Donuzlav: tudo sobre o lago na Crimeia

Contente
  1. História de origem
  2. Descrição do lago
  3. Onde ficar?
  4. Opções de lazer
  5. Como chegar lá?

Hoje, a península da Criméia atrai cada vez mais turistas. É famosa não apenas por suas praias infinitas e mar quente, mas também por seus belos reservatórios naturais. No artigo, vamos considerar o Lago Donuzlav - o maior e mais profundo lago da península, é um lugar ideal para férias em família no seio da natureza. Detenhamo-nos na história da sua origem, descrição e também consideremos onde é melhor ficar e como chegar lá.

História de origem

O Lago Donuzlav está localizado na parte oeste da península da Crimeia, perto da famosa cidade turística de Evpatoria. Este lago é famoso não só pelos turistas, mas também pelos moradores locais, pois surpreende com a beleza da natureza e é bastante fácil de chegar até ele. Hoje, várias versões foram apresentadas, de acordo com as quais este objeto natural foi formado. Muitos cientistas estão inclinados a acreditar que o lago foi criado como resultado da fratura da crosta terrestre. Conforme as placas tectônicas se deslocaram, uma fenda se formou, a qual foi preenchida com água. Hoje, um istmo arenoso se apresenta no lago, mas ele se formou mais tarde, já que surgiu como resultado de ondas gigantes, foi com a ajuda deles que se formou um istmo de areia.

Alguns pesquisadores aderem à seguinte versão da origem do lago - Donuzlav é o remanescente de um dos rios da Cítia, a saber, Gipakiris... No quarto volume do livro "História", Heródoto a menciona. Outra parte dos pesquisadores considera o lago como parte do rio Dnieper. O curso inferior do rio fluía aqui. Foi apenas durante a era Paleozóica que um reservatório independente foi formado.Há cerca de um milhão de anos, o vale do rio estava localizado entre a costa do continente e a costa da Crimeia no lado noroeste.

Segundo estudos realizados na década de 60 do século passado, as pessoas viviam às margens do lago na Idade do Cobre. Pesquisadores do Instituto de Arqueologia da Academia Russa de Ciências encontraram túmulos nas margens do lago que pertenciam à era Eneolítica. Eles têm muito em comum com as pirâmides do Egito, mas são muito menores em tamanho. Um fato interessante é que as alvenarias foram feitas de uma qualidade bastante elevada, visto que estão bastante densamente localizadas. Também foi comprovado que nenhum ligante foi usado durante a construção.

A peculiaridade dos montes é que são circundados por pedras retangulares, cravadas verticalmente. Esses edifícios incomuns são geralmente chamados de cromeleques, que significa "um círculo de pedras" em celta. Hoje é bastante difícil nomear o propósito dos montes, mas várias versões foram apresentadas.

Alguns arqueólogos os consideram objetos, o que possibilitou isolar o território sagrado do resto. Outros pesquisadores consideram que essas pedras foram usadas para conter a disseminação da necrópole. Embora essas versões possam existir simultaneamente. Não se deve excluir a versão segundo a qual um monumento foi feito com a ajuda de pedras durante o sepultamento, uma vez que as silhuetas dos montes de pedra em muitos aspectos se assemelham a uma figura humana.

Os arqueólogos descobriram algumas coisas interessantes dentro das necrópoles que nos contam como nossos ancestrais costumavam viver aqui. Eles encontraram ferramentas feitas de pedras, pratos de barro, joias feitas de ossos de vários animais, assim como facas de bronze que lembram lanças. Muito pode ser dito sobre como o enterro foi realizado por tribos primitivas. Como um arado de madeira foi encontrado, foi possível constatá-lo no século III aC. NS. os povos que habitavam o oeste da Crimeia já estavam engajados na agricultura. Em outro túmulo havia um instrumento musical que se parecia muito com uma flauta moderna.

Se considerarmos a história mais moderna do lago, então vale destacar 1961, pois foi neste ano que foi criada a base dos navios patrulha, enquanto o istmo da vida foi erodido, com o que o lago se transformou em uma baía feita pelo homem. A água doce do lago tornou-se salgada. Mas o nome do lago também não foi dado por acaso. Segundo uma das lendas, os javalis viviam nas margens, por isso o lago era denominado “refúgio dos javalis” ou Domuzlav. Mas, como podemos ver, o nome do lago mudou ligeiramente ao longo do tempo.

Descrição do lago

Donuzlav pertence ao grupo dos lagos Tarkhankut, embora seja o maior e mais profundo. Seu comprimento é de 30 km, enquanto sua largura chega a apenas 5 km. O local mais largo fica na região da costa do Mar Negro - a largura é de 8,5 km. Se considerarmos uma ponta de areia, ela tem 12 km de comprimento e 300 ma 1 km de largura. Um canal bastante estreito corre no centro. A parte sudeste do espeto foi chamada de Espeto Sul, e a parte noroeste foi nomeada Belyaus. Vários rios da Crimeia deságuam no lago - Donuzlav, Burnuk, bem como os riachos Chernushka e Stary Donuzlav. Em média, a profundidade do reservatório é de 15 a 17 metros, mas o comprimento máximo chega a 27 metros.

Donuzlav é um ecossistema separado. Curiosamente, tanto a água doce quanto a salgada estão representadas aqui, embora a composição esteja ainda mais próxima da água do mar, o que é facilitado pela evaporação. Nas áreas frescas que se concentram no lado norte, crescem taboas, juncos e juncos. No verão, cápsulas de ovo amarelas e nenúfares aparecem na superfície do lago.

