Dever do Estado para registro de casamento: valor e formas de pagamento
Quase todas as pessoas se esforçam para se casar. O primeiro casamento, de preferência o único, é muito emocionante - a escolha do local, as roupas, a lista de convidados e muito mais. A preparação é sempre problemática e frequentemente cara. Mas mesmo que você não faça uma festa magnífica, em qualquer caso, você terá que gastar uma certa quantia. O que você precisa pagar com certeza é a taxa estadual. Vale a pena considerar com mais detalhes todas as opções.
Valor da taxa estadual
O dever do estado de registrar um casamento praticamente não muda de ano para ano. Seu preço é baixo, então se o assunto não for além da cerimônia de casamento em si, ou seja, uma caminhada, um banquete, etc., o casamento vai custar 350 rublos. É esse valor que deve ser pago no ano em curso para que o casamento seja registrado. Apresse-se para pagá-lo antes de enviar sua inscrição. E também sua tarefa é escolher um cartório em que o próprio casamento seja celebrado. É necessário fazer fila no cartório para escolher o dia e a hora da lista. Até o momento, já vale a pena pagar a taxa.
Além de chegar ao cartório por conta própria, você pode se inscrever de várias outras maneiras. A função está em funcionamento há não muito tempo, mas já recebeu amplo reconhecimento entre os futuros recém-casados - seja por meio do pedido de inscrição por meio do MFC mais próximo, seja por meio do site dos Serviços do Estado. Com o tempo, é claro, será mais rápido. Mas há uma pequena desvantagem - estética. Ao se inscrever no cartório, os jovens recebem uma bela carta-convite com data e local do casamento. Ao se registrar por meio de outros sistemas, um papel tão bonito não será.
Correndo um pouco à frente, vale destacar que se você pagar a taxa através do site dos Serviços do Estado, você pode economizar 30%... Ou seja, ao pagar o valor por uma pessoa, a economia será de 105 rublos. Portanto, a economia para dois é de 210 rublos. Nesse contexto, o desconto não é ruim.
Normalmente, pelo menos um mês e não mais que dois e meio são dados para preparar o casamento. Se sua data programada for definida durante este período, sinta-se à vontade para se inscrever. Em qualquer caso, o casamento não será celebrado antes de um mês. E, independentemente de como tenha sido apresentado o pedido, em qualquer caso, só pode assinar no cartório ou na presença dos funcionários do cartório. Há uma série de boas razões, explicadas na lei, para registrar um casamento antes da data de vencimento. Em raras exceções, um casamento pode ser registrado até mesmo no mesmo dia. Alguns desses motivos incluem a gravidez da noiva, uma doença grave de um dos cônjuges ou o nascimento de um filho.
Interessante! Há cerca de 30 anos, ao fazer um pedido, e então só era possível fazer através do cartório, eles deram um presente. Todos os jovens receberam um generoso conjunto de champanhe, caviar, linguiça e muito mais. Era quase impossível colocá-lo nas prateleiras das lojas, mas obter tal variedade do estado foi uma adição agradável.
Documentos para casamento
A cerimônia solene de casamento requer os documentos necessários. Não é difícil recolhê-los, mas mesmo assim, na hora de servir, é preciso estar totalmente preparado. A lista de documentos é a seguinte:
- passaporte ou qualquer outro documento que comprove sua identidade;
- acordo por escrito de ambos os cônjuges sobre sua intenção de casar (escrito no cartório);
- se você já foi casado, precisará de uma certidão de divórcio;
- se o casamento for entre cidadãos menores, é necessária a permissão dos pais ou responsáveis;
- recibo de pagamento de taxa estatal.
Não é difícil coletar a documentação necessária. Vale a pena considerar com mais detalhes o último item da lista de documentos - pagamento da taxa estadual, porte, etc.
Onde e quando pagar?
Em primeiro lugar, vale a pena considerar onde e como pagar. No cartório, eles fornecem uma forma de pagamento. Após o formulário, você pode pagar no terminal localizado diretamente no cartório. É verdade que atualmente esse serviço só é possível nas grandes cidades e nos escritórios centrais do cartório. Além do terminal de pagamento no cartório, o imposto pode ser pago em qualquer agência do Sberbank. É fácil fazer isso seguindo as instruções na tela ou você pode usar a ajuda de um consultor. Se a fila no cartório e no banco, novamente, não atrai você, então o recibo pode ser baixado e pago com um cartão online. Você receberá um cheque e precisará imprimi-lo.
Vale a pena considerar com mais detalhes como pagar. No recibo emitido ou baixado, você preenche todos os dados necessários. Se você tiver o recibo em mãos, então, provavelmente, os detalhes já serão martelados pelo cartório e você só terá que digitá-los corretamente. No aplicativo Sberbank online, você também pode efetuar um pagamento de forma fácil e simples. O dinheiro vai sair do cartão. Se você é proprietário de uma carteira eletrônica, o pagamento também é feito por meio dela. Para fazer isso, você precisa selecionar "Pagamento por detalhes". Após inserir os detalhes, uma senha deverá chegar ao telefone, sua tarefa será inseri-la.
A taxa deve ser paga antes de enviar a inscrição e os documentos ao cartório. Sem tributação, os documentos simplesmente não serão aceitos, você terá que executar e transferir com urgência de acordo com os detalhes ou da forma que for mais conveniente no momento. Observe que uma comissão se aplica a alguns métodos de pagamento. Seu tamanho é sempre diferente e está indicado no sistema de pagamento. Mas não deve exceder 30 rublos.
Possíveis erros ao transferir dinheiro
Infelizmente, há uma chance de cometer algum erro ao pagar a taxa estadual. Se você inserir o número errado, o dinheiro irá para a conta errada.Devolvê-los é uma tarefa árdua. Uma declaração é escrita em que a situação é descrita, então o banco dá um período de retorno. Freqüentemente, após esse pagamento, os pagadores simplesmente não entram em contato com esse procedimento. Mas aqui estamos falando sobre o banco.
Se o pagamento foi feito por meio de outro terminal ou serviço estatal, os algoritmos são diferentes. É necessário, claro, escrever uma declaração, ligar para as autoridades nos números indicados nos cheques, provar que a transferência se destinava a outros detalhes. O dever do estado é válido por três anos. Se, por algum motivo, você fez um pagamento, mas a inscrição não foi enviada, guarde o recibo e sinta-se à vontade para apelar dentro de três anos.
Os erros incluem o valor do pagamento. Se você inseriu um número pelo menos um rublo a menos do que deveria, seu recibo será considerado inválido. Teremos que pagar rublo extra, repetindo novamente o procedimento para inserir detalhes e outros comandos. Se o pagamento for maior, isso não é mais assustador. Os recibos serão aceitos, mas você terá que devolver o dinheiro usando os métodos descritos acima.
E, claro, é um erro grosseiro esquecer o cheque. O cheque é uma garantia de que a taxa foi paga e você poderá solicitar. Você deve anexá-lo ao recibo e, em seguida, entregá-lo aos funcionários do cartório. Caso contrário, eles não saberão que você realmente pagou a taxa estadual. Se, após o pagamento através do terminal, por algum motivo ele não lhe entregou o cheque, você deve entrar em contato com um especialista. Se você não pagou por meio de um banco, ainda será necessário imprimir o cheque e anexá-lo ao recibo impresso.
O dever do estado deve ser formalizado para os futuros recém-casados. Se outra pessoa pagar por isso, ele deverá inserir seus dados. Se os dados forem de um estranho, não será possível devolver o dinheiro para o pagamento do imposto estadual, devendo o pagamento ser feito em um novo. Em princípio, não deve haver outros erros de pagamento. Siga atentamente os valores inseridos para evitar dores de cabeça desnecessárias com extratos e outros documentos para devolução de fundos pessoais. O dever de Estado de ambos os jovens passa por um recibo. Isso é obrigatório, caso contrário os funcionários do cartório selecionado não aceitarão os documentos, e novamente você terá que passar por um desagradável procedimento de devolução e pagamento a maior.
Dever do Estado para os beneficiários
Você precisa entender para que o dever do estado está sendo pago. Os jovens pagam pelo procedimento burocrático, bem como pela futura certidão de casamento. Mas existe uma categoria de cidadãos que paga menos. O imposto estadual por pessoa é de 350 rublos, ou seja, os dois recém-casados pagam 700 rublos. O pagamento para categorias privilegiadas de cidadãos é um pouco diferente. Esta categoria inclui as seguintes pessoas:
- veteranos da Grande Guerra Patriótica;
- categorias pobres de cidadãos;
- Cavaleiros da Ordem da Glória;
- heróis da Federação Russa e da URSS.
É necessário confirmar a sua posição com os documentos correspondentes ao seu status. Você pode entender qual será o custo de seu dever estadual se entrar em contato com as autoridades de previdência social, tendo recebido o certificado apropriado lá. Os assistentes sociais calculam sua renda total com base em vários fatores. O pagamento do imposto geral, não preferencial, é absolutamente o mesmo em toda a Rússia. Não faz diferença em que cidade moram os cônjuges. O montante de 350 rublos não mudou.
Algumas nuances
Você pode se livrar do pagamento de taxas estaduais apenas recorrendo aos serviços de um tribunal. O motivo é doença grave de um dos cônjuges, falta de renda ou dificuldades financeiras. E tem também um ponto importante - em caso de doença grave e um dos futuros recém-casados estiver internado, o funcionário do cartório deve comparecer gratuitamente na hora marcada, no local indicado, munido de todos os documentos e atribuições necessários com ele, e pintar os cônjuges de acordo com todos os cânones. Os certificados médicos são fornecidos com antecedência, mediante solicitação.Depois de pagar a taxa estadual e enviar todos os documentos, não importa o caminho, relaxe. O principal não são nem convidados, nem deveres, nem roupas, mas o seu amor.
O vídeo abaixo fala sobre as vantagens de pagar taxas estaduais ao enviar uma inscrição por meio do portal de Serviços Estaduais.