Escultura em madeira: estatuetas para iniciantes
As estatuetas de madeira são uma ótima decoração para a casa, mesa, jardim. Eles são apreciados por adultos e crianças. Essas obras de arte atraem por sua conexão com a natureza. Bonecos de gatos, corujas, ursos, tartarugas ou outros animais ficarão lindos no interior. E para o jardim, as figuras esculpidas de gnomos ou pássaros são as mais adequadas.
De qual árvore é melhor cortar?
Para fazer esculturas em madeira, um tipo específico de madeira deve ser escolhido.
- Mais fácil de cortar árvores de tília, cuja estrutura carece de um padrão pronunciado. Isso permite que você aplique facilmente uma imagem à peça de trabalho. Além disso, praticamente nenhuma rachadura aparece no material.
- Características semelhantes são observadas em amieiro... Também é fácil de trabalhar.
- Madeira Aspen é o melhor material para fazer grandes esculturas, pois é fácil de lascar. É importante notar que se o álamo não for envernizado, depois de um tempo ele se torna prateado. A estrutura flexível não é difícil de trabalhar.
- Com sólido bétula não é fácil de trabalhar, mas faz grandes peças pequenas. Além disso, sua madeira é valorizada pelo seu relevo especial.
- A partir de porca material, você pode criar composições interessantes nas quais há uma grande quantidade de esculturas finas. Além disso, a noz é fácil de manusear, pois não lasca. Esta madeira é perfeita para vários detalhes decorativos.
- A partir de Carvalho grandes esculturas são freqüentemente feitas. Esta árvore é difícil de trabalhar devido à sua suscetibilidade a lascas e à sua dureza.
Deve-se notar que qualquer madeira para entalhar deve ser bem seca. Caso contrário, podem aparecer rachaduras nos produtos acabados. É necessário secar a árvore em local aquecido, previamente embrulhado em polietileno.
Artesãos experientes trabalham igualmente bem com qualquer madeira. mas é melhor para os iniciantes escolherem madeiras macias. Via de regra, incluem-se a tília, o choupo, a castanha, o cedro, o álamo tremedor e o amieiro.
É melhor não usar coníferas, pois elas devem ser bem secas para se obter um bom produto.
Você pode encontrar um material adequado para esculpir enquanto caminha no parque, floresta ou jardim. Por exemplo, você pode criar grandes estatuetas de tocos, raízes, protuberâncias. Muitos consideram isso uma porcaria, mas na verdade, usando a fantasia de tudo, você pode fazer algo lindo e original. Também pode ser encomendado material adequado para esculturas de madeira em workshops profissionais.
Ferramentas e materiais
Antes de começar a trabalhar com madeira, você deve alocar para este uma sala separada ou pelo menos um canto... Na verdade, muitos detritos aparecerão durante a discussão.
Além disso, você precisará de muito espaço não apenas para o trabalho direto com madeira, mas também para armazenar ferramentas e materiais.
Você também precisará juntar as partes individuais em algum lugar.
É impossível entalhar esculturas de madeira sem ferramentas especiais... Entre eles, existem os básicos, simplesmente necessários para trabalhar com madeira. É importante notar que eles são adequados para trabalhos simples e bastante complexos e delicados.
- Faca de corte é uma faca com lâmina encurtada e chanfrada. Com sua ajuda, peças pequenas e grandes são processadas.
- Ombreira chamada de faca com lâmina encurtada. É usado para esculpir um ornamento.
- Cinzéis são usados para formar recortes em um produto. Ao mesmo tempo, existem os tipos de cinzéis planos, curvos e semicirculares.
- Cinzel de lâmina de lança chamados rebites. Via de regra, eles são usados para criar vários pequenos elementos.
Quando as habilidades iniciais com marcenaria já tiverem sido adquiridas, você pode adquirir outras ferramentas.
- Furar permite que você crie furos passantes com rapidez e precisão.
- Moedor torna a superfície do produto perfeitamente lisa e bonita.
