Pentes de cabelo
Desde a época do homem das cavernas, as pessoas tentam cuidar de si mesmas e colocar sua aparência em ordem o máximo possível. Para evitar que os cabelos fiquem emaranhados e estejam sempre bem amarrados, usavam-se pentes o tempo todo. Vamos examinar mais de perto quais tipos de pentes existem e de que são feitos.
O que?
Um pente é geralmente chamado de item pessoal que ajuda a cuidar do cabelo e do couro cabeludo. O pente não só arranha e desembaraça os cabelos, mas também massageia o couro cabeludo, estimulando os folículos capilares e ativando o crescimento de novos fios.
Originalmente, o primeiro pente era um pente com vários dentes usado não apenas para desembaraçar o cabelo, mas também para criar e manter penteados. Exemplos desse uso do pente podem ser encontrados frequentemente nas imagens tradicionais espanholas.
A origem dos primeiros favos remonta ao período Paleolítico e pode ser rastreada até muitas culturas pré-históricas. Vale ressaltar que no Paleolítico, meios improvisados eram usados para fazer utensílios domésticos, portanto, os pentes eram feitos de conchas e pedras chatas.
Surpreendentemente, nos países da Europa antiga e nas culturas nômades, os pentes eram usados como instrumentos usados em procissões fúnebres e fúnebres. Esses pentes eram feitos de ossos de animais e tinham uma aparência ligeiramente sombria.
As cristas egípcias pareciam muito bonitas e tinham características de decoração zoomórfica no estilo da cultura egípcia pré-histórica. Para a fabricação desses produtos, não se utilizavam apenas pedras e ossos, mas também madeira, além de chifres de animais de grande porte.
Visualizações
Existem alguns tipos de pentes e cada um deles tem sua própria finalidade.
Pá pente
Por exemplo, um pente tipo pá é um produto retangular no cabo. Este look é adequado tanto para pentear simples como para alisar o cabelo com um secador de cabelo.
Comb-rim
Opção incomum - a borda com pente é adequada para criar penteados com cabelos soltos. Essa variedade é usada na direção da testa e fixada na região parietal. Perfeito para criar penteados com cabelos lisos e cacheados.
Garfo pente
Um pente de garfo é uma versão de dois lados do produto, com um pente de dentes finos em uma extremidade e cinco dentes longos e finos em forma de garfo na outra. Esse visual é ótimo para criar cortes decorativos e separar pequenos fios.
Pente com dentes esparsos
Um pente com dentes esparsos, que é um produto com uma fileira de dentes largos localizados a uma distância bastante grande um do outro, se tornará indispensável para meninas com cabelos crespos grossos. Ela separa perfeitamente os cachos sem causar nenhum dano a eles.
Pente com dentes largos
A versão de dentes largos também é adequada para pentear cabelos lisos e regulares. O produto também é útil para dividir o cabelo em vários fios pequenos, bem como para criar penteados leves como rabo de cavalo ou tranças.
Pente com dentes ondulados
Produtos com dentes ondulados, seja um pente ou um modelo de massagem, têm um aspecto muito engraçado e por vezes causam inúmeras polémicas e dúvidas. Quem nunca usou acha que não consegue pentear bem os cabelos, mas quem já experimentou sabe que a variedade é ótima para cabelos longos e grossos.
Pentes sem alça
Recentemente, tem havido um grande exagero em torno dos populares pentes sem cabo, que têm um formato amigável para a palma da mão para que não escorreguem ou caiam. Os produtos são dotados de um grande número de dentes pequenos, bastante macios, que não só penteiam suavemente, mas também desembaraçam os cabelos.
Penteie com uma ponta afiada
Um pente fino com ponta longa e pontiaguda é um item indispensável na criação dos penteados mais incríveis. Esta variedade permite fazer cortes decorativos e pequenos dentes curtos ajudam a criar os bufantes mais incríveis.
Pente magnético
O pente magnético não é uma invenção inteligente, mas é popular há muitos anos. O princípio de funcionamento é que no interior do produto existem dois imãs fortes, que têm um efeito especial nos dentes de metal, que, quando penteados, tornam os cabelos mais manejáveis, aliviam um ligeiro cansaço mental e uma ligeira dor de cabeça.
