Psicótipo de personalidade

Classificação e princípios para determinar o psicotipo de personalidade

Classificação e princípios para determinar o psicotipo de personalidade
Contente
  1. Classificação dos principais tipos de personalidade
  2. Por que você precisa saber seu psicótipo?
  3. Princípios e métodos para determinar a composição psicológica
  4. Opções alternativas

Cada pessoa tem traços de caráter únicos que a diferenciam da multidão. No entanto, existem algumas pequenas semelhanças no comportamento humano e na atitude em relação à vida. É por essas semelhanças que os psicólogos vêm tentando, há mais de um século, criar uma classificação do psicótipo de uma pessoa e destacar os princípios de sua definição.

Classificação dos principais tipos de personalidade

No mundo moderno, há um grande número de opções para dividir os indivíduos em diferentes tipos psicológicos. As mais comuns são as teorias de Carl Jung e Hipócrates. O primeiro cientista dividiu todas as pessoas em dois psicótipos principais.

  • Introvertido. Essa pessoa reluta em fazer contato com o mundo exterior, muitas vezes mergulha em suas experiências interiores.
  • Extrovertido. Estas pessoas têm a mente aberta e são sociáveis, não podem ficar muito tempo sozinhas, pois preferem frequentar a sociedade.

    Hipócrates criou sua própria classificação, que atualmente é uma das teorias mais difundidas. De acordo com a definição de especialista, existem 4 psicotipos.

    • Sanguine. Uma pessoa otimista que se adapta facilmente a uma nova equipe. Ele é positivo e não gosta de rotina.
    • Colérico. Ele se distingue pela impulsividade, desequilíbrio. A natureza é apaixonada e extremamente emocional, não há perseverança suficiente.
    • Pessoa fleumática. Essas pessoas são calmas e equilibradas, persistentes e perseverantes e suas emoções são estáveis. É verdade que costumam ser lentos no trabalho.
    • Melancólico. Este psicótipo se distingue pela vulnerabilidade, sensibilidade excessiva, ele tem medo e muitas vezes se preocupa até com ninharias. Freqüentemente triste e prefere solidão em vez de companhia barulhenta.

    Existem indivíduos do mesmo tipo, e existem aqueles que conseguem combinar dois tipos psicológicos com predomínio de um específico.

    Por que você precisa saber seu psicótipo?

    É impossível atribuir uma pessoa exclusivamente a um determinado psicótipo, pois cada um possui traços de caráter de diferentes classificações. Acontece que alguns deles parecem mais brilhantes, enquanto outros - apenas em algumas situações, ou não tão pronunciados.

    É importante saber qual é o psicótipo de uma pessoa, pois torna-se possível corrigir alguns traços que interferem nas relações com entes queridos, colegas ou na vida em geral. O autoconhecimento o ajudará a se realizar com mais rapidez e sucesso em um determinado campo de atividade, a se adaptar à sociedade.

    É igualmente importante levar em consideração as características do caráter de outra pessoa para poder construir as relações certas entre amantes, colegas ou parentes. Assim, é possível prever a reação à pergunta ou resposta do interlocutor, seu comportamento em determinada situação.

    Princípios e métodos para determinar a composição psicológica

    Atualmente, há um grande número de opções para classificar todos os indivíduos em determinados psicótipos, pois cada cientista identifica seus próprios critérios de distribuição. Todos eles são bastante subjetivos, mas têm o direito de existir. O especialista alemão Karl Leonhard oferece sua própria classificação e maneiras de determinar seu tipo de personalidade.

    • Hipertenso. Este tipo inclui pessoas que são ativas, enérgicas, sociáveis, gostam de estar no centro das atenções e não suportam a rotina, a solidão, mas não querem ouvir as opiniões dos outros, obedecem-lhes.
    • Disty. O oposto absoluto do primeiro tipo: são pessoas tímidas e lentas, às vezes pessimistas, não gostam de situações de conflito, fazem amizade com poucos e obedecem apenas àqueles em quem confiam.
    • Excitável. Indivíduos extremamente irritáveis ​​que discutem ou iniciam um conflito é questão de tempo. Parece que agora uma pessoa está calma e positiva, quando de repente tudo começa a incomodá-la terrivelmente, ela é supostamente subestimada e não respeitada, então você precisa descobrir qual é o motivo.
    • Grudou. Pode incluir indivíduos que são constantemente ofendidos com ou sem, suspeitam de alguém de algo e gostam de ensinar outras pessoas. Costumam dizer sobre essas pessoas - "ele está sempre insatisfeito com alguma coisa."
    • Ciclóide. É difícil para essas pessoas determinar seu tipo de personalidade, uma vez que o humor dessa pessoa é muito variável. Se pensamentos positivos estão amadurecendo na cabeça neste momento, então a pessoa é sociável e não conflituosa, mas quando o humor muda, ela se torna retraída, é difícil para ela fazer contato, é melhor não provocá-la em um conflito.
    • Pedante. Concretização, construção de planta, estrita aderência a todos os pontos - uma descrição deste tipo. Gostam que tudo esteja certo, por isso exigem muito dos outros.
    • Ansioso. É fácil determinar seu psicótipo neste caso - os indivíduos são tímidos, sem iniciativa, com medo de tomar uma decisão. Sem a ajuda de outra pessoa, é muito difícil para eles agirem em situações difíceis.
    • Emotivo. Natureza vulnerável, compassiva, sutil e impressionável. Ao se comunicar com eles, você deve escolher cuidadosamente as palavras, mas eles são pessoas muito confiáveis, porque são muito responsáveis.
    • Demonstrativo. O principal para esse psicótipo é o poder. Você sempre quer estar no centro das atenções e ser sempre um líder, então espalhar boatos e tecer intrigas é uma atividade frequente.
    • Exaltado. Essas pessoas vivem com emoções, experiências, sentimentos. Natureza criativa e amorosa, reage violentamente até às pequenas coisas. O clima é mutável.

    É absolutamente fácil determinar seu próprio psicótipo e outra pessoa: um ente querido, um ente querido, um colega. No entanto, existem várias outras maneiras de "encontrar a si mesmo", que são descritas por outros cientistas.

    De acordo com C.G. Jung

    O psicólogo suíço Carl Gustav Jung criou a primeira classificação de psicótipos humanos. Com base em seus trabalhos, uma das ciências modernas da personalidade, a sociônica, foi desenvolvida. Esta direção estuda a interação do indivíduo e do mundo circundante, com base na teoria da psicologia, sociologia, informática. Existem 8 tipos psicológicos no total. A sociônica vai além e define 16, que são baseados em dois principais - extrovertidos, introvertidos.

      Extrovertidos são definidos por várias espécies psicológicas.

      • Lógico-intuitivo. Uma pessoa sabe exatamente do que precisa, facilmente inicia novos negócios, pode assumir riscos, mas aprecia profundamente o que está acontecendo ao seu redor.
      • Lógico-sensorial. Ele sempre completa o trabalho iniciado, é prático, sociável, cuida dos entes queridos, mas pode ser duro e teimoso.
      • Ético-intuitivo. A personalidade distingue-se pela forte emocionalidade e pode prever eventos futuros, tendo-se preparado para eles com antecedência.
      • Ético-sensorial. Tem a capacidade de influenciar as pessoas emocionalmente, e pelo bem de outra pessoa pode sacrificar seus interesses.
      • Lógico intuitivo. Tal pessoa se cansa rapidamente da monotonia, há uma série de novas idéias em sua cabeça, que são facilmente implementadas.
      • Sensorial-lógico. A vitória é o que importa para essa personalidade, mesmo que precise ser conquistada pela força. Ele não obedece aos outros, mas liderar é o seu passatempo favorito.
      • Ético intuitivo. Sente fracamente as outras pessoas, para que possa dar bons conselhos, apoiar e tranquilizar.
      • Ético-sensorial. A pessoa real é que muito poucas pessoas sabem, porque para os outros tal pessoa tenta parecer extraordinária. Conhecendo os pontos fracos de seu ambiente, ele pode usá-los para manipulação.

