Poodle

Poodle miniatura: variações de cores, características da raça e conteúdo

Poodle miniatura: variações de cores, características da raça e conteúdo
Contente
  1. História de origem
  2. Descrição da raça
  3. Personagem
  4. Vantagens e desvantagens
  5. Quanto tempo vivem os cães?
  6. Quantos anos eles crescem?
  7. Tipos de cor
  8. Características do conteúdo
  9. O que alimentar?
  10. Críticas do proprietário

O Caniche Miniatura manteve uma das posições de liderança entre as raças de cães decorativos por muitos anos. Esses animais inteligentes possuem um bom temperamento, apresentam excelentes habilidades de treinamento e são adequados para serem acompanhados por crianças e idosos. Os prós e os contras da raça freqüentemente causam debates acalorados entre criadores e amadores. Escolhendo um poodle miniatura, não há dúvidas: este animal de estimação não deixará seu dono entediado.

Agressividade
Baixo
(Classificação 2 de 5)
Muda
Mínimo
(Classificação 1 de 5)
Saúde
A média
(Classificação 3 de 5)
Inteligência
Muito esperto
(Classificação 5 de 5)
Atividade
Alto
(Classificação 4 de 5)
Necessidade de cuidado
Muito alto
(Classificação 5 de 5)
Custo de manutenção
Acima da média
(Classificação 4 de 5)
Barulho
Média
(Classificação 3 de 5)
Treinamento
Muito fácil
(Classificação 5 de 5)
Simpatia
Amigáveis
(Classificação 4 de 5)
Atitude em relação à solidão
Períodos curtos
(Classificação 2 de 5)
Qualidades de segurança
Guarda ruim
(Classificação 2 de 5)
* Características da raça "Poodle" com base na avaliação dos especialistas do site e no feedback dos donos dos cães.

História de origem

O Caniche Miniatura é uma raça derivada da variedade clássica real desses cães. A história exata de sua origem é difícil de rastrear hoje. Entre os supostos ancestrais, são mencionados até mergulhadores, bem como representantes de raças pastoris, de caça.As primeiras referências aos protótipos dos poodles modernos são consideradas obras de pintura do século XIII. Foi nas telas dos mestres da época que se puderam encontrar cães que exteriormente são muito parecidos com seus descendentes cacheados.

Originalmente na França, a raça era chamada de caniche, de cana - “pato”, e era associada ao uso de caça desses animais na presa de aves aquáticas. O amor pela água se reflete no nome dos poodles anões em outros países - aqui eles são frequentemente chamados de derivados da palavra "splash". E na Alemanha esses cães eram chamados de pudel-nass - literalmente "ensopados até a pele".

Ao criar uma variedade anã, a ênfase não estava mais nas qualidades de trabalho dos animais, mas em sua decoratividade e atratividade externa.

O prefixo ancestral "real" dos poodles anões também não recebeu nenhuma coincidência. Cães com aparência incomum estavam disponíveis exclusivamente para a nobreza e pessoas reais. A vida real durou mais de um século - os plebeus não tiveram a oportunidade de ter os mesmos animais que os poderosos deste mundo.

Mini-versões de poodles apareceram apenas no século 19 graças aos esforços de um famoso cientista suíço chamado Shaitlin. Os cães pequenos não apenas mantiveram as características básicas da raça, mas também permaneceram proporcionalmente dobrados. A versão em miniatura do cão ganhou reconhecimento e, com ela, a primeira descrição oficialmente registrada em 1880. Mas a seleção do poodle miniatura continuou até 1936. No entanto, o primeiro padrão, aprovado na França, é considerado canônico até hoje, é nele que os criadores e juízes em exposições se baseiam para avaliar os dados externos dos animais reprodutores.

Descrição da raça

As características da raça Poodle miniatura permitem que você aprecie plenamente todas as suas características. Até os cachorros já apresentam sinais pronunciados que permitem determinar a sua pertença a animais reprodutores. Os cães têm uma constituição robusta sem graça desnecessária, são uma repetição em miniatura de sua contraparte padrão e requerem cuidado e atenção semelhantes.

Os parâmetros padrão inerentes ao poodle miniatura são os seguintes.