Alguns itens são decorados com dentes multicoloridos. Isso não afeta de forma alguma a sua funcionalidade, mas apenas serve como uma espécie de decoração. Esses pentes são especialmente populares com meninas adolescentes e crianças pequenas.
Um pente duplo compacto, que é um produto dobrável de duas metades, é muito conveniente e útil. Uma metade tem dentes e a outra tem um espelho acoplado, o que é muito conveniente - você pode arrumar facilmente sua maquiagem e cabelo usando o mesmo item.
Pente com clipe
Um pente de grampo, que é um produto fino com uma fileira de dentes, tem um grampo na outra extremidade.Estas variedades são ativamente utilizadas em cabeleireiros, adequadas para cortes de cabelo lisos e penteados com ferro.
Pente de microfibra
Uma nova tendência chinesa é um produto de microfibra excelente para secar e alisar o cabelo. As cerdas de tecido estão localizadas entre os dentes de metal para ajudar a absorver a umidade e alisar as escamas dos cabelos rebeldes.
Funções
Além dos pentes práticos e decorativos, existem muitos tipos funcionais equipados com alguns recursos adicionais. Vamos dar uma olhada em cada uma das variedades e estudar as funções com as quais elas são dotadas:
- A variedade de lâminas é ativamente usada tanto por cabeleireiros caseiros quanto por artesãos de salão. O modelo é indicado para cabelos ralos, mas você deve ter cuidado para não usar o produto sozinho, pois a inexperiência pode causar danos irreparáveis aos seus cabelos.
- Uma ideia bastante boa, adequada para nivelar, endireitar o pente... O produto é alimentado por uma rede, algumas delas alisam os cabelos aquecendo os dentes, enquanto o efeito de outras é devido ao efeito dos íons na estrutura do cabelo.
Mas vale a pena ter cuidado com a vista do aquecimento, pois fabricantes inescrupulosos economizam em materiais e a superfície quente dos dentes pode afetar negativamente a estrutura dos fios, queimando-os, o que afetará visivelmente sua saúde e aparência.
- Um pente para polir o cabelo é mais uma máquina do que um modelo padrão de pentes. O princípio de funcionamento é baseado no fato de que o produto corta as pontas secas e sem vida que foram cortadas, deixando os cabelos mais lisos e com mais brilho.
- O modelo antiestático é um verdadeiro achado para meninas com cabelos fofos, rebeldes e excessivamente finos. Ao pentear, os dentes têm um efeito especial e os cabelos ficam menos fofos, não eletrificam e ficam muito menos emaranhados.
- Tendência incrível - modelo inteligente... A L'Oreal fez parceria com a Nokia para desenvolver uma invenção impressionante e extraordinária que combina muitas funções: pentear o cabelo, funções de um microfone, sensor condutométrico, medir a umidade do cabelo e ajustar a forma como é penteado, bem como um giroscópio e um acelerômetro.
- Para uma coloração incomum em casa, um pente apropriado pode ser necessário. Por exemplo, destinado à técnica de ombre, o produto é um modelo curvo com várias fileiras de dentes: longos e finos no contorno e curtos e grossos no meio.
Tendências da moda 2021
Hoje em dia, as tendências da moda estão repletas das ideias mais incríveis, mesmo quando se trata de pentes simples.
Inúmeros produtos incomuns surpreendem não apenas pela atratividade, mas às vezes até pelo absurdo, embora permaneçam no auge da popularidade:
- O pente duplo em forma de crânio de animal parece bastante interessante e é até bastante funcional. O produto é complementado por um estande especial no qual se assemelha a um achado histórico - os ossos de um fóssil.
- Entre os modelos inusitados, destaque para os pentes para sorvete, que não só parecem interessantes, mas também visualmente deliciosos. Qualquer garota ficará encantada com um produto assim!
- Entre outros pentes, modelos de polimento e alisadores com dentes ionizados estão agora no auge da popularidade. Eles ajudam você a criar um penteado rapidamente e organizar cachos impertinentes.
Tamanho e forma
Às vezes, sua conveniência e tamanho compacto dependem da forma e do tamanho do pente. Assim, um modelo grande serve exclusivamente para o uso doméstico, pois não é possível transportá-lo na bolsa - ocupa muito espaço.
Produtos com cabos longos são bons porque são confortáveis de segurar e também armazenados em um suporte especialmente projetado.Na maioria das vezes, essas variedades têm forma quadrada, retangular ou oval, o que não afeta o processo de penteação em si.
