Psicótipo de personalidade

Tipo de personalidade histeróide: recursos e opções para correção de comportamento

Tipo de personalidade histeróide: recursos e opções para correção de comportamento
Contente
  1. O que é histeróide?
  2. Característica
  3. Homens
  4. Mulheres
  5. Razões para a formação de um psicótipo
  6. Como lidar com essa pessoa?
  7. Recomendações de correção de comportamento

A principal característica das pessoas com personalidade histérica é o egocentrismo. O principal objetivo dessa pessoa é atrair a atenção para si mesma. Para fazer isso, ele se comporta de forma desafiadora, implora por vanglória ou piedade, ele é caracterizado por constantes colapsos nervosos, ele finge muito. O tipo histérico sente satisfação apenas quando seu objetivo é alcançado e ele está no centro das atenções. Por um certo período, essas sensações lhe bastam, mas com o tempo essa pessoa volta a experimentar a insatisfação, encontrando-se além da linha de interesse dos outros.

O que é histeróide?

Muitas pessoas confundem os conceitos de "histérica" ​​e "demonstratividade", considerando-os sinônimos. Mas não é assim. Em psicologia, às vezes, para simplificar a terminologia, "histeróide" é chamado de "demonstratividade", embora, em geral, o conceito de demonstratividade não revele o sentido pleno de histérico.

O tipo de personalidade histérica é caracterizado por comportamento demonstrativo e liberação de todas as emoções.mas esta não é a única característica. Essas pessoas não apenas mostram suas emoções para se exibir, mas também possuem uma emocionalidade lábil, ou seja, são muito móveis em suas emoções. A este respeito, eles são caracterizados por mudanças de humor frequentes.

Se uma pessoa gosta de um evento por muito tempo, então ela não pertence ao tipo apresentado.

As personalidades histéricas exigem muito das pessoas ao seu redor., sentem constantemente o desejo de agradar a todos e, por isso, têm muito medo de errar.Ou seja, essas pessoas nunca assumirão tarefas difíceis, pois o fracasso será objeto de alienação de outrem em relação ao "histeróide", pelo menos ele pensa assim.

Devido ao medo de não ser amado, essa pessoa muitas vezes finge seus sentimentos sinceros.

Essa pessoa é incapaz de ter empatia por um ente querido, mas para evitar uma avaliação imparcial em sua direção, ele finge bem e simpatiza.

Ao mesmo tempo, o "histeróide" é bastante aberto em seus próprios sentimentos: se acha engraçado, ri, se fica ofendido, definitivamente expressará esse sentimento por meio de repreensões.

Mesmo externamente, essas pessoas tentam se parecer assim para impressionar os outros.

Para não se tornar uma "ovelha negra", mas ao mesmo tempo se destacar na multidão, os "histéricos" se apresentam de forma ideal.

Eles são elegantes, limpos dos pés à cabeça, suas roupas são cortadas sob medida e geralmente de cores bem vivas. O rosto distingue-se por expressões faciais animadas, que permitem conquistar o interlocutor e atraí-lo para a sua conversa. Freqüentemente, essas pessoas se destacam nos feriados - elas participam ativamente de competições, podem ser apresentadoras. Eles se caracterizam pelo charme, carisma, extraordinária, pelo que recebem o amor do público que é tão necessário para eles.

Característica

Pessoas com acentuação histérica, ou seja, o traço de caráter mais pronunciado, sempre conseguem encontrar facilmente uma linguagem comum com as outras. Eles são caracterizados por comportamentos artísticos, bem como por uma reação histérica. Esse conceito representa o seguinte modelo de comportamento: uma pessoa em um lugar público cai em choque, às vezes mostra agressividade, lamenta, reclama, mas o motivo não é importante.

Quando ele estiver sozinho, sua reação à mesma situação será muito menos pronunciada.

