Psicótipo de personalidade

Que tipos de personalidades existem e como determinar seu psicótipo?

Que tipos de personalidades existem e como determinar seu psicótipo?
Contente
  1. Definição de personalidade em psicologia
  2. 4 psicótipos por temperamento
  3. 16 tipos socionistas
  4. Pessoas em situações de conflito
  5. Como determinar sua afiliação psicológica?

Mesmo as pessoas mais introvertidas, empregadas em uma esfera puramente técnica, são forçadas a contatar alguém constantemente. E eles precisam de conhecimentos atualizados do campo da psicologia científica sobre o tipo de pessoa que podem encontrar. Essas informações são ainda mais importantes para gerentes, funcionários de departamentos de pessoal, serviços de segurança de empresas.

Definição de personalidade em psicologia

Um dos primeiros pesquisadores que abordou seriamente o estabelecimento da tipologia da personalidade foi o famoso Carl Gustav Jung. Foi ele quem percebeu que as discrepâncias entre as previsões das teorias psicológicas e a prática real estão associadas justamente às características de pessoas específicas. O famoso psiquiatra e teórico da pesquisa psicológica partiu do fato de que existem os chamados arquétipos, isto é, elementos do inconsciente coletivo, estruturas culturais inatas. Jung acreditava que os protótipos estão escondidos nas camadas profundas do inconsciente, muito além do que normalmente é considerado uma pessoa. Ele argumentou que os homens têm arquétipos "femininos" separados e as mulheres, respectivamente, arquétipos "masculinos".

Mas, além de uma definição geral da estrutura da personalidade, Jung introduziu sua própria classificação dela.

Foi esse especialista que propôs a divisão em extrovertidos e introvertidos. O primeiro está focado na interação com o mundo exterior, e o segundo - em experiências puramente internas.Ao contrário da crença popular, o psicólogo de destaque não vinculou diretamente esses status e o nível de sociabilidade. O extrovertido, de acordo com Jung, tem um controle bastante fraco sobre os processos mentais internos, simplesmente porque dá pouca atenção a eles.

Em geral, essa pessoa tenta mudar as circunstâncias externas, e não sua atitude em relação a elas. Para os extrovertidos, a prioridade do coletivo e do todo sobre o princípio individual e momentos particulares é típica. Os introvertidos, por outro lado, focam nos processos mentais internos. Adoram contemplar seus pensamentos e analisar experiências, motivos, corrigir erros. Mas não se deve presumir que um introvertido é sempre egoísta - estudos especiais mostraram a incorrecção desse julgamento.

Jung não classificou apenas com base na extroversão e introversão. Ele dividiu as pessoas em tipos racionais e irracionais. A questão não é mais se os momentos externos ou internos desempenham o papel principal, mas como exatamente eles são compreendidos. A pessoa racional tem uma abordagem bem articulada que pode mudar dependendo da situação, mas muito lentamente e apenas sob circunstâncias convincentes. Essa pessoa é prudente e cuidadosa, na maioria das vezes age de forma consistente, de acordo com um esquema claro.

A parte irracional das pessoas se distingue pelo aumento da sensibilidade, reage a tudo emocionalmente. Essa reação muitas vezes supera o pensamento racional e até o atrapalha. O raciocínio razoável afeta esses indivíduos de maneira muito fraca, mas simpatias e antipatias influenciam fortemente. Jung também levou em consideração traços de personalidade como sensação e intuição. Mas seu sistema de classificação de pessoas não é o único usado na prática - existem abordagens mais comuns.

4 psicótipos por temperamento

A variante mais comum da classificação dos tipos de personalidade é a alocação de 4 temperamentos. Este é o nome do sistema de propriedades humanas, que são amplamente determinadas fisiologicamente e são expressas em processos e fenômenos psicológicos. Só com grande dificuldade e por pouco tempo é possível se comportar conscientemente de maneira diferente do que o temperamento dita. Por qualquer período de tempo, ele ainda irá emergir para a superfície.

O temperamento é genético.