Pentes pequenos são ótimos para viagens e para carregá-los todos os dias. As peças compactas cabem mesmo nas bolsas mais pequenas, enquanto a gama Tangle Teezer é perfeita para viagens - não ocupam muito espaço na sua mala, mas proporcionam um cuidado completo do cabelo.
Os pentes redondos, em forma de cilindro, são dotados de finos dentes pontiagudos para uma separação máxima dos fios. Este produto é utilizado para modelar o cabelo, criando o efeito de ondas de luz ou cachos perfeitos.
Os produtos finos geralmente têm a forma de um retângulo alongado, mesmo se estiverem equipados com alças. Algumas vieiras têm a mesma aparência, embora haja exceções com entalhes ou formas semi-ovais no topo.
Material
O material com o qual o produto é feito desempenha um papel importante em sua funcionalidade. Vamos dar uma olhada mais de perto em como são bons os pentes feitos com este ou aquele material, que efeito eles têm no cabelo e quais são as características que possuem.
Sândalo
O pente de sândalo é feito de sândalo, respectivamente. O produto tem uma superfície lisa e brilhante. Os dentes são cuidadosamente polidos e possuem pontas arredondadas, para que os pelos não grudem e o couro cabeludo não seja danificado.
As variedades de massagem não são feitas com esse material, a escolha se limita apenas a modelos finos com cabo e pente, mas isso não é uma omissão, já que mesmo essas opções são ótimas para o cuidado dos cabelos.
Os benefícios incluem o perfume inimitável do material, que tem um efeito calmante. Vale ressaltar que após o penteado, o cabelo também adquire leves notas de perfume de sândalo, mantendo-as por algum tempo.
Além disso, ao pentear, o cabelo não eletrifica, desembaraça bem e o produto em si é facilmente limpo de sujeira.
Borracha
Os pentes de borracha são considerados profissionais, o que não surpreende, já que esse material é o que há de melhor no cuidado profissional para os cabelos. Os produtos estão, portanto, superfaturados, mas, como mostra a prática, vale a pena.
Essas variações de produtos são usadas em cuidados de salão, especialmente se você precisar pentear o cabelo molhado. O fato é que esse material ajuda a evitar lesões nos cabelos, já que não os gruda nem os eletrifica.
Para a fabricação de modelos de borracha, utiliza-se a ebonite, graças à qual o produto possui propriedades antiestáticas. Além disso, é muito durável e fácil de limpar e esterilizar.
Vale ressaltar que, como no caso do produto sândalo, o pente de borracha não é feito em forma de massagem, mas apenas em modelos finos e na forma de pentes.
Borracha
O mesmo pode ser dito sobre um pente de borracha e sobre um pente de borracha. Se o produto for feito de material denso obedecendo a todas as normas necessárias, torna-se resistente e pesado, penteia e puxa bem os cabelos sem arrancá-los.
Ressalta-se que, em comparação com o de borracha, o modelo de borracha tem um custo bem menor, devido ao aumento da demanda.
Turmalina
A produção de pentes de turmalina é uma tecnologia relativamente nova e não totalmente explorada. O material em si é um mineral natural que contém uma grande quantidade de boro.
Os pentes feitos deste material são práticos, duráveis e funcionais, por isso vão servir para muitas meninas com diferentes tipos de cabelo.
Cor
Ao escolher um pente, não se deve focar na sua cor, pois esse aspecto quase não desempenha nenhum papel. A sombra desempenha um papel apenas se você seguir de perto a moda e aderir ao esquema de cores atual:
- A escova dourada Tangle Teezer é uma tendência atual tanto da temporada anterior quanto da atual. O produto tem base preta e tampo dourado, o que parece estiloso e harmonioso.
- O padrão verde é muito comum entre as vieiras. É difícil explicar por que essa tonalidade é tão popular, mas desde os dias da União Soviética, os produtos verdes eram muito procurados e bem-sucedidos.
- Na indústria de cabeleireiro profissional, os pentes são utilizados exclusivamente em preto. O fato é que eles parecem os mais contidos e neutros, e você sempre pode ver por eles se o produto precisa ser limpo ou trocado.
