Poodle real: variações de cores, traços de personalidade e treinamento

O poodle real é o maior animal entre suas raças. Beleza aristocrática e artigo, faz jus ao título. Esta raça sempre foi amada e mantida por representantes da boêmia, de Carlos Magno a Churchill. O poodle real é um dos cães mais espertos do mundo.

História de origem
A Associação Internacional de Federações Cinológicas (FCI) reconheceu a criação do poodle real decorativo para a França, embora a Alemanha também tenha declarado seu envolvimento na criação da raça. Em alemão, o nome da espécie é pronunciado como "aves aquáticas". A França considera os poodles reais a raça nacional de seu país.
As raízes da população desses cães são tão profundas na história que hoje é difícil dizer com certeza em cujas terras surgiram esses incríveis animais.Moedas antigas romanas e gregas que datam do século 1 aC foram encontradas, e retratos de cães, que lembram os poodles modernos, foram cunhados nelas. Mas a França ganhou sua disputa graças a um pintor do século 12 que pintou um poodle na parede de uma igreja francesa em Reims.
A primeira descrição científica da raça foi feita pelo biólogo suíço K. Gesner em meados do século XVI. No mesmo século, G. Forer descreveu todas as variedades de poodles: multicoloridos, grandes e anões.



Os cinologistas ainda não chegaram a um consenso sobre os tipos de cães envolvidos na formação da raça poodle real. Alguns acreditam que isso ocorreu como resultado da mistura do German Sheep Poodle e do Spanish Water Dog. Outros atribuem parentesco a comandantes, policiais, tritões franceses, barbets e spaniels irlandeses.
Há uma lenda de que apenas os monarcas mantinham poodles reais; as tentativas de obter cães fora da família real eram puníveis com a morte. Mas há evidências de que mendigos cegos usavam esses animais como guias. Além disso, os cães, representados em circos, eram usados por caçadores para retirar caça de tanques. Durante a Segunda Guerra Mundial, os poodles encontraram os feridos, encontraram minas, puxaram um cabo de telefone e guardaram os militares.

Descrição
O poodle real parece um cachorro grande com uma bela constituição forte. Ele pesa 23-30 kg. De acordo com o padrão, sua altura na cernelha é de 45–60 cm. O tosar de lã ou laçar é permitido. A segunda opção raramente é usada.
De acordo com os padrões aceitos, o poodle real possui os seguintes dados externos.
- A cabeça é reta, proporcional, com a parte occipital ligeiramente aumentada. A testa é de tamanho padrão, fundindo-se imperceptivelmente com o rosto do animal.
- Lábios de espessura moderada, densos e bem definidos.
- Delgado, sem lacunas, uma fileira de dentes brancos de tamanho médio, com mordedura em tesoura.
- A tonalidade do nariz é preta ou combina com a cor da pelagem. A ponta do nariz é larga e móvel.
- Olhos pequenos, retos, amendoados, com íris castanho-escuro.
- A cartilagem macia das orelhas permite que elas fiquem penduradas ao longo da cabeça, encaixando-se confortavelmente nela. Quando o poodle escuta, as orelhas elásticas e ligeiramente arredondadas tornam-se móveis.
- O pescoço é de comprimento moderado, bem arqueado na cernelha.
- A pele é lisa, lisa, sem dobras.
- Um corpo proporcional harmonioso com músculos bem desenvolvidos.
- A caixa torácica tem forma oval.
- As costas retas com omoplatas inclinadas terminam em uma garupa ligeiramente arredondada.
- A barriga e a virilha esgalgadas formam a silhueta elegante do cão.
- Membros lisos são dotados de dedos arredondados e fortemente comprimidos.
- A inserção da cauda é alta natural ou meio cortada. O padrão permite uma linha de cauda perfeita, sem dobras ou vedações.


Personagem
O poodle real tem uma personalidade interessante e ligeiramente controversa. Ele é infinitamente apegado ao dono, mas este cão sabe como sentir sutilmente a falsidade. Com uma atitude insincera e indiferente para consigo mesmo, ele pode mostrar um caráter rebelde. Ele não obedecerá e executará comandos, embora entenda perfeitamente o que eles querem dele.
Se o dono não gosta de seu animal de estimação, a lealdade do poodle será ilimitada.... Ele vai se adaptar a qualquer temperamento do dono com qualquer ritmo de vida, vai se tornar o cão mais confortável e obediente.
Ele irá correr pela manhã com um atleta anfitrião e deitar-se ao lado dele com prazer no sofá.

