Como lidar com o rompimento com uma namorada?
Cada um de nós tem que lidar com a separação de nosso amado: às vezes as pessoas se separam facilmente, e às vezes as rupturas são dolorosas. Não existe uma receita universal para lidar com emoções negativas: tudo depende de situações específicas. Neste artigo, você aprenderá sobre as maneiras de deixar seu ente querido e retornar a uma vida plena.
É fácil superar uma separação?
Se depois de um romance fugaz, o rompimento é mais fácil vivenciado, depois de um longo relacionamento, a separação costuma ser difícil tanto para o homem quanto para a mulher. Um novo romance é tradicionalmente considerado a melhor solução. Se você conseguir se distrair com um novo amor, isso permitirá que você pense menos nos relacionamentos anteriores e sobreviva melhor à separação: emoções positivas brilhantes e interesse mútuo irão encantá-lo e não permitirão que você fique triste. No entanto, nem sempre é possível encontrar uma nova pessoa imediatamente após o término de um relacionamento anterior, porque a pessoa tende a comparar todos com o amor anterior.
Às vezes, demora um pouco até que você esteja pronto para um novo romance.
Além disso, muitas vezes é muito necessário refletir sobre relacionamentos passados, tirar as conclusões certas, mas não mergulhar na reflexão com a cabeça. Se o rompimento foi doloroso para você, reserve alguns dias para se preocupar: para suportar a separação, você precisa jogar fora suas emoções e entender por que o relacionamento não deu certo. Não culpe o seu parceiro por tudo: ambos são culpados por quaisquer conflitos e, uma vez que você não pode mudar a outra pessoa, pense no que você mesmo poderia mudar em seu comportamento. Isso o ajudará a evitar erros antigos mais tarde, quando você entrar em um novo relacionamento.
Dito isso, não deixe as memórias consumirem sua vida inteira.Poucos dias após o rompimento, quando você esclarece toda a situação de sua cabeça, é muito importante parar de sentir saudade e começar a mudar sua vida. Você precisa de um rico passatempo, novas experiências, coisas interessantes e comunicação. É bom se houver parentes e amigos por perto que não deixem você ficar entediado e que passem ativamente seus momentos de lazer com você. Uma das boas alternativas é mergulhar completamente no trabalho: assim você não só esquecerá rapidamente o passado, mas também poderá alcançar novos sucessos em sua carreira, o que, claro, dará os frutos positivos necessários emoções.
O autodesenvolvimento é outro caminho certo após uma separação. Depois de romper com a namorada, um cara pode começar a praticar esportes ou dominar um novo negócio, e uma garota pode mudar sua imagem e começar tudo o que ela planejou há muito tempo. Freqüentemente, nos relacionamentos, as pessoas ficam muito "fixadas" umas nas outras e se perdem: isso inibe o crescimento pessoal de todos e se torna um fator adicional doloroso na separação. No entanto, é muito importante amar a si mesmo, cuidar de si mesmo e crescer - essa é a única maneira de atrair as pessoas certas para sua vida.
Esforce-se para aprender coisas novas sobre pessoas e relacionamentos. Converse mais com todos os tipos de pessoas, assista a filmes e leia boa ficção. Você aprenderá mais sobre as experiências de diferentes pessoas e será capaz de se entender mais rápido. As histórias de alienígenas irão inspirá-lo a fazer mudanças positivas, permitindo que você tenha uma visão mais ampla do mundo e não fique preso à sua própria melancolia.
Tanto os homens que se separaram de uma mulher quanto as mulheres que romperam com um homem estão igualmente preocupados. No entanto, em nossa sociedade, não é costume que os homens expressem suas emoções, o que pode ser fatal para o psiquismo. É muito importante que haja uma pessoa próxima com quem você possa conversar.
Caso contrário, encontre outras maneiras de aliviar o estresse: esportes, jogos em equipe e parques de diversões podem ajudá-lo com isso.
Como viver?
Mesmo quando você consegue se acalmar após um rompimento doloroso, surge a pergunta: o que fazer a seguir. Freqüentemente, a vida de uma pessoa após a separação muda significativamente - isso é especialmente verdadeiro para aqueles que estavam em um relacionamento sério. Se vocês moravam juntos, dividiam apartamento, dividiam orçamento e responsabilidades domésticas, se acostumavam com os hábitos um do outro, suportavam certos inconvenientes e desfrutavam de momentos positivos. Mesmo se você estivesse apenas namorando, você passava muito tempo no relacionamento. É muito importante que, após a separação, não se forme um vazio neste lugar.
Encontre as vantagens de uma vida livre: você tem tempo para si mesmo. Se não encontrar uma boa maneira de passar esse tempo, você corre o risco de ficar constantemente com saudades do passado e ficar deprimido. Lembre-se do que você sempre sonhou em fazer e do que pode ter sido prejudicado pela falta de tempo e energia. Você pode encontrar um novo hobby, encontrar amigos com mais frequência, desenvolver-se profissionalmente. A criatividade é uma das grandes coisas a fazer que permite que você se expresse, libere energia negativa e obtenha emoções positivas. Os esportes também podem ajudar: após o exercício, você fica ainda mais bonita e, durante os movimentos ativos, o corpo produz o hormônio da alegria - a endorfina.
Tente não pensar de forma estereotipada e esteja aberto a novos conhecidos. Depois de se separar de seu ente querido, você pode chegar a dois extremos: ou idealizar seu ex-amante e criticar todos ao seu redor, ou esperar maldade ou traição de outras pessoas se você rompeu com seu parceiro por um motivo semelhante. Esteja aberto e procure o que há de bom nas pessoas novas. Onde você pode conhecer novas pessoas após o término?
- Encontre atividades fora do trabalho: clubes criativos, uma academia, educação adicional. Lá você pode encontrar pessoas com interesses semelhantes e, possivelmente, encontrar a pessoa certa.
- Não tenha medo de encontrar pessoas de quem você gosta na rua ou em um café: geralmente é mais fácil para os homens, mas as mulheres também podem dar o primeiro passo.
- Não rejeite os sites de namoro: no mundo moderno, as reuniões na Internet estão cada vez mais se revelando fatais.
- Dê uma olhada mais de perto no círculo de seus conhecidos, talvez se você começar a se comunicar melhor com velhos amigos, alguém se abrirá para você de um novo lado.
Se você ainda não está abandonando relacionamentos anteriores, tente não se lembrar de nada sobre eles.
Ponha de lado ou mesmo jogue fora suas lembranças, não olhe as páginas do seu antigo ente querido nas redes sociais, se necessário, reorganize a sala e suspenda temporariamente os contatos com conhecidos em comum. Isso o ajudará a reiniciar sua vida e começar do zero. Viva a vida ao máximo, seja ativo e aproveite sua própria solidão.
Estar sozinho pode ser complicado, mas precisa ser aprendido. Freqüentemente, um problema semelhante ocorre em pessoas que estão em um relacionamento há muito tempo e viveram juntas. Pode ser muito incomum você passar as noites em um apartamento vazio, se divertindo, fazendo tarefas domésticas ou viajando sem seu parceiro. No entanto, é muito importante encontrar a harmonia interior e sentir-se uma unidade autossuficiente. Desfrute da sua própria liberdade: um bom livro antes de dormir, um passeio no parque sozinho, reforma da casa. Somente quando você desfruta da liberdade, você pode criar relacionamentos novos e harmoniosos.
O que você não deve fazer?
Muitas vezes as pessoas cometem erros após se separarem de entes queridos. Às vezes, eles simplesmente não sabem como superar o rompimento e, outras vezes, escolhem o caminho de menor resistência. As seguintes coisas você não deve fazer se quiser passar pelo rompimento confortavelmente.
- Você não precisa mergulhar em seus próprios pensamentos e se trancar por muito tempo. Dê a si mesmo alguns dias para sentir tristeza e expressar emoções, e depois tente viver o mais ativamente possível: faça coisas novas, comunique-se com as pessoas, ganhe impressões. Em nenhum caso você deve ser nostálgico por muito tempo, você precisa abandonar a situação e viver para o presente.
- Não pense em trazer o seu ente querido de volta, a menos que haja um bom motivo para isso. Muitas vezes as pessoas querem retomar relacionamentos antigos, porque se sentiam calmos e confortáveis neles, porém, esse é um caminho desastroso. Se você se dispersou, significa que alguns problemas sérios surgiram e se repetirão: você apenas arruinará sua vida. Há momentos em que um casal se separa por estupidez e acidente, mas, neste caso, o desejo de retomar o relacionamento costuma ser mútuo.
- Não fique zangado com seu ex. Mesmo se você achar que o seu ente querido é o culpado pelo rompimento e te magoou, tente perdoá-lo. O ressentimento vai atrapalhar sua vida e te fazer pensar constantemente no passado, se fechar para novas pessoas, então a separação será mais difícil.
- Não fique com raiva de si mesmo. Talvez você tenha cometido muitos erros em seu relacionamento anterior e seja você mesmo o culpado pelo fato de eles terem parado. Perdoe-se e apenas aprenda com a situação.
Tente analisar seu comportamento desligando as emoções por um tempo: assim você aprenderá algo e não repetirá erros do passado em novos relacionamentos.
Não reclame muito com os outros. Os melhores amigos precisam se manifestar, mas não vale a pena compartilhar os detalhes de sua vida pessoal com conhecidos distantes. Em primeiro lugar, você pode criar um motivo para fofoca e, em segundo lugar, pode simplesmente cansar seus interlocutores. Seja positivo e tenha a mente aberta: não pense ou fale muito sobre seu relacionamento anterior.
Conselho do psicólogo
Depois de uma separação, muitas pessoas entendem que precisam mudar significativamente suas vidas, mas nem sempre está claro quais passos concretos podem ser dados para mudanças positivas. Se você achar difícil terminar, use o conselho de um psicólogo.
- É melhor parar de se comunicar com seu ex logo após o rompimento, mesmo se você decidir permanecer amigo. É necessário que os sentimentos se acalmem e, quando você parar de se preocupar com o rompimento, poderá retomar a comunicação.
- Se um casal se separa por iniciativa de um dos parceiros, é útil ter uma conversa construtiva, explicar um ao outro como se sente e por que um de vocês quer se separar, enquanto o outro está feliz com tudo. Vocês precisam ser honestos um com o outro: então, essa conversa dará o que pensar, tornará mais fácil se separar e não repetir erros do passado em novos romances.
- Para não ficar entediado, faça uma agenda lotada para si mesmo. Trabalho, hobbies, esportes, criatividade e leitura podem ajudá-lo a se distrair e voltar à sua vida normal, mas quando estressado, é difícil levar um estilo de vida ativo - é mais fácil gastar tempo refletindo sobre o passado. Não se permita fazer isso: tenha um cronograma claro e cumpra-o.
- Tire conclusões sobre relacionamentos anteriores e escreva-as em um pedaço de papel. Escreva o que você fez de errado, o que o parceiro não combinou com você. Você será capaz de visualizar problemas e não repeti-los no futuro.