Tudo sobre a cachoeira Kozyrek na Crimeia
A maioria das pessoas associa a visita à Península da Crimeia apenas ao relaxamento nas praias (em locais organizados ou "selvagens"). Mas mesmo longe da costa marítima, a natureza desses lugares pode surpreender muita gente. Um exemplo notável é a cachoeira Kozyrek.
Viajar por
Você precisa procurá-lo perto da aldeia de Peredovoe, onde o Vale Baidar é atravessado pelo rio Kobalar-Su. Para sua informação: além de sua nascente existem 3 cachoeiras mais atraentes. O próprio nome "Kobalar-Su" significa literalmente "rio das cavernas". Recebeu esse nome devido à massa de grutas que se encontram em quase toda a extensão do canal. Durante os meses de verão, as cachoeiras superiores costumam secar e, às vezes, ficam sem água já nos últimos dias de primavera.
Surpreendentemente, o nome da cachoeira Kobalar na Crimeia não tem nada a ver com o nome do rio em si. Foi dado para o acúmulo de tufo característico que apareceu em 2009. A localização do reservatório torna-o conveniente para os turistas. Existem locais de lazer nas proximidades: estacionamento confortável para viajantes, gazebos. Em todo o percurso existem placas que permitem chegar de carro sem problemas.
Recomenda-se ir na estrada de Sevastopol da estação de ônibus "5 km". Esta é a opção mais fácil e conveniente.
Na bilheteria da rodoviária, você sempre pode comprar passagens para a vila de Peredovoe, e ao chegar lá os turistas terão que descer as escadas.
Passando ao longo do Lago Inferior, eles descobrirão rapidamente o lugar para onde o Kobalar-Su deságua. Após cerca de 0,1 km, o asfalto dará lugar a uma estrada de terra que levará os viajantes a um pequeno vale.
Uma ponte é lançada sobre o rio. Depois de atravessá-lo, os turistas escalam a trilha serrilhada.Vire à esquerda e caminhe ao longo da margem do lago. Na entrada da floresta mais próxima, há uma placa avisando que a cachoeira Kozyrek está próxima. Ele flui do penhasco. Na ponte, você pode ir para o outro lado e se aproximar da cachoeira por trás.
Vantagens do objeto
Algumas descrições também indicam que você pode chegar ao Visor a pé de Chernorechye. O próprio reservatório de Chernorechenskoye e a caverna Skelskaya com ele também irão deliciar os turistas, mas este é um assunto para uma história separada. A floresta de faias que a cerca dá um charme adicional à cachoeira. Cavaleiros e turistas vão de boa vontade às elegantes cavernas circundantes. O motivo do interesse é simples:
- estacionamentos preservados desde o período primitivo;
- achados mesolíticos;
- vestígios de antigas caças.
A área envolvente é composta por rochas calcárias. Portanto, buracos cársticos não são incomuns aqui. Uma visita à cachoeira é recomendada durante os meses de primavera ou outono. Em seguida, seu leito é preenchido com água derretida ou precipitação. O fluxo não parece muito impressionante, mas parece elegante.
O fluxo parece achatar e criar uma cortina de água. O sol é claramente visível através dele. O brilho da luz se mistura harmoniosamente com os jatos, o que permite que você desfrute de uma imagem única. A aparência brilhante é complementada pelo murmúrio melódico da água. E abaixo, sob um dossel, a água é coletada em um lago em miniatura, onde os turistas nadam.
Informações adicionais
O Vale Baydar é uma reserva natural, o que cria certas restrições para os turistas. O território do vale é muito acidentado e dificilmente é possível chegar ao pico de carro. Você terá que caminhar cerca de 1,5 km. Os arredores da cachoeira são bem desenvolvidos. Há:
- bancos;
- toldos;
- fogueiras;
- locais para churrasco.
É calmo e tranquilo perto da cachoeira. Há especialmente poucas pessoas aqui pela manhã. Caminhando pelo caminho que leva até lá, é possível ver a atração em detalhes. Os sentimentos inspirados pela natureza intocada são extraordinariamente fortes. O veado e outros animais costumam caminhar nas florestas circundantes.
A água da nascente Bunuku-Chokrak é muito limpa e potável. Mas é preciso ter cuidado ao escalar a trilha.
Existem muitas pedras polidas neste local e no próprio local. Devido ao contato constante com a água, eles se tornam muito escorregadios.
Os moradores locais sabem muito bem que é muito fácil quebrar a viseira.
Se você não tem carro próprio, pode chegar ao seu destino com um táxi de linha fixa ou com um ônibus saindo de Sebastopol. O comprimento do caminho é de aproximadamente 5 km. Quem está no setor privado deve tomar microônibus na vila de Rodnikovoe, se tiver carro, é aconselhável seguir pela rodovia Sevastopol - Bakhchisarai. Vire à direita na Bakhchisarai, chegando a Golubinka.
Na aldeia de Peredovo, onde os turistas percorrem este percurso, é necessário procurar um anel viário com lojas e barracas. Em uma bifurcação próxima, vire à direita novamente. O último trecho do caminho (de carro e a pé) é de aproximadamente 3 km. A probabilidade de se perder é baixa, pois muitas pessoas viajam e caminham por esse caminho. É imperativo supervisionar as crianças para que não cometam estupidez perigosa.
O lago, onde a cachoeira deságua, torna-se a fonte do riacho que flui mais adiante ao longo da ravina. A Gruta Fatma-Koba é o local de um antigo cemitério. Uma massa de ossos de animais antigos e ferramentas de caça foi encontrada nas proximidades. O vale Baydarskaya, onde a cachoeira está localizada, é apelidado de Suíça da Crimeia por suas características climáticas e aparência brilhante.
Veja abaixo uma visão geral da cachoeira Kozyrek.