Se o poodle for conduzido por uma pessoa solitária, ele nunca ficará entediado. Esta raça ocupa o segundo lugar em inteligência (depois do border collie) entre todos os cães do planeta. Ela memoriza e anota mais de duzentas palavras e muitos gestos. Ao comunicar-se com o seu animal de estimação, o dono terá sempre a certeza de que é compreendido.
O caráter versátil do cão é ideal para famílias numerosas com crianças. O poodle vai se dar bem com todos, desde crianças a idosos.Por sua natureza, o cão é bastante ativo, ele brinca com prazer com crianças. Com a mesma paixão, o poodle será usado com outros animais de estimação, se eles forem da família, ele é muito sociável e com certeza irá amá-los.


Alta inteligência e energia forçam o poodle a explorar o mundo constantemente e aprender algo novo. Para esses cães, o treinamento é muito importante, e quanto mais o animal está carregado com tarefas engenhosas e exercícios móveis, mais agradável ele se torna. Mas o aprendizado deve começar com obediência. Se isso não for feito, um cão inteligente, brincalhão e rebelde pode mostrar seu caráter. Por exemplo, se o animal não andar, ele jogará fora a energia da casa, destruindo algo pelo caminho.
Com um poodle adulto, você precisa caminhar duas ou três vezes por dia, e com os filhotes ainda mais frequentemente, ao mudar de lugar de caminhada. A diversidade influencia a formação de sua inteligência.
O poodle real é afável e aristocrático, mas tem um pequeno vício - latir sem motivo. Esta deficiência é removida por uma educação oportuna e correta.


Vida útil
O poodle real é considerado um fígado longo, com vida média de cerca de 17 anos, e ainda mais em condições favoráveis. Boas condições incluem manutenção adequada, nutrição balanceada, caminhadas ativas, prevenção de doenças e tratamento oportuno se a doença se manifestar. Feito tudo bem, teremos um animal de estimação saudável e enérgico, no qual até a velhice chega muito mais tarde que os outros cães, a partir dos 13 anos.

O poodle tem boa imunidade, mas existem riscos de doenças que podem comprometer sua saúde e afetar sua vida útil. Isso inclui doenças como:
- linfadenite;
- atrofia retinal;
- volvulus;
- doenças da coluna e da articulação do quadril;
- surdez congênita;
- epilepsia;
- manifestações de diabetes;
- hipotireoidismo;
- alergia alimentar;
- doença urolitíase;
- problemas com as glândulas supra-renais;
- dermatite cutânea.
Isso não significa de forma alguma que o animal deva ficar doente com tudo isso, mas ainda pode sofrer de qualquer uma das doenças listadas. Poodles também são suscetíveis a picadas de insetos.


Opções de cores
Vale a pena falar sobre a pele de poodle separadamente. Seus cachos diferem notavelmente da pelagem de muitos cães e, sem o corte de cabelo, se transformam em uma bola de pelos com nós desordenados, embora a estrutura elástica proteja da formação ativa de emaranhados, como é o caso de outras raças de pêlo comprido.
É aconselhável cortar o cão mensalmente. Se ela participar de exposições, ela terá que usar apenas "penteados" padrão: Continental, Moderno, Leão Inglês, Leão Escandinavo. Os filhotes são cortados no estilo de um clipe de pappy. Um cão adulto pode ser lindamente amarrado, mas os donos raramente recorrem a esse tipo de desenho animal.




O poodle tem uma pelagem espessa e bonita e encaracolada que não solta. Então o cachorro trata para raças hipoalergênicas e é adequado para pessoas com alergias. Embora a muda do animal ainda passe, mas uma vez na vida, por volta dos 9 meses de idade, quando a lã adulta substitui a do bebê.
Os adultos, mesmo os cães não muito velhos, podem ficar cinzentos ou desbotados - esta propriedade é especialmente notável em cães com cores damasco e marrons. Já a cor branca tende a adquirir manchas amarelas e acinzentadas, por isso a dieta do animal deve ser composta por alimentos especiais destinados a manter o bom estado da pelagem branca.
A cor saudável do poodle parece uniforme, mesmo, em um único tom. A raça é dotada de várias possibilidades tonais, podendo a cor ser:
- Preto;

- Branco;

- damasco (vermelho);

- pêssego;

- Marrom;

- cinza prateado);

- Vermelho.
Em nosso país, cães de qualquer cor e tonalidade uniforme são permitidos nas exposições. O Red FCI foi aprovado oficialmente há relativamente pouco tempo, em 2007.

Manutenção e treinamento
É difícil desviar o olhar de um poodle bem aparado, bem tratado e bem-educado. O cão atrai a atenção dos transeuntes e dos hóspedes da casa, mas se o animal não for cortado, o entusiasmo será substituído pela rejeição de uma bola de lã brutal crescida demais. O cachorro deixará crescer o cabelo comprido não só em todo o corpo, mas também no rosto, ele não será capaz de ver e às vezes abrirá a boca.

