Como apresentar corretamente um pedido de registro de casamento no cartório?
Um casamento é sempre uma celebração especial e emocionante. Duas pessoas que se amam decidem legitimar seu relacionamento, criando uma união forte e confiável. Mas para que o feriado ocorra, os futuros recém-casados precisam passar por uma série de formalidades, sem as quais é impossível formalizar oficialmente as relações. E a principal etapa desse evento é o depósito do pedido no cartório.
Condições para casamento
Esse evento responsável tem suas próprias regras, que deve ser respeitado tanto pelo futuro cônjuge como pelo cônjuge.
- Um casal adulto pode registrar o casamento - os dois recém-casados devem ter dezoito anos de idade. A exceção é a idade de dezesseis (em algumas regiões, quatorze) de um dos futuros cônjuges.
- A decisão deve ser mutuamente acordada e voluntária.
Os motivos pelos quais os funcionários do cartório têm o direito de não aceitar o pedido apresentado podem ser descritos a seguir:
- parentesco entre o noivo e a noiva;
- a relação de adoção entre recém-casados;
- casamento devido a ameaças, chantagem ou outra coerção;
- incapacidade dos futuros cônjuges reconhecida pelo tribunal;
- a presença de um dos pares de um carimbo no passaporte;
- o estado de embriaguez dos recém-casados ao fazer o pedido;
- minoria de um dos recém-casados (ou ambos).
Anteriormente, o local do registo do casamento deve coincidir necessariamente com o local do registo. Agora, essa condição foi cancelada - os recém-casados podem escolher qualquer cidade russa: de Moscou ao campo. O cartório não tem o direito de recusar a aceitação de documentos devido à discrepância entre o local de inscrição, caso contrário, os noivos podem apresentar reclamação e até resolver a questão em juízo. É aconselhável avançar com uma reclamação, porque o prazo para sua apreciação é de 5 a 10 dias, mas o litígio durará cerca de dois meses.
Documentos exigidos
Para solicitar o registro de casamento, você precisará pagar uma taxa estadual. Em 2018, seu valor é de 350 rublos (apenas 245 rublos serão emitidos por meio de um aplicativo eletrônico). Apenas uma pessoa em um par precisa pagar por isso. O procedimento pode ser realizado em qualquer banco. Assim, no cartório é necessário apresentar um recibo indicando que o imposto estadual foi pago. Vários documentos também serão necessários, os quais serão discutidos a seguir.
- Claro, o pedido não será aceito sem os passaportes do recém-casado. Às vezes, uma identidade militar é suficiente, mas ainda é melhor fornecer um documento de identidade.
- Se um dos futuros cônjuges (ou ambos) ainda não tiver dezoito anos, a permissão para que eles registrem a união matrimonial também deve ser confirmada com um documento.
- Se alguém do futuro casal já for casado, isso deve ser confirmado por um certificado. O mesmo se aplica à situação em que um dos recém-casados é viúvo ou viúva. No caso de um dos noivos ainda não estar divorciado, a celebração de um novo casamento é impossível. Vale ressaltar que não será exigida certidão de dissolução de casamento anterior, caso tenha sido dissolvido no mesmo cartório.
- Acontece que o noivo ou a noiva é estrangeiro, então é necessário o passaporte e todos os documentos devem ser traduzidos.
O aplicativo em si parece bastante normal e é fácil de preencher. Os cônjuges devem indicar o sobrenome, nome, patronímico, naturalidade e residência, nacionalidade, nacionalidade, bem como os dados do passaporte e de dissolução de casamentos anteriores (se houver). Quando o funcionário do cartório conferir com os documentos a inscrição apresentada, será possível marcar a data do evento do casamento.
Termos e regras para arquivamento de papéis
Para isso, existe um determinado procedimento que deve ser seguido. Alguns casais pensam que serão contratados no dia seguinte após preencherem o formulário e ficam surpresos com a longa espera. É imprescindível cuidar de tão importante ponto com antecedência, caso contrário o envio tardio do pedido pode ocasionar o colapso dos planos de casamento, principalmente da data da pintura, pois os noivos costumam querer celebrar sua comemoração em um determinado dia dia, simbólico para ambos. Se a data desempenha um papel importante no casamento, então é melhor candidatar-se ao quadro o mais cedo possível.
O tempo mínimo de espera na fila é de um mês. Mas o cartório tem o direito de aumentar esse tempo, por isso alguns casais planejam o casamento com seis meses ou até um ano de antecedência.
É importante decidir sobre o Palácio do Casamento. Vale a pena se preparar para as filas imediatamente. Cada casal quer escolher o melhor encontro para si, especialmente para a estação quente - poucas pessoas querem se casar na neve derretida com chuva ou geadas fortes. Alguns recém-casados podem até pernoitar na porta do cartório para serem os primeiros da fila e conseguirem o desejado encontro. Mas tais ações radicais não devem ser tomadas - é melhor apenas pensar sobre essa questão o mais cedo possível.
Você precisa estar preparado para o fato de que a data marcada já estará marcada ou que o cartório não funcionará nesse dia, então a cerimônia pode não acontecer. Por isso, você deve estudar o horário com antecedência. Por exemplo, alguns realizam cerimônias apenas de terça a quinta-feira ou nos finais de semana. É melhor ter mais de uma data agendada - assim há mais chances de marcar a data desejada. Ao escolher um dia para um futuro casamento, você deve levar em consideração algumas nuances - elas são descritas a seguir.
Vale a pena considerar a época do ano. Claro, se a data está planejada para seis meses ou um ano, então você não pode prever o tempo em um determinado dia, mas mesmo assim, a escolha do mês é em muitos aspectos uma garantia de que nada irá escurecer o casamento. Por exemplo, sabendo com antecedência que a primavera traz correntes de lama e chuvas torrenciais, você não deve se guiar pela data da futura celebração em março ou abril. Normalmente a noiva e o noivo querem se casar no verão, embora o inverno e o outono também tenham seus próprios encantos.
É importante pensar no momento não só com o casamento, mas também com a lua de mel. Vale a pena tirar férias do trabalho em tempo hábil e prevendo bom tempo em um país quente. A lua de mel será arruinada se os noivos se encontrarem em uma luxuosa ilha tropical, mas durante a estação das chuvas.
Preocupados com um certo número de casamentos, os noivos às vezes se esquecem dos convidados. Para que todas as pessoas próximas estejam ao lado dos noivos neste dia, você precisa escolher uma data que seja conveniente para elas. Nesse caso, é melhor separar a pintura e a festa. Você pode registrar um sindicato na data escolhida e organizar uma parte cerimonial posteriormente para que todos os convidados possam comparecer a este importante evento. Alguns casais, ao escolherem um dia de casamento adequado, podem ser guiados pela numerologia, astrologia, signos folclóricos. Não se esqueça das datas mais populares, por exemplo, 08.08, 11.11 e outras - é melhor levá-las com antecedência.
O procedimento de inscrição envolve a escolha do tipo de cerimônia. Existem quatro deles, eles serão discutidos a seguir. Você pode escolher uma opção simples. Envolve a chegada dos noivos ao cartório na hora e dia marcados, a sua assinatura, obtenção de certificado e carimbo no passaporte. O processo leva cerca de 10 minutos. Quanto aos custos, nesse caso, o dinheiro vai apenas para pagar a taxa estadual. Antes, as testemunhas dos noivos assinavam no cartório, mas agora isso não é mais necessário. A pintura só é necessária em recém-casados.
A escolha da cerimônia solene pressupõe que os noivos devem comparecer ao cartório para a inscrição em um final de semana (ocorre aos sábados). Ao mesmo tempo, a própria cerimônia é acompanhada pela música e pelo trabalho de um fotógrafo. O procedimento ocorre com a leitura solene de juramentos, troca de alianças e pintura. Em seguida, os noivos aceitam os parabéns dos convidados. Essa cerimônia dura de meia hora a uma hora.
Um ponto importante - nem todo Wedding Palace permite o uso de sua própria música. Normalmente os noivos escolhem uma ou outra composição clássica entre as opções propostas. Vale a pena inscrever-se com antecedência, pois muitos casais desejam realizar esse tipo de casamento. O preço de tal serviço hoje é de 5 mil rublos. Existe uma opção para um procedimento no local. Normalmente, os noivos escolhem um lugar em algum lugar da natureza, por exemplo, um parque ou uma praça. Claro, tudo em volta é decorado, músicos são convidados, convidados estão presentes. O registro leva cerca de uma hora.
