Como manter um bom relacionamento após o divórcio?
O divórcio inevitavelmente traz uma mudança à vida. Depois dele, muita coisa da maneira usual terá que ser mudada, e não há como escapar disso. Freqüentemente, as mulheres se perguntam se vale a pena continuar a se comunicar e tentar construir amizades com um homem após o rompimento. E se sim, como construir a comunicação sem ser marido e mulher? Como manter boas relações com seu ex-cônjuge após o divórcio será discutido neste artigo.
Vantagens e desvantagens
Depois que as emoções diminuíram, a amargura e o ressentimento deixaram de atormentar, muitos casais separados estabelecem uma comunicação amigável. Isso é absolutamente normal, porque essas pessoas se conhecem há muito tempo. Permanecer em inimigos ferozes até o fim dos dias não é, em qualquer caso, o cenário melhor e mais favorável. É muito melhor ter um ente querido de confiança que possa apoiar e ajudar. Mas nem sempre os que já foram marido e mulher conseguem permanecer amigos. Para começar, é aconselhável pesar cuidadosamente os argumentos a favor da construção de uma amizade.
Você também deve ter em mente as razões pelas quais, talvez, seja impossível retomar a comunicação com seu ex-marido.
Considere por que ainda vale a pena manter uma amizade após o rompimento.
- Vocês tiveram um relacionamento íntimo e de confiança, vocês se conhecem muito. Mesmo fora do casamento, sob tais condições, mais apoio e assistência mútua são possíveis.
- As crianças não ficarão divididas entre pai e mãe rixando. Para eles, vocês serão para sempre os pais com quem desejam passar o tempo. Você terá a oportunidade de relaxar juntos, sem um ambiente emocional tenso.
- Não faz sentido estragar as boas relações com os pais e amigos de seu marido. Se você interromper todos os contatos com ele, também perderá a amizade com seus entes queridos.
- A amizade entre ex-cônjuges às vezes leva ao fato de que o casamento pode ser restaurado.
No entanto, também existem aspectos negativos da comunicação próxima após um rompimento.
- Uma pessoa pode mudar significativamente, especialmente se tiver passado um longo período após o intervalo. As qualidades às quais você está acostumado podem não se manifestar mais.
- Em rompimentos graves, a comunicação com seu ex pode ser muito dolorosa. Nesse caso, vale a pena esperar um certo tempo. Ou abandonar completamente as tentativas de restaurar relações.
O sucesso de construir uma amizade após o divórcio depende de muitos fatores:
- reciprocidade desse desejo;
- razões para a lacuna;
- relação com a situação da família e amigos;
- a presença de filhos e sua percepção do divórcio dos pais;
- a situação na vida pessoal de cada um dos ex-cônjuges.
Conselhos de psicólogos para mulheres
Os psicólogos desenvolveram várias recomendações para meninas e mulheres, o que ajudará, se não para melhorar as relações, pelo menos não para perceber a situação com hostilidade. Vamos abordá-los com mais detalhes.
- Começar depois de uma separação geralmente não é fácil. Considere os sentimentos do seu ex-marido. Se ele não está pronto para permanecer amigo, não o pressione e não imponha contatos com você. Talvez seja possível restabelecer as relações depois de um certo tempo.
- Você não deve construir seu novo relacionamento de maneira demonstrativa e apesar do cônjuge com quem você terminou.
- Tente não transferir suas emoções e ressentimentos para os filhos. Não os coloque contra seu pai, não limite a comunicação deles com ele. Pelo contrário, faça de tudo para que o relacionamento não se deteriore e não termine.
- Tente ser discreto ao se encontrar e se comunicar. Deixe as queixas e censuras no passado. Agora você se comunica com uma nova qualidade - como bons amigos.
- O respeito mútuo ajudará a manter um bom relacionamento após o rompimento. Aceite sua nova situação, o novo estilo de vida de seu ex-marido.
- Deixe de lado o desejo de controlar o homem com quem você terminou.
- Tente não se comunicar com muita freqüência imediatamente após o divórcio. Isso pode levar a distúrbios indesejados. Tente ver um ao outro em um círculo de amigos em qualquer parte externa, não relacionada ao seu relacionamento anterior, razões.