Hoje, o território de Donuzlav é protegido por lei contra caçadores ilegais. Existe uma proibição de caça de pássaros. Se eles escolheram este território para si mesmos, nada os ameaçaria, como seus ninhos. Donuzlav é uma área protegida na qual vivem galinhas d'água, rachaduras e galeirões.Vale ressaltar também que o acesso a essas terras só se tornou possível recentemente, uma vez que estavam sob proteção. Na verdade, neste território, no início havia uma base militar soviética, e depois - uma ucraniana.

O lago é rico em minerais. A areia é extraída aqui. Mas os residentes locais são mais atraídos pela oportunidade de se sentar na costa com uma vara de pescar, porque o lago tem um mundo subaquático bastante rico. Se você se instalar naquela parte da baía onde predomina a água salgada, poderá pescar esturjão, salmonete, salmonete ou linguado. Carpas prateadas, carpas, sargos e lúcios estão concentrados na parte de água doce da baía.

Em média, cerca de 50 espécies de peixes vivem aqui, enquanto cerca de 25 espécies estão constantemente aqui., outros nadam para a baía apenas em certas épocas do ano. Este local com certeza irá agradar aos amantes de frutos do mar, já que mexilhões, rapanas, camarões e caranguejos são encontrados aqui. Segundo a investigação, este local é ideal para a criação de ostras gigantes, pelo que é possível que num futuro próximo haja uma base do Mar Negro para a sua criação.

Onde ficar?

Já que Donuzlav atrai turistas, os habitantes locais oferecem várias opções de hospedagem.

  • Se você gosta de férias selvagens, não está procurando por comodidades, então você pode se hospedar em uma cidade de barracas que está localizada no Belyaus Spit. Há vagas para carros, banheiros e chuveiros. Claro, todos os serviços são pagos. Se você se sente mais atraído por recreação gratuita, pode equipar sua casa em um local deserto, mas ao mesmo tempo deve ter tudo o que precisa com você - água, comida, lenha, barracas e assim por diante.
  • O setor privado tornará possível encontrar acomodação para turistas que se preocupam com o orçamento. As aldeias de Gromovo, Znamenskoye e Medvedkovo estão localizadas nas proximidades, onde você pode alugar casas de residentes locais. Mas deve-se ter em mente que o mar só pode ser alcançado de carro, então você terá que nadar no lago.
  • Se o conforto vem em primeiro lugar para você, então vale a pena se hospedar em um hotel ou pousada, que se concentram principalmente na vila de Popovka. O mais popular é o centro recreativo "Stepnaya Gavan". Os quartos incluem todos os confortos, incluindo terraços cobertos. No território do centro recreativo existe uma piscina, estacionamento para carros.

Opções de lazer

Donuzlav é um lugar incrível porque aqui você encontra algumas opções para um agradável passatempo.

  • Bem estar. O lago é famoso por sua lama e argila curativas. Este local é muito procurado por pessoas que sofrem de doenças do sistema nervoso e cardiovascular, bem como têm infertilidade ou disfunção sexual, problemas do sistema músculo-esquelético. O espalhamento de água pelo ar e salmoura proporciona o rejuvenescimento da pele. Nas praias você pode nadar e mergulhar, o que é especialmente popular entre as crianças.
  • Mergulhando. Como a água do lago é totalmente clara, você pode mergulhar. A uma profundidade de apenas 2-3 metros, você pode desfrutar do belo e rico mundo subaquático, que já mencionamos acima. O fundo do lago está coberto de caranguejos engraçados, cavalos-marinhos e algas engraçadas.
  • Pescaria. Claro, os homens adoram pescar. Aqui você pode pescar exclusivamente da costa usando uma vara de pescar ou vara de fiar. Há um clube de pescadores nas proximidades, onde você pode alugar qualquer equipamento, até mesmo um barco. A pesca é paga aqui, custa em média 700 rublos. A temporada de pesca começa em junho e termina apenas em setembro. Se decidir pescar carpa, deve fazê-lo com batata cozida ou milho em conserva, porque esta é a sua iguaria preferida.
  • Dolphinarium. A terapia com golfinhos é muito popular. No centro recreativo "Stepnaya Gavan" existe um delfinário, onde pode nadar com os golfinhos. As crianças vão adorar este tipo de férias.

Como chegar lá?

Donuzlav tem uma localização vantajosa, pois está localizada na parte oeste da península da Crimeia.Se você olhar o mapa, vale a pena começar pela localização da cidade turística de Evpatoria, já que a distância do lago até esta cidade é de apenas 28 km. Você precisa pegar um bilhete na estação rodoviária de Evpatoria para um ônibus que vai para a aldeia de Novoozernoe ou Mirny. Os ônibus passam regularmente nessa direção. Como a acomodação está localizada às margens do lago, você pode apreciar a beleza de Donuzlav da janela do seu quarto.

Se você estiver dirigindo seu próprio carro, vale a pena considerar uma parada na areia de Belyaus. Para chegar lá, você precisa ir até a rodovia Simferopol-Evpatoria, depois ir até a rodovia que leva a Chernomorskoe, depois da ponte virar para Novoivanovka. Depois disso, você precisa passar pela vila de Medvedkovo e pela vila de Znamenskoye.

Se desejar, você pode participar de um passeio de motocicleta se tiver habilidades básicas para dirigir. O passeio de motocicleta vai da vila de Chernomorskoye ao Lago Donuzlav. O percurso tem duração de 80 km, com duração de 8 horas. Uma viagem única permitirá que você veja 28 lugares incríveis da península da Crimeia.

Para obter informações sobre como chegar ao Lago Donuzlav na Crimeia, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa