Qual pente é melhor para o seu cabelo?
Os slogans de anúncios em produtos de cabelo de alta qualidade anunciam que seu cabelo é brilhante e sedoso. É uma pena que tais campanhas de relações públicas não sejam realizadas na venda de pentes comuns: a escolha competente de uma escova de cabelo é uma forma simples, como toda engenhosa, de curar o cabelo.
O que deveria ser?
Os especialistas poderão ler toda uma palestra sobre o efeito do pente não só no cabelo, mas também no couro cabeludo. E isso não é exagero: os cachos podem sofrer com um acessório escolhido incorretamente, tanto quanto manchas frequentes ou o uso de produtos de modelagem.
Muitos acreditam que se trata principalmente dos materiais usados na fabricação. Mas nem tudo é tão simples: o slogan principal, que deve ser seguido na hora da compra, é quase uma receita médica - “não faça mal”. Você pode prejudicar não só com um pente com desconto, que vai arrancar sem piedade o cabelo em vez de pentear delicadamente, mas também sobre a finalidade do acessório, assim como o tipo de cabelo.
A escova que se tornará a "combinação perfeita" para uma garota de cabelo curto não será adequada para o dono de cachos travessos. E as mulheres que querem encontrar uma opção para criar um estilo espetacular, com certeza vão buscar caminhos diferentes com quem busca o modelo mais simples para pentear à noite.
Para levar em consideração todos os fatores acima, vale a pena me deter em cada um deles com mais detalhes.
Melhor para pentear
No caso dos pentes, que têm como objetivo cumprir sua função direta - arrumar os cabelos -, a escalação não é infinitamente grande. As principais diferenças dizem respeito, talvez, apenas a materiais e formas, mas ainda é possível classificá-los.
Os pentes superiores que transformarão o cabelo emaranhado em cachos bonitos incluem:
- Escova de massagem. Parece que não há opção mais simples e melhor, pois o modelo combina duas funções ao mesmo tempo - massageia o couro cabeludo, o que tem efeito positivo no crescimento dos fios, e, claro, penteia.
- Escova de desembaraçar... O nome fala por si - este modelo lida bem mesmo com cabelos úmidos e auxilia em situações onde é necessário lidar com emaranhados. O segredo está nas cerdas, que são altamente flexíveis.
- Vieira... Este tipo é adequado para proprietários de cabelos curtos. Existem muitas variações - metal, plástico e madeira. É verdade que o último deve ser preferido: o metal danifica muito o cabelo e o plástico o eletrifica.
- Pente para extensões de cabelo. Os donos de cabelos que não são naturalmente exuberantes devem dar uma olhada nesses acessórios, cujas cerdas são voltas intrincadas. Graças a eles, você pode arrumar os cachos alongados sem medo de arrancar uma mecha inteira.
- Penteie com cerdas naturais. Essa escova tem muitos bônus: nenhuma eletricidade estática no cabelo, massagem suave na pele, nenhum dano ao lidar com fios fortemente emaranhados. O sinal de parada é apenas para quem tem cabelo oleoso.
Melhor para estilizar
Há incomensuravelmente mais pentes no arsenal dos cabeleireiros profissionais. Não é necessário coletar uma coleção inteira para criar imagens atraentes, basta apenas decidir que tipo de styling será feito com mais frequência.
Se você precisa dar uma forma diária ao seu cabelo, então é melhor escovar. Com a ajuda dele e de um secador de cabelo, você pode fazer quase qualquer estilo: endireitar os cachos, criar cachos, estilizar as pontas ou dar volume. Como regra, os pentes são feitos de cerdas naturais, então você não precisa se preocupar em manter o cabelo saudável.
No entanto, você terá que se acostumar com a escovação - nem todos são capazes de obter imediatamente o resultado desejado.
Se você precisa cuidar de cortes de cabelo de comprimento médio ou quadrado, deve-se parar em um pente semicircular. Na base saliente encontram-se dentes compridos, com a ajuda dos quais o cabelo é perfeitamente esticado ou simplesmente assume uma forma muito mais cuidada.
Além disso, os pentes de alta qualidade deste tipo têm um efeito de massagem na pele.
Se for preciso dar pompa aos cachos, então um pente esquelético será indispensável. Outro nome para isso é "espinha de peixe". Na maioria das vezes é usado imediatamente após a lavagem, durante a secagem dos cabelos, quando é necessário fazer o cabelo “repousar” corretamente. Normalmente, após a aplicação, você pode adormecer com segurança - nem um único travesseiro pode estragar o efeito.
A única desvantagem do modelo é que categoricamente não é adequado para cabelos enfraquecidos e com tendência a ressecar, pois há um grande risco, em vez de um estilo luxuoso, de ver fios sem vida na cabeça.
Se você precisa pentear franjas, então preste atenção à pequena escova redonda. É bastante simples de usar e cuidar, portanto, até um iniciante pode lidar com estilos.
Escolhendo um material
Quase a principal escolha que deve ser feita é decidir sobre o material
Pentes de madeira
Os especialistas recomendam prestar atenção aos modelos de madeira, que são tão bons para a pele. Se você se aprofundar no assunto e entender que tipo de madeira ajuda a eliminar problemas específicos do cabelo, o resultado vai superar as expectativas. Portanto, para quem está familiarizado com o problema da caspa, vale a pena procurar uma escova de cereja ou faia.Se pretende deixar crescer rapidamente uma luxuosa crina de bétula, que ajuda a acelerar o crescimento do cabelo e é considerada a melhor para aplicar bálsamos.
