Condições e procedimento para registro estadual de casamento
O casamento é um dia especial na vida de cada pessoa. Em nosso país, para ser marido e mulher, é necessário o registro oficial do casamento. Leia sobre como fazer isso em nosso material.
Condições de casamento
De acordo com o Código da Família da Federação Russa, um homem e uma mulher podem celebrar o casamento não só com desejo, mas também com oportunidades. No mínimo, não deve haver razão para proibir o casamento. Em primeiro lugar, o casamento na Federação Russa só é possível entre pessoas de sexos diferentes e, em segundo lugar, a idade segundo a qual, de acordo com a lei, um casamento pode ser contraído é fixada em 18 anos. Mas também existem exceções.
Às vezes, a legislação permite o casamento a partir dos 16 anos e até mesmo a partir dos 14 em algumas regiões (Regiões de Moscou, Belgorod, Vologda, Nizhny Novgorod e Kaluga). É possível diminuir a idade de casar, por exemplo, se a futura esposa estiver grávida ou o jovem se alistar no exército (bem como nos demais casos previstos em lei). O registro do casamento em circunstâncias excepcionais só é possível com a permissão das autoridades locais. No registo do casamento com menores, também é necessária a anuência dos pais e, na sua ausência, a anuência dos tutores.
O registo do casamento realiza-se após a apresentação do pedido e de todas as certidões necessárias. Em regra, o prazo de registo do casamento é fixado após 30 dias a contar da data de apresentação do pedido e o mais tardar 12 meses a contar da data da sua redação. Na prática, é preciso esperar uns dois meses, mas no verão há mais casais, então o período pode ser mais longo.
O próprio processo de casamento pode ocorrer na forma de uma cerimônia solene. em uma sala separada com convidados, anéis, vestido de noiva, testemunhas, toalha e música. No entanto, o ambiente pode não ser solene - você pode assinar no cartório do registro civil do estado, mesmo sem o vestido e os anéis da noiva. Cada um escolhe o que gosta e pode pagar. Em qualquer dos casos, os recém-casados receberão aquilo que buscaram - o reconhecimento do consentimento voluntário em considerar a outra metade como cônjuge e, consequentemente, o surgimento dos direitos e obrigações desta última, nos termos da legislação em vigor. Também é importante observar que o registro do casamento ocorre apenas com a presença pessoal das pessoas que desejam se casar.
Mas há momentos em que o casamento é impossível. Eles são especificados na legislação da Federação Russa, ou seja, no Código da Família.
Esses incluem:
- encontrar uma pessoa em um casamento registrado;
- entre parentes (são proibidas alianças com avós, tios, irmãos, irmãs, sobrinhos);
- se o noivo ou a noiva (ou ambos) estiverem incapacitados (reconhecidos como tal por decisão do tribunal);
- entre pais adotivos e filhos adotivos.
No caso de você receber uma recusa para registrar um sindicato, você sempre pode apelar para uma organização superior ou para um tribunal. O procedimento de apelação é simples.
Não é necessário fazer exame médico antes do casamento, isso só é feito a pedido do casal. Além disso, o resultado do exame da pessoa só pode ser comunicado ao casal conjuntamente com o consentimento do sujeito. Caso contrário, é um segredo médico, conhecido apenas pelo paciente e pelo médico. No entanto, se, após a conclusão da união matrimonial, se verificar que o cônjuge está doente de doença venérea (ou outra) e não informou o segundo cônjuge disso antes do casamento, esta união pode ser invalidada e o casamento será anulado.
Documentos exigidos
Se um homem e uma mulher atingiram a idade de casar e estão registrando uma união pela primeira vez, eles devem preencher um requerimento de acordo com o Formulário 3 do formulário estabelecido e pagar uma taxa estadual. Também pode submeter a candidatura através do site de serviços públicos, certificando-a com assinatura eletrónica. Além disso, é possível apresentar um pedido para o desejo de entrar em uma aliança com a assinatura autenticada de uma segunda pessoa.
O pedido afirma que o consentimento das pessoas é voluntário, confirma a inexistência de fundamento para proibir o casamento, indica a idade, informa sobre a presença de filhos. Além disso, são fornecidas informações pessoais, registradas em documentos de identidade, é prescrito o sobrenome que cada um dos cônjuges usará após o casamento, nacionalidade, escolaridade, estado civil no momento do casamento. Esta declaração é conjunta e assinada por ambas as pessoas. Os documentos que confirmam os fatos acima estão anexados ao requerimento. O imposto estadual é fixado em 350 rublos. O registro formal custará um pouco mais.
Este ano, foi possível registrar um casamento em qualquer região da Federação Russa, independentemente do registro do local de residência. Para fazer o pedido, basta entrar em contato com qualquer cartório do país (sem referência ao registro do local de residência). Também é possível registrar um dos futuros cônjuges que sejam casados sem autorização de residência. A falta de registro do local de residência não invalida o passaporte, e os funcionários do cartório não têm o direito de recusar o recebimento do pedido e o registro do casamento. Basta indicar no pedido que não existe local de residência permanente.
Regras de aplicação urgentes
Há casos em que o registro precisa ser acelerado e realizado não em um ou dois meses ou mais, mas muito mais rápido - dentro de um mês a partir da data do pedido.
Vamos considerar os mais comuns:
- a gestante está grávida - um atestado do hospital agiliza a data do registro;
- doença grave do futuro cônjuge;
- um bebê recém-nascido cujos pais serão futuros cônjuges;
- longa viagem de negócios de um dos futuros cônjuges.
Nesses casos, a data do casamento pode ser consultada no momento do pedido. Recorde-se que, na especificação dos motivos da urgência do registo, deve ser sempre anexado documento oficial comprovativo da circunstância que dá origem ao registo do casamento em prazo mais curto.
Características do procedimento
Como já mencionamos acima, o registro pode ser solene ou não cerimonial. Pode ser urgente e simples. Você pode assinar no cartório e realizar a cerimônia solene em qualquer lugar que desejar. Para isso, o casal assina no cartório, recebe a certidão de casamento e, em clima solene com os convidados e em um belo local, realiza uma cerimônia comovente com um lindo vestido e anéis. Tudo isso, via de regra, acontece em algum lugar pitoresco, para que a alegria do casamento seja lembrada por muito tempo, tanto pelos jovens quanto pelos convidados.
Se os jovens não desejam um feriado ou um casamento tradicional, eles podem registrar o casamento sem vestido e anéis em qualquer dia, mesmo em dias de semana (exceto domingo e segunda-feira). Durante o registro não formal, apenas os futuros cônjuges e um fotógrafo podem estar presentes. Nesse caso, os hóspedes podem parabenizar os jovens apenas na rua.
Um registro de casamento urgente pode ser realizado, por exemplo, durante a gravidez. Ou você pode definir um período a partir da data de aplicação em 12 meses. Porém, com um período tão longo, é necessário confirmar seu desejo de registrar um casamento. Em cartórios diferentes - em momentos diferentes (de duas semanas a um mês antes da data prevista para o casamento). Em caso de doença ou circunstâncias imprevistas, a data de registro do casamento pode ser adiada por escrito uma declaração apropriada sobre o assunto e anexando os documentos oficiais de suporte.
Para informações sobre como se inscrever no cartório, veja o próximo vídeo.