Escultura em madeira para iniciantes
Cada pessoa possui certos talentos, alguns são adquiridos, outros são dados pela natureza. Em sua busca pela beleza, as pessoas estão constantemente tentando fazer não apenas algo novo, incomum, funcional, mas também belo, estético e belo. A marcenaria é um dos artesanatos mais antigos que permanece popular e relevante até hoje. Quem quiser aprender talha deve ter muita sabedoria, entender a técnica e ganhar experiência, mas para isso é preciso ter certos conhecimentos.
Visualizações
A escultura em madeira teve origem na Rússia, quando, além de criar peças de móveis e utensílios em madeira, os artesãos experimentavam o artesanato.
Dada a variedade de variações na execução do beneficiamento da madeira, vale destacar as variedades dessa habilidade. Esses incluem:
- através do fio;
- surdo;
- Brownie;
- escultural;
- fio de serra elétrica.
Além dessa classificação, há também uma divisão da marcenaria em relevo e talha escultórica volumétrica. A mais simples é a técnica de criação de um relevo, que se divide nas seguintes opções de entalhe:
- geométrico;
- relevo plano;
- openwork;
- surdo com a origem escolhida;
- contorno com fenda;
- guia.
Cada técnica possui características próprias, portanto é necessário estudar cada tipo para dominar plenamente o trabalho com a madeira.
Contorno
O rosqueamento de contorno é considerado uma das técnicas mais simples uma vez que os padrões são aplicados em uma superfície plana preparada, entrando um pouco fundo no material, o que permite formar o contorno do padrão futuro.
Esse tipo de trabalho refere-se à talha geométrica e subdivide-se, além do contorno, em técnicas de entalhe triangular e de grampo.
Para começar a trabalhar, você precisa pensar ou escolher o padrão de sua preferência e aplicá-lo à árvore, que deve ser o mais suave possível.
Não use lixa ou outros produtos abrasivos nas peças de trabalho, pois pequenas partículas interferirão com uma linha limpa e farão com que a ferramenta de corte fique cega.
A profundidade de corte ideal é considerada 1,5-2 mm e o ângulo de inclinação da ferramenta é de 40 °. Tendo feito uma linha, você pode começar a próxima, mas incline a ferramenta de corte na direção oposta para fazer uma depressão geométrica. Se os movimentos forem feitos corretamente, as bordas das linhas ficarão suaves e a superfície ficará brilhante.
Geométrico
Uma técnica mais complexa de entalhe após contorno é considerada geométrica, mas se diferencia pelo fato de que o padrão não é criado com a ajuda de linhas, mas graças à criação de formas geométricas. Na maioria das vezes, os entalhadores novatos usam entalhes em forma de cunha na madeira.
Ao realizar o entalhe geométrico, é necessário selecionar o material de trabalho ideal e prepará-lo e, em seguida, aplicar o padrão desejado.
Ao desenhar um esboço, um lápis, régua e compasso são usados para que todas as linhas fiquem uniformes e corretas. Se você não consegue criar um desenho sozinho, pode usar um esboço pronto, imprimindo-o e usando um furador para perfurar a interseção das linhas.
Os esboços de entalhes geométricos geralmente consistem em triângulos, que devem ter um entalhe, porque a madeira é cortada em ângulos diferentes e o excesso de madeira é removido. Uma vez que todos os triângulos foram processados, você pode prosseguir para esculpir outros elementos. Após o trabalho principal, é necessário limpar as áreas problemáticas para as quais uma ferramenta mais afiada é usada. O padrão acabado é lixado e tingido.
Mousse plana
Outra técnica que permite criar um desenho em uma árvore é chamada de formato plano. A essência deste método é que você precisa criar ranhuras em uma superfície plana, graças às quais o resultado desejado será formado.