  1. Peso corporal na faixa de 4-6 kg. Nesse caso, o animal deve ter um físico forte, o que o diferencia da versão de brinquedo, que possui uma ossatura elegante.
  2. Altura na cernelha de 28-35 cm para um animal adulto com ossos totalmente formados.
  3. A cabeça é de forma regular, sem distorção de proporções, a protuberância occipital é moderadamente pronunciada. Uma característica é a presença de um sulco que se estende longitudinalmente do occipital ao dorso nasal, podendo ser sentido, mesmo que este sinal não seja visível visualmente.
  4. Focinho sem fraqueza ou massa óbvia. As mandíbulas são bem desenvolvidas, a pelagem confere-lhes uma forma de U. A correção da silhueta, de acordo com o padrão, é determinada não pela silhueta dos ossos da mandíbula, mas pelas bordas dos lábios. Possuem pigmento contrastante (preto) ou, para combinar com a pelagem, manchas rosadas não são consideradas casamento. Mordedura em tesoura, padrão, o esmalte dentário é branco como a neve, sem manchas e lascas amarelas.
  5. O nariz tem um lóbulo de tamanho médio, as narinas são alargadas, as cores correspondem ao tom da pelagem e dos lábios.
  6. Os olhos são de tamanho médio, com um ligeiro bisel no canto interno. Na versão francesa do padrão, a tonalidade da íris é indicada como quase preta, mas levando-se em consideração a variedade de tonalidades da pelagem, âmbar ou marrom escuro é permitido.
  7. As orelhas são macias, um tanto grossas, nas laterais no topo da cabeça. A borda inferior da orelha, de acordo com a norma, deve atingir os cantos dos lábios, mas a falta de comprimento não é considerada defeito grosseiro. A medição é feita sem levar em consideração o comprimento da pelagem.
  8. O corpo é forte, ligeiramente alongado, próximo a um retângulo regular.
  9. O pescoço é oval, a cernelha quase não é pronunciada, a nuca bem definida e bem desenvolvida.
  10. A garupa é arredondada, a região lombar é forte, o dorso é curto, ligeiramente estreitado em direção à região femoral.
  11. Peito oval bem definido, largo, atingindo as articulações dos cotovelos. O ventre enfatiza a graça da silhueta esgalgada. A inserção da cauda alta, comprimento natural e corte da ponta são permitidos pelo padrão. Em movimento, ele deve ser carregado alto, sem curvas. O padrão da raça indica um defeito que leva ao abate - esta é uma completa ausência de cauda, ​​bobtail.
  12. Os membros são retos, sem distorção ou curvatura, os posteriores são musculosos, a junta do jarrete é elástica.

Ao comprar um animal para reprodução de raça pura e participação em exposições, é imprescindível escolher animais mais condizentes com o padrão, de pais com fenótipo pronunciado herdado de seus descendentes.

Personagem

A descrição do personagem dos mini-poodles permite obter uma imagem mais completa desta alegre criatura. Os cães anões resistentes têm uma grande reserva de alegria natural e quase nunca perdem a presença de espírito. Caniches desse tipo são perfeitos para participar de competições - eles não têm igual nas disciplinas de salto, agilidade. Mas vale lembrar que a falta de movimento, aliada a uma alimentação abundante, leva rapidamente um animal de estimação ativo e antes móvel à obesidade.

Alta inteligência é uma característica desta raça popular. Aprendendo até mesmo os comandos mais difíceis com facilidade e rapidez, os poodles em miniatura merecem, com razão, o título de os mais capazes de aprender. Além disso, os animais reagem com bastante sensibilidade até mesmo a uma mudança no humor do proprietário e não impõem sua sociedade se ele não estiver no espírito.

Se a família precisa de um animal de estimação que se adapte à rotina diária do dono e compartilhe seus interesses, os poodles anões são a escolha ideal.

Mas tal cachorro não é um brinquedo, mas um companheiro de verdade, sempre pronto para apoiar um jogo ativo. Os poodles anões são adequados para crianças em idade escolar e adultos, mas é melhor não escolher um cão assim para uma criança. A agressão contra um cachorro pode causar problemas mentais.