        Vários psicótipos distinguem-se entre os introvertidos.

        • Lógico-intuitivo. Gosta de se comunicar em essência e não suporta tagarelice ociosa. Ele encontra respostas para as perguntas pensando e, se isso não funcionar, ele começa a usar a intuição.
        • Lógico-sensorial. Ele é pedante, adora ordem e severidade em tudo, ele olha com realismo para todas as coisas da vida.
        • Ético-intuitivo. Esse tipo de personalidade tem qualidades de educador. Uma natureza vulnerável e empática pode dar bons conselhos.
        • Ético-sensorial. Em relação às outras pessoas, ele mantém uma distância psicológica e divide todos em "nossos" e "não nossos". Ele sabe como se defender não só por si mesmo, mas também por seus parentes.
        • Lógico intuitivo. Não gosta de correr riscos, toma decisões com cautela, aprecia o conforto e não gosta de explosões emocionais.
        • Sensorial-lógico. Ele faz todo o trabalho na hora certa, o mundo ao seu redor aprende por meio dos sentimentos, repele a falsidade de si mesmo.
        • Ético intuitivo. Ele sabe como conquistar as pessoas para si mesmo, da forma como as sente em um nível intuitivo. Ele dedica muito tempo à aparência e ao descanso.
        • Ético-sensorial. Essa pessoa adora se sentir cuidada pelos outros, não entra em conflitos e não sofre com a rotina de trabalho ou a monotonia da vida.

        De acordo com J. Holland

          A metodologia da John Holland é necessária para que você possa determinar de forma fácil e rápida suas habilidades no campo profissional. Existem vários psicótipos.

          • Realista. Profissões que requerem destreza, atividade, trabalho com objetos específicos são adequadas. Eles se encontrarão no campo da economia, em trabalhos relacionados à química e à física.
          • Intelectual. Freqüentemente, essas pessoas se dedicam à ciência. Por sua natureza, na maioria dos casos, são introvertidos. Seus julgamentos são originais e independentes devido à sua mente analítica.
          • Social. Extrovertidos que buscam liderança, presença constante na sociedade.Devido à sua tendência para ensinar outras pessoas, as profissões no campo da medicina, pedagogia e psicologia são adequadas.
          • Convencional. Eles dão preferência para trabalhar de acordo com um esquema estriado, um algoritmo, não têm medo da rotina. Eles se sentem muito bem no local de trabalho de um financista, contador, comerciante e assim por diante.
          • Empreendedor. A principal característica é o desejo de liderança, então profissões são necessárias para que você possa demonstrar seu status, liderar outras pessoas. Excelentes opções seriam as posições de diplomata, repórter, cooperador, gerente.
          • Artístico. Intuição e imaginação, uma abordagem criativa da situação, é o que essa pessoa confia em seu trabalho. Eles se sentem muito bem nas humanidades: história, filosofia, linguística, arte.

          De acordo com Oldham Maurice

            Outro especialista, Oldham-Maurice, ofereceu à ciência sua própria versão para determinar o tipo psicológico de personalidade.

