Rio Belbek na Crimeia: descrição e localização
Os rios sempre foram não apenas importantes para a economia das pessoas, mas também um lugar atraente para os turistas. O rio Belbek pode ser chamado de decoração da região de Bakhchisarai na Crimeia. É considerada um marco do território e sempre atrai a atenção das pessoas.
Um pouco de historia
Belbek flui no sudoeste da Crimeia, nas regiões de Bakhchisarai e Sevastopol. Os rios Managotra e Biyuk-Uzenbash participam de sua formação. É uma longa fonte de água com 63 quilômetros de extensão. As versões da origem do nome podem ser chamadas da seguinte forma.
- Traduzido para a língua turca, Belbek significa "costas fortes". Na primavera, quando o reservatório se enche de água do degelo, a correnteza do rio consegue arrancar árvores com rizomas e carregá-las ao longo do riacho, mantendo-as "de costas".
- Belbek é o nome original de um vale de rio próximo a um reservatório. Traduzido do Türkic, bek é “principal” e bel é “passagem estreita na montanha”. Depois de um tempo, o rio recebeu o mesmo nome.
Durante a residência dos cabardianos na parte superior do rio, tinha um nome duplo. A parte superior é Kabarda e a inferior é Belbek.
Desde 1969, este cânion é reconhecido como um monumento natural.
Até hoje, o rio é um marco marcante criado pela própria natureza.
Características e descrição do reservatório
O rio Belbek é o mais profundo da região da Crimeia. É caracterizada pela presença de quatro afluentes:
- Coccoats - o rio mais poderoso da Crimeia, sua nascente está localizada no Grand Canyon;
- Suatkana, que inclui uma pequena cachoeira;
- Bystryanki, fluindo pelo vale Caralez - é nesta área que as esfinges locais estão localizadas;
- Kokche-Chokrak - fonte "cinza-azul".
O curso inferior do Belbek supera grandes montes de argila. A foz do rio está localizada na aldeia de Lyubimovka, localizada não muito longe da baía de Sevastopol. Nesta parte, ele deságua no Mar Negro. O leito do reservatório parece uma ravina com cerca de 300 centímetros de largura.
O curso superior do rio está localizado na encosta das cadeias de montanhas da Crimeia na parte noroeste. O leito desta seção é formado por Ozenbash e Managotra. São rios de montanha com riachos turbulentos e forte correnteza. Apesar da pequena largura, corpos d'água com uma direção rápida carregam sua água ao longo de encostas rochosas.
Próximo ao assentamento de Golubinka, o leito do reservatório torna-se maior, sua largura chega a cerca de 0,5 metros.
Ao cruzar a cordilheira interior de Belbek, neste trecho o rio passa a fazer parte do belo desfiladeiro de Belbek. A parte mais estreita do vale do rio tem 300 metros de largura e 160 metros de profundidade. No lado direito do Vale Belbek, existem duas grutas. As cavernas são conhecidas pela presença de acampamentos de Cro-Magnon, que caçavam, pescavam, colhiam frutas e plantas.
Outra atração do território pode ser chamada de Fortaleza Syuiren, que se apresenta na forma de restos de paredes e uma torre, já que foi destruída pelos invasores.
Na parte superior do reservatório existe um complexo hidrotécnico, constituído por três reservatórios. A fauna do rio da Criméia com maior fluxo é representada principalmente pela truta de riacho. Este peixe caracteriza-se por um aspecto atraente, a presença de pequenas escamas brilhantes, cada uma das quais com contorno branco. A criatura predatória vive na parte superior do Belbek, é bastante difícil de ver.
Os turistas costumam visitar o Monte Burun-Kaya ou Utyug. A atração recebeu seu segundo nome devido à sua semelhança com todos os utensílios domésticos familiares. Se você escalar a subida íngreme, poderá apreciar plenamente a beleza do vale do rio Belbek.
Antes de chegar ao topo, existe uma fonte de água limpa e fresca, da qual todos podem desfrutar. É impossível não mencionar o bosque de teixos relíquias. Consiste em teixo de baga que cresce há milênios. Esta planta rara atinge uma altura de 2.000 centímetros.
Como chegar lá?
No caminho para Belbek, você encontra esses assentamentos que estão localizados ao longo das margens, são eles que ajudam a orientar os turistas:
- para quem começou a viagem do alto, vale a pena passar por Kuibyshevo, chega-se à aldeia de autocarro ou de transporte pessoal;
- ao subir o rio, você precisa começar em Lyubimovka, as pessoas são trazidas a este ponto por um ônibus vindo de Sevastopol;
- se você quiser ver muitos pontos turísticos, o início da estrada deve ser a vila de Tankovoye ou Maloye Sadovoye.
Uso do rio
O vale do rio Belbek é um lugar bastante pitoresco, visto que é caracterizado por uma grande vazão, há muito tempo que as pessoas povoam esta região. Aqui estão concentrados não apenas artificiais, mas também monumentos naturais. A água do reservatório é caracterizada pela turvação, portanto, não é adequada para banho. No entanto, para recreação ao ar livre e reunião com a natureza, o Vale Belbek é simplesmente perfeito. Este local já foi apreciado por caminhantes e pescadores.
A captura de peixes no rio é boa, porém para isso é necessário escolher o local certo. Segundo a opinião de pescadores, sabe-se que o alto do reservatório é rico em trutas, mas vale lembrar que esse raro representante da fauna está sob proteção. Na área do curso plano, os pescadores podem pescar chub, barbo, carpa, carpa cruciana, carpa e perca. Os pescadores com iscas vivas com certeza vão adorar os peixinhos, muitos deles no rio. Perto da boca você pode pegar um rolamento e um lúcio de troféu.
Segundo as pessoas que costumam pescar aqui, a picada do lúcio nesses locais é excelente. O problema da retirada dos peixes é criado por numerosos ramos e troncos das superfícies dos rios.Freqüentemente, a pesca não é bombeada com um balde de peixes, mas com linhas de pesca rasgadas. A alta vazão do reservatório determina seu uso econômico.
O rio é importante nas atividades dos habitantes, é utilizado para irrigação e abastecimento de água.
Também em Belbek existe um reservatório criado artificialmente. A água doce deste reservatório é muito importante para as pessoas que vivem no território. Apesar de o maior rio da Criméia ser inferior à maioria dos corpos d'água de importância mundial em tamanho, ele tem muitas de suas vantagens. Graças à fiabilidade das "costas" de Belbek, há muitos séculos transporta cargas ao longo do rio, o que sustenta a vital actividade da população deste território. Além disso, o rio é uma fonte insubstituível de frescor na estação quente.
Difere de suas congêneres localizadas na Crimeia pela impossibilidade de secar, bem como pelos riachos tempestuosos e pela insegurança. As margens do Belbek sempre atraíram turistas que querem fazer uma pausa no agito da cidade e apreciar as belezas da natureza.
Para obter mais detalhes sobre o rio mais profundo da Crimeia, consulte o vídeo a seguir.