositivo permite que você altere o elemento de serra e selecione a opção apropriada com determinados dentes.

Para chanfrar, cortar arestas e ranhuras e selecionar um quarto, você deve usar uma fresadora elétrica manual. Em alguns casos, esta ferramenta é usada para fazer roscas de parafuso decorativas.

Quando um mestre precisar cortar um elemento de madeira em qualquer direção e em qualquer ângulo, protegendo sua vida e saúde tanto quanto possível, use uma serra circular ou circular. Alguns modelos são equipados com um sistema de controle eletrônico que permite dar uma partida suave e aumentar gradativamente a velocidade de rotação para um corte mais preciso.

Ajustar um elemento de madeira a certos parâmetros e aparar é feito com um avião elétrico. Devido ao fato de que o bloco de faca possui uma barreira especial, o mestre, o produto e os elementos do próprio dispositivo são protegidos ao máximo contra danos.

Máquinas de correias e discos para retificação, que é realizada por meio de vibração.

Essas ferramentas são necessárias para preparar o elemento de madeira para o polimento seguido da aplicação de um verniz de proteção.

Manual

Existem algumas ferramentas manuais para trabalhar com materiais de madeira e estão divididas em vários grupos, que incluem um certo número de itens. Portanto, como um grupo separado, vale a pena considerar os cinzéis, modelos planos e arredondados, que têm sua própria numeração e designação.

  • O primeiro número é um cinzel, destinado a trabalhos gerais, realizando cortes retos e realizando acabamentos de tamanho médio. Sua largura é de 12 mm e seu formato é reto e plano.
  • O cinzel nº 2 também tem uma largura de 12 mm e é usado para aparar pequenas peças e executar alguns trabalhos. Sua forma plana oblíqua permite um movimento mais preciso e detalhes mais precisos da peça de trabalho.
  • Para obras de arte delicadas, o cerazik é ideal - um cinzel arredondado com largura de apenas 3 mm, também denominado número 3.
  • O cinzel nº 9, de formato reto arredondado e largura de 25 mm, ajudará a realizar cortes rápidos e facilitará o trabalho em geral.
  • O cinzel nº 10 é redondo e tem 8 mm de largura, o que o torna uma opção muito adequada para alguns trabalhos gerais e de canal.
  • O modelo curvado de 9 mm # 14 é ideal para cortar curvas e partes planas.
  • O cinzel nº 21 também tem uma largura de 9 mm, projetado para fazer ranhuras arredondadas com seu posterior acabamento. Esse modelo tem o formato de uma colher e também é chamado de cranberry.
  • A colher de cranberry de 12 mm de largura é a ferramenta mais adequada para criar uma superfície mais em relevo, com fendas e curvas.
  • E o ângulo reto forjado número 39 é projetado para cortar letras.

Existe também um conjunto especial de cinzéis profissionais, composto por apenas 7 itens, necessários para a realização de trabalhos mais delicados e complexos:

  • cinzel angular em forma de colher, de formato plano, adequado para trabalhos à direita e à esquerda (dependendo do tipo);
  • cranberry, que tem uma curva reversa;
  • modelo colher cinzel, equipado com uma curva escalonada;
  • um cinzel, cuja forma se assemelha a uma cauda de peixe (o nome desta ferramenta é apropriado);
  • canto em forma de asa;
  • uma ferramenta curva com uma ranhura retangular;
  • modelo colher equipado com uma ranhura retangular arredondada.

Além de todos os tipos de cinzéis listados, outras ferramentas também são usadas, sem as quais o processo de entalhe em madeira será simplesmente impossível ou visivelmente complicado.

Por exemplo, facas para detalhes de elementos. Normalmente são utilizados três tipos desta ferramenta: um modelo dobrável, um produto com lâmina fixa convencional e com elemento de corte substituível.

Serras manuais são essenciais para serrar peças dobradas, remover o excesso de peça de trabalho e aparar bordas.

Para facilitar o descasque da casca e o excesso de madeira, é melhor usar um raspador. Na maioria das vezes, a ferramenta é usada para fazer pratos de madeira.

O plano é perfeito para o processamento ondulado de peças de trabalho. Ferramentas de várias etapas e dentes curvos irão ajudá-lo a moldar sua peça.

Abrasivos, arados, raspadores, rotores e brocas manuais, martelos e algumas ferramentas de torneamento são usados ​​ativamente. Você também pode precisar de dispositivos como marretas, enxós e relevos para facilitar o trabalho com cinzéis e facas.

Fabricantes

Ao escolher uma ferramenta para esculpir madeira, é preciso estar atento não só ao modelo, tipo e características individuais, mas também ao fabricante do produto oferecido. Em alguns casos, é esse fator o mais significativo e fornece as informações mais completas sobre a qualidade das ferramentas.

Por exemplo, O estoque japonês moderno tem características muito boas, já que os fabricantes não economizam e não economizam na qualidade dos materiais. Além disso, o custo das ferramentas permanece em um nível médio, por isso são acessíveis para artesãos com habilidades diferentes.