Como cuidar
O animal é aristocrático bonito, mas ao mesmo tempo não é caprichoso de forma alguma, não requer cuidados especiais. Atenção especial é dada apenas ao casaco do poodle, ele deve ser cortado à medida que cresce (uma vez a cada 1-1,5 meses). É o corte de cabelo que enfatiza a postura real do animal. Na adolescência, quando o pelo muda de criança para adulto, você precisa escovar seu animal diariamente. Para um cão adulto, basta pentear 1-2 vezes por semana.
Um casaco opaco e despenteado pode indicar a doença de um animal de estimação, o que significa que deve ser mostrado ao veterinário.
O resto do cuidado do poodle não é nada difícil, consiste nas seguintes etapas.
- As garras do cão são cortadas à medida que crescem.
- Eles tomam banho uma ou duas vezes por semana, o que deixa o poodle muito feliz.
- Escove os dentes periodicamente.
- Verifique o estado dos olhos e ouvidos.
- Caminhar de manhã e à noite por 1-2 horas. O poodle é ativo, inteligente, precisa de estresse físico e mental.




Como treinar
O cão tem boa inteligência e é muito móvel. Ele ficará ansioso para estudar com ele. O poodle é inteligente, ele sentirá injustiça e dureza imediatamente. No treino, o método "cenoura e pau" não lhe convém, apenas o método da "cenoura". Todo sucesso deve ser elogiado, acariciado e recompensado com uma guloseima. Um tom estrito na educação deve estar presente, mas apenas no caso e sem insultos. Se um cão travesso interrompe as aulas, você precisa abaixar o tom e se comunicar com ele com uma voz confiante e severa, mas não explodindo em gritos e irritação.
O treinamento deve começar com as habilidades de obediência - assim que o animal as dominar, o treinamento adicional não será difícil. O próprio cão fará o possível para agradar ao dono e se orgulhar de seus sucessos. Se o animal for astuto e teimoso, isso significa que o dono ainda não conseguiu conquistar a sua confiança, você terá que se esforçar para se comunicar com ele. O poodle nunca recusará uma oportunidade extra de estar com o dono, mesmo ao nível da comunicação quotidiana.
Para conseguir um cão treinado e treinado, eles começam a estudar com ele a partir dos quatro meses. Ele deve ser treinado em comando e comportamento calmo durante os exames por estranhos. Essa habilidade será necessária em exposições e na comunicação com um veterinário.
Paciência e atitude gentil para com o animal de estimação dão resultados rapidamente.


Alimentando
O poodle tem um apetite excelente, e se você não controlar sua dieta, pode ficar obeso. O animal não está imediatamente acostumado a lanches e guloseimas da mesa. É melhor seguir a dieta alimentar e alimentar o cão ao mesmo tempo. Enquanto alimenta o cachorro, as porções aumentam à medida que o cachorro cresce. O animal pode receber ração natural ou comercial para cães passeadores de médio e grande porte. Se você alimenta seu animal de estimação com produtos naturais, deve seguir as recomendações dos criadores.
Produtos de carne na dieta de um cão adulto devem ser 35%, para um filhote - 45%. Para cães que estão envelhecendo, o cardápio de carnes é limitado a 300 g de produto por dia.
- De miudezas para poodles, tripas de boi, coração e algum fígado são preferíveis.
- Várias vezes por semana, a carne pode ser substituída por peixe marinho desnatado, que é cozido e os ossos removidos.
- O cão recebe mingaus: arroz, trigo sarraceno, cevada, temperada com óleo vegetal.
- Para manter os dentes saudáveis, uma maçã ou cenoura crua é oferecida ao animal algumas vezes por semana.
- Um terço da dieta deve ser fervido e vegetais crus. Eles são misturados com pratos de mingau e carne.
- Filhotes recebem queijo cottage e outros laticínios, bebidas com leite fermentado são permitidos na dieta de cães adultos.
Se necessário, de acordo com as recomendações do veterinário, vitaminas e minerais são adicionados aos alimentos.

O poodle é um cão lindo e inteligente. Em vários momentos, esta raça foi criada por celebridades como Beethoven, Georges Sand, Thomas Mann, Madame de Pompadour, Schopenhauer. Hoje o poodle real é escolhido por muitos, pode alegrar a solidão de alguém ou se tornar o preferido de uma grande família, adequado para quem deseja ter um amigo inteligente e dedicado.
Para fatos interessantes sobre o poodle real, veja o vídeo a seguir.