A presença de outros animais de estimação na casa pode causar ciúme por parte do poodle miniatura. Esses cães em miniatura não se dão muito bem com sua própria espécie, preferindo a companhia de pessoas a eles. A sensação de perigo faz com que o filhote e o cão adulto demonstrem ansiedade, atenção para com estranhos. Mas com pessoas bem conhecidas por eles, os poodles anões se dão bem.

Uma voz clara e vontade de demonstrá-lo a outras pessoas por qualquer motivo é uma das características da raça. Os cães latem por excesso de sentimentos e medo, expressam em voz alta seu descontentamento. Para o anfitrião, essa sociabilidade pode ser um problema, mas, por outro lado, nenhum hóspede ou visitante casual ficará desacompanhado.

Não se esqueça dos instintos de caça - durante uma caminhada, o cão está ativamente interessado no mundo ao seu redor e pode muito bem trazer uma presa. Além disso, o cão é um excelente nadador e adora estar em águas abertas.

Vantagens e desvantagens

Os poodles anões, assim como os representantes de outras raças de cães, têm suas próprias vantagens e desvantagens. As vantagens da raça tradicionalmente incluem:

  • a ausência do cheiro específico do animal que emana da lã;
  • a possibilidade de se hospedar em uma casa onde morem pessoas com reações alérgicas;
  • boa treinabilidade;
  • alta inteligência;
  • a ausência genética de agressão, covardia - indivíduos que exibem essas qualidades são simplesmente descartados.

Não sem suas desvantagens. Os poodles anões, como donos de pelagem abundante, requerem muita atenção aos cuidados pessoais. Os cães precisam de uma visita a um tratador ou de uma tosa em casa. Na preparação para exposições, os custos deste aumento significativamente. Outro ponto importante são os latidos frequentes e altos, quase impossíveis de suportar. É especialmente difícil desmamar os latidos de cães jovens - eles são muito mais excitáveis ​​emocionalmente do que os representantes de outras raças.

A sensibilidade dos animais também se manifesta na percepção do meio ambiente. Os poodles anões reagem de forma bastante negativa a altos níveis de ruído, um ambiente emocional desfavorável em uma casa ou apartamento. A agressão contra um animal também pode afetar negativamente seu comportamento.

Não se recomenda a mudança de dono para cães desta raça, distinguem-se pela lealdade, não gostam de mudanças.

Além disso, na falta de atenção adequada a si mesmo, o animal pode apresentar sinais de depressão, ficar triste. Isso também pode ser atribuído a desvantagens. Para as pessoas que não estão em casa há muito tempo, é melhor considerar outra opção de animal de estimação.

A má saúde característica da maioria das raças de anões não poupou o poodle. Cães com alimentação inadequada freqüentemente sofrem de diabetes mellitus, têm epilepsia, deficiência auditiva e problemas de visão.

Quanto tempo vivem os cães?

O recordista entre seus irmãos é considerado o cão Snoppy, que conseguiu comemorar seu 20º aniversário. Mas geralmente a expectativa de vida de um animal é um pouco mais curta - cerca de 12-15 anos.

A hereditariedade pode afetar a tendência à longevidade de um animal de estimação - a ausência de doenças genéticas torna possível excluir a possível morte prematura do cão. Para o poodle miniatura, a atividade física também é de grande importância.

Reduzir os movimentos de um cão pequeno é extremamente perigoso, pois a raça é propensa à obesidade.

Um número crescente de proprietários de animais não reprodutores concorda com a recomendação de castrar ou castrar animais de estimação. Essa decisão fundamental geralmente está associada a altos riscos de câncer. Para prevenir o seu desenvolvimento nos órgãos reprodutivos, é realizada uma operação.

Deve-se notar que o poodle pigmeu é um raro exemplo de cão com tendência à longevidade. Proprietários que prestam bastante atenção à saúde do animal de estimação, o animal vai se sentir bem mesmo na idade de 15-17. Também existe uma falta de propensão para o envelhecimento precoce. Até os 10-12 anos, o animal permanece fisicamente ativo e não perde a forma.

Se a data exata de nascimento de um poodle miniatura for desconhecida, você pode determiná-la aproximadamente - pela condição dos dentes. Animais jovens com 1-2 anos de idade têm esmalte branco como a neve, dentes pontiagudos com projeções em forma de trifólio. Em um cão de 4 anos, o estado dos dentes muda - eles adquirem uma cor acinzentada, as partes protuberantes desaparecem, alisadas.

A partir dos 5 anos de idade, os caninos começam a se desgastar e o próprio esmalte fica gradualmente amarelado. Um animal de 8 anos já não tem dentes muito afiados, traços de abrasão significativa são visíveis. Nesse período, ocorre uma formação intensiva de tártaro, placa bacteriana, exigindo atenção intensiva do veterinário. Aos 10 anos, os dentes do cão são completamente amarelos, às vezes eles assumem uma tonalidade marrom. Após mais 2 anos, a dentição perde, a mordida muda.

Quantos anos eles crescem?

O tamanho de um poodle miniatura depende muito da idade e do sexo do animal. Em cachorros pequenos, o peso e a altura mudam de forma bastante dinâmica:

  • um cachorro com um mês de idade pesa cerca de 10% do peso corporal de um cão adulto;
  • de 2 a 4 meses, o ganho de peso é de até 100% do valor anterior a cada mês;
  • Um cachorro de 3 meses deve pesar cerca de 2,5-2,9 kg e crescer até 23,5 cm na cernelha;
  • no período de 4 a 6 meses, os filhotes passam para a categoria júnior, o peso corporal chega a 3-4 kg com altura de 27 cm;
  • Os 7 meses são um marco importante na vida de um cachorro, nesta idade e até um ano atinge o seu peso e altura máximos.

Até 1,5 anos, o poodle miniatura está finalmente formado. Nessa altura, o animal pode crescer mais 2-3 cm, adquirindo os parâmetros finais: cerca de 6 kg de peso e 33-35 cm na cernelha.Os cães param de crescer rapidamente quando atingem o primeiro estro e a puberdade. Depois disso, os parâmetros do poodle miniatura praticamente não mudam.

Tipos de cor

O poodle miniatura, como os membros maiores ou menores de um determinado grupo racial, pode ter um de dois tipos de pelagem. O primeiro é encaracolado, bastante macio, com uma ondulação pronunciada, volumosa e fofa. A segunda versão do casaco é atado, em que os fios são recolhidos em uma espécie de cordões retorcidos com comprimento de pelo menos 20 cm. A estrutura da lã, neste caso, acaba sendo mais densa, mais pesada e parece mais impressionante .

Independentemente do tipo de pelagem, não deve ser áspera ou áspera. O cabelo protetor mantém a forma do corte de cabelo bem.

Uma característica importante da pelagem dos poodles anões é a ausência de muda. No processo de preparação, o penteado deve receber muita atenção.

Entre as cores previstas pela norma, são várias.

  • Preto... O clássico mais comum. É caracterizada por uma lã de alta qualidade, esta cor não proporciona tonalidades mais claras em certas áreas da lã, apenas antracite profundo. As áreas brancas do cabelo protetor (exceto para cabelos grisalhos) não devem ser visíveis.

Ao mesmo tempo, a pele do poodle miniatura deve ter uma tonalidade cinza ou azulada, os olhos e a pigmentação nas áreas abertas devem ser marrom escuro.

  • Branco... Em filhotes recém-nascidos dessa cor, manchas rosa-alaranjadas ou creme são permitidas no peito, pernas e orelhas. À medida que envelhecem, os cães ficam completamente brancos como a neve. A pele dos poodles anões brancos tem uma cor rosa ou trufada na forma de manchas mosqueadas. Os olhos permanecem castanhos, as bordas em torno deles, o nariz e as garras são sempre exclusivamente pretas.
  • Marrom. Essa cor também chamada de chocolate, é caracterizada pela pureza da gama de cores sem a inclusão do marrom claro ou bege. A cor do nariz é fígado escuro, os olhos são âmbar ou castanhos.

À medida que o cão cresce, a cor "desbota", perde a intensidade.