- Para criar espaços em branco você não pode prescindir serras. Além disso, é melhor ter vários tipos diferentes disponíveis.
- O processamento do produto acabado é impossível sem lixas e lixas.
Além de boas ferramentas, também é importante coisas corretas. Por exemplo, para pequenas figuras, você deve escolher toras compactas ou até nós. É melhor cortar grandes esculturas de toras enormes. É desejável que os espaços em branco não tenham nenhum dano ou lascas.
Especialistas experientes recomendam para iniciantes usarem barras retangulares. Isso se deve ao fato de ser fácil transferir imagens para eles.
No entanto, a maior atenção deve ser dada à escolha da bancada. Seu design deve ser o mais confortável possível e atender aos requisitos individuais do comandante, incluindo a altura e o comprimento do braço.
Ótimo se a área de trabalho estiver equipada com um mecanismo com o qual você pode fixar rapidamente a madeira processada... Podem ser pinças, tornos de carpintaria ou blocos de impulso que podem ser reorganizados.
Além disso, ao trabalhar com uma árvore, você pode precisar plaina, trituradora, serra de vaivém. No entanto, antes de usar ferramentas mais complexas, você deve fazer o máximo possível de carpintaria. com uma faca... Isso é feito para senti-lo com as mãos da melhor forma possível.
Etapas de trabalho
Antes de começar a esculpir em madeira, você deve entender claramente em que etapas consiste o processo. Se você fizer tudo de forma consistente e correta, o resultado certamente agradará.
Sketching
A primeira coisa para começar a fazer uma escultura de madeira é nos mínimos detalhes imagine o que acontecerá no final. Claro, um mestre com uma longa experiência de trabalho, olhando para um pedaço de madeira, imediatamente imagina na cabeça o que vai sair dele e pode até começar a trabalhar sem nenhuma etapa preparatória.
No entanto, esculpir para iniciantes envolve primeiro a transferência de seus pensamentos para o papel. Nesse caso, é importante que a ideia se encaixe na estrutura do material selecionado.
Quando o esboço estiver pronto, ele deve ser transferido para a peça de trabalho. Depois disso, todos os detalhes devem ser cuidadosamente desenhados na árvore. É desejável que o desenho seja ligeiramente menor que a própria peça de trabalho. Não se apresse em aparar as peças em excesso, pois o produto ainda precisará ser convenientemente fixado na bancada.
Produto bruto
Antes de recortar a escultura, o material ainda precisa ser preparado.
- é necessário serrar a peça de trabalho para o tamanho;
- a casca é limpa e todas as irregularidades são limpas.
Quando o desenho é transferido para uma árvore, é melhor imediatamente marque as linhas principais, ao longo do qual será realizado o corte inicial.
Por exemplo, se estamos falando de uma escultura de uma pessoa, então é necessário delinear imediatamente onde a cabeça, o corpo, os braços e as pernas estarão localizados. Para a estatueta de animal, são determinadas as partes mais estreitas e alargadas.
Então você precisa cortar todo o excesso, ou seja, para realizar o processamento bruto.
Como resultado, o master recebe um formulário pronto, que requer cacheados, ou seja, uma elaboração detalhada. Esta etapa não requer pressa. Você não deve remover imediatamente todos os excedentes possíveis, é melhor usar o processamento em relevo. É importante entender que a etapa de desbaste é apenas o início do trabalho da figura.
Elaboração de detalhes
Depois de receber a forma acabada, vale a pena retomar o esboço e o lápis. Agora um desenho com todos os detalhes deve ser aplicado à peça preparada. É importante nesta fase que todas as ferramentas estejam bem afiadas.
O processamento da madeira nesta fase é realizado com uma faca ou outras ferramentas. É importante trabalhar todos os menores detalhes com cortadores e cinzéis.
Se depois disso a figura desejada já saiu, isso não significa que esteja totalmente pronta. Afinal, permanecem irregularidades e a superfície apresenta rugosidade, que deve ser tratada com lixa.