Alguns modelos são feitos em cores quentes - são usados vários tons de marrom, e alguns têm tons mais frios - do cinza ao limão frio. Na maioria dos casos, a tonalidade do pente é escolhida aleatoriamente ou com base na preferência pessoal.
Como escolher?
Escolher o pente certo pode não ser tão fácil quanto pode parecer à primeira vista. Esse ponto importante não deve ser deixado ao acaso, pois um determinado tipo de cabelo precisa de um modelo adequado que preste atenção aos cabelos, e não os prejudique:
- Se você tem cabelos cacheados, não opte por um pente fino com dentes finos. Esse pente não vai pentear o cabelo, mas, ao contrário, vai emaranhar ainda mais. Escovas de massagem com dentes de metal e pentes ondulados funcionam bem.
- Meninas com problema de queda de cabelo, assim como aquelas com cabelos raros e frágeis, devem escolher com cuidado um produto para pentear, para não aumentar a queda, mas sim reduzi-la ao máximo. Os modelos de borracha são adequados, assim como produtos com dentes pequenos e macios que têm efeito de massagem no couro cabeludo.
-
As mulheres com cabelos grossos e lisos precisam de um pente forte e poderoso com efeito antiestático. Modelos de massagem de madeira, produtos com dentes ondulados, bem como opções com dentes de metal fortes e um cabo confiável são adequados.
Em geral, ao escolher esse produto, as necessidades pessoais e a estrutura do seu cabelo devem ser levadas em consideração tanto quanto possível. Isso é importante, pois um pente selecionado incorretamente causa os mesmos danos que um cuidado inadequado ou a falta dele.
A opinião de especialistas sobre como escolher a escova de cabelo certa pode ser encontrada no seguinte vídeo:
Como pentear o cabelo corretamente?
Não basta escolher um pente, é preciso pentear bem os cabelos para não danificá-los.
Vamos considerar como fazê-lo corretamente e que tipo de pente é mais adequado para o uso diário:
- Em primeiro lugar, não sacuda as pontas emaranhadas bruscamente, pois isso resultará em fragilidade e em grande queda de cabelo. Se as pontas estiverem emaranhadas, você terá que prendê-las em um rabo de cavalo para pentear e, segurando-as pela base, desembaraçar suavemente. É melhor usar um pente fino e de dentes grossos para isso.
- Para cabelos oleosos, é melhor não usar pentes de madeira, pois podem ficar marcas de gordura nos dentes, que posteriormente se distribuirão por todo o comprimento, o que causará uma contaminação rápida.
- Escove os cabelos no sentido da copa até as pontas, alisando e segurando. Se você tem cabelos muito grossos, deve pentear dividindo-os em várias partes.
Como guardar e com que freqüência você deve trocar o pente?
Muitas pessoas consideram o cuidado com os pentes opcional e preferem apenas limpar os produtos do cabelo acumulado, mas medidas mais fortes são necessárias para remover a sujeira e os micróbios. Consideremos mais detalhadamente que tipo de cuidados é adequado para um determinado tipo de pente, bem como quando será necessário trocar o produto por um novo:
- O material mais prático e fácil de limpar é o plástico.A maneira mais fácil de limpar é lavando com uma solução de sabão com um pente pré-embebido. Em seguida, use uma escova de cerdas longas e esfregue bem entre os dentes do pente.
- É muito mais difícil lavar um pente de madeira, pois esse modelo é mais caprichoso e precisa de cuidados mais delicados. É melhor evitar o uso excessivo de água, mas se for realmente necessário molhar o produto, deve-se secar bem a seguir.
- Para eliminar a sujeira mais teimosa dos pentes com cerdas de cerdas, deve-se usar uma solução de ácido cítrico, que também terá um efeito desinfetante e livrará o produto de germes. Após a conclusão da limpeza, limpe o produto com um material que absorva bem a umidade.
- Os pentes são os mais fáceis de limpar, visto que têm apenas uma fila de dentes, mas terá que mexer nos pentes de massagem. Por conveniência, você pode usar uma escova de dentes velha para remover não apenas a sujeira, mas também os cabelos presos.
Mas, mais cedo ou mais tarde, qualquer produto terá de ser substituído por um novo, não importa o cuidado com que o tratem. Recomenda-se trocar os pentes a cada um e meio a dois anos, já que a superfície protetora dos dentes é gradualmente apagada e os cabelos começam a se eletrificar com o penteado.