            • Consciente. Em seu trabalho, ele se dedica aos detalhes, tenta entender qual decisão será a correta e só então começa a agir. Ele sempre atinge objetivos, pois os segue obstinadamente. No entanto, um desejo excessivo de perfeição e workaholism pode prejudicar a própria pessoa.
            • Autoconfiante. Indivíduos ambiciosos, confiantes e competitivos que frequentemente alcançam sucesso em suas carreiras. Mas a autoconfiança e a presunção excessivas, a exigência de elogios constantes podem afastar os outros de si mesmos.
            • Devoto. Tal pessoa sempre obedece às orientações e opiniões dos outros, é educado e diplomático com os outros, mas sem seus conselhos não pode tomar uma decisão por conta própria, o que muitas vezes interfere em sua própria vida.
            • Dramático. Uma pessoa emotiva que adora estar no centro dos acontecimentos, compartilhar notícias, histórias interessantes e também ter uma aparência atraente. As desvantagens incluem dramatização excessiva da situação e o desejo de ser o centro do universo.
            • Vigilância. Pessoas cautelosas e independentes que facilmente tomam decisões por conta própria. No entanto, eles são muito desconfiados e podem ver uma pegadinha em tudo.
            • Confidencial. É importante que esses psicótipos estejam em um ambiente familiar para eles, sem muitas mudanças. Eles são educados e cuidadosos, nem todos podem se abrir e confiar.
            • Aventureiro. Ele não se preocupa muito com os que estão ao seu redor, sempre corre qualquer risco, pois é cheio de coragem e determinação. É verdade que eles podem ser muito impulsivos e muitas vezes trapacear para seu próprio benefício.
            • Eremita. Solteiros que não precisam de companhia e comunicação. Mostre indiferença a quase tudo.
            • Altruísta. Gostam de mostrar carinho, são submissos, costumam fazer sacrifícios, contrários aos seus interesses.
            • Agressivo. Indivíduos propositados, teimosos e persistentes. Gostam de assumir responsabilidades, não têm medo do trabalho árduo, mas são muito exigentes e cruéis.
            • Sério. Eles olham para as coisas sobriamente, avaliam a situação de forma realista e agem somente após certas reflexões. A autocrítica e a baixa autoestima interferem na vida.

            Cada classificação revela o lado psicológico da personalidade de sua própria maneira, no entanto, você pode notar traços gerais de caráter que são combinados em um determinado tipo.

            Opções alternativas

            No mundo moderno, direções inteiras foram criadas para revelar o psicótipo de uma pessoa. Por exemplo, astrologia: graças aos horóscopos e aos signos do zodíaco, você pode determinar os aspectos positivos e negativos do caráter de uma criança pela data de nascimento, porque ela ainda não pode provar seu valor no trabalho ou em equipe devido à sua idade.

            Também é fácil determinar o tipo psicológico de personalidade observando alguns dos detalhes. É fácil descobrir o personagem pela aparência, se você prestar atenção a algumas das nuances.

            • Olhos. Os profundos falam de uma natureza gananciosa e invejosa, os abertos falam de uma pessoa sonhadora e os pequenos falam de curiosidade.
            • Nariz. Os donos de um caráter estrito têm um caráter longo e agudo, um pouco arrebitado pertence a pessoas caprichosas e frívolas, uma ampla pode falar de grosseria.
            • Boca e lábios. Uma boca pequena indica um caráter fraco, uma boca estreita indica sigilo. Se o lábio superior é maior, a pessoa é egoísta, e se o lábio inferior é mais intencional.

            É interessante reconhecer o psicótipo pela caligrafia: um grande fala de uma natureza gentil, um pequeno - de uma natureza oculta, uma inclinação para a esquerda indica egoísmo e uma grafia caótica de palavras indica mutabilidade emocional.

            Você pode determinar o personagem por sua cor favorita:

            • o vermelho é preferido por indivíduos ativos, determinados e corajosos, mas de temperamento explosivo e apaixonado;
            • o amarelo é apreciado por pessoas confiáveis ​​e equilibradas, com uma abordagem criativa para resolver problemas;
            • verde indica generosidade, gentileza, bem como franqueza e perseverança em atingir metas;
            • o azul é a cor da calma, modéstia, responsabilidade e boa vontade;
            • o branco é preferido por pessoas responsáveis ​​e organizadas;
            • preto é a cor da rebelião, então essa pessoa está sempre pronta para a luta e a paixão em sua vida.

            No espaço da Internet, também foram criados testes especiais que o ajudarão a determinar com rapidez e precisão o pertencimento a um determinado psicótipo.

            Para saber ainda mais sobre psicótipos de personalidade, veja o próximo vídeo.

            sem comentários

            Moda

            a beleza

            casa