Ciúmes

Ciúme masculino: sinais e causas

Ciúme masculino: sinais e causas
Contente
  1. O que é isso?
  2. Causas
  3. Como isso se manifesta?
  4. Como reagir?
  5. Conselho do psicólogo

As pessoas têm sentimentos diferentes entre si. Alguns odeiam, outros amam apaixonadamente. E existe também o sentimento de ciúme. Dizem que o ciúme e o amor sempre andam de mãos dadas.

A opinião estereotipada não tem base. Uma pessoa verdadeiramente amorosa fará o possível para não magoar a família e os amigos.

O que é isso?

A ciência da psicologia trata da alma. Ela estuda e descreve os estados emocionais de uma pessoa. O ciúme é um dos sentimentos mais vívidos que podem ser experimentados não apenas pelas pessoas, mas também pelos animais. Homens e mulheres têm temperamentos diferentes. O sentimento de ciúme atormenta mais do que quem não pode e não quer conter suas emoções.

Os representantes masculinos têm ciúmes de seus escolhidos por vários motivos. Vamos considerar os mais comuns.

  • Considere, por exemplo, uma pessoa que é muito emocional, mas gentil e gentil. E assim ele conseguiu se apaixonar profundamente! E a mulher deu, ainda que pequeno, mas motivo de ciúme. Por causa da incontinência, ele pode se dar ao luxo de expressar insatisfação de forma moderada e nada mais.
  • A outra pessoa também tem um caráter desenfreado, mas além de tudo, é rude, mal-educado e cruel. Esse coquetel de sentimentos leva ao fato de que o amor se torna uma obsessão para ele. Tal indivíduo não fará cerimônia se sua namorada lhe der ciúme. Ele jogará toda a negatividade nos outros. Em primeiro lugar, o objeto de sua adoração irá para.
  • O próximo caso é o mais imprevisível. Um homem é um egoísta. Tudo o que o rodeia deve pertencer apenas a ele! Ele sempre ama apenas a si mesmo.

Uma mulher também faz parte de seu mundo. Isso não precisa de um motivo especial para o ciúme.Basta um olhar ou uma piada inocente e ele fará uma cena, pois acredita sinceramente que tem todo o direito de fazê-lo.

  • A combinação de crueldade e dúvida é o pior caso. Esse homem é capaz de qualquer ato. Ele pode se permitir a violência contra uma mulher. Não há necessidade de uma razão para isso. Ele mesmo vai inventar. Será um grande ato de autoafirmação. Um amigo para ele é apenas uma "boneca chicoteada" que pode se ofender a fim de liberar suas emoções negativas.

Claro, muitos outros exemplos podem ser citados. Cada homem tem traços de caráter individuais que podem ser interligados de maneiras diferentes. Observe seu companheiro mais de perto e determine por si mesmo qual desses exemplos o comportamento dele está mais próximo.

A autoconfiança masculina, às vezes até inconsciente, leva ao sofrimento de seus entes queridos. Um marido ciumento é um desastre para uma mulher. O povo fala "ele bate e tem ciúme, quer dizer que ele ama". Mas como é desagradável olhar para a cena em que o marido está perseguindo sua esposa seminua pela rua com os punhos. O coitado não sabe para onde ir desse "amor".

Causas

Em primeiro lugar, é uma sensação de possessividade. Se uma pessoa não é indiferente a outra, ela experimenta o medo de perder seu objeto de adoração. E isso é bastante natural. Mas em casos diferentes, ele se manifesta de maneiras diferentes.

Tudo depende de por que a pessoa ficou com tanto ciúme. Talvez, em sua infância distante, tenha havido um trauma psicológico. Talvez a mãe tenha deixado a família por outro homem e os deixado com o pai. Então, parecerá a tal indivíduo que, mais cedo ou mais tarde, seu escolhido fará o mesmo.

O sentimento de dúvida, o medo da solidão total levam o homem tímido da vida cotidiana ao ciúme. Ele se considera um homem simples. Trabalha em fábrica, tem interesse por futebol, não lê livros. E a esposa, ao contrário, é uma intelectual, bonita, inteligente, trabalha em um emprego de prestígio.

A desproporcionalidade de qualidades e caráter pessoais levará ao fato de o marido desenvolver um estado depressivo. Ele ficará irritado e desconfiado. Ele começará a controlar sua esposa em todas as suas ações, para não permitir que ele entenda que ele não é digno dela.

Às vezes, um representante do sexo masculino está focado em algum problema insolúvel que aconteceu em sua vida. Depois da dor que experimentou, ele tem medo de perder o último ente querido. Portanto, um homem terá ciúme de sua escolhida e tentará não perder de vista cada passo dela.

As mulheres são diferentes. Alguns vão deliberadamente para o conflito e tentam causar ciúme do cônjuge, flertar "à direita e à esquerda". Eles gostam disso, então eles se afirmam e se divertem e as pessoas ao seu redor. Como resultado, esse comportamento inevitavelmente leva a escândalos e divórcio.

