Ciúmes

Como parar de ter ciúmes?

Como parar de ter ciúmes?
Contente
  1. A que leva o ciúme e por que é tão importante lutar?
  2. Como superar o ciúme infundado?
  3. E se for dado um motivo?
  4. Como parar de ter ciúmes do seu ex?
  5. Como aprender a não ter ciúme de seus amigos?
  6. Conselho do psicólogo

O ciúme é um dos sentimentos humanos mais antigos. No alvorecer do nascimento da civilização, foi esse sentimento que permitiu a criação das tribos: o ciúme e a reação agressiva dos machos não permitiram que outros representantes do sexo mais forte continuassem a corrida com os representantes desta chama. Então o ciúme levou à formação de uma família monogâmica. Mas este sentimento ancestral não deixa os nossos contemporâneos sozinhos e, numa dada situação, quase todos o sentem, independentemente do sexo, idade, posição social e profissão. Este artigo vai falar sobre como lidar com esse sentimento muito difícil e parar de atormentar a si mesmo e aos outros com suspeitas.

A que leva o ciúme e por que é tão importante lutar?

O ciúme em nossa vida não se limita apenas aos relacionamentos amorosos. Existe o ciúme infantil, existe o ciúme dos amigos, dos colegas. Qualquer um desses tipos é caracterizado por uma forte "tempestade" emocional. Os sentimentos de alguém que tem ciúme podem ser diferentes em nuances; em geral, qualquer ciúme é sempre baseado em dois sentimentos básicos: no medo de perder algo (o amor, objeto desse amor, auto-importância, autoridade e peso) e na raiva dirigida a um objeto que "invade" esse pessoal, que só pertence a você.

Nem é preciso dizer que tanto a raiva quanto o medo são sentimentos destrutivos que destroem gradualmente a personalidade e a saúde não apenas de quem tem ciúme, mas também de quem se torna objeto de ciúme. Isso é especialmente perceptível no caso de ciúme paranóico e doentio, devido ao qual assassinatos e suicídios são freqüentemente cometidos.

Em psicologia, existem vários tipos de ciúme, cada um dos quais é perigoso à sua maneira. A formulação mais simples e precisa foi apresentada pela moderna psicóloga ucraniana Daniela Puertas, que resumiu as obras de Sigmund Freud e outros especialistas eminentes e reuniu suas teorias em um conceito.

  • Ciúme paranóico - um estado de angústia mental, transtorno de personalidade delirante-paranóico, no qual uma pessoa ciumenta tem confiança infundada na traição e também pode acreditar que o trapaceiro está regularmente tentando envenená-lo ou se livrar dele de outra maneira.

  • Ciúme narcisista - um estado em que o ciumento tem medo de perder o objeto de amor como um componente de sua própria personalidade, é mais uma manifestação de um grande amor por si mesmo e não por outra pessoa.

  • Ciúme psicopata - o estado de psicopatia, muito perigoso para todos os participantes da situação, é caracterizado pela imprevisibilidade das reações do ciumento e pela espontaneidade dos acessos de raiva.
  • Ciúme masoquista - sofrer por sofrer. Se não há fato de traição, o “sofredor” o inventa e tem pena de si mesmo, não mostrando agressividade, mas tentando despertar a pena de todos ao seu redor.

  • Ciúme esquizóide - característica das pessoas de baixo nível emocional que, a seu modo, acham vantajoso manter em si a ideia de traição, pois isso lhes permite, com a consciência tranquila, manter distância do parceiro.

  • Ciúme histérico - concerne sempre exclusivamente à traição física, sexual (fictícia ou real), embora nada tenha a ver com o mundo dos sentimentos de amor e afeto, ou seja, o ciumento se preocupa apenas com o fato de uma possível traição corporal. Ele flui violentamente.