  • Cinza prateado. Deve ser limpo, sem predomínio de preto ou branco. A cor prata ou cinza pode ter vários tons, é totalmente formado ao atingir os três anos, o tom da pele corresponde à cor da pelagem. Os filhotes recém-nascidos apresentam um tom preto que começa a mudar por volta das 6 semanas de idade. Os primeiros sinais de uma coloração prateada aparecem no rosto e nas patas, enquanto os olhos são necessariamente castanhos e toda a pigmentação é preta.
  • Damasco. A tonalidade da pelagem com esta cor pode ser mais ou menos intensa, mas não deve se transformar em branco ou chocolate. O cabelo nas orelhas pode ser mais escuro do que a cor da base do corpo. Nos primeiros dois anos, o animal tem um tom mais intenso, mais do que pêssego, mas depois clareia e pode até ficar cremoso. Tom de pele - rosa, branco, cinza, versão cinza-azulada é permitida, as áreas pigmentadas são pretas ou marrons, os olhos são sempre apenas castanhos.
  • Vermelho vermelho. A cor de sua pelagem é mogno ou cobre. A cor vermelha, como todas as outras tonalidades brilhantes da pelagem, perde sua intensidade com o tempo. A pele é colorida no tom do cabelo protetor, as áreas pigmentadas são castanho-escuras, o nariz é preto ou chocolate escuro, os olhos são castanhos ou castanhos claros.
  • Castanho avermelhado... Combina tons de duas cores e tem um aspecto muito decorativo.

Mas com o tempo, a riqueza do tom da pelagem muda e apenas os profissionais podem determinar se um poodle pertence a uma cor rara.

  • Arlequim. Essa cor é caracterizada pela presença de um fundo branco, que ocupa cerca de 60% da área do corpo, e um "boné" preto contrastante na cabeça, além de "mantas" no dorso do cão.

Os poodles anões arlequim são mais frequentemente obtidos pela mistura de animais brancos com pele pigmentada e reprodutores pretos ou cinza que possuem o gene mosqueado.

  • O fundo principal castanho ou preto e castanho, castanho, vermelho, cinzento também é encontrado. A lã escura ocupa cerca de 80% do corpo, as marcas bronzeadas estão localizadas no peito, bordas das orelhas, sobrancelhas, focinho, na região anal, na superfície das patas.

Desde 2007, as cores arlequim, bronzeado e castanho avermelhado são reconhecidas pela RKF como oficiais, mas a nível internacional não são bem-vindas em todo o lado. Entre os "pioneiros" na introdução de novos tons de lã estão cinologistas e criadores da República Tcheca, dos Estados Unidos e da Alemanha. O custo de cães de cor exótica é sempre maior que o clássico.

O padrão não reconhecido até agora permanece com cores promissoras de poodle anão como tigrado, zibelina, bege-prateado, splash ou merle - manchado com manchas pronunciadas.

Características do conteúdo

Cuidar de um poodle miniatura não requer habilidades especiais, mas implica a regularidade de todos os procedimentos. Em particular, enquanto mantém um pelo fofo, seu animal de estimação precisa de uma escovação completa todos os dias. Na falta de atendimento oportuno, a lã se emaranha. Os cães não expostos devem ser aparados higienicamente regularmente, pelo menos duas vezes por ano. O animal é banhado 6 vezes por ano ou quando o pêlo fica sujo.

O poodle miniatura, apesar de seu status decorativo, é um cão bastante ativo que precisa de uma explosão de energia. Para ela, são obrigatórias caminhadas duplas diárias, de manhã e à noite. Além disso, todos os anos o animal é levado ao veterinário para receber vacinas preventivas, bem como para limpar o tártaro da superfície do esmalte.

As rotinas diárias devem incluir exame dos olhos, dentes e orelhas do animal. Os especialistas também recomendam prestar atenção a recorte - em representantes de raças decorativas, muitas vezes não moem o suficiente, portanto, precisam de poda adicional.

É importante entender que o Caniche Miniatura é um cão exclusivamente de uso doméstico. Adapta-se facilmente tanto ao espaço de um pequeno apartamento como ao interior de uma casa de campo.

O cão não tem subpêlo desenvolvido e não pode ficar muito tempo ao ar livre em temperaturas negativas. Para o período de inverno, para animais de estimação de corte curto, é recomendado comprar macacões especiais para fornecer calor adicional e evitar o contato com umidade e sujeira.

Os donos de poodles anões devem prestar muita atenção para criar um corte de cabelo elegante no pêlo do animal. Para peças de exibição, apenas as seguintes opções são permitidas.