Ao escolher este método, o clima desempenha um papel decisivo - ninguém quer congelar na rua com chuva torrencial e neve derretida. O custo de tal serviço não é barato, e nem todos os cartórios estão envolvidos no registro no local (apenas 20-30 na Rússia). Moscou, por exemplo, é famosa por seu Museu-Reserva Tsaritsyno, onde esses eventos solenes são frequentemente realizados. Hoje, esse tipo de evento custa de 25 a 100 mil rublos.
Opção combinada
Inclui registro simples e externo. Primeiramente, os noivos assinam no cartório sem uma parte solene, que inclui música e um fotógrafo, e no dia de folga, os noivos fazem uma cerimônia na natureza, onde também estão presentes os convidados. O procedimento inclui troca de alianças e votos. Freqüentemente, os recém-casados preferem exatamente esse tipo de casamento. Não é apenas o cartório que aceita inscrições - você pode enviá-las no centro multifuncional (MFC).Eles estão em todas as cidades e seu horário de funcionamento - das 8h às 20h - é bastante cômodo. A duração do procedimento de candidatura neste centro é de 15 minutos a meia hora.
Registro do aplicativo
Para colocar um aplicativo corretamente, você precisa seguir algumas das regras descritas a seguir. Em primeiro lugar, é necessário escolher o MFC, levar consigo um documento de identidade, adquirir um cupão especial e aguardar o momento em que o consultor telefona. Esperar em muitos centros é amenizado por poltronas confortáveis e assistir TV, às vezes você pode até encontrar uma máquina de café. Alguns centros oferecem reservas online, mas não todos. Este ponto também deve ser esclarecido com antecedência.
Depois que o consultor ligar para o noivo e a noiva, você precisa ir até a janela apropriada para preencher o formulário. É necessário preenchê-lo corretamente, pois é um documento. Haverá duas colunas - para o noivo e a noiva. É necessário inserir os dados do passaporte, indicar a nacionalidade com a nacionalidade, a data desejada para o casamento, escolher um sobrenome. Acrescente-se que, segundo as estatísticas, cerca de 60% das meninas usam o sobrenome do marido. Mas esta regra é opcional - você pode deixar seu sobrenome e adicionar um novo a ele. Assim, você obtém um sobrenome duplo (por exemplo, Smirnova-Postysheva).
Não devemos esquecer que quando você muda seu sobrenome por um passaporte antigo, você não pode andar por mais de um mês - durante este tempo você precisa mudar todos os documentos. A alteração do apelido implica também a alteração da carteira de trabalho, carteira de habilitação, documentação habitacional e outros eventos.
- Não devemos esquecer o pagamento das taxas estaduais, que atualmente chegam a 350 rublos. Deve ser pago antecipadamente - para isso você precisa comparecer a qualquer banco ou efetuar o pagamento em um dos terminais do MFC.
- Após o término do procedimento, os consultores do MFC encaminharão a solicitação para o cartório, que será escolhido pelos noivos, após 2 a 3 dias. Em seguida, os funcionários do cartório entrarão em contato com o futuro casal para esclarecer o horário da inscrição ou para marcar uma nova.
Normalmente os noivos se candidatam juntos, mas também acontece que um dos noivos assume total responsabilidade. Esta opção também é possível. Por exemplo, só uma menina pode ir ao cartório, porque seu amante está em viagem de negócios, no trabalho ou mesmo na prisão. Mas a declaração do noivo, neste caso, deve ser autenticada por um notário. Ele pode transferi-lo pessoalmente para sua futura esposa ou usar o correio para enviá-lo. A noiva preenche ela mesma o formulário no cartório. O notário pode ir à casa se, por exemplo, um dos casais estiver doente. Ninguém está imune a casos de força maior. Acontece que os noivos precisam adiar a data do registro do casamento. Se a hora e o dia acabaram de ser reservados, não há problemas com o traslado - basta cancelar a reserva e pegar outro número mais conveniente.
Caso a alteração da decisão na data tenha ocorrido após o registo do pedido no cartório, a transferência é impossível. Neste caso, apenas uma nova aplicação é possível. Se a nova data for muito posterior à anterior, você poderá escrever uma nova declaração no máximo dois meses antes da celebração. No entanto, vale a pena abordar a aprovação final da data do casamento com a maior responsabilidade, pois na maioria dos casos é impossível postergá-la, principalmente no que se refere a datas anteriores. As únicas exceções são alguns casos, por exemplo, gravidez ou doença grave.