  • Ciúme obsessivo-compulsivo - "em serviço", suspeitas de obrigações domésticas. Na maioria das vezes, é formado devido às ideias impostas na infância de que o amor só pode ser demonstrado quando certas condições são satisfeitas (lições aprendidas, limpeza do quarto). Manifesta-se como um ritual diário tedioso: verifique o telefone do seu parceiro, descubra quem e o que escreveu para ele, onde ele estava.

Na psicoterapia moderna, vários tipos de ciúme são distinguidos de acordo com sua cor emocional. Determinar o tipo é muito importante para entender como ajudar uma pessoa a se livrar de pensamentos e comportamentos destrutivos.

  • Branco - não é ciúme patológico, doloroso, inerente de vez em quando a toda pessoa mentalmente normal. Não há agressão, suspeita excessiva, desconfiança obsessiva, comportamento perigoso nisso. O ciumento é adequado, ouve a voz da razão, as discussões, os fatos. Freqüentemente, esse tipo de ciúme permite que você "refresque" o relacionamento de um casal, especialmente se já existe há muito tempo.

  • Azul - ciúme com sinais de aumento da ansiedade. Se você não ajudar uma pessoa, ela pode se transformar em um distúrbio neurótico. Ela se manifesta como uma violação da percepção normal, crises de lágrimas, estados de ânimo depressivos, distúrbios do sono.

  • Verde - à beira da patologia mental, pois a ideia vai degenerando gradualmente em obsessiva. Na maioria das vezes, ocorre no contexto de um estado neurótico já existente. Em 20% dos casos, uma pessoa consegue "voltar" à realidade, no resto - o ciúme degenera em patológico.

  • vermelho - o mais perigoso, patológico, paranóico. É acompanhado de delírio, enquanto a própria pessoa não mais distingue entre ficção e verdade, e considera seu absurdo como a única verdade. Necessita de tratamento psiquiátrico, geralmente com medicamentos.

O principal perigo de qualquer tipo de ciúme reside no fato de que as relações existentes são destruídas, a vida do próprio ciumento e daquele que se torna sua "vítima" está em colapso. Por favor, note que nas estatísticas de divórcios, a traição leva cerca de 30% e relacionamentos rompidos, incluindo muitas vezes por causa do ciúme de um dos parceiros - até 45%.

Esse sentimento antigo, se não for contido a tempo, pode prejudicar a saúde humana.No nível mental, a paranóia, a esquizofrenia podem se desenvolver, no nível psicossomático - doenças oncológicas, distúrbios dos órgãos da visão, audição.

Mas mesmo no estágio inicial, muito antes do desenvolvimento de uma doença ou transtorno mental, o ciúme causa alterações fisiológicas: a pessoa começa a dormir pior, o apetite diminui, fica mais distraída e desatenta a tudo o que não tem nada a ver com o seu ciúme, e trata dolorosamente qualquer coisinha que possa ter a ver com ela.

Como superar o ciúme infundado?

Se seus planos não incluem divórcio, separação, internação em um hospital psiquiátrico para tratamento e você também está enojado com a ideia de que seu parceiro precisará ser monitorado para encontrar evidências de sua infidelidade, é hora de pensar em como se livrar deste sentimento desagradável e perigoso.

Uma vez que o ciúme masculino e feminino têm algumas diferenças nos mecanismos e manifestações, as recomendações para a eliminação são diferentes para ambos.

Namorado

O ciúme masculino muitas vezes está diretamente relacionado à baixa autoestima. É por isso que surgem pensamentos destrutivos de que outra pessoa pode ser melhor na cama, pode ganhar mais. A maneira mais razoável de sair desse estado para um representante do sexo forte é aumentar sua própria auto-estima. Inscreva-se em uma academia, coloque seu corpo em boa forma, mude de emprego por um trabalho mais interessante (e possivelmente mais bem pago), encontre um hobby que lhe permita se livrar do excesso de adrenalina: pular de pára-quedas, ir para a montanha, voar em parapentes ... Se isso for inaceitável para você, encontre um hobby menos radical, o principal é que ele aumente o seu valor aos seus próprios olhos.

