Escultura geométrica em madeira
Freqüentemente, objetos de madeira, sejam pratos ou atributos de móveis, atraem muitos olhares entusiastas devido a uma decoração especial - um ornamento de forma geométrica despretensiosa esculpida neles. Tal fio, embora pareça à primeira vista simples e composto por linhas e formas leves, ainda é bastante complexo na execução, trabalhoso e consumidor de energia.
Vamos dar uma olhada mais de perto no que é a talha geométrica e como ela apareceu, bem como nos familiarizar com os tipos de padrões e o lado técnico de sua execução.
O que é isso?
Escultura geométrica em madeira - talvez um dos tipos mais difíceis de decoração de objetos de madeira.
A peculiaridade desta técnica reside no fato de que todo o ornamento é constituído exclusivamente por peças geométricas e é executado com um estilete.
Via de regra, se o mestre tiver experiência suficiente e mão firme, a geometria do padrão será visível a olho nu.
É claro que a era das tecnologias modernas torna possível fazer esses produtos com máquinas especiais, mas é impossível garantir a qualidade e a precisão que podem ser rastreadas nos trabalhos de um artesão profissional experiente. O que podemos dizer da exclusividade do produto e do fato de que tal beleza só pode ser criada a partir de um coração puro, colocando uma partícula da alma na obra.
A finalidade desses objetos pode ser variada, uma vez que esculturas podem ser utilizadas para decorar cadeiras, portas de armários e portas de entrada, bem como pratos, pernas de bancada, mesa, venezianas e muito mais.
Deve-se notar que o fio em si não tem nenhuma funcionalidade e é usado exclusivamente como decoração.
A história do desenvolvimento
Mesmo na Rússia antiga, surgiram os primeiros objetos, decorados com entalhes geométricos. E é a Rússia que é considerada o berço desta técnica de marcenaria, que mais tarde se espalhou por todo o mundo.
O fato é que os espaços nativos sempre foram ricos em florestas, então havia mais do que bastantes produtos de madeira que precisavam de decoração.
Além disso, as fechaduras das portas eram até feitas de madeira, que também eram decoradas com entalhes. Uma dessas cópias, criada no século 18, sobreviveu até hoje e está em um dos museus de Moscou.
Também é importante notar que a geometria da escultura remonta aos tempos em que as pessoas adoravam deuses pagãos, portanto, absolutamente todos os ornamentos aplicados a objetos tinham um significado certo e bastante profundo.
No mundo moderno, esses objetos não são dotados de nenhum significado mágico., mas nos dias da antiga Rússia, eles eram usados para proteger a família, guardar a casa e, às vezes, até mesmo de danos e mau-olhado.
Ferramentas necessárias
Para criar um padrão bonito e de alta qualidade na madeira, você precisa adquirir as seguintes ferramentas:
- facas chanfradas (também chamadas de "ombreiras") permitem que você crie quaisquer padrões geométricos na superfície da árvore;
- um pequeno cinzel plano, cuja largura não deve ser superior a 3 centímetros;
- uma serra é necessária para cortar todos os elementos e preparar peças em bruto de madeira;
- arquivos de diferentes formatos permitirão que você faça as ranhuras, reentrâncias e orifícios correspondentes;
- uma régua rígida ou flexível pode ser útil para criar um padrão simétrico;
- para aplicar as marcações, é necessário um lápis simples, que, se necessário, pode ser facilmente apagado da superfície;
- para aplicar marcações arredondadas, arme-se com uma bússola;
- você precisa de uma borracha para remover os traços de lápis.
Que tipo de madeira trabalhar?
Para trabalhar com essa técnica de entalhe, você precisará de madeira de alta qualidade. É dividido em vários grupos de acordo com algumas características.
- Madeira muito dura é o mais difícil de se trabalhar, nem mesmo todo profissional recebe facilmente um padrão em tal superfície. Mas muitas vezes a escolha recai sobre ela, já que é famosa por suas propriedades estéticas e boa resistência à deterioração. Os representantes mais famosos deste grupo são o carvalho, o dogwood e também a acácia branca.
