Características da escultura em casa
Sua própria casa é a base e o suporte de uma pessoa. Este é o lugar onde o tempo pára, onde você se sente seguro. Todo senhorio que se preze quer que sua casa seja bonita, aconchegante e até luxuosa. A escultura em madeira sempre ajuda a enfatizar a singularidade de uma casa de madeira: platibandas entalhadas, cornijas e outros elementos da arquitetura de madeira. Antigamente, todas as casas eram decoradas com elementos de madeira entalhada: quanto maiores e mais complexos esses detalhes, mais ricos eram a casa e seu proprietário.
Cada ornamento e padrão são únicos. Além disso, cada região tem suas próprias tradições de arquitetura em madeira.
História
Como tudo começou - ninguém vai se lembrar, há muitos palpites e versões diferentes. A madeira como material é conhecida pelo homem desde os tempos antigos. Talvez tudo tenha começado nos tempos antigos com um entalhe em uma árvore. O exemplo mais antigo de talha é atribuído ao período Mesozóico, mas como decoração de uma casa, esse fenômeno se espalha durante o paganismo. Posteriormente, tal entalhe seria denominado "entalhe naval", quando alguns elementos decorativos foram transferidos dos navios para a arquitetura em madeira.
Os primeiros elementos esculpidos eram primitivos: formas geométricas, linhas e símbolos religiosos pagãos. As aberturas das janelas e portas eram decoradas principalmente com entalhes: acreditava-se que a aplicação dos amuletos-símbolos correspondentes protegeria a casa da penetração de espíritos malignos. Esses símbolos não só podem impedir os espíritos malignos e os espíritos malignos, mas também atrair boa sorte e prosperidade para a casa. De maneira semelhante, surgiram as primeiras tradições da arquitetura em madeira.
Em seguida, entalhes e ornamentos primitivos se transformaram em linhas e padrões fluidos. A religiosidade começou a dar lugar à estética, mantendo algumas formas. As empenas e cornijas passaram a ser decoradas com talha, os elementos esculpidos passaram a exercer outras funções: tapar fendas, aberturas e extremidades de cabanas de toras. Hoje em dia, a escultura de uma casa é principalmente de natureza estética e pode representar as composições mais complexas.
Acredita-se que a mais bela "renda de madeira" pode ser encontrada no Norte da Rússia (regiões de Vologda e Arkhangelsk) e na região do Volga.
Característica
A madeira é um material vivo, quente e respirável, agradável de segurar nas mãos. A madeira de coníferas é usada para os elementos esculpidos. Isso é típico da arquitetura de madeira e de uma grande camada de entalhes artísticos. Isso se deve ao fato de que as coníferas são principalmente utilizadas na construção de casas de madeira (de madeira e madeira redonda). As coníferas também apresentam outras vantagens importantes: facilidade de processamento com ferramentas primitivas, disponibilidade e massa de material.
As despesas gerais no exterior e no interior da casa criam interiores e exteriores únicos. Com a ajuda de elementos até despretensiosos, você pode criar aconchego na sala ou enfatizar a individualidade da fachada esculpida. Além disso, elementos e formas individuais podem ser combinados alterando o desenho, neste caso, composições inteiras são criadas. Eles são usados para decorar as cornijas e frontões das casas tradicionais de madeira.
A linha com fenda parece modesta, mas se os elementos forem sobrepostos uns aos outros em várias camadas, o efeito de renda volumétrica é criado. Em cornijas, frontões e platibandas, essas decorações parecem luxuosas e têm o efeito de aumentar a casa.
A escultura escultural volumétrica, chamada escultura de navio, confere um certo luxo ao exterior da casa. Vigas e apoios entalhados no interior da casa dão a impressão de solidez e boa qualidade. As esculturas de madeira, feitas no nível adequado, são impressionantes. Tradicionalmente, a cabeça de um cavalo ou ave é cortada na crista do telhado.
Um tipo separado de escultura é distinguido, como "Nizhegorodskaya" (também conhecido como "escultura barroca"). É uma escultura em relevo cego, comum no painel frontal e platibandas na região de Nizhny Novgorod: padrões e ornamentos, parcelas inteiras cabem em tábuas e um maciço de madeira. Os navios do Volga foram decorados com tanta beleza, de onde se origina a talha. A escultura artística russa adorna casas em muitas regiões da Rússia. Cada um tem suas próprias tradições de aparência e métodos de implementação. Entre toda essa variedade, você não pode encontrar dois enfeites ou enredos semelhantes.
Visualizações
Existem várias direções principais desta arte popular:
- entalhado;
- surdo em relevo;
- escultural.
Fio ranhurado significa fio feito pelo método de corte direto: não tem fundo, os cortes no cartão são feitos com serra de vaivém. Representa padrões de aberturas, "rendas", formas geométricas e outros elementos de complexidade variável. Todos esses elementos podem ser combinados, sobrepondo-se uns aos outros.
Na maioria das vezes, esses elementos podem ser encontrados em janelas como platibandas, em forma de cornijas e em caixilhos de portas, também encontrados na varanda ou na forma de balaústres planos. É popular e difundido, sem exagero, em todas as regiões.
A escultura em relevo cego representa figuras volumétricas, formas e ornamentos feitos contra um fundo em branco. Esse entalhe é executado com mais frequência em frontões e placas terminais, no projeto de varandas, e com menos frequência em caixilhos de janelas e portas. As figuras geométricas feitas neste formato têm raízes pagãs e funcionam como amuletos. Os temas frequentes deste tipo de talha são a videira, personagens místicos, animais, plantas (folhas, rebentos e outros elementos), bem como temas astrológicos.
A escultura escultural representa figuras e formas tridimensionais, ambas esculpidas como uma composição em madeira maciça, e completamente volumosas e táteis. É essa talha que se denomina escultura de navio, a tradição de decorar a proa do navio migrou para a terra: a crista dos telhados é decorada com figuras de animais e pássaros. Também, na técnica da escultura escultórica, são feitas colunas de madeira (por exemplo, no alpendre), vigas, balaústres e outros elementos de suporte, encontrados nas esquadrias e frontões.
Técnica de execução
A madeira é um material vivo que não perdoa erros. Preparar e processar madeira para posterior entalhe é um trabalho árduo. Quando se trata de trabalho delicado, escultura artística de elementos individuais de escultura de casa: um movimento desajeitado com um cortador e não é tão fácil corrigir um erro. Todos esses processos geralmente são realizados com ferramentas simples: um machado, uma serra, uma serra de vaivém e uma broca, cinzéis, facas e cortadores. Cada tipo de trabalho possui sua própria técnica. Vamos considerar com mais detalhes separadamente.
A técnica de rosqueamento moderna é diferente para cada tipo. Uma coisa em comum são os desenhos. Primeiramente, os desenhos são estudados, se necessário, modelos e padrões são feitos para transferir o desenho para uma prancha aplainada.
O fio cortado é feito na placa seca preparada com cortadores afiados. Acredita-se que as madeiras nobres são preferíveis neste trabalho, mas a madeira de coníferas está mais frequentemente à mão, que é usada para construção em todos os lugares. As coníferas estão sujeitas a rachaduras, podem rachar no local mais inadequado e estragar a peça, portanto, o padrão é aplicado manualmente ou por meio de estêncil, com a expectativa de que os cortes não quebrem bruscamente as fibras. Onde é necessário cortar o padrão interno, um orifício é feito e, em seguida, cortado cuidadosamente com um quebra-cabeças. Em seguida, o elemento é lixado, envernizado ou pintado, dependendo da ideia do autor.
O entalhe em relevo requer alguma experiência e um certo nível de habilidade. Com base no esboço desenhado, a profundidade do ornamento é estimada, então ele é cuidadosamente cortado e raspado com as ferramentas apropriadas. A peça é lixada, em locais de difícil acesso a pele é dobrada e também lixada, alguém usa retificadoras especiais. Em seguida, é também coberto com verniz, impregnação anti-séptica ou tinta.
A escultura escultural volumétrica é executada em uma barra, tronco ou outra madeira maciça. O material é inspecionado quanto a rachaduras e outros defeitos. O desenho é aplicado com lápis ousado, a profundidade dos cortes é estimada. O trabalho é feito com motosserra, machado e outras ferramentas. Em seguida, é lixado e coberto com tintas e vernizes.
Veja abaixo uma aula magistral sobre escultura em casa.