A empresa tcheca Narex produz ferramentas de alta qualidade, cuja parte metálica é feita de uma liga especial de aço inoxidável. O material não dobra, é resistente a temperaturas e, se bem afiado, permanece afiado por muito tempo.

Os instrumentos fabricados na Alemanha, Suécia, Rússia e Polônia também são famosos por sua boa qualidade.

Mas a produção chinesa deve ser evitada, pois é neste país que se fabricam falsificações de baixa qualidade e se utilizam metais que não se diferenciam pela resistência.

Qual escolher?

Com uma vasta gama de produtos diferentes, incluindo ferramentas para talha, fica muito difícil escolher um bom conjunto e não se enganar. Claro, você sempre pode pedir ajuda a um assistente de loja. Mas e se você comprar um produto online ou esperar um segmento de preço mais baixo do que o que eles estão tentando impor a você?

Considere algumas dicas simples para ajudá-lo a tornar sua escolha mais fácil e evitar erros comuns.

  • Não é necessário correr atrás de ferramentas caras, pois o alto custo não lhes confere as melhores qualidades. A atenção deve ser dada em primeiro lugar às características.
  • Os principais materiais usados ​​para fazer facas e cinzéis de qualidade são o aço e a madeira. Na presença de outros metais e plásticos nas características, você deve pensar seriamente sobre a qualidade e confiabilidade de tal produto.
  • Para que você se sinta confortável ao trabalhar com a ferramenta, é necessário segurá-la nas mãos e realizar várias manipulações que imitam o trabalho com madeira. Com base em seus sentimentos, você pode escolher um produto com uma alça do tamanho adequado.
  • A ferramenta elétrica deve ser selecionada com especial cuidado, garantindo a qualidade dos fios e a confiabilidade, bem como a integridade da caixa.
  • Existem muitos kits para iniciantes, mas sua funcionalidade nem sempre é semelhante às ferramentas para profissionais experientes. Portanto, é melhor voltar sua atenção para um kit de qualidade para artesãos com alguma experiência, a fim de evitar complicações e pagamentos indevidos.
  • O mesmo se aplica aos conjuntos de presentes, uma vez que a qualidade da maioria deles pode ser bastante questionável, a menos, é claro, que estejamos falando de conjuntos de ferramentas de marcas confiáveis, cujos conteúdos permanecem inalterados, mas apenas a embalagem é diferente.

Como fazer sharpen?

Para que seus instrumentos permaneçam em boas condições por mais tempo e tenham o melhor desempenho possível, você precisa cuidar deles. O processamento e a nitidez são as principais etapas da manutenção. Mas se o processamento pode ser feito facilmente em casa, o que fazer com a nitidez?

O acesso regular a especialistas pode ser tedioso e muito caro, por isso é recomendável aprender como afiar suas ferramentas sozinho, em casa.

Em primeiro lugar, vale a pena identificar o que é necessário para afiar as ferramentas de escultura em madeira:

  • abrasivos de grão fino;
  • burros com óleo ou água;
  • para simplificar o processo, você pode usar ferramentas elétricas para afiar.

O trabalho é feito em várias etapas.

No primeiro estágio, a lâmina é afiada para formar pequenas rebarbas na superfície.

Na segunda etapa, essas rebarbas são alisadas e a ponta fica mais lisa.

Na terceira etapa é realizada a retificação, na qual a superfície da ferramenta adquire perfeita lisura e brilho espelhado.

A etapa final é o processamento do dispositivo e a verificação final da ponta na superfície da madeira.

Como fazer isso sozinho?

      Muitas vezes, muitos profissionais, não querendo trabalhar com uma ferramenta adquirida, preferem fazê-la com as próprias mãos. Para iniciantes, esse processo pode parecer um tanto difícil, mas se você seguir as recomendações passo a passo, poderá facilmente lidar com a tarefa.

      • Em primeiro lugar, é necessário determinar os parâmetros dos produtos e fazer desenhos.
      • Se você tem experiência no trabalho com metais, não será difícil fazer uma ponta com a forma desejada cortando-a de uma folha grande ou derretendo-a com um molde especial.
      • Recomenda-se personalizar as dimensões da peça de corte individualmente para você, levando em consideração as habilidades existentes.
      • Fazer um cabo de madeira com um artesão, para quem trabalhar madeira não é algo novo e desconhecido, não será difícil. Seu formato e tamanho também devem ser o mais confortáveis ​​possível para você.
      • Além disso, a ponta artesanal deve ser fixada no cabo para que mesmo com forte pressão não salte, pois isso pode ser bastante traumático.
      • Para manter a lâmina mais apertada, você pode aparafusar bem a extremidade no cabo ou usar um adesivo especial para metal.
      • Em seguida, é necessário lixar a parte metálica e tratar o cabo de madeira com compostos de óleo e verniz.
      • Depois que os produtos secam e a ferramenta é afiada, você pode usá-la com segurança em seu trabalho.

      Dicas para iniciantes em escultura em madeira no próximo vídeo.

      sem comentários

      Moda

      a beleza

      casa