- Madeira de dureza média - a matéria-prima mais comumente usada. A maioria dos artesãos prefere este tipo de blanks, pois são muito mais fáceis de trabalhar, possuem propriedades semelhantes com variedades mais duras, e também possuem uma estrutura bastante bonita nos cortes. Os representantes mais brilhantes desta categoria são faia, freixo, bétula e álamo tremedor.
- Softwood o melhor de tudo se presta a qualquer tipo de processamento, mas tem uma desvantagem significativa - ao entalhar, pode ser picado. Este tipo de matéria-prima é indicado tanto para iniciantes quanto para quem está aprendendo a esculpir. Neste grupo, os representantes mais famosos são o pinheiro, o salgueiro, o amieiro, a tília.
Tipos de padrões
Para entender as principais características distintivas de um ornamento específico feito na técnica de escultura geométrica, você precisa se familiarizar com vários tipos de padrões, bem como com esquemas e os fundamentos de sua execução.
Pegs
Os principais elementos a aprender são lascas, que prendem e cortam peças de madeira.
A tatuagem é feita de forma bastante simples: você precisa pegar a faca chanfrada na mão de trabalho e, aprofundando a ponta alguns milímetros na madeira, é preciso aplicar uma marcação em forma de triângulo ou losango.
Então você pode começar a podar seguindo as instruções.
- A lâmina cortante deve ser fixada no lado esquerdo do triângulo, e a seção chanfrada deve estar na área de seu ápice.
- Mova o cabo da faca para trás sem quebrar o paralelo entre o lado direito do triângulo e o gume da lâmina.
- Pressione a faca para baixo e retorne o cabo à sua posição original. Ao realizar essas ações, uma parte do formato e tamanho desejados deve se quebrar.
Losango
Cortar um diamante na superfície da madeira é bastante fácil, especialmente se você já domina a técnica de lascar. Acontece que esta figura é constituída por dois triângulos com uma base, pelo que pode ser recortada, agindo de acordo com o princípio descrito na versão anterior.
Para obter um ornamento uniforme, você deve primeiro calcular a linha superior de triângulos e depois ir para a parte inferior, formando a forma de que precisamos.
Viteika
Também um elemento muito interessante, que se baseia no princípio de funcionamento utilizado para trabalhar com cavilhas. Uma característica distintiva é apenas que os triângulos não têm uma base comum, mas, ao contrário, são deslocados em direções diferentes entre si.
O trabalho também ocorre desenhando duas fileiras de triângulos sucessivamente, mas no final não obtemos um losango, mas um caminho tortuoso de rendilhado, que muitas vezes é comparado a uma cobra.
Pirâmide
A pirâmide é o primeiro padrão complexo um daqueles que você tem que aprender enquanto compreende a arte da escultura geométrica em madeira.
O trabalho realiza-se desenhando vários triângulos - sujeitos a uma certa ordem e distância entre eles. Três triângulos são desenhados a uma distância igual um do outro, dois dos quais estão na parte superior e têm uma borda comum. No meio entre as formas, será necessário indicar o ponto de contato dos cantos. A parte cortante da faca deve ficar na posição central e os movimentos devem ser feitos na direção em que se encontram as camadas naturais de madeira.
Estrela
A próxima figura para estudar é um pouco mais complexo, pois é baseado em mais triângulosdo que em todas as opções previamente estudadas. Mas, apesar dessa nuance aparentemente importante, o princípio de trabalhar com essa figura não muda, e a base ainda é a criação de estilhaços.
Para criar um asterisco, é necessário aplicar quatro ou mais triângulos de acordo com o princípio usado para trabalhar com uma pirâmide.
Quadrados
Criar quadrados é fundamentalmente diferente de trabalhar com todos os padrões anteriores, uma vez que uma técnica completamente diferente é usada - Palha.