Como enviar uma inscrição eletrônica online?
Uma forma moderna e cómoda de apresentar uma candidatura é remotamente, através do site de serviços governamentais. Dessa forma, o noivo e a noiva não precisarão ficar na fila do cartório, embora seja possível decidir de forma mais produtiva a data do futuro casamento. A instrução passo a passo é semelhante à descrita abaixo.
- Em primeiro lugar, você precisa entrar no site www.gosuslugi.ru e se registrar. Como fazer isso, você descobre no próprio site, seguindo os prompts.
- Após o cadastro, é necessário preencher os campos com os dados do passaporte e SNILS.
- O próprio aplicativo está localizado na guia "filhos da família". Para fazer isso, você precisa ir ao “catálogo de serviços” e clicar em “registro de casamento” no mesmo local.
- Na seção “Aceitação de documentos”, deve-se preencher cada coluna da solicitação ponto a ponto. Mas o certificado em si não é emitido em formato eletrônico - para obtê-lo é necessário comparecer ao cartório.
- Também é importante escolher o cartório onde os noivos pretendem cadastrar o sindicato, e marcar a data e o horário desejados. É melhor aplicar com antecedência para que haja mais vagas.
- Ao final, você deve apertar o botão para receber o serviço e aguardar cerca de um dia para que o pedido seja aprovado. O resultado ficará na sua conta pessoal, após o que deverá dirigir-se ao cartório com todos os documentos necessários.
Se o aplicativo estiver pendente há muito tempo, você deve escrever para a administração do portal - talvez tenha ocorrido algum tipo de falha no sistema. Aplicar remotamente tem seus prós e contras.
As vantagens deste método:
- você pode se inscrever não só de outra cidade, mas também de outro país;
- não há necessidade de se ajustar ao horário de funcionamento do cartório - você pode enviar a inscrição pelo site a qualquer momento conveniente;
- no momento da reserva, você não pode estar limitado a uma data, mas apenas no caso, reserve duas de uma vez;
- o processamento de dados leva um curto período de tempo;
- para enviar documentos ao cartório após a aprovação do requerimento eletrônico, não é necessário ficar em fila, pois a data com o horário de chegada será claramente determinada com antecedência.
Este método também tem desvantagens:
- se os noivos não tiverem experiência com esses formulários, dificilmente poderão evitar erros no preenchimento do formulário, e os funcionários do cartório, neste caso, não poderão ajudar;
- se os noivos não comparecerem ao cartório no dia por eles designado, após consideração da remessa dos trabalhos, o pedido será considerado cancelado;
- nem todos os cartórios dispõem de capacidade técnica para efetuar o procedimento de apresentação remota de candidaturas, pelo que, em alguns casos, os noivos terão de preencher o pedido pessoalmente.
Termos de consideração. O Artigo 11 do Código da Família da Federação Russa afirma que o casamento é celebrado 30 dias após a apresentação do pedido. Este período é considerado ótimo para que os futuros cônjuges avaliem mais uma vez esta importante decisão. Acontece também que o noivo e a noiva tiram o aplicativo, mudando repentinamente de ideia sobre a assinatura. A lei permite que os funcionários do cartório, por um motivo ou outro, ampliem o prazo para até dois meses.
Normalmente, um casal reserva uma data com 2 a 3 meses de antecedência, e às vezes até seis meses antes da cerimônia de casamento. Mas o aplicativo ainda é elaborado em um mês. Ou seja, se os noivos querem um lindo encontro simbólico para eles, o cartório precisará vir mais de uma vez. Assim, leva 30 dias para aguardar o registro.
Casos especiais
Às vezes, há situações em que o tempo de espera para o registro do casamento é reduzido. Mas para um casamento urgente, o casal deve ter bons motivos, que serão discutidos a seguir.
- A pintura pode ocorrer antes dos 30 dias, quando a noiva está grávida ou já na presença de um filho. Uma menina grávida deve ter uma confirmação carimbada por um ginecologista. Mas deve-se entender que se o prazo de vencimento não for encerrado, os funcionários do cartório podem recusar o registro urgente, e a espera será de um mês.
- Se um dos casais estiver com doença terminal, esse é um motivo sério para reduzir o tempo de espera pelo registro.
- O serviço de emergência no exército também é considerado um bom motivo (o mesmo se aplica a uma longa viagem de negócios do noivo ou da noiva).
Ao apresentar os documentos ao cartório, o requerimento indica o local de residência e o registro. Mas, de acordo com a lei, o registro do casamento é possível sem registro - basta o passaporte, pois a falta de informação sobre o local do registro não significa que o documento seja inválido. No aplicativo, a noiva ou noivo deverá indicar esse momento (não há local de residência permanente).Os funcionários do registro civil não têm o direito de recusar o registro por esse motivo, caso contrário o casal poderá resolver a questão em juízo.
Os cidadãos estrangeiros também são casos especiais. Você deve ter passaporte, passaporte com tradução e confirmação de residência legal no país (visto, autorização de residência ou autorização de residência temporária). Não será possível solicitar online o casamento com um estrangeiro - você precisa comparecer ao cartório para transferir pessoalmente todos os documentos necessários. E com antecedência vale a pena saber em quais cartórios essa aliança se traça.
Também é importante entender aqui que cada país tem suas próprias nuances e leis do casamento. Por exemplo, na Rússia, a idade mínima para registrar um casamento é 18 (às vezes 16) anos. E os meninos alemães têm o direito de se casar somente a partir dos 21 anos, ou um noivo estrangeiro já tem uma esposa oficial em outro país onde a poligamia é oficialmente permitida. Então, o cartório tem o direito de recusar o casamento com uma garota da Rússia.
É imprescindível levar em consideração tais diferenças, caso contrário a pintura pode acabar sendo fictícia ou inválida.
É possível retirar o aplicativo?
Há situações em que, por um motivo ou outro, os noivos mudam de ideia para se casar, então o pedido pode ser retirado, e isso pode ser feito juntos e sozinhos. Até que o casamento seja registrado, o homem e a mulher não são obrigados a cumprir quaisquer obrigações legais. Algumas das nuances são descritas a seguir. Se os noivos se inscreveram no cartório, você precisa voltar lá, levando seus passaportes com você. Você precisará escrever uma declaração, o motivo da recusa é indicado a critério (você não precisa escrevê-lo). Mas vale lembrar que do dever estadual, em caso de recusa de registro, os funcionários do cartório não retornam.
Se os noivos entregaram o requerimento eletrônico pelo fato de o cartório não ser em sua cidade natal, basta ligar para lá para avisar os empregados da decisão. Mas muitos cônjuges reprovados escolhem outra opção - simplesmente não comparecer ao cartório sem avisar. Não há responsabilidade administrativa por isso. Assim, você sempre pode pegar o aplicativo. Além disso, depois disso, os cônjuges reprovados têm o direito de apresentá-lo novamente um com o outro ou com outras pessoas. Quanto ao pedido de divórcio, também é importante conhecer todas as nuances e regras gerais, que serão discutidas a seguir.
- O pedido deve indicar os dados do passaporte, local de residência. Você não pode prescindir dos detalhes da certidão de registro de casamento. Após a redação do texto do requerimento, os cônjuges devem assinar e indicar a data.
- O cartório divide as pessoas por consentimento comum e na ausência de menores de dezoito anos. Ambos os cônjuges submetem tais aplicações.
- Se houver filhos menores no casamento, um dos cônjuges está incapacitado ou está sob custódia há mais de 3 anos, então apenas uma pessoa do casal pode solicitar o divórcio.
- Um tribunal pode divorciar marido e mulher - então, basta comparecer no cartório para apresentar um pedido a um dos cônjuges.
Assim, o depósito de um pedido de divórcio inclui os documentos especificados e um recibo de pagamento das taxas estaduais. Hoje é de oitocentos rublos (o valor total para ambos os cônjuges). O divórcio no tribunal é acompanhado de uma conclusão. Em geral, o divórcio ocorre trinta dias após o depósito do pedido. Esse tempo é necessário para pensar na decisão. Durante este período, o pedido pode ser retirado.
Vale a pena abordar um evento tão importante como o registro do casamento com toda a responsabilidade, porque esta não é apenas uma bela festa para você e seus convidados, mas também o principal passo para a criação de uma unidade plena da sociedade - a família. Portanto, vale a pena pensar com antecedência e pesar várias vezes essa decisão e só depois ir ao cartório e fazer o pedido.
Para informações sobre como se inscrever no cartório por meio dos Serviços de Estado e diretamente, veja o próximo vídeo.