O ciúme em um homem pode fazer com que sua esposa se comporte de maneira muito independente. Quando ela se permite fazer o que bem entende, tem um trabalho bem remunerado e faz rodízio no time masculino. O sentimento de possessividade e dignidade não permitirá ao marido suportar por muito tempo tal comportamento de sua esposa. No final das contas, ele começará a fazer reivindicações e, se isso não ajudar, ele fará as malas e sairá de casa.

Boatos e conversas infundadas sobre a infidelidade de sua esposa também podem levar um homem a mostrar ciúme.

Por exemplo, uma sogra diz constantemente ao filho que a esposa dele costuma se atrasar no trabalho, se veste com roupas elegantes e não segue os filhos.

Com o tempo, um homem sucumbe à sugestão e começa a tratar sua alma gêmea com suspeita. Isso leva a escândalos e discórdia na família.

Como isso se manifesta?

O ciúme masculino não é visível a olho nu. Esse sentimento pode ser “criptografado” sob diversos motivos para a manifestação de insatisfação no cotidiano.

Profissionais experientes aprenderam a identificar os sinais implícitos do ciúme e a identificar suas causas. No entanto, você pode ver por si mesmo se um ente querido tem ciúme de você ou não.Para fazer isso, você precisa comparar os exemplos a seguir com exemplos do comportamento de seu homem. Se você notar um casamento, mude seu comportamento, deixando claro que você é um cônjuge fiel.

  • Por exemplo, seu marido costuma criticar sua maquiagem e roupas brilhantes o deixam zangado. Uma relação especial com um animal, por exemplo, um cachorro, também o incomoda.
  • Alguns maridos se interessam por tudo que acontece ao redor dos fiéis. Eles precisam saber tudo nos mínimos detalhes: o que você conversou com seu amigo ao telefone, o que está acontecendo na equipe e até que bonde você levou para casa hoje e assim por diante.
  • Visitas frequentes aos pais também podem criar sentimentos de possessividade. O homem resmunga sobre o fato de que não há comida em casa (embora a geladeira esteja cheia de mantimentos), enquanto a esposa anda por aí sem saber para onde.
  • Muitas vezes as mulheres não conseguem entender o que causou a agressão do marido. Todas as tentativas de estabelecer contato não encontram entendimento. O aumento da excitabilidade e do nervosismo do cônjuge também pode ser resultado do ciúme.
  • O mau humor e a taciturnidade também falam sobre um ataque de ciúme do marido. Uma sensação de coceira é estressante e, portanto, a pessoa se fecha em si mesma. Pensamentos ansiosos o impedem de relaxar.
  • Muitas vezes, um homem pode desaparecer no trabalho. Isso não significa que ele está te traindo. Talvez seja assim que seu ciúme latente se manifeste. Ele enlouquece e quer que você preste atenção nele e pense no fato de que você pode perder seu ente querido.
  • A propósito, muitos psicólogos notaram o fato de que pessoas que estavam casadas há muito tempo e tinham uma idade muito respeitável vinham às suas consultas. Acontece que o cônjuge tinha ciúme de sua esposa porque ele tinha medo de perder não apenas um ente querido, mas também o modo de vida estabelecido, que lhe convinha perfeitamente. À primeira vista, parece que os acessos de ciúme nesta categoria de pessoas só podem causar um sorriso terno, mas não há nada de engraçado aqui. As pessoas têm um medo da perda que obscurece suas mentes.
  • Aqui está outro exemplo: uma mulher já teve um casamento malsucedido, após o qual se casou novamente. Agora eles estão felizes com seu cônjuge atual. A felicidade deles viola o ciúme do marido pela vida passada de sua esposa. Parece ao homem que sua esposa nunca foi capaz de esquecer seu primeiro amor até o fim. A ansiedade em relação a isso fornece um terreno fértil para a escalada do conflito familiar.

O ciúme aos poucos, mas com certeza, leva as pessoas de um casal a uma ruptura nas relações. Para evitar que isso aconteça, aja a tempo.

Como reagir?

Em primeiro lugar, você precisa descobrir como o ciúme se manifesta e, em seguida, agir. Algumas mulheres em fóruns onde os problemas familiares são discutidos reclamam que seus maridos as incomodam com seu comportamento excessivamente intrusivo. Por exemplo, ele liga a cada meia hora assim que a esposa sai de casa, atrapalha a comunicação com os amigos ou não permite ficar sozinho no campo, monitora cada passo ou oferece carona a cada oportunidade.

Devo dizer que não há problema aqui. Pelo contrário, fique feliz por ter um homem tão atencioso. Outras mulheres só podem sonhar com esse cuidado.

Lembre-se de que passar um tempo juntos apenas fortalece o vínculo do casamento.