Se o sentimento de ciúme surgiu devido à presença de sua própria experiência negativa no passado (um amigo ou esposa anteriormente traído), então você deve julgar com sensatez e compreender que seu companheiro atual não tem e não é obrigado a pagar por as ações de seu antecessor.

Pense, porque ela escolheu você, e não outro. Isso significa que o relacionamento com você significa mais para ela do que pode parecer à primeira vista. As mulheres são mais apegadas ao lar, à família e mudam, de acordo com as estatísticas, com muito menos frequência do que os homens.

Pare de suspeitar dela, checando seu celular quando ela está no banheiro, lendo suas mensagens e vasculhando seu histórico de navegação. Se ela estava procurando uma resposta para a questão de como se tornar mais sexy, isso não significa que a garota decidiu aumentar sua sexualidade para outra pessoa. Provavelmente, ela faz isso por você.

É melhor falar abertamente sobre tudo o que preocupa. Isso ajudará a trazer confiança ao relacionamento, o que as mulheres realmente apreciam e, pessoalmente, ajudará você a se livrar do ciúme infundado. Também é recomendado o uso de métodos de defesa psicológica contra novos ataques de ciúme. Consistem no fato de que para cada pensamento sobre a possível infidelidade de um amigo, de um homem, com seu pensamento racionalizador característico, é necessário encontrar pelo menos três argumentos lógicos, argumentos de fato.

Por exemplo: "Ela está definitivamente atrasada no trabalho!" - os argumentos lógicos podem ser: “a organização dela não está mais funcionando neste momento”, “Eu a vi sair do trabalho antes do tempo e partir para uma direção desconhecida”, “Eu tenho certeza que ela estava com seu amante!”. Se não houver evidência de tais argumentos, não há nada com que se preocupar. A cada afirmação, você deve sempre se contrabalançar: sim, ela se atrasou, mas avisou que viria mais tarde, porque tinha que ir à loja com a amiga ou passar pela mãe. Confie em seu parceiro. Com um cérebro masculino racional, sempre tente aderir à "presunção de inocência".

Se tudo mais falhar e o ciúme literalmente envenenar sua vida, e você, por sua vez, estiver tentando descontar tudo em sua companheira, você deve admitir honestamente para ela e para si mesmo: os psicoterapeutas têm muitas maneiras de ajudar com o ciúme patológico por nenhuma razão.

Para a menina

A peculiaridade do ciúme feminino está na hipertrofia das experiências internas. Mesmo o ciúme "branco" normal pode muito bem causar um desejo irresistível no belo sexo de vasculhar o telefone do parceiro, de descobrir a verdade. Aqui, o principal é não exagerar, porque do ciúme normal e moderado ao patológico na mulher é um passo.

O ciúme feminino é mais frequentemente associado a um sentimento de ameaça ao coração da família. Parece-lhe que o modo de vida habitual certamente entrará em colapso se o marido for “para a esquerda” e, tal como nos homens, a situação é influenciada pela baixa autoestima.

O que fazer não é uma questão fácil. Melhor começar aumentando a auto-estima: faça seu penteado favorito, atualize seu guarda-roupa, perca alguns quilos extras, encontre um passatempo interessante e excitante. Isso ajudará não apenas a desviar a atenção de pensamentos desagradáveis ​​e suspeitas, mas também aumentará seu valor aos olhos de seu parceiro.

Para as mulheres, o método de negação funciona muito bem. Para cada pensamento negativo próprio, a mulher simplesmente precisa afirmar para si mesma que não há nada igual, e isso é apenas um jogo da razão.

Fale com seu parceiro. Um homem adequado e amoroso será capaz de compreender os seus sentimentos e também de dissipar as dúvidas. Evite vigilância, um grande número de ligações por dia exigindo saber onde o homem está agora, o que está fazendo. E você certamente não precisa cavar seu carro ou telefone: tentativas de controle certamente serão notadas, e então você se encontrará em uma posição desconfortável.

Tente planejar mais coisas juntos: de irem à loja juntos (você sozinho não pode carregar a sacola com mantimentos para o porta-malas, é difícil!) a assistir a uma partida de futebol com um copo de cerveja. Mais frequentemente, se interesse pelo que é interessante para um homem, aprenda a distinguir o rúgbi do basquete, mostre a ele que você realmente gosta de seu hobby. E então o grau de confiança aumentará e haverá menos motivos para suspeitas.

E se for dado um motivo?

Todos os itens acima relacionados ao ciúme irracional, que não tem base. Mas e se houver um motivo, ou você acha que há? Nesse caso, pode ser muito difícil lidar com sensações desagradáveis. Esclareçamos imediatamente que o motivo do ciúme pode ser objetivo e subjetivo. No primeiro caso, um bom motivo para suspeitar de infidelidade está em certas esquisitices de comportamento (tirou o anel, não o leva para encontros e reuniões amistosas, tenta evitar a intimidade, muitas vezes demora, conhecidos o viram com um estranho, não vem dormir, obviamente alguém está no carro anda, exceto você, porque o assento é puxado para trás de uma forma incomum, etc., no final, você mesmo viu um parceiro com um rival (rival). Normalmente lá existem vários desses motivos ao mesmo tempo, sua força está no agregado.

As razões subjetivas são suas especulações pessoais. Você tem certeza de que seu parceiro está traindo apenas porque está atrasado no trabalho, embora você já saiba que o trabalho dele é irregular. Você acha que a traição só pode ser porque há menos sexo na família; ao mesmo tempo, nem mesmo lhe ocorre que seu parceiro pode ter problemas, incluindo problemas de saúde, que pode realmente ficar cansado.

Às vezes é muito difícil distinguir o objetivo do subjetivo. Mas não existem muitas maneiras de sair da situação:

  • pare de "se enganar", abandone as suspeitas e acusações, supere suas emoções negativas e substitua-as por positivas;

  • comece a procurar por evidências concretas e irrefutáveis ​​de traição.

No segundo caso, você terá um bom motivo para parar de ter ciúmes se o adúltero não encontrar sua confirmação.Mas pode custar caro: um parceiro que descobre sobre a desconfiança pode romper todas as relações com você.

Quaisquer que sejam as razões dadas a você, elas diferem dos fatos em sua ambigüidade e ilusão. Para cada um deles, você pode encontrar uma segunda explicação lógica, que não tem nada a ver com traição. Se o relacionamento é caro e não há desejo de estragá-lo com um parceiro, então é melhor tentar lidar com o ciúme sem embarcar no caminho de um “detetive autodidata”.

Algumas instalações simples ajudarão com isso:

  • ninguém é obrigado a atender às suas expectativas;

  • todos têm direito aos segredos pessoais, ao espaço pessoal e ao tempo livre, mesmo que sejam casados, porque o casamento não é uma prisão;

  • o ciumento rapidamente perde o respeito do parceiro, e com a saída de um sentimento tão importante como o respeito, o amor também vai embora, não tem outro jeito.

Se você repetir isso para si mesmo com mais frequência e não fizer algo que possa destruir a confiança e o respeito, não será tão difícil parar de ter ciúmes quanto parece. Se você não consegue superar as suspeitas, não consegue confiar, existem outras dificuldades no relacionamento, é melhor entrar em contato com um especialista: um psicólogo ou um psicoterapeuta pessoalmente. Será bom se o seu ente querido (amado) também atrair para se ajudar, e pedir abertamente a essa pessoa que o apoie nesta difícil tarefa - a luta contra o ciúme. Vocês dois estão interessados ​​nisso.

Como parar de ter ciúmes do seu ex?