Sanguíneo

Esse tipo humano facilmente entra em contato com as crianças e se distingue por sua alegria. Não é difícil para pessoas sangüíneas mudar de uma área de atividade para outra, para se adaptar a um ambiente fora do padrão para si mesmas. Normalmente, essas pessoas falam alto e rapidamente, as expressões faciais e os gestos expressam claramente as emoções vivenciadas. Pessoas sanguíneas precisam desesperadamente de algo novo e fresco o tempo todo, então mantêm um interesse pela vida ao seu redor. É nesses momentos que as pessoas com este temperamento são percebidas por quem as rodeia como ativas, ativas, capazes de “mover montanhas”.

Mas tudo muda quando pessoas sanguíneas têm que fazer um trabalho longo e monótono. Em seguida, o interesse pelo caso enfraquece rapidamente, substituído por indiferença e letargia. Somente pessoas muito disciplinadas ou fortemente sanguíneas não demonstram abertamente o tédio. As emoções dessas pessoas não diferem em profundidade particular; elas podem ser substituídas por um estado de espírito oposto em um tempo muito curto. No entanto, uma atitude positiva domina.

Colérico

Como representantes do tipo sanguíneo, essas pessoas se distinguem pelo aumento da atividade e da sociabilidade. Mas também há uma diferença séria entre eles. Pessoas coléricas são ainda menos equilibradas do que pessoas sanguíneas, eles se distinguem por aumento da excitabilidade e irascibilidade. Onde alguns são contidos, outros são impetuosos e se irritam facilmente. Os gestos são nítidos e mesmo os não especialistas podem adivinhar facilmente pelas expressões faciais sobre a emoção realmente experimentada.

Pessoas coléricas podem trabalhar, para outro negócio com o maior entusiasmo, faça muito esforço.É improvável que dificuldades sérias apenas os detenham. No entanto, deve-se ter em mente que, com um temperamento colérico, o suprimento de forças nervosas pode rápida e repentinamente tornar-se escasso. Às vezes, a ideia é abandonada no meio, ou pelo menos a abordagem é drasticamente alterada, novos assistentes são atraídos. Quando se comunicam com outras pessoas, as pessoas coléricas têm dificuldade em se comportar corretamente, para conter a irritação se algo não lhes convém.

Com tal temperamento, é extremamente difícil abordar os outros objetivamente. Na eventualidade de alguma má conduta, violação de obrigações, mesmo as menores, muitas vezes se rompem, rompem relações. É por isso que é difícil se comunicar com pessoas coléricas. É difícil para eles admitir o erro da decisão tomada e "reproduzir".

As próprias pessoas precisam se conter e os outros devem ser mais tolerantes com elas.

Pessoa fleumática

Uma característica desse caráter de uma pessoa é a lentidão e o equilíbrio. Em todas as ações, encontramos calma e consideração. Uma vez iniciado, eles tentam levá-lo à sua conclusão lógica, mesmo que você tenha que fazer muito esforço e superar as dificuldades. Mas é preciso entender que esse sucesso é alcançado um pouco mais lentamente do que em pessoas com outros temperamentos. As emoções em pessoas fleumáticas são mal expressas, é bastante difícil reconhecê-las.

Sua sociabilidade é moderada: não é difícil falar com ninguém, mas também não há uma necessidade particularmente aguda de comunicação. O humor muda lentamente, geralmente durante todo o dia de uma vez. Algumas coisas muito sérias têm que acontecer para que mude rapidamente. Resistência e compostura nas situações mais difíceis é uma forte característica das pessoas fleumáticas. No entanto, eles também têm problemas: seu comportamento é frequentemente lento e inerte e uma atitude indiferente se desenvolve em relação a muitas coisas.

Melancólico

O último dos quatro temperamentos, como o fleumático, é caracterizado por um curso lento dos processos mentais. Pode ser extremamente difícil interessar pessoas melancólicas em algo, motivá-las a serem ativas, especialmente quando estão associadas a grandes esforços e perdas. As emoções se desenvolvem gradualmente, mas podem atingir grandes profundidades. É muito fácil insultar, ofender pessoas melancólicas (embora as manifestações externas sejam fracas).

Tais pessoas:

  • freqüentemente se fecham em si mesmos;
  • com dificuldade dominar o completamente novo e incomum;
  • são capazes de agir com eficácia se a situação for bem controlada.

Na antiguidade, os princípios para distinguir tipos de temperamento eram fantásticos: estavam associados à predominância de certos fluidos no corpo. Somente nos séculos 19-20 tornou-se possível definir essas características humanas como manifestações de um ou outro tipo de sistema nervoso. Graças à pesquisa de I.P. Pavlov, foi descoberto que o principal fator que influencia o temperamento é a força do sistema nervoso. Eles também levam em consideração a rapidez da mudança na excitação e na inibição.