Uma característica distintiva desse padrão é que ele pode ser um elemento separado ou usado para emoldurar as bordas do espaço em branco ou como uma espécie de moldura para outro padrão.
Para criar um quadrado, você precisa proceder da seguinte forma:
- após a aplicação das marcações, é necessário afastar alguns milímetros de sua borda e, em um ângulo de cerca de 45 graus, aprofundar a ponta da faca em 3 milímetros e, em seguida, fazer um corte ao longo da linha;
- além disso, de acordo com o princípio de reflexão de espelho, é necessário executar todas as mesmas ações do outro lado da faixa de marcação;
- em seguida, é necessário posicionar a faca verticalmente em relação à peça de trabalho e fazer dois furos (no início e no final da linha).
Com a execução correta de todas as ações acima, você obterá um corte fino na forma de um canudo e, ao processar todas as bordas da marcação nesta técnica, poderá criar um padrão interessante do formato que você precisa.
Na maioria das vezes, essa técnica é usada para emoldurar produtos, respectivamente, em formas quadradas e retangulares.
Soquete
Talvez o próximo padrão geométrico seja o mais difícil de executar e, ao mesmo tempo, pode ser considerado o mais bonito de todos os ornamentos que você já conhece.
Para criar uma roseta, você precisa se armar com uma bússola e, antes de tudo, marcar os limites de um círculo de diâmetro bastante grande, após o que você precisa recuar 5 milímetros da borda e delinear outro círculo. Em seguida, os dois círculos devem ser divididos em 16 partes iguais.
Na próxima etapa, é necessário marcar o meio de cada segmento localizado dentro dos limites do pequeno círculo e conectá-lo aos pontos de contato dos segmentos com os limites do grande círculo, localizados em ambos os lados do centro que designou.
Tendo recebido as marcações, podemos começar a esculpir usando a primeira técnica aprendida de trabalhar com triângulos.
Este padrão pode ser usado para decorar a tampa de uma caixa, o fundo de uma placa decorativa, a superfície de uma mesa redonda e outros produtos de formato adequado.
Por onde começar?
Antes de iniciar o trabalho, você precisa se preparar minuciosamente para evitar possíveis dificuldades no processo:
- em primeiro lugar, é necessário verificar cuidadosamente a lista de ferramentas necessárias, reunir tudo o que for necessário e escolher o material adequado para o trabalho;
- além disso, é recomendável que você se familiarize com a tecnologia para executar o trabalho e considere exemplos detalhados e esboços para construir certas figuras;
- depois de definir teoricamente as próximas ações, é recomendável aplicar a marcação a uma peça de trabalho adequada;
- também (antes de começar a cortar) você deve estudar a segurança e as precauções.
Uma vez que esta lição é muito perigosa, precauções são essenciais no processo de aprendizagem. Vamos considerá-los em mais detalhes:
- é necessário reduzir ao máximo a carga na região da cintura escapular, portanto, os movimentos devem ser realizados exclusivamente com a mão;
- para que a mão se mova com calma, é necessário dar apoio à mão ativa, para isso é recomendado pressioná-la firmemente contra a superfície de trabalho;
- para não ferir acidentalmente os dedos da mão livre, é necessário retirar a mão da peça de trabalho e segurá-la levemente em uma área afastada do objeto de corte.
Se você seguir essas recomendações, poderá aproveitar o processo, evitando ferimentos leves.
Trabalho feito
Para representar toda a beleza da escultura geométrica, você deve se familiarizar com exemplos prontos de artesanato em madeira:
- baú de luxo o tamanho pequeno pode ser usado como armazenamento de alimentos ou pertences pessoais;
- nenhuma garota pode resistir a um tal gracioso, mas ao mesmo tempo contido caixa de jóias;
- e aqui tábua de cortar, decorado com esta técnica, vai tornar-se antes uma decoração para a cozinha, uma vez que será definitivamente uma pena utilizá-lo para o fim a que se destina.
Como recortar formas geométricas simples, veja o próximo vídeo.