Este tipo de atividade pode ter variedades, são elas:
- através do fio, que pode ser aplicado ou através; entalhado - o trabalho é feito com um cinzel ou cinzel; perfil - você precisa de um quebra-cabeças ou serra para funcionar; openwork - o entalhe é executado na forma de um ornamento em relevo;
- rosca cega, quando durante a operação não há furos passantes na superfície;
- talha, usada para decorar as fachadas das casas.
Cada tipo de carpintaria tem as suas características, o inventário necessário ao processo, bem como a técnica, graças à qual se pode dominar as técnicas básicas e mais complexas.
Escultural
A técnica de marcenaria mais complexa é a escultura escultórica, que se diferencia dos outros tipos por levar para o trabalho um calço, um galho, um pedaço de rizoma, que ganha a forma desejada. Além da habilidade, o fator mais importante é a seleção correta do material de trabalho. Graças a essa tecnologia, figuras de animais e pessoas podem ser obtidas em madeira.
Uma ferramenta afiada é usada para o trabalho, graças ao qual um pedaço de madeira assume imediatamente a forma, então os contornos desejados e gradualmente se torna o objeto que o mestre concebeu.
No blank, é preciso fazer um esboço com um lápis e tentar colá-lo para que o produto fique simétrico e bonito.
Qual árvore escolher?
Ao planejar experimentar a escultura em madeira, é importante entender que além do talento, você deve ter um conjunto de ferramentas com você, além de usar a madeira certa. Mesmo artesãos experientes não conseguirão resultados de alta qualidade se levarem para o trabalho uma árvore difícil de processar.
Certos tipos de madeira são considerados os mais adequados para esculpir.
- Linden - a opção mais adequada para os primeiros passos no trabalho com madeira. Este material possui a maior suavidade, o que permite aprender técnicas simples e complexas em ótimas condições.
- Amieiro - ambas as variedades vermelha e preta desta árvore são adequadas para entalhe. Esta madeira é mais densa que a tília, mas também se presta bem ao processamento, é muito cómodo de cortar e os padrões ficarão claros e bonitos. A principal desvantagem é que esse tipo de madeira é considerado raro.
- bétula - Uma versão da madeira ainda mais densa e resiliente, mas adequada para compreender os fundamentos da escultura em madeira. Ao contrário do amieiro, que não muda de forma após a secagem, a bétula pode deformar-se, portanto, geralmente pequenos objetos são criados a partir dela.
- Carvalho - um material nobre para o trabalho da madeira por artesãos experientes, será difícil para os iniciantes lidar com o linho de carvalho. Trabalhar em um carvalho requer uma ferramenta afiada e uma mão experiente de um mestre que lidará com a tarefa em mãos.
- Pera - árvore frutífera de boa densidade e estrutura homogênea. Graças às peculiaridades da madeira de pereira, você pode criar as obras mais delicadas e graciosas.
Cada artesão deve estar bem ciente das características de todos os tipos de madeira e escolher as opções mais ideais para o trabalho.
Ferramentas necessárias
Trabalhar no processamento da madeira exige que o mestre tenha o equipamento necessário, graças ao qual ele pode criar qualquer produto. Entre as ferramentas mais importantes estão:
- canivete afiado;
- serra (transversal, longitudinal, universal);
- machado (cutelo);
- enxó, um machado com lâmina perpendicular ao cabo do machado, para a criação de produtos crespos e côncavos;
- cortador, plano - necessário para remover cavacos da peça de trabalho
- furar;
- dremel com anexos, para a criação de xilogravuras;
- cortador com conjunto de lâminas;
- Arquivo;
- faca de batente;
- cinzéis - uma ferramenta para processar madeira (existem variedades planas, semicirculares, de canto e básicas);
- cranberries - um cinzel com uma forma curva (graças a esta ferramenta, você pode se engajar no entalhe em relevo, imergindo fortemente o cinzel na madeira);
- Os cortadores de colher são uma ferramenta graças à qual se pode criar colheres de madeira, já que a forma do produto facilita a extração eficiente de grandes quantidades de madeira de cada vez.
Para um marceneiro novato, bastará ter um lápis de carpinteiro, alguns cinzéis, um canivete e um canivete.
É muito importante que todas as ferramentas estejam bem afiadas, não tenham lascas e quebras, pois isso pode afetar não só a beleza do futuro produto de madeira, mas também a segurança durante o trabalho.
Requisitos do local de trabalho
A escultura em madeira deve ser feita em um local preparado em uma bancada de trabalho resistente e estável. Os artesãos iniciantes podem usar a bancada, o principal é que sua altura não ultrapasse a linha da cintura. O principal requisito para a superfície de trabalho é a limpeza e lisura, em caso de irregularidades devem ser removidas imediatamente. A tábua na qual o entalhe é feito deve ser fixada de forma segura com grampos.
Sob nenhuma circunstância você deve sentar-se em um banquinho, cadeira trêmula ou trabalhar de joelhos.
Para um trabalho bonito e de alta qualidade na área de trabalho, é necessário instalar uma boa iluminação na forma de 2-3 lâmpadas ou lâmpadas fortes. A colocação da luz será importante, ela deve ser exposta em ângulos diferentes, acima do nível dos olhos do entalhador. Em um local de trabalho bem iluminado e devidamente preparado, até mesmo um iniciante será capaz de aprender mais habilidades e aprender o básico com mais rapidez.
Diagramas passo a passo para iniciantes
Para entender os fundamentos da escultura em madeira, vale a pena aprender as lições passo a passo - do mais simples ao mais complexo. Para iniciantes, e principalmente para crianças, vale a pena conversar imediatamente sobre medidas de segurança a fim de prevenir possíveis lesões.
Para aprender a cortar qualquer objeto com as próprias mãos, é importante saber o que é necessário para isso e qual deve ser a sequência de ações.
A técnica mais simples é ensinar escultura de contorno, para a qual você precisa preparar o inventário principal:
- placa de madeira;
- cinzéis;
- faca de batente;
- lápis e papel para esboços;
- lixa;
- tintas.
Para cortar a madeira de maneira correta e bonita, é importante contar tudo sobre os cinzéis e mostrá-los no trabalho. O trabalho manual se distingue pela sutileza de execução, portanto, você não deve se apressar e começar a cortar sem um esboço. Os desenhos são preparados no papel, cuidadosamente pensados e depois transferidos para uma árvore.
As noções básicas de trabalho com cinzéis e lâminas de batente são realizadas em peças de traçado retas e onduladas.
O entalhador novato deve ter uma noção da ferramenta e aprender como trabalhar com ela. Assim que começar a funcionar de maneira estável, você pode escolher algum tipo de esboço e tentar trazê-lo à vida. Os temas mais comuns para esculpir são animais e paisagens naturais com diversos objetos. Após o término do trabalho, a peça é lixada e pintada.
Erros comuns
O entalhe em madeira é uma atividade complexa que leva muito tempo para ser dominada e a ausência de erros reduz significativamente a curva de aprendizado. Entre os principais erros estão:
- usando madeira crua, sem secagem;
- aprofundamento apressado na superfície da árvore, todos os movimentos devem ser lentos, com pressão gradual;
- entalhar em uma direção e com a mesma pressão, sem levar em conta as especificidades da madeira, é preciso alterar a pressão e trabalhar em ângulos diferentes, dependendo do material da madeira;
- falta de plano de trabalho: sem elaboração de croqui, aplicação correta e recorte gradativo de um padrão, não será possível obter um resultado;
- não se apresse para dominar todas as habilidades de uma vez, você precisa começar pequeno e fácil, aumentando gradualmente o nível de habilidade.
Se um mestre iniciante define a si mesmo as tarefas certas e não comete erros, então, gradualmente, ele aprenderá a trabalhar com diferentes tipos de madeira e a criar obras-primas.
O vídeo a seguir apresenta uma lição de escultura em madeira para iniciantes.