De acordo com Pavlov, existem 4 tipos de sistema nervoso:

  • fracos (tanto a excitação quanto a inibição são desaceleradas) - são melancólicos;
  • forte (facilmente irritado, moderadamente fortemente inibido) - colérico;
  • forte e equilibrado - sanguíneo;
  • forte equilibrado com um curso lento de processos mentais - fleumático.

Uma característica como a resistência também tem uma natureza totalmente material.

Expressa a prontidão das células nervosas para trabalhar de forma intensa por algum tempo, sem a necessidade de descanso. É geralmente aceito que quanto mais forte o sistema nervoso, maior a resistência da pessoa ao estresse. Se esse poder for grande, as pessoas podem agir praticamente sem problemas mesmo em condições desfavoráveis ​​e imprevisíveis. Eles podem se recuperar em um curto período de tempo e, em seguida, retornar à ocupação anterior sem muita dificuldade.

É possível reconhecer todos os tipos de psique, incluindo os instáveis, por sinais externos e características comportamentais. Então, pessoas sangüíneas na maior parte:

  • altura média ou menor;
  • são caracterizados por um osso largo;
  • estão acima do peso;
  • têm a testa ligeiramente arredondada.

As pessoas fleumáticas, geralmente de físico heróico, lentas e razoáveis, têm um corpo quadrado ou retangular. Essas pessoas caminham com confiança e calma. Os corpos das pessoas fleumáticas são densos e maciços. Das propriedades negativas, pode-se notar uma tendência à obesidade. Os membros são de comprimento pequeno a médio.

Pessoas coléricas estão em constante movimento, mal conseguem ficar paradas. Externamente, eles parecem pessoas frágeis e magras com um queixo pontudo. As maçãs do rosto coléricas também se acentuam. A ponta do nariz está localizada abaixo de sua base. A própria forma do nariz é muito clara, bem reconhecida à distância.

O rosto do melancólico é refinado; se não há um motivo particular para alegria, você pode facilmente captar um forte desejo no olhar. Um melancólico típico é magro, tem ossos e músculos relativamente finos e alongados. A pelve é larga, mas a cintura é estreita. Outra característica pronunciada é o ângulo agudo formado pelas costelas. Todos esses padrões são deduzidos estatisticamente; portanto, os julgamentos sobre o temperamento de uma pessoa por sua aparência costumam ser errôneos.

    Deve-se ter em mente que na "forma pura" os temperamentos descritos são extremamente raros.

    Psicólogos treinados levam em consideração uma série de propriedades básicas em sua classificação:

    • sensibilidade;
    • a gravidade da reação;
    • capacidade de mudança;
    • nível de inércia.

    Os profissionais também acreditam que as características de liderança podem aparecer em representantes de qualquer temperamento. Depende do tipo de tarefa a ser resolvida, do quão global ela é, se a novidade ou aspectos rotineiros prevalecem. A opinião de pessoas melancólicas como mocassins tem pouco significado. Freqüentemente, eles refletem, simplesmente não demonstrando emoção.

    As travessuras histéricas podem acontecer a qualquer pessoa, mesmo àquelas que geralmente são consideradas pessoas calmas e de sangue frio; a criatividade também não está rigidamente ligada ao temperamento.

    16 tipos socionistas

    Além dos temperamentos, há também uma divisão em grupos diferenciados pela sociônica. Os especialistas são orientados por três pontos:

    • percepção de informações recebidas;
    • características de seu processamento;
    • as especificidades da interação com o ambiente externo.

    Tipos psicológicos socionistas são nomeados vívida e figurativamente. Então, "Dostoevskys" eles se distinguem pela boa educação e tato, eles simpatizam com aqueles que são mais fracos. Eles sabem compreender as características das outras pessoas, avaliam com muita rapidez e facilidade quem, com quem e em que relacionamento. "Don Quixotes" se comporta de forma irracional, rompendo facilmente os padrões estabelecidos. Tal pessoa, em qualquer situação, descobre vários métodos de ação e rapidamente toma a decisão certa.

