Tábuas esculpidas: tipos, regras de escolha e cuidado
Cada dona de casa tem várias tábuas de cortar em sua cozinha. Esse acessório de cozinha não só pode ser usado para o fim a que se destina, mas também pode ser um item para decorar a cozinha e complementar o interior. Para dar um certo estilo à cozinha, as tábuas esculpidas de madeira são as mais usadas.
Visualizações
As superfícies de corte de madeira podem ser feitas de madeira lisa e lixada ou decoradas com padrões esculpidos à mão. Todas as pranchas de madeira podem ser divididas em 3 tipos, o que implica a forma como são feitas.
- Madeira sólida... Com este método, uma peça de madeira maciça com espessura de 3-5 cm é esmerilhada, de uma forma ou de outra, as bordas são processadas e, se necessário, um padrão esculpido ou desenho é feito. Essas placas são pesadas e caras. Na maioria das vezes, a madeira maciça é usada por artesãos que fazem tábuas à mão.
- Madeira colada... Essas tábuas de corte consistem em 2 ou 3 camadas finas de madeira coladas umas às outras. Esses modelos são feitos em empresas de produção em massa. Têm baixo custo, são mais suscetíveis ao desgaste durante o uso.
- Fim das tábuas de corte. Essas soluções são muito densas e massivas. Essas placas podem ser reconhecidas pelo arranjo característico das fibras de madeira: elas correm perpendiculares ao corte. As placas finais são resistentes ao desgaste e são usadas para cortar carne. Além disso, as facas usadas para cortar alimentos em placas de extremidade são menos propensas ao embotamento, uma vez que a lâmina da faca desliza ao longo da fibra da madeira durante a operação sem cortá-la.
Materiais (editar)
As pranchas de madeira entalhada podem ser feitas de diferentes tipos de madeira, cada uma com características positivas e negativas. Na maioria das vezes, as superfícies de corte são feitas das seguintes raças.
Pinho
Esse material está disponível, tem um custo baixo. Porém, devido à alta higroscopicidade, uma placa de pinho absorve muita umidade, inchando gradualmente e tornando-se inutilizável.
Amieiro
Esta madeira é considerada a mais macia, é por isso que os escultores de madeira costumam trabalhar com ela.
O amieiro pode ser cortado em padrões geométricos, de contorno ou esculturais.
Linden
Também é comum decorar produtos de tília com um padrão esculpido. Tinta ou verniz são excelentes nesta madeira., portanto, as placas de tília são mais frequentemente usadas como dispositivos decorativos do que para o fim a que se destinam.
Carvalho
As pranchas de carvalho são muito pesadas e caras. Nenhum entalhe ou padrão é usado nessas placas.
Eles valorizam o grão natural da madeira, que é enfatizado pelo envernizamento da superfície.
bétula
Esta raça também é usada na produção de superfícies de corte. Mas é preciso lembrar que, ao entrar em contato com a água, uma tábua de bétula escurece rapidamente e perde sua aparência elegante.
Faia
É bonito material durável e resistente à abrasão. No entanto, a faia é capaz de absorver umidade.
Você deve escolher aquele cuja superfície é adicionalmente envernizada.
Larício
Mais adequado para pranchas de uso diário. Tal o material tem grande resistência à umidadepara que a placa não se deteriore após a lavagem. E graças à resistência ao calor do larício, a superfície de corte pode ser usado como almofada quente.
Formas e tamanhos
As superfícies de corte de madeira vêm em uma variedade de tamanhos e formas. A escolha do modelo deve ser determinada pelo objetivo. E se você pode escolher quaisquer formas, tamanhos e cores para decoração de interiores, então para trabalhar na cozinha, é desejável ter várias tábuas de tamanhos padrão.
- Tamanho do tabuleiro 30x50 cm adequado para abate de carnes, aves ou peixes. É melhor se tiver uma camada protetora para evitar a absorção de odores e excesso de umidade.
- Tamanho da prancha 25x40 cm ideal para fatiar queijos, enchidos, vegetais ou frutas.
- Tamanho da instância 15x20 cm adequado para cortar produtos de panificação.
Os formatos também são diferentes: são modelos retangulares arredondados, pranchas com e sem arestas, produtos em forma de animais, frutas e vegetais.
Regras de seleção e atendimento
Ao comprar um modelo específico você precisa considerar para que será usado. Produtos diferentes exigirão placas diferentes. Por exemplo, um produto para esculpir não pode ser usado para esculpir frutas. Preste atenção no formato da prancha, pois você terá que trabalhar com ela todos os dias. Produtos retangulares serão os mais convenientes.
É importante que a placa selecionada tenha uma camada protetora. Popular e modelos frente e verso: de um lado haverá talha, e do outro lado haverá madeira comum destinada ao uso.
Cuidados básicos com esculturas em madeira consiste em secá-los completamente após o contato com a água e limpar minuciosamente as reentrâncias do desenho. A madeira úmida pode escurecer, entortar, cheirar desagradável e mofo e bolor devido a restos de comida.
Usar tal placa seria perigoso para sua saúde.
Você pode descobrir como fazer uma tábua de corte entalhada com suas próprias mãos no próximo vídeo.