- Às vezes, os homens se envolvem em truques e tentam estabelecer amizades com a ex-mulher para tentar restaurar o casamento. Se você vir sinais claros de tais intenções, mas você mesmo não está pronto para renovar a união, não dê falsas esperanças ao homem. Discuta sua decisão com ele e dê um fim a ela.
- Cuidado, não atropele sua aparência. O divórcio é um período difícil, mas não é o fim da vida. Permaneça uma mulher confiante.
- Não tente descobrir detalhes da vida pessoal do ex-homem com a ajuda de filhos, amigos ou conhecidos em comum. Tudo o que ele considera necessário, ele contará durante as reuniões e conversas. Ele agora tem direito a segredos pessoais.
- Se você conseguiu construir uma amizade após o divórcio, não mergulhe nas memórias. Comunique-se sobre tópicos relevantes, compartilhe algo novo e interessante que esteja acontecendo com você no momento.
- Às vezes, o cônjuge está pronto para continuar a se comunicar, mas é difícil para ele ouvir sobre as mudanças em sua vida pessoal. Em tal situação, você não deve magoá-lo falando deliberadamente sobre um relacionamento com outro homem.
Recuperação de casal
Há ocasiões em que, após o divórcio, os ex-cônjuges voltam a convergir. Freqüentemente, isso era facilitado por amizades e comunicação confiável durante o intervalo. Mas muitas mulheres podem ter dúvidas sobre se devem voltar para um homem.
A situação vivida muitas vezes aliena um dos parceiros, muda seu caráter.
Construir uma união depois disso nem sempre é fácil, mesmo que os ex-cônjuges tenham um desejo mútuo. Existem certos sinais de que um homem quer você de volta. Vamos examiná-los abaixo.
- Ele está muito interessado em sua vida, pergunta persistentemente a seus conhecidos ou a você mesmo.Um homem que não planeja mais associar sua vida a uma mulher não se interessa muito pelos detalhes do passatempo dela, pela presença de um novo relacionamento ou pelo rompimento de sua carreira.
- O homem tenta vê-lo sempre que possível. Freqüentemente, esses pretextos são claramente rebuscados e insignificantes.
- Você notou que a aparência dele ficou muito mais bem cuidada, ele vem às reuniões com uma imagem atípica para ele. Freqüentemente, os homens em tais situações tornam-se muito mais organizados do que quando vivem juntos no casamento.
- Surgiram sinais de namoro: pequenos presentes, elogios.
Analise a possibilidade de restaurar seu casamento e de ter uma vida futura juntos, mas não tenha pressa.
Se um homem realmente tem sentimentos por você, ele é capaz de esperar e lhe dar tempo para uma decisão informada, da qual você não terá que se arrepender no final. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a tomar a decisão certa.
- Não se apresse para entrar novamente. Prolongue seu período romântico e teste seus sentimentos.
- Discuta sua atitude em relação ao outro, compartilhe suas experiências e sentimentos que você está vivenciando no momento.
- Não fique calado sobre reclamações mútuas, porque sua ruptura não aconteceu assim. Somente tal conversa deve ser conduzida com calma, de forma construtiva, sem emoções, insultos e censuras. Os comentários devem ser bem fundamentados e fundamentados.
- Prepare seus filhos para viverem juntos novamente. Responda às suas perguntas de uma forma que seja clara para eles devido à sua idade.
- Certifique-se de que suas intenções sejam recíprocas. Não se force contra sua vontade e desejos.
- Tente tomar a decisão sozinho. Freqüentemente, pais, parentes ou amigos tentam intervir. Mas, de uma perspectiva externa, eles podem nem sempre ter informações objetivas e, mais ainda, não podem vivenciar seus sentimentos e experiências pessoais.
- Tente analisar seus erros no casamento, trabalhe em si mesma, ouça as afirmações de seu ex-marido. A segunda chance nem sempre é dada, e é tolice perdê-la por causa de sua teimosia e orgulho.
- Sintonize um resultado positivo. Paciência e apoio mútuo os ajudarão a voltar a ficar juntos e a construir uma vida juntos.