    "Don Quixote" são capazes de ver o potencial oculto em cada pequena coisa. Eles usam habilmente qualquer fraqueza de um oponente e qualquer propriedade valiosa de um objeto, e uma chance favorável dada mesmo por um curto período de tempo. O sociotipo Yesenin é caracterizado pela capacidade de sentir, mesmo em muitos aspectos intuitivamente, o momento mais conveniente para uma determinada etapa. É mais fácil para Yesenin do que para outras pessoas prever desenvolvimentos futuros.

    Sociotipo "Stirlitz" notável pelo fato de saber atuar tanto offline quanto como organizador com igual eficácia. Essas pessoas também se caracterizam pela capacidade de realizar seu trabalho da maneira mais confortável, mesmo em um ambiente desfavorável e alarmante.

    Sociotipo "Jack London" caracteriza uma pessoa que trata tudo de forma pragmática, do ponto de vista do benefício ou do dano. Qualquer informação, qualquer pessoa encontrada no caminho da vida, no tempo livre e assim por diante - tudo isso é avaliado como recurso para atingir a meta ou como empecilho na resolução da tarefa. Mas "Hamlet" é profundamente emocional, capaz de captar até as emoções fracas de outras pessoas; essa habilidade pode ser usada para empurrar na direção certa.

    "Robespierres" são distinguidos por três propriedades:

    • pontualidade estrita;
    • responsabilidade para consigo mesmo e para com os outros;
    • sede de justiça.

    Se uma pessoa coloca conforto pessoal e harmonia no espaço circundante em primeiro lugar, então isso é "Gaben"... Os representantes desse sociotipo se sentem bem em um ambiente calmo e ordeiro, mas conquistar novos patamares, explorar o que antes era desconhecido para eles dificilmente é adequado. Assim chamado "Balzac" descobre imediatamente problemas e deficiências onde outros não os percebem. Mas é precisamente essa propriedade que pode causar muitos problemas para uma pessoa.

    Freqüentemente, suas declarações são avaliadas como cínicas, rudes e ele próprio - como um pessimista irracional.

    Tipo de "Huxley" também pode perceber o que está escondido de outras pessoas, mas já estamos falando sobre possibilidades implícitas. Considerações éticas são mais valiosas para eles do que construções lógicas. Freqüentemente, "Huxley" apresenta idéias e designs francamente fantásticos. A curiosidade é peculiar a eles. A memória costuma ser muito forte.

    "Maxims Gorky" - o claro oposto de "Huxley". Essa pessoa coloca a lógica em primeiro lugar. Não é de admirar: ele sabe como reconhecer a causalidade como nenhum outro. O pensamento racional domina em todos os aspectos. E aqui "Dreiser" - algo intermediário. Para essas pessoas, a lógica é importante, mas elas tentam seguir princípios morais estritos e, se percebem um desvio deles, imediatamente o criticam.

    Tipo de "Dumas" É um introvertido que prefere ver o mundo ao seu redor de forma subjetiva. Em qualquer caso, é necessário um ambiente confortável para eles. Quanto mais harmonioso for o ambiente, melhor. O sociotipo "Napoleão" corresponde plenamente às características do famoso comandante. Ele é caracterizado por uma vontade forte, persistência em alcançar seu objetivo e capacidade de ir em direção a ele, mesmo que a situação seja desfavorável.

    E aqui está o tipo "Zhukov" foi selecionado incorretamente, com base em um mito negro, que dificilmente tem qualquer base histórica real. É assim que as pessoas excessivamente egoístas são chamadas na sociônica. Recurso - desejo de realizar a tarefa a qualquer custo e estritamente em um determinado momento.

    Por fim, vale a pena falar sobre o psicótipo. "Hugo", que é caracterizado por alegria e energia. Essas pessoas são invariavelmente positivas, mesmo nas coisas pequenas, agradáveis ​​para conversar.

    Pessoas em situações de conflito

    Mas qualquer que seja a gradação de personalidades considerada, todas as propriedades descritas acima se manifestam apenas no trabalho normal e no ambiente diário. E qualquer pessoa, mais cedo ou mais tarde, terá que participar de vários conflitos. O comportamento em tal situação também permite classificar as pessoas. O conceito de Obozov recebeu uma certa distribuição. Os chamados "praticantes" sempre tentam atacar para se defenderem de forma mais eficaz.