Com todas as vantagens indiscutíveis, os pentes de madeira não têm desvantagens, mas nuances. Por mais atraente que um acessório pintado com cores vivas possa parecer, é melhor abandoná-lo em favor da madeira sem pintura. Você também precisa prestar atenção ao processamento - deve ser perfeito. Caso contrário, o pente ficará rapidamente inutilizável, absorvendo tudo, desde sebo a spray para cabelo.
Pentes de plástico
As escovas de plástico também são muito populares. Há várias razões para isso:
- Forma e escala de cores - para todos os gostos;
- Custo relativamente baixo;
- Uma vasta gama, que lhe permite encontrar uma versão compacta que cabe na mais pequena mala de mão.
- Além disso, surgiram modelos com uma impregnação especial, transformando o procedimento usual em uma verdadeira penteação de aromas.
A única reclamação séria que os usuários têm dos pentes de plástico são os cabelos eletrificados após a escovação. Plástico e cabelo não combinam bem, embora hoje você possa encontrar escovas que não causam esse efeito.
Pentes de metal
Os pentes de metal são altamente duráveis e resistentes ao desgaste e não requerem manutenção específica. Mas não é recomendável usá-lo constantemente - o metal é muito "áspero" em relação à macia cabeleira feminina, assim como ao couro cabeludo.
Esse pente categoricamente não é adequado para mulheres com cabelos tingidos e para aquelas que procuram uma escova para modelar.
Pentes de silicone
Os pentes de silicone se destacam, que vêm ganhando espaço com segurança no mercado moderno. Ao contrário de suas contrapartes de plástico, eles têm um efeito antiestático e, portanto, não têm um efeito negativo no cabelo.
Eles são freqüentemente usados para aplicar uniformemente e suavemente formulações de vitaminas ou bálsamos nutritivos; no entanto, o silicone não é ruim para o uso diário. São suas cerdas que são consideradas as mais flexíveis.
Pentes de nylon
Pincéis de nylon são considerados uma boa opção para todos os dias, e também são adequados para criar penteados em casa para todas as mulheres - com exceção daquelas com cachos. Ao contrário dos pentes com cerdas naturais, os acessórios de náilon têm um preço acessível, mas não perdem muito em qualidade.
Eles não apenas tratam a pele e o cabelo com cuidado, mas também são considerados muito duráveis.
Pentes profissionais
Se falamos de escovas de cabelo profissionais (referimo-nos aos modelos utilizados pelos estilistas-cabeleireiros), então a cerâmica, o carbono e a ebonite conquistaram a confiança dos mestres. Qualquer um desses modelos tem um preço bastante alto, mas atende a requisitos elevados: não eletrifica o cabelo, não emite toxinas sob a influência do ar quente. A escova de cerâmica também pode ionizar o cabelo, e a ebonite é indispensável para tingir ou permanente.
Selecionamos por tipo de cabelo
Os cabelos lisos são ótimos para pentear com uma escova de cerdas naturais, enquanto os cabelos cacheados são escovados com silicone. No primeiro caso, apenas a qualidade do acessório adquirido é importante (vale a pena estudar bem as marcas e produtos) e, no segundo, o material tem um papel fundamental. Os cachos cacheados requerem um manuseio cuidadoso e o silicone penteia o fio sem danificá-lo. Além disso, após o procedimento de pentear, os cachos não se transformarão em um ninho disforme, mas se enrolarão lindamente.
Os pentes de dentes largos também são adequados para meninas com cabelos ondulados.
Para cabelos problemáticos, existem recomendações separadas:
- Se a produção de sebo for aumentada, vale a pena recorrer ao uso de pentes de madeira, dando-lhe os devidos cuidados (lavagem diária).
- Para cabelos finos e fracos, uma escova natural também ajudará a massagear o couro cabeludo, melhorar o fluxo sanguíneo e ajudar a acelerar o crescimento.
- O mesmo conselho se aplica nos casos em que o cabelo está caindo.
- Mas para cabelos com tendência a secar, são mostradas as cerdas mais suaves, elásticas, como o silicone.
Nuances de escolha
Quantidade não substitui qualidade, mas é importante entender que se uma garota está acostumada com cachos longos, então você precisa escolher dois modelos ao mesmo tempo. Um que se destina ao pentear normal e outro que será uma ferramenta auxiliar na criação de um estilo.
Mas os donos de cortes de cabelo curtos ousados não precisam se preocupar com a quantidade - um pente de alta qualidade será suficiente. Preste atenção apenas ao comprimento dos dentes. Quanto mais curto o cabelo, mais curto deve ser o comprimento.
Desnecessário dizer que você não deve ir a lojas duvidosas enquanto faz compras? Assim como não há necessidade de perseguir descontos atômicos: pincéis com cerdas naturais ou feitos de materiais naturais não podem ser baratos por definição. Isso também se aplica aos pincéis: um acessório de alta qualidade pode custar um bom dinheiro, mas vai durar muito e não vai danificar os cachos. E no caso de secadores de cabelo ou escovas tecnicamente equipadas, você deve confiar em marcas bem conhecidas - elas não o decepcionarão.
O vídeo a seguir mostrará como fazer a escolha certa de uma escova de cabelo:
Avaliações
Apesar das críticas contraditórias, o belo sexo é unânime em um ponto: o pente perfeito só pode ser encontrado por tentativa e erro. Alguns tiveram sorte, digamos, com um cabeleireiro que soube aconselhar sobre o melhor acessório, enquanto outros estão acostumados a usar um determinado modelo de uma determinada marca. Essa é uma espécie de confirmação de que a escolha de uma escova não deve ser iniciada com o estudo dos produtos, mas com o estudo do próprio cabelo.
Muitas pessoas compram pentes em lojas como a iHerb e seguem os comentários deixados lá. Essa abordagem é sempre bem-vinda, porque você pode apreciar os prós e os contras de cada modelo.