  1. Corte de cabelo inglês. O cão mantém apenas franjas exuberantes nas patas traseiras. O resto do casaco é curto.
  2. Sob o leão. O lombo e a parte de trás do torso são curtos. A frente do corpo mantém uma juba exuberante. Uma borla fofa também permanece na cauda.
  3. Moderno. Com esse tipo de corte, o cabelo é cortado curto em toda a superfície do corpo, seu comprimento é preservado apenas na cabeça em forma de “gorro” e na superfície da cauda.

O cuidado do cabelo do poodle anão é feito usando um furminator ou uma máquina especial. Para o show, o corte de cabelo é feito por um groomer profissional.

O que alimentar?

A dieta padrão de um poodle miniatura deve incluir uma gama completa de vitaminas, minerais e nutrientes. A solução ideal será a seleção de alimentos premium prontos para cães de raças pequenas. Se um animal é comprado em um berçário, é muito provável que ele já esteja acostumado a um tipo específico de produto acabado. É importante seguir uma dieta adequada para evitar a obesidade que todos os poodles em miniatura tendem a sofrer.

Ao dar comida natural, você não deve dar ao cão sobras da mesa do dono. Para ela, você terá que preparar uma refeição especial que inclui os seguintes ingredientes:

  • carnes magras - frango, boi (pode ser oferecido cru), peru desossado;
  • peixes marinhos com teor mínimo de gordura - fervido, apenas filé, administrado duas vezes por semana;
  • vegetais frescos e cozidos, com exceção das leguminosas;
  • cereais - permissível mingau de trigo sarraceno, arroz, cozido sem sal, com uma pequena adição de óleo vegetal;
  • ervas frescas - folhas de urtiga, dente de leão;
  • frutas - Poodles anões comem alegremente fatias de bananas e maçãs;
  • ovos - até 2 peças por semana, frango, codorna são adequados;
  • produtos de leite fermentado - queijo cottage, iogurte e filhotes podem receber leite integral.

Independentemente das características da dieta, o poodle miniatura deve ter acesso a água limpa e fresca 24 horas por dia, que é trocada regularmente.

A escolha da louça deve levar em consideração a altura do cão. É melhor escolher opções de tigelas em estandes especiais.

Críticas do proprietário

O Caniche Miniatura é uma raça que faz as delícias de adultos e crianças. Os comentários dos proprietários costumam mencionar as extraordinárias habilidades intelectuais desses cães pequenos. Mas durante uma caminhada, você precisa se preparar para a necessidade de proteger o animal da atenção desmedida de outras pessoas e parentes grandes.

Uma grande vantagem do poodle anão é também chamada de ausência de período de muda, o cheiro de lã. Apesar do pelo bastante exuberante, o cão é adequado até para quem sofre de alergias e permite que você mantenha os móveis e outros itens de interior limpos. A aparência atrativa e a capacidade de variar a aparência do animal também são apontadas pelos proprietários como importantes vantagens da raça.

Além disso, os poodles em miniatura são incrivelmente fotogênicos - podem ser usados ​​em sessões de fotos, publicidade e sempre recebem ótimas críticas para o modelo de quatro patas.

Freqüentemente, os donos machos inicialmente consideram a raça muito "feminina", mas depois de se comunicarem mais com o animal, eles mudam radicalmente de ideia. O poodle miniatura não é apenas um favorito, mas um verdadeiro aristocrata, sempre pronto para demonstrar coragem e habilidades intelectuais. Graças à sua rápida assimilação de comandos, o cão é adequado para crianças como companheiro para passear ou obter a primeira experiência de adestramento independente de animais.

Para as características da raça, veja abaixo.

1 comentário

Antes do anão, minha esposa e eu tínhamos grandes poodles, vivemos por 13 e 16 anos. Pensamos em não conseguir um cachorro, mas após sofrer por 5 anos, decidimos tomá-lo. Chegaram a cogitar a opção do abrigo, mas não encontraram o poodle, senão levar outra pessoa atrás dos poodles ... Há quase cinco anos temos um poodle anão, nunca conheci ou ouvi nada mais legal em termos de cérebros e caráter.

Moda

a beleza

casa