É outra questão se um homem mostra sinais de agressão. Existem duas opções aqui. Se não é apenas impossível tolerar esse comportamento, mas também perigoso, você precisa terminar o relacionamento o mais rápido possível. Se você ama o seu escolhido e acha que tudo pode ser ajustado, então mostre persistência e tente realizar uma série de ações destinadas a restaurar completamente o entendimento mútuo.

Assim, definimos tarefas e seguimos rigorosamente as recomendações.

  • Elimine os motivos do ciúme. Pare de fazer maquiagem brilhante, corrija seu comportamento, tire as saias curtas do guarda-roupa (dê para namoradas solteiras). E nenhuma comunicação com os homens.Mesmo com colegas de classe, pelo menos por um curto período, você precisa parar de se comunicar.
  • Não cause conflitos. Se seu marido suspeitar de traição, não negue nada, não grite, mas explique com voz serena em que circunstâncias você se atrasou no trabalho. Então deixe seu marido sozinho por um tempo. Vá para outra sala. Deixe-o pensar sobre o problema e se acalme.
  • Sempre, convença o seu escolhido de que ele é muito querido por você como homem e como pessoa. Diga que você nunca mais encontrará isso. E, em geral, você não vai procurar ninguém. Você tem felicidade - é ELE e você não precisa de mais nada.
  • Não culpe seu marido em resposta às acusações dirigidas a você. Explique a ele que esse comportamento o perturba e ofende muito. Isso atrapalha a sua felicidade.
  • Não esconda nada dele. Deixe seu telefone em um lugar visível. Deixe-o saber que você não tem nada a esconder.
  • Com seu cônjuge, trate os outros membros do sexo forte com mais indiferença. Nunca use outros homens como exemplo para se opor a seu marido.
  • Crie aconchego na casa e trate o seu homem com amor, deixando claro que ele é o mais querido e o único no mundo.

Conselho do psicólogo

Livrar-se de uma sensação desagradável não é fácil. Mas você tem que realmente querer, e então tudo dará certo. Ninguém pode completar esta tarefa, exceto você.

  • Sente-se em frente a um espelho e olhe para si mesmo de lado. Pense nas emoções que você sente quando seu marido tem ciúme de você. Escreva os sentimentos desagradáveis ​​no papel. Em seguida, mostre-os a seu marido e explique que isso está envenenando sua vida e destruindo sua família.
  • Converse com seu marido individualmente. Peça a ele para admitir que tem ciúme de você. Explique a ele que não há necessidade de esconder sentimentos e ter vergonha deles. Tudo pode ser consertado. Este será o primeiro passo para se livrar do sentimento obsessivo.
  • Tente entender o verdadeiro motivo do ciúme de seu marido. Isso pode ser feito quando você estiver sozinho. Leve-o para uma conversa franca. Expliquem um ao outro. Que todos expressem suas queixas e reclamações. Isso o ajudará a entender melhor os momentos problemáticos de sua vida.

Em conversas subsequentes, tente inspirar confiança em seu cônjuge. Explique a ele que sua escolha não foi acidental. Só ele é digno de estar ao seu lado e mais ninguém. Esse comportamento aumentará a autoestima de seu marido.

      • Envolva-se em um negócio conjunto. Por exemplo, comece a economizar dinheiro para comprar uma dacha ou um carro novo. Um novo hobby coloca o ciúme em segundo plano.
      • Exale positividade e finja que está feliz, aconteça o que acontecer. Esse comportamento atrairá a atenção de seu cônjuge e ele seguirá seu exemplo. Quanto mais positivo você for, mais cedo se aproximará.
      • Tente livrar seu cônjuge de pensamentos obsessivos. Encha-o de trabalho, por exemplo, comece a renovar um apartamento. Faça você mesmo uma parte ativa. Isso pode ajudar a distrair seu cônjuge de pensamentos ruins, e trabalhar junto ajudará a aproximar vocês.
      • Assegure constantemente a seu cônjuge que o passado é coisa do passado. Precisamos esquecer velhas queixas e decepções.
      • Crie aconchego e conforto. Se você tem filhos, passe mais tempo livre com eles e com seu cônjuge. Reúna seus filhos e seu cônjuge em uma mesa e fale sobre todas as características positivas de sua família.
      • Elogie seu marido por sua lealdade e conscienciosidade. Graças aos seus esforços, você não precisa e vive sem problemas materiais especiais. Isso aumentará a auto-estima dele, e ele criticará menos você.

      Não tenha medo de trazer à tona os aspectos negativos de sua vida. Você precisa olhar o problema bem nos olhos. Depois de começar a procurar e consertar erros, você sentirá que sua vida está mudando para melhor. Você sempre pode se separar, mas vai se arrepender do relacionamento perdido por toda a vida. Portanto, você precisa se esforçar para compreender e dialogar.

      sem comentários

      Moda

      a beleza

      casa