Pia do banheiro

Pia sobre o banheiro: características, tipos e dicas de escolha

Pia sobre o banheiro: características, tipos e dicas de escolha
Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Visão geral da espécie
  3. Materiais (editar)
  4. Dicas de Seleção
  5. Lindos exemplos de design

A pia é um dos principais elementos do banheiro. Não é menos importante do que, por exemplo, o próprio banheiro ou o chuveiro. No entanto, por vezes, ao adquirir um apartamento, os novos proprietários deparam-se com a ausência deste elemento na divisão. Ou, talvez, você queira apenas substituir a pia por uma nova ou mudar completamente todo o interior.

Levará muito tempo para selecionar a pia certa, porque muitos critérios devem ser levados em consideração: custo acessível, confiabilidade, funcionalidade, aparência e combinação com outros elementos internos. Tentaremos facilitar para você neste artigo, onde falaremos sobre os diferentes tipos de pias, dependendo de seu desenho, bem como do material de fabricação.

Vantagens e desvantagens

Na maioria das vezes, quando não há pia separada no banheiro por um motivo ou outro, você pode passar sem ela. No entanto, ter uma concha em si é uma grande vantagem. A sua principal função é ser conveniente para a lavagem. Concordo, fazer isso no banheiro pode ser inconveniente, especialmente para pessoas altas.

A pia sobre a banheira torna esse processo muito mais fácil, mas também tem algumas desvantagens. Em primeiro lugar, ocupa espaço livre, o que é muito importante em condições de espaço insuficiente da casa de banho. Em segundo lugar, a concha saliente também requer alguma manutenção.

Mas essas desvantagens podem ser atribuídas a qualquer encanamento e são insignificantes. Muitas das vantagens e desvantagens das conchas estão associadas às características de variedades específicas e aos materiais de sua fabricação. Portanto, nos voltamos para a análise de cada um deles.

Visão geral da espécie

Como muitos outros detalhes de interior, os lavatórios são divididos em várias variedades, cada uma com suas características próprias. A seleção de pias de banheiro é mais variada do que a seleção de pias de cozinha. Vamos dar uma olhada nos tipos principais.

  • Suspenso - o tipo de dissipador mais comum e padrão. Via de regra, está localizado na parede e possui orifícios especiais para fixação. Também pode ser instalado em um pedestal.
  • Console - um lavatório já embutido no armário. Esse tipo era muito popular no final do século passado, mas continua sendo procurado até hoje. Todos os elementos de tubulação conectados à pia estão escondidos dentro do gabinete atrás das portas. Muitos consoles também têm pernas.
  • Construídas em - a próxima etapa do desenvolvimento da variedade anterior. É mais confortável, funcional e atraente. O armário está equipado adicionalmente com gavetas e um espaço livre onde pode guardar acessórios para a casa de banho e, por exemplo, para a limpeza.
  • Miniatura - uma pia perfeita para quartos pequenos. Pelo seu design, este tipo praticamente não difere dos lavatórios convencionais, mas ao mesmo tempo apresenta dimensões menores. Na maioria das vezes, minipias são instaladas em banheiros de várias instituições e escritórios.
  • Tulipa - lavatório em forma de tigela. O suporte em que a própria pia está localizada esconde os elementos da tubulação sob ela, de modo que você não precisa pensar em como disfarçá-los de outra forma. Esse tipo se distingue por uma ampla variedade de formas e tamanhos. Graças a isso, você pode encontrar um lavatório em forma de tulipa para qualquer banheiro.
  • Nenúfar - uma espécie de lavatório que permite colocar de forma compacta todos os elementos interiores. Ele é instalado a uma certa altura para que uma máquina de lavar possa ser colocada sob ele. Esse arranjo economiza espaço. Freqüentemente, esse método também é usado para a disposição de cozinhas.
  • Nota de remessa - a variedade mais moderna e eficiente. Ao mesmo tempo, é original, atraente na aparência e confortável. Pode ser colocado em qualquer superfície adequada, incluindo armários, suportes e prateleiras acima da máquina de lavar.

Mas uma pia superior requer uma certa quantidade de espaço livre para que vários acessórios e acessórios possam caber ao lado dela. Portanto, esses modelos são instalados principalmente em banheiros espaçosos.

Além disso, vários tipos de conchas podem ser distinguidos, dependendo de sua forma e localização:

  • oval;
  • volta;
  • semicircular;
  • retangular;
  • quadrado;
  • canto.

Todos eles diferem entre si em sua conveniência, eficiência, requisitos para a disposição da sala, bem como em seus prós e contras. Por exemplo, minipias economizam espaço, mas não será muito conveniente para um adulto lavá-las. E os lavatórios superiores, para toda a sua comodidade e facilidade de instalação, não possuem orifícios para misturadora.

