Facas para entalhe em madeira: tipos e regras de seleção
A faca de trinchar é a principal ferramenta do artesão que faz objetos decorativos de madeira natural.... Existem várias variedades deste equipamento, cuja escolha é determinada em função do trabalho executado.
Característica
As facas para esculpir madeira vêm em diferentes formas, mas todos eles terão uma lâmina bastante curta em comparação com um talheres simples. Esse design se deve ao fato de que, se você cortar corretamente durante a operação, a ponta sofrerá uma pressão significativa e, quanto menor o comprimento da peça de metal, maior a probabilidade de ela não quebrar. Como todas as outras facas, as ferramentas para trabalhar madeira são equipadas com um cabo confortável, "nariz", "dorso", "calcanhar" e haste.
Os melhores deles têm uma lâmina feita de metal de alta qualidade que pode resistir a fortes tensões. Via de regra, para esse fim, são utilizados aços carbono, liga ou aços rápidos de determinados graus.
As dimensões da lâmina e da haste são selecionadas de acordo com as tarefas a serem realizadas. Por exemplo, para realizar um trabalho grosseiro, é melhor adquirir uma ferramenta com uma parte cortante igual a 70-90 milímetros, e para trabalhos delicados, uma ponta de 30 a 60 milímetros é suficiente. Uma faca de ombreira padrão tem um cabo de cerca de 100-150 milímetros, enquanto o tamanho da lâmina não vai além de 30-70 milímetros.
As principais características de uma faca para entalhe em madeira podem ser vistas no exemplo de uma ferramenta marca Morakniv. Sua lâmina fina em forma de cone é feita de aço carbono laminado, e seu cabo de bétula é adicionalmente impregnado com óleo.
O comprimento da faca chega a 165 milímetros e o comprimento da lâmina é de 60 milímetros. A espessura da coronha é de 2,7 milímetros e o peso não ultrapassa 69 gramas.
Visualizações
Como regra, o kit mestre de escultura em madeira inclui várias facas profissionais.
Ombreira
A faca Jamb é considerada ferramenta universal relacionada aos incisivos principais... A ferramenta é utilizada para criar formas geométricas, corrigir linhas e elementos, bem como para acabamento final. É insubstituível na criação de composições planas e volumétricas. A faca oblíqua tem uma lâmina afiada em um ângulo de 60 graus. Em um conjunto, essa ferramenta costuma se apresentar em diversas variações, diferindo no tamanho, no material a ser processado e nas especificidades do trabalho executado.
Uma espécie de batente é um canivete de bandeira, sua aparência lembra um triângulo, sendo um dos vértices "imerso" no cabo. Esse cortador também é comumente referido como universal.
Cortador
A faca de corte é um cortador versátil, necessário tanto para o iniciante quanto para o profissional. Uma lâmina alongada pode ser reta ou ligeiramente curvada, mas o dorso é sempre curvado. A nitidez é realizada em um ângulo de 35 graus. Na maioria das vezes, o cortador é usado para criar padrões geométricos em painéis volumétricos. A lâmina confortável é perfeita para moldar formas curvas e linhas suaves. É costume chamar um canto de uma espécie de cortador.
Machadinha
A faca de machadinha é considerada um tipo raro de faca de trinchar, apesar de permitir fazer a maior parte do trabalho básico. Como você pode imaginar pelo nome, o instrumento se parece com um machado em miniatura, um lado do qual é o "calcanhar" e o outro lado é o "dedo do pé". Durante a afiação, o ângulo necessário é selecionado dependendo das características da madeira que está sendo processada. É comum criar uma faca de machadinha com suas próprias mãos antes de realizar um trabalho específico. Ele pode usar não apenas os dois lados, mas também a parte do meio da lâmina.
Com a ajuda deste machado, as ranhuras são criadas e as ranhuras de alívio são limpas. A parte central da ponta lida bem com os elementos volumétricos.
Faca bogorodsky
A faca de Bogorodsky, também chamada de "Tatyanka", é usada para a execução da escultura de Bogorodsky - criação de estatuetas de madeira feitas à mão. Por fora, parece um pouco com um cortador europeu, mas tem uma lâmina alongada e um cabo encurtado. Pode ser utilizado tanto para o trabalho inicial quanto para o acabamento final. A ferramenta tem uma borda lisa, mas está parcialmente afiada. Essa variedade pode existir em vários tamanhos, e o comprimento da lâmina varia de 3 a 9 centímetros.
Se a interação for feita com madeira macia, então uma dessas facas pode implementar todo o ciclo de trabalho. O cabo confortável cria a pressão necessária na lâmina e, portanto, com a ajuda da faca Bogorodsky, você pode fazer o fio mais "poderoso".
Clerical
Alguns iniciantes acreditam que a escultura em madeira é adequada uma faca de papelaria comum com lâminas amoladas substituíveis. A ferramenta é bastante barata e permite ajustar o comprimento da ponta, mas seu uso é muito perigoso. Uma vez que durante o processo de trabalho a pressão é freqüentemente aplicada à superfície lateral da lâmina, ela pode quebrar rapidamente e, voando, arranhar a peça de trabalho. no entanto uma faca de escritório será útil para a marcação inicial.
Fabricantes
Os principais fabricantes de facas para entalhar em madeira incluem empresas Flexcutfornecendo ao mercado conjuntos de facas de qualidade, bem como Geada, além dos incisivos, também produz cortadores de colher. Empresa Dem-Bart é especializada em ferramentas de decoração de bunda, e "Petrov e Filho" produz facas retas de vários tipos.Alta qualidade garantida por uma marca suíça Pfeil, em cujo sortimento você pode encontrar até batentes de facas canhotos, bem como a marca sueca Mora.
Compromisso
Uma faca projetada para entalhar em madeira permite ao artesão fazer objetos decorativos de madeira natural. A principal característica do produto é a presença de uma lâmina encurtada, que permite um trabalho delicado. Usando uma faca artesanal, você pode criar padrões intrincados e criar um volume profundo, bem como fazer recortes em colheres e outros produtos. Algumas variedades de ferramentas são adequadas para contorno, relevo, entalhe crespo ou parafuso, enquanto outras são ideais para cortar uma figura em miniatura em etapas. A faca permite limpar ranhuras e fundo, bem como remover chanfros... Claro, é ele a principal ferramenta para a escultura artística.
Características de escolha
Para artesãos iniciantes, é recomendável comprar não uma faca separada, mas um conjunto pronto para entalhar, incluindo, por exemplo, rebites e glucarzes. Os produtos recebem boas críticas fabricantes nacionais e estrangeiros, portanto, a escolha de produtos no mercado é bastante extensa. Para o trabalho inicial, bastará comprar um pequeno kit, incluindo modelos com lâminas retas redondas. Com o tempo, algumas facas podem até ser feitas com as próprias mãos, de forma que o cabo corresponda totalmente ao contorno da mão, e a mão não escorregue durante muitas horas de trabalho.
Antes de comprar, é importante saber não só o país de produção e a empresa fabricante, mas também a marca de aço utilizada. Já na hora de escolher uma faca, você deve segurá-la definitivamente em suas mãos, avaliar a praticidade do trabalho e o conforto do movimento. É importante que a lâmina seja forte e bem temperada e que a superfície esteja livre de ferrugem e quaisquer defeitos. Toda a parte de corte deve ser fixada com segurança no cabo sem qualquer folga, a menos, é claro, que este seja um modelo com lâminas substituíveis.
É ótimo se o cabo da faca for de madeira, pois será conveniente segurá-la mesmo com as mãos suadas. No entanto, o uso de plástico de alta qualidade também é conveniente.
É necessário acompanhar a suavidade do cabo, bem como a ausência de trincas, saliências e rebarbas. O entalhe é mais conveniente com uma faca com cabo cilíndrico, cônico ou em forma de cogumelo. Hoje, no mercado, existem modelos com cabos de formato anatômico e reentrâncias especiais para os dedos, mas a maioria dos artesãos iniciantes os acham desconfortáveis. A propósito, a bainha incluída é um bom bônus.
Regras de afiação
Afiar facas com alta qualidade é uma condição importante para fazer produtos esculpidos bonitos e limpos. Para realizar este procedimento, são necessárias várias barras de granulação grossa e granulação fina, um cinto de couro velho que ajude a endireitar, bem como a pasta GOI ou seu análogo. Antes de afiar uma faca, a barra deve ser molhada. O trabalho começa com a participação de uma ferramenta de grão grosso - a fresa é posicionada no ângulo desejado e então afia pressionando para fora de si mesma. Normalmente, é escolhido um ângulo de 15 a 24 graus. Além disso, a sequência de ações é repetida em uma barra de granulação média - como resultado, uma lâmina nítida e afiada deve aparecer na faca.
A última etapa é realizada sobre uma pedra diamantada de fina abrasividade, durante a qual é retirado o chanfro metálico surgido na etapa anterior. Finalmente, uma camada de pasta contendo óxido de cromo é espalhada sobre a correia e usada para polir o fio da navalha. A propósito, lapidar a correia pode ser executado com mais frequência do que afiar totalmente, permitindo corrigir rapidamente um cortador levemente cego.
Uma faca para entalhe em madeira "Bogorodsky" é apresentada a seguir.