Muitas vezes, e algum tempo depois da dissolução do casamento ou do término do relacionamento, os ex-cônjuges continuam a despertar o ciúme um do outro à distância. É mais provável que não seja ciúme, mas uma "vingança" mesquinha pelo fato de que as esperanças não se concretizaram, o relacionamento não aconteceu. Ao mesmo tempo, um dos sócios alardeia a sua nova relação, faz de tudo para que a primeira metade descubra que houve mudanças na vida pessoal da primeira. O desejo de mostrar a ela (ele) que você não é tão mau para que ele (ela) entenda qual dom do destino eles perderam é compreensível e até natural à sua maneira.

Por que o segundo parceiro "morde" isso e começa a ficar com ciúme quase de verdade? A palavra-chave aqui é "quase". Isso não é mais tanto ciúme quanto ressentimento, eufemismo, incompletude de relacionamentos passados; a pessoa se ofende não só pelo fato de o ex-companheiro ter conhecido outro, mas pelo fato de que “ele, tão bom, encontrou tão rapidamente um substituto!”. Este é um grito de orgulho ferido e nada mais.

Lidar com essa forma de ciúme é bastante simples: Perceba que é o ressentimento que você está sentindo, e também entenda que esse ressentimento era o propósito do ex que lhe mostrou sua nova vida. Não seja manipulado. Pare de sofrer e cuide do arranjo de sua vida pessoal, o que permitirá, depois de um tempo, dar ao seu ex algumas horas de emoções desagradáveis ​​pelo fato de estar tudo bem com você também.

O ciúme pelo passado de uma pessoa tem uma natureza completamente diferente. É especialmente difícil para homens e mulheres que se relacionam com um parceiro que tem filhos de casamentos anteriores e que mantém relações amigáveis ​​com ex-esposas ou maridos.

As dúvidas sobre esta situação nem sempre são infundadas. Para construir um relacionamento forte com tal parceiro, você precisa ter certeza de que o relacionamento "ali" terminou. Infelizmente, os ex-cônjuges muitas vezes continuam a se encontrar de vez em quando e a manter contatos íntimos, ou apenas por causa da memória antiga, a conversar enquanto tomam um copo de chá. Mais cedo ou mais tarde, esses "acessos de nostalgia" prolongados acabam, mas você tem que esperar e sofrer? Se o relacionamento não se completa - os ex-namorados costumam se ligar, costumam se corresponder, se encontram - é preciso colocar tudo no seu devido lugar e aguardar esse período a uma distância segura.

Se o parceiro não dá motivo para ter ciúmes do ex, e seus encontros se limitam a encontros com filhos, além de você ter um relacionamento sério, não deve controlar seu parceiro, não deve proibi-lo de se comunicar com sua ex-família .Isso é indigno, baixo e errado. Você terá que lidar com o ciúme com bastante frequência, mas é bem possível derrotá-lo. Todos os mal-entendidos neste caso ajudarão a resolver uma conversa confidencial.

Nunca se compare ao ex do seu ente querido. Você é diferente (diferente), e se ele (ela) escolheu você agora, então esta é uma desculpa para interromper o fluxo de pensamentos obsessivos e deixar seu parceiro e sua própria psique em paz.

Como aprender a não ter ciúme de seus amigos?

O chamado ciúme amigo não é um fenômeno comum entre adultos e pessoas independentes, geralmente é característico de crianças e adolescentes. Se um adulto tem ciúme de um amigo ou namorada de outros conhecidos em comum, isso é um sinal de imaturidade psicológica e emocional., devido ao qual uma pessoa está simplesmente "presa na infância". A atitude para com esses amigos geralmente é sempre simpática e um pouco compassiva, pois sentem pena de uma criança irracional e caprichosa. Se o amigo começa a "agir" um pouco mais, a pena é substituída pela irritação e o próprio fato da amizade é colocado em grande questão. É mais fácil para muitos remover tal pessoa do círculo social do que suportar seus caprichos e ciúme.

Pense em tudo isso, se de repente você sentir ressentimento e ciúme borbulhando por dentro, se o seu amigo íntimo, sem dizer nada, foi com outros amigos para uma pescaria, um piquenique ou o mar, e você (a pessoa mais próxima desde o jardim de infância!) Eu não disse sobre isso. Amigos não devem nada uns aos outros. Não precisam dizer para onde e com quem vão, onde querem passar o fim de semana. Não transfira o ciúme para relacionamentos como amizades.

Um ciúme completamente diferente é o ciúme de sua metade pelos amigos existentes. Ao mesmo tempo, eles têm ciúmes de seus camaradas e dos camaradas do parceiro. É muito fácil brincar e se tornar um verdadeiro tirano que vai atrapalhar as idas conjuntas de amigos ao cinema ou clube, reuniões de colegas e colegas de classe.

Entenda que seu parceiro não ficará mais feliz se você desencorajar todos os conhecidos dele, e você sozinho nunca poderá substituir toda a gama de comunicação de que ele precisa. Deixando seu parceiro sozinho, você corre o risco de que um dia ele também te deixe: ele não está mais acostumado a perdas. Além disso, ele sempre o culpará por não ter comunicação fora do círculo familiar.

Nos casos de ciúme de amigos e amigos, mais da metade do sucesso no caminho para deixar de ser infeliz é a própria compreensão do errado e anormal do que está acontecendo. Se você entende que isso é impossível, significa que você está meio mais perto do objetivo.

Aprenda a se colocar mentalmente no lugar de seu companheiro. E, neste caso, a situação pode ser completamente diferente. Este método exigirá alguma habilidade, treinamento psicológico e paciência, mas os resultados não tardarão a chegar. Livrar-se do ciúme é um processo gradual.

Nunca coloque pressão nos pontos fracos: "Já passamos por tanta coisa juntos e você ...", "Quando você se sentiu mal, porque fui eu que te ajudei!" A amizade sincera e verdadeira não precisa de tais lembretes, um amigo é valorizado não pela ajuda específica em uma situação particular, mas assim mesmo - a coisa toda, com todas as ações e afirmações.

Se você for vítima de um ciúme amigável, tente transmitir todos esses pensamentos à pessoa com ciúme., e também marcar claramente os limites do que é aceitável. Não se culpe, não deixe um amigo manipular a sua vida, na qual você tem o direito de decidir o que fazer e como fazer.

Conselho do psicólogo

Se você estiver com ciúme, o conselho de um psicólogo clínico profissional pode ajudá-lo a lidar com isso. Vamos apresentá-los resumidamente.

  • Admita honestamente para si mesmo que está "doente" e trate seu ciúme exatamente como uma doença que precisa ser curada.

  • Certifique-se de tentar encontrar a razão de seus sentimentos. Se você não consegue encontrar um motivo sozinho, entre em contato com um psicólogo ou qualquer pessoa de sua confiança para contar tudo e descobrir os motivos juntos.

  • Entenda claramente quais sentimentos você sente em um acesso de ciúme: ressentimento, orgulho ferido, raiva, medo ou outro sentimento. Isso ajudará a controlar suas emoções.

  • Aprenda a se tratar melhor: aprimore-se, estude, mude de emprego, imagem, aprenda a gostar de você mesmo no espelho.

  • Planeje seu tempo com clareza, tente se manter ocupado constantemente. A ociosidade é um terreno fértil para uma variedade de pensamentos obsessivos.

  • Faça ajustes positivos em seu relacionamento com a pessoa amada. Lembre-se de que a raiva gera raiva e o controle total gera o desejo de correr. Tente compartilhar boas emoções e, em troca, receberá as mesmas, o que, em última análise, ajudará a aumentar o grau de confiança um no outro.

Como lidar e como lidar com o ciúme, você aprenderá no vídeo a seguir.

sem comentários

Moda

a beleza

casa