Materiais (editar)

Um critério importante que você deve prestar atenção ao escolher um lavatório é o material de que ele é feito. Em termos de variedade, a escolha dos materiais não é praticamente inferior à escolha das variedades, que descrevemos acima. No entanto, eles também têm suas próprias vantagens e desvantagens.

As pias do banheiro são feitas dos seguintes materiais.

  • Cerâmica - inclui porcelana e faiança. Os materiais de lavatório mais comuns. As pias de cerâmica são muito procuradas pelos compradores devido ao seu preço acessível, alta qualidade e superfície lisa. Eles também se encaixam muito bem em qualquer interior.
  • Metal - nomeadamente aço inoxidável. É forte e durável. Mas a superfície de tal pia é fácil de arruinar se você limpá-la com detergente em pó. E os lavatórios de metal fazem mais barulho do que os outros. Um som alto ocorre quando um fluxo de água cai em uma superfície de aço.
  • O mármore é o material mais caro. Mas essas pias podem se orgulhar de sua aparência chique. Eles são perfeitos para decorar uma casa rica. E para economizar dinheiro, você pode escolher um lavatório de imitação de mármore. Externamente, eles dificilmente diferem, mas a segunda opção tem uma superfície menos lisa.
  • Glass - uma solução de design original para decoração de interiores no banheiro. Apesar da fragilidade percebida, tal pia é difícil de danificar, porque usa vidro de alta resistência para fazê-lo. As desvantagens incluem o alto custo, bem como a necessidade de cuidar constantemente do lavatório, pois no vidro ficam visíveis quaisquer vestígios e manchas.
  • Madeira é a menos comummas coisas originais. Essas conchas têm uma função mais decorativa. Como os de vidro, requerem manutenção constante e cuidadosa. Externamente, a madeira tratada parece mais com plástico.
  • Diamante falso - externamente parece com materiais naturais, que incluem ônix, mármore e granito. Mas seu custo é mais acessível. Graças a isso, por um preço razoável, você pode equipar um interior chique. Além disso, as conchas feitas de pedra natural diferem em uma variedade de formas e cores.

Lavatórios feitos de materiais compostos, que estão ganhando popularidade rapidamente hoje, devem ser destacados separadamente. Eles geralmente incluem granito, quartzo e acrílico. Esses materiais são altamente resistentes a várias temperaturas e produtos químicos. Ao mesmo tempo, eles mantêm sua aparência sem exigir manutenção cuidadosa.

Dicas de Seleção

Ao escolher uma pia, em primeiro lugar, você deve levar em consideração a área do seu banheiro, e ao mesmo tempo atribuir um local específico para a colocação. Por exemplo, se o banheiro for amplo o suficiente, você pode escolher um console ou um modelo suspenso, que não só executará funções básicas, mas também se tornará uma decoração de interiores... Em uma pequena sala, em algum lugar do "Khrushchev", você pode colocar uma pia de canto ou uma tulipa compacta. Como último recurso, você sempre pode comprar uma mini-pia.

Se você já decidiu o tipo e o tamanho, deve pensar na aparência da pia. Deve estar em harmonia com todos os outros acessórios de encanamento. Isso não será um problema se você comprar um conjunto de banheiro pronto. Mas, em primeiro lugar, é caro e, em segundo lugar, na maioria das vezes é necessário trocar apenas o lavatório.

O papel principal na escolha de uma pia para o interior é desempenhado pela sua cor. Se a casa de banho for feita em estilo clássico, pode escolher as cores brancas sem hesitar. Em outros casos, você deve se interessar pelas tendências atuais e descobrir quais cores combinam melhor entre si quando se trata do banheiro.

No entanto, a aparência não é tão importante quanto a confiabilidade. Encanadores experientes recomendam escolher pias com orifícios de transbordamento. Eles eliminam a probabilidade de inundações em caso de possíveis bloqueios nas tubulações.

Lindos exemplos de design

Um exemplo simples e elegante de uma pia de canto embutida em um fone de ouvido.

    Um exemplo notável da localização da pia da bancada. Parece bastante incomum, mas original.

      Um clássico lavatório em forma de tulipa que se adapta a qualquer decoração.

        As pias de mármore ou pedra artificial parecem saudações do século XIX.

          Uma pia de madeira muito incomum.

            Colocação compacta do lavatório acima da máquina de lavar em uma pequena área.

              Como escolher uma pia, veja abaixo.

              sem comentários

              Moda

              a beleza

              casa