    Se eles estão envolvidos em um conflito, então é mais frequentemente atrasado e agravado. Isso se deve ao fato de que o praticante sempre tenta corrigir a posição dos que estão ao seu redor da maneira que deseja. Pequenas escaramuças são percebidas por ele superficialmente, como algo insignificante. Por causa disso, o relacionamento após uma briga pode ser rompido até o desentendimento final.

    Os “interlocutores” são o completo oposto das práticas.

    Essas pessoas procuram manter boas relações e comunicar-se até o fim. Por esse objetivo, estão até dispostos a sacrificar parte de seu próprio conforto ou posição, para não tirar proveito de certas vantagens durante o conflito. Os argumentos da disputa são cuidadosamente selecionados, tentando evitar ataques violentos e transições para personalidades. O “interlocutor” imediatamente percebe quem pensa como. Ele está pronto para aceitar a opinião de outra pessoa e até mesmo cooperar com aqueles que pensam fundamentalmente diferente.

    Segundo Obozov, o terceiro tipo é o “pensador”. Essa pessoa tenta ter uma ideia mais clara sobre si mesma, sobre as outras pessoas e sobre o mundo exterior. Quando o pensador está envolvido em um conflito, ele não procura responder primeiro ou sob a influência da emoção.Ao contrário, ele constrói cuidadosamente um sistema de argumentação, tentando torná-lo logicamente perfeito e invulnerável à crítica. A cautela é menos comum em pensadores do que em interlocutores.

    Demonstrativo

    Junto com o sistema de comboio de três níveis, também há uma divisão de pessoas em conflito em quatro tipos. Uma pessoa demonstrativa sempre se esforça para estar no centro das atenções de todos. Para ele, a opinião subjetiva dos outros é muito importante. O demonstrador sabe como se adaptar ao ambiente em mudança. Devido às peculiaridades de comportamento, muitas vezes provoca o aparecimento de choques, embora possa não saber ou negar.

    Regular

    Essas pessoas são caracterizadas por suspeitas e auto-estima excessivamente alta. Se o seu próprio significado não for confirmado de uma forma ou de outra, "o dia está perdido". Uma pessoa rígida tende a ir até o fim até o fim, sem levar em conta a mudança da situação. Além disso, as necessidades e o sofrimento de outras pessoas pouco importam para ele. Se um ato ou inação em determinado momento ajuda a atingir uma meta, as pessoas rígidas dificilmente concordarão em admitir que é errado, em reconsiderar suas avaliações.

    Incontrolável

    Representantes desse tipo são caracterizados pela impulsividade e fraco autocontrole. Mesmo eles próprios nem sempre podem prever como se comportarão depois de um tempo ou em certas circunstâncias. Para tal pessoa, as normas e a decência são importantes apenas na medida em que sua violação implique condenação e sanções. Às vezes, porém, mesmo a probabilidade de punição severa por um ou outro ato não os impede.

    Uma pessoa incontrolável prefere culpar os outros e as circunstâncias externas, mesmo nos casos em que sua culpa é completamente óbvia.

    Ultrapreciso

    Para os chefes, esse sociotipo de subordinado é atraente por seu escrúpulo no trabalho e exigências crescentes sobre si mesmo. Mas, ao mesmo tempo, todos com quem essa pessoa interage rapidamente percebem sua seletividade, mesmo para nuances desnecessárias. Uma personalidade extremamente precisa também é caracterizada por ansiedade, um medo constante de que algo dê errado. Em caso de falha, iniciam-se as denúncias e autoacusações, inicia-se a busca por interferências ou provocadores. Discriminação nervosa ou mesmo distúrbios psicossomáticos são prováveis ​​com base nisso.

    Como determinar sua afiliação psicológica?

    Para começar, você deve perceber que tudo o que foi dito acima é amplamente condicional. Não existem pessoas absolutamente idênticas, e até mesmo as propriedades do temperamento ou caráter podem mudar com o tempo. A introspecção é o primeiro passo para determinar o pertencimento psicológico. Ao analisar as ações, você precisa prestar atenção a:

    • tendência a participar de conflitos;
    • estratégia com tal participação;
    • tipo preferido de atividade;
    • rapidez na tomada de decisão;
    • nitidez de julgamento;
    • a capacidade de mudar de ideia ou a falta dessa capacidade.

    Para informações sobre como determinar o psicótipo de uma pessoa, veja o próximo vídeo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa