Psicótipo de personalidade

Sensibilidade: tipos de personalidade, sua natureza e relacionamentos

Sensibilidade: tipos de personalidade, sua natureza e relacionamentos
Contente
  1. O que é isso?
  2. Sintomas
  3. Traços de acentuação do personagem
  4. Profissões adequadas
  5. Comportamento na sociedade
  6. Compatibilidade conjugal

Somos todos muito diferentes. Cada pessoa tem seus traços individuais, que moldam seu caráter. Normalmente eles nascem com caráter, mas muito se forma tanto na infância quanto na adolescência. No entanto, na psicologia, há uma divisão em tipos de acentuação. Contaremos mais sobre isso em nosso material.

O que é isso?

Os psicólogos há muito perceberam que não se pode abordar todas as pessoas com um critério: o que uma pessoa considera normal não se encaixa de forma alguma nas ideias de outra pessoa. A sensibilidade é um traço de personalidade que se manifesta no aumento da sensibilidade a certos eventos., informações, experiências peculiares apenas a este tipo de personalidade. Cada psicótipo tem seu próprio ponto de referência sensível. Com base em uma compreensão geral da diferença nos tipos de personalidade psicológica, foi criada a primeira tipologia do mundo, que é facilmente baseada na doutrina da acentuação. Aconteceu em 1968. O psiquiatra alemão Karl Leonhard propôs classificar todas as pessoas de acordo com certos tipos, dependendo de sua sensibilidade.

Essa tipologia é considerada a mais detalhada até hoje.

O especialista alemão argumentou que cerca de 50% da população são acentuadores, enquanto a outra metade são pessoas normais. Assim, Leonhard considerava a acentuação um certo desvio da norma, porém, de forma alguma interferindo na vida de uma pessoa. Em 1977, o psiquiatra soviético Andrei Lichko, tomando como base a tipologia de Leonhard, criou sua própria tipologia, com o objetivo de diagnosticar psicopatia na adolescência.A psiquiatria moderna define as acentuações como uma variante da norma, mas enfatiza que em cada caso uma abordagem e um diagnóstico individuais são necessários.

Leonhard identificou 12 tipos de acentuação, como:

  • hipertímico - pessoas que anseiam por atividade e atividade, precisam constantemente de novas experiências e emoções brilhantes, grandes otimistas, sempre focados em alcançar o sucesso;
  • distímico - tipos inibidos, experimentando, pessimistas, esperando um acerto e fracasso, freqüentemente apelando para normas éticas;
  • afetivamente lábil - combina os sinais de um otimista e um pessimista, eles se equilibram bem;
  • afetivo-exaltado - uma pessoa exaltada que valoriza muito tudo que é sensual, a esfera emocional para eles está em primeiro lugar;
  • ansioso - tímido, muito tímido, não quer defender pontos de vista, submisso, maleável;
  • emotivo - muito compassivo, empático, participando das experiências dos outros, pessoa gentil e sincera;
  • demonstrativo - muito autoconfiante, vaidoso, orgulhoso, muitas vezes mentiroso e adulador;
  • pedante - uma pessoa que tem dificuldade em tomar decisões, mas muito conscienciosa, uma pessoa com ideais elevados, objetivos e exigências pessoais;
  • grudou - desconfiado, sensível, vulnerável, muito vaidoso com fortes e frequentes mudanças de humor;
  • excitável - uma pessoa de temperamento explosivo que é guiada por instintos.

Importante! Além disso, havia um lugar na classificação para introvertidos e extrovertidos.

No que diz respeito à sensibilidade, os tipos sensíveis geralmente incluem tipos de personalidade ansiosa. Dê uma outra olhada na tipologia apresentada de Leonhard, ficará óbvio que pessoas sensíveis são pessoas muito ansiosas que têm medo do novo, olham ansiosamente para o futuro, muitas vezes tímidas e muito impressionáveis, experimentando fracassos longos e dolorosos. Isso inclui o tipo de acentuação de personalidade paralisado, ansioso e parcialmente distímico. Isso significa que a pessoa sensível está doente. Nem sempre, ele só tem uma sensibilidade especial, que em circunstâncias desfavoráveis, porém, pode muito bem se tornar uma doença.

Sintomas

Uma pessoa sensível pode ser reconhecida ainda na infância: um distúrbio da sensibilidade pode se manifestar na forma de agravamento ou falta de sensibilidade. Qualquer coisa ou mesmo todo um complexo de fatores pode afetar a formação da sensibilidade, como hereditariedade, possíveis danos orgânicos às estruturas cerebrais, medidas educacionais utilizadas pelos pais, bem como certas fases da vida. As violações também podem ocorrer no nível de temperamento, que, na verdade, é apenas a velocidade das reações ao mundo ao redor, em patógenos nervosos. Conclui-se que a sensibilidade não pode ser considerada uma doença. Pessoas melancólicas são mais freqüentemente do que outros indivíduos sensíveis. Sua desconfiança e ansiedade são extremamente altas.

É muito difícil tolerar queixas, mesmo as insignificantes e mesquinhas.

Em uma pessoa sensível, já na infância, há uma tendência à baixa autoestima, que posteriormente pode evoluir para altas demandas de si mesmo (demandas de si mesmo) no contexto de um baixo nível de aspirações. Na maioria dos casos, as crianças superam essa condição sem consequências significativas. De forma extremamente pronunciada, a sensibilidade se transforma em psicopatia.

Traços de acentuação do personagem

A pessoa sensível é ansiosa, e isso não deve ser esquecido na hora de se relacionar com ela, contratar tal pessoa, confiar-lhe algo importante ou urgente. A sensibilidade tende a se manifestar de maneira especialmente clara durante certos períodos da vida, por exemplo, em adolescentes. Mas, na ausência de uma patologia propriamente dita, essa pessoa tem todas as chances de se livrar da sensibilidade elevada com o tempo, o que melhorará visivelmente a qualidade de vida dela e das pessoas ao seu redor.Se os traços de acentuação de caráter (por exemplo, ansiedade ou a força de uma reação negativa a eventos) crescem e se estabilizam, então, com um alto grau de probabilidade, ainda não estamos falando sobre sensibilidade como tal, mas sobre um transtorno de personalidade. Existem dois graus de severidade de acentuações em geral: explícita e latente. O primeiro se expressa ao longo da vida, não é compensado. O segundo é uma variante da norma, existe a possibilidade de compensação e desaparecimento dos sintomas.

Crianças

Em crianças, a sensibilidade é geralmente observada desde os 2 anos de idade ou um pouco mais tarde. As crianças com sensibilidade aumentada são muito tímidas, mais tímidas que os seus pares, são incrivelmente impressionáveis ​​nas situações mais insignificantes, quotidianas, tímidas. Freqüentemente, crianças com sensibilidade se sentem insustentáveis, um complexo de inferioridade começa a surgir. Eles suportam problemas e tristeza por um longo tempo, constantemente retornando mentalmente às memórias desagradáveis. Eles têm barreiras psicológicas na comunicação com outras pessoas. Freqüentemente, essas crianças preferem um jogo solitário a uma equipe infantil barulhenta, elas sentem muito clara e rapidamente o humor dos outros, prestam atenção até mesmo em suas pequenas flutuações em uma direção ou outra.

Adultos

Uma pessoa adulta sensível, independente de sexo e idade, sempre avalia a fala, o comportamento de outra pessoa, ela sente intuitivamente muito sutilmente as outras pessoas, seu estado de espírito e estado no momento. Para eles, não há detalhes sem importância - em roupas, penteados, trabalho - em absolutamente tudo um homem e uma mulher mostrarão habilidades especiais com sensibilidade. Eles recebem por natureza um raro instinto: eles podem prever com antecedência os pensamentos e sentimentos de outras pessoas, eles muitas vezes sabem como o outro irá agir em uma determinada situação.

Eles são muito sensíveis às características individuais dos outros - pais, cônjuge, amigo.

Em suma, o modelo descrito é a norma sob a qual a sensibilidade não ultrapassará os limites do permissível. Se uma pessoa é hipersensível, chora soluçando sem motivo aparente, fica histérica, não consegue dormir antes de um evento importante e mesmo após eventos importantes experimenta problemas de relaxamento e adormecimento, já que o sistema nervoso está superexcitado, se as experiências por qualquer motivo são elevadas para a categoria de tragédia universal, é imprescindível que você consulte um psicoterapeuta.

Se a sensibilidade está à beira da norma e da patologia, será muito difícil para uma pessoa se adaptar à sociedade - conseguir uma profissão, trabalhar em equipe e construir relacionamentos pessoais. Pessoas com sensibilidade incomum devem planejar suas vidas levando em consideração as características pessoais que são características delas.

Profissões adequadas

Os acentuadores ansiosos geralmente escolhem intuitivamente as profissões nas quais se sentem mais confortáveis. Eles têm boas qualidades que são apreciadas pelos empregadores: são responsáveis ​​e nunca farão algo que não podem pagar, não correrão riscos e colocarão tudo em risco, mas se fazem algo, o fazem com esmero. Pedante, honesto. Além disso, pessoas sensíveis são muito constantes: mudar de emprego, sair em aventuras não está em seu espírito. Em geral, eles desconfiam de tudo que é novo e desconhecido. Eles não precisam de um crescimento vertiginoso na carreira, precisam de estabilidade, mesmo que em um só lugar.

Ao escolher uma profissão, você deve evitar áreas de atividade nas quais o trabalho em equipe é fornecido.apesar do talento especial e do humor dos colegas, uma pessoa sensível prefere trabalhar de forma independente. Essas pessoas podem ficar desequilibradas se algo inflamar seu sistema nervoso ao limite, então você deve ficar longe de profissões que exigem perseverança, vontade e alta resistência ao estresse. Assim, é melhor evitar a gestão, gestão, serviços de emergência, brigadas de incêndio, polícia, negócios em posições-chave, diplomacia e política.

O sistema de testes psicológicos pode, mesmo durante os anos escolares, identificar a área em que uma criança com sensibilidade aumentada se sentirá mais solicitada e útil. É melhor escolher especialidades técnicas relacionadas ao reparo, manutenção e operação de dispositivos e acessórios técnicos complexos. Jovens sensíveis acabam sendo engenheiros muito atenciosos, com alto grau de responsabilidade e grandes habilidades analíticas.

Pessoas sensíveis geralmente são criativas.

Se você tem uma percepção elevada da realidade, pode se tornar um famoso artista ou fotógrafo, cineasta, decorador, escritor, poeta, ator ou crítico de arte, curador de museu, arquivista. Pessoas sensíveis são sensíveis não apenas a outras pessoas, mas também à natureza, aos animaisportanto, profissões como veterinário, funcionário de zoológico, jardineiro, ecologista, especialista em agricultura, biólogo, biólogo marinho, zoólogo são adequados para eles. Pessoas sensíveis também dão bons financiadores, contadores, tradutores (textos e livros), matemáticos e compositores. O principal é não trabalhar onde se tem que lidar com um grande número de pessoas e situações de emergência. Eles são contra-indicados na medicina, pedagogia, seguros, bolsas de valores, jornalismo, assuntos militares e outras áreas que exigem contato próximo com a sociedade e nervos de ferro.

Comportamento na sociedade

A auto-estima de pessoas sensíveis costuma ser inadequada. São sensíveis e muito sensíveis, o que os impede de se tornarem líderes, líderes na sociedade. A percepção da realidade não implica aventuras e coragem, emoção, quase sempre não gostam de álcool e também são bastante tímidos com o sexo oposto. Muitas vezes, essas pessoas não conseguem decidir por si mesmas sobre sua própria atitude para com essa ou aquela pessoa, uma vez que têm muitos de seus próprios sentimentos ocultos que ocupam todos os seus pensamentos. Não gostam de fingimentos e mentiras, por isso é mais fácil para eles ficarem longe das grandes empresas do que se ajustar às regras da equipe, bajular, agradar e tentar parecer um "queridinho".

Eles são muito sensíveis ao ridículo de outras pessoas em seu endereço, bem como a acusações infundadas.

No entanto, não vão descobrir a relação com o agressor, preferem “amontoar-se” ressentidos no canto mais afastado do seu apartamento para “repensar bem o assunto”. No entanto, eles tendem a ficar deprimidos. Para eles, o mero pensamento de que alguém possa ter pensado mal deles é insuportável. Não presuma que você pode alegrar facilmente uma pessoa sensível. Ele pode sorrir para você educadamente, mas não se atreverá a uma alegria sincera, ou melhor, terá vergonha de suas manifestações.

Compatibilidade conjugal

Pessoas sensíveis de disposição melancólica geralmente têm atividade psicossexual baixa ou extremamente baixa; portanto, o namoro e a perspectiva de construir relacionamentos familiares são um fardo para elas. Mas aceitarão de bom grado a iniciativa de um parceiro em muitas questões de organização de sua vida pessoal. Há uma nuance importante que o parceiro de uma pessoa sensível deve conhecer: com a idade, ele pode compensar parcialmente sua hipersensibilidade, como mencionado acima, mas ao mesmo tempo pode começar a levar uma "vida dupla": com outros com com quem se vê obrigado a comunicar no trabalho, fora de casa, será educado, cortês, calmo.

Mas, uma vez em casa, ele imediatamente tirará a "máscara" que é desagradável para eles, e então o parceiro terá que ouvir por muito tempo e com paciência como tudo incomoda e tensiona, que mundo imperfeito e errado, que mundo desagradável e pessoas injustas. Tudo o que se acumulou por causa da "máscara" se tornará um assunto para conversa nas noites familiares tranquilas. De um cônjuge, uma pessoa sensível exigirá compreensão e todos os tipos de simpatia.Se mesmo com um gesto ou um olhar o parceiro mostra que está cansado de ouvir isso ou está cansado, ou não está interessado nisso agora, então o ressentimento de um sensível, ansioso melancólico ferido por tal "traição" seja global. Ele imediatamente terá mais motivos para sofrimento e preocupações.

Vale a pena pensar com quem vale a pena tentar construir sua vida familiar para uma pessoa com hipersensibilidade.

Você pode tentar fazer isso com pessoas sanguíneas - representantes desse tipo de temperamento se dão muito bem com quaisquer outros tipos, não será tão difícil para eles estabelecer um contato emocional bastante próximo com um parceiro sensível. Além disso, o “otimista terry”, que é uma pessoa sangüínea, terá o prazer de compartilhar com um cônjuge sensível uma parte de confiança, dar-lhe vigor e uma gota de fé em si mesmo. No entanto, no fluxo de seu amor pela vida e otimismo, uma pessoa sangüínea pode não perceber como ela ofende inadvertidamente um parceiro sensível, o que pode causar brigas e mal-entendidos. Será interessante para dois parceiros sensíveis, que, na verdade, ambos são melancólicos, fazerem amigos, se comunicarem, mas sua vida familiar se assemelhará a um drama de vida difícil e um enredo muito prolongado. Ambos ficarão ofendidos, ambos estarão focados em suas experiências, a família sensível sofrerá e fará com que todos ao seu redor sofram.

Você não deve nem tentar construir uma vida familiar com uma pessoa colérica.

Esquecendo-se rapidamente das brigas, uma pessoa colérica agressiva e agressiva ofenderá involuntariamente um parceiro sensível a cada passo, ele pode gritar, pressionar, zombar de sua esposa, o que permanecerá na alma do segundo uma enorme lasca de ressentimento por muito tempo. Uma pessoa sensível com um fleumático clássico tem boas chances de uma família bem-sucedida. Em tal aliança, ninguém ofenderá ninguém, mas também haverá poucas paixões e sentimentos brilhantes. Se os parceiros não aprenderem a falar e a não prolongar os conflitos, tudo ficará bem. Caso contrário, ambos podem ficar sentados por muito tempo em cantos diferentes e sofrer queixas; se se acumularem, será mais difícil fazer as pazes.

4 comentários

Por toda a minha vida, sendo um colérico, amei pessoas melancólicas de alta inteligência. E sou principalmente amigo deles: de rapazes, de mulheres.

Que sorte você é por ser colérico. Eu daria muito para me tornar um. Você não tem ideia do que significa ser melancólico ... ((isso é o inferno.

Gosto do meu temperamento melancólico. Há uma profundidade de sentimentos e mente que permite que você sinta o mundo e a vida em todo o seu esplendor. É importante estar no seu lugar, onde você pode revelar suas melhores qualidades para o seu próprio benefício e daqueles ao seu redor. Se a vida é um “inferno”, então não se trata de temperamento. Aceite-se por quem você é. Somos todos lindos à nossa maneira.

Anna ↩ Oksana 15.03.2021 17:15

Nunca gostei de pessoas melancólicas, mesmo sempre senti pena delas de alguma forma ... Pareceu-me que pessoas melancólicas são chorosas, taciturnas, fechadas e fracas, ansiosas e desconfiadas. Talvez, claro, um pouco misteriosos, às vezes são encontrados com grande inteligência, mas ainda atolados em seu pessimismo impenetrável. A mente e a profundidade dos sentimentos nada têm a ver com isso, pode ser com qualquer temperamento, já depende do desenvolvimento da personalidade. Parece-me que em nossos tempos difíceis você não pode viver sem uma atitude positiva. E na sociedade ninguém gosta de gente triste ... Mas o tipo mais terrível é o colérico, para mim sinônimo da palavra "brigão". O melhor tipo, na minha opinião, é uma pessoa otimista, vai se dar bem com todo mundo)) Mas fico feliz em ler aqui que alguém admira gente melancólica ... Só entendo bem, mas não posso ficar com eles por muito tempo.A vida já é complicada, é repugnante sem eles! Eu mesmo sou uma mistura infernal de todos os tipos de temperamentos! :))

Moda

a beleza

casa