Também podem aparecer fissuras, que devem ser tratadas com massa de vidraceiro... Você mesmo pode prepará-lo misturando serragem fina e cola PVA. Antes de aplicar a massa, as fissuras devem ser tratadas com óleo de linhaça e deixadas secar por 7 horas. Depois disso, eles podem ser cobertos e deixados por 24-48 horas. Se você tiver um maçarico, o produto pode ser queimado com ele para adquirir uma tonalidade quente e o mais natural possível.
Coloração e vários vernizes também são adequados para isso. Esses produtos também protegem a madeira de danos causados por parasitas e influências ambientais adversas.
Aplicação de verniz especial dará à estatueta de madeira um brilho maravilhoso e preservará sua beleza por muitos anos.
É melhor aprender a esculpir em madeira usando as figuras mais simples. Vale a pena ter paciência e compreensão de que o domínio é conquistado com o tempo. Passando gradualmente do simples ao complexo, será possível desenvolver as habilidades necessárias e aprender a criar verdadeiras obras-primas.
Esquemas de figura
Estatuetas de animais mais frequentemente feito por iniciantes. Freqüentemente, lindas corujas ou um leão digno são a inspiração para começar a trabalhar com madeira. Muitas vezes, um urso enorme pode se tornar o primeiro a ser cortado com suas próprias mãos. Esse personagem é um dos mais populares entre os lenhadores. Um urso fabuloso pode ser uma ótima decoração para casa.
É importante notar que as estatuetas de urso são um pouco mais fáceis de fazer também porque podem ser grandes... Isso é muito conveniente quando ainda é difícil descobrir pequenos detalhes no início. Artesãos experientes também recomendam praticar o corte lebres. Para o produto, você precisará do algoritmo de rosqueamento mais simples e poderá aprender a técnica de texturizar lã.A última técnica é freqüentemente necessária ao cortar animais.
As figuras de madeira são fáceis de criar, especialmente se você fizer isso passo a passo. Além disso, você pode primeiro fazer uma escultura de um animal usando o esquema mais simples. E então escolha o mesmo personagem, só que em uma versão mais complexa.
Gato, tigre, tartaruga, raposa, guaxinim, esquilo e muitos outros também são muito populares entre os artesãos de madeira. Antes de iniciar o trabalho, é aconselhável acompanhar o comportamento do animal selecionado para entender melhor sua plasticidade e destacar algumas características. Para fazer isso, você pode assistir a documentários, muitos dos quais em canais especializados.
Entre as aves, as mais populares como figuras de madeira foram recebidas. corujas, águias, patos. Eles são perfeitos como decoração de casa. Eles também podem ser feitos com segurança como parte da mobília.
Imagens de pessoas também são freqüentemente usadas para figuras de madeira. É melhor que os artesãos novatos optem por personagens de contos de fadas, por exemplo, Buratino, Ivan Tsarevich e outros. Gnomos engraçados são perfeitos como decoração para o enredo pessoal e para os feriados de Ano Novo - a figura do Papai Noel ou da Donzela da Neve.
Belos exemplos
Há um grande número de belas esculturas de madeira entalhada. Um lugar especial entre eles é ocupado por estatuetas japonesas feitas de madeira, que são chamadas de netsuke. São pequenas esculturas interessantes que costumam ser usadas como talismãs. Entre as estatuetas poderá encontrar a imagem de várias divindades, animais, pessoas em estilo caricatural. A aparência original desses produtos os tornou muito populares muito além do Oriente.
Os artesãos chineses também são famosos pela arte de trabalhar com madeira. Suas esculturas surpreendem pelos menores detalhes trabalhados e pela magnificência dos temas. Além disso, a maioria dos produtos são criados de forma dinâmica e são muito realistas. Parece que a figura laqueada do dragão agora vai bater a cauda ou as asas, e a garota vai girar em uma dança incrível.
Como cortar de madeira uma estatueta de cogumelo com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.