Homens

Homens com esse tipo de personalidade adoram brincar em público. Eles são caracterizados por emocionalidade excessiva, interesse pelas tendências da moda, estilo excêntrico. É impossível responsabilizar representantes do sexo masculino com acentuação histérica, pois esse negócio pode acabar em fracasso, o que significa que em vez de elogios, esse homem receberá reprovações. Por causa de suas emoções abertas, esse jovem pode sofrer, pois entende que, em geral, uma expressão de sentimentos abertamente franca não é característica do sexo masculino.

Muitas vezes os homens "histéricos" alcançam grande sucesso na criatividade, é através da arte que eles podem se realizar.

Entre os famosos artistas, poetas, músicos, há muitas pessoas com um tipo de personalidade histérica. Outra característica distintiva desses homens é sua atitude especial para com seus corpos. Procuram ser perfeitos em tudo, inclusive na aparência, e por isso praticam esportes, frequentam procedimentos de bem-estar para que seu corpo fique perfeito.

Quanto às relações com as mulheres, aqui o "histeróide" seleciona um parceiro mais para demonstrar à sociedade do que para si mesmo.

Visto que se esforça para brilhar por toda a vida, ele está pronto para usar sua amada como uma ferramenta para atingir o objetivo desejado. Portanto, este homem exige muito de sua senhora. O verdadeiro sentimento de amor não lhe é familiar, até ao fim da sua vida permanece ao nível da paixão pelo seu cônjuge. Na cama, esses homens estão sempre no seu melhor e fazem o possível para agradar a sua parceira. Não contra jogos de RPG e brinquedos sexuais modernos, mas eles preferem não usar parafernália tosca.

Mulheres

A casa dessa garota está sempre limpa. Sua visão de mundo não deve ser contaminada por um prato sujo na pia ou uma meia que caiu do armário. É sociável, tem muitos amigos, muitas vezes encontra-se no centro das atenções de toda a empresa, junta-se facilmente a uma nova equipa, mas nem sempre as falhas de carácter permitem manter o interesse do público até ao fim.

A maquilhagem, as joias e as roupas destas senhoras estão sempre no seu melhor e correspondem plenamente às últimas tendências da moda.Roupas chamativas, muitos conhecidos, a capacidade de se adaptar a quem está ao seu redor - tudo isso é feito dela apenas para estar no centro das atenções de todos. Muitas vezes ela não obtém o resultado desejado.

Apesar de um monte de conhecidos, conexões íntimas que ela não consegue obter. Ela precisa de comunicação apenas para desfrutar de sua porção de atenção.

Se um novo conhecido começar a admirá-la, ela se aproximará dele, mas se com o tempo essa pessoa se tornar emocionalmente fria com a mulher "histérica", ela não apenas se afastará dele, mas também começará a sentir uma sensação de ódio.

Mulheres com esse tipo de personagem são muito femininas, mas ao mesmo tempo são bastante ousadas. Estamos prontos para se envolver em aventuras e mostrar perseverança. Mas tudo isso novamente se deve à necessidade de interesse universal. Eles são sempre visíveis na multidão - rindo alto, chorando, soluçando, xingando ativamente. Relacionamentos com homens não são fáceis para eles. Devido à falta de senso de responsabilidade, essas meninas costumam se divorciar.

Razões para a formação de um psicótipo

Na maioria das vezes, o tipo histeróide é formado durante a puberdade. Nesse momento, o ego e a sexualidade do adolescente são determinados, e todas as medidas da parentalidade não são percebidas como o assunto principal digno de atenção. No entanto, é a omissão dos pais que pode se tornar o motivo que provocou o aparecimento da acentuação histérica.

O fator mais comum é forçar a criança a pensar na inferioridade de seu sexo, em contraste com o sexo oposto.

Portanto, no futuro, uma criança adulta entrará inconscientemente em uma luta destrutiva com o sexo oposto e tentará obter o poder total sobre seu representante.

Outra falha na educação de um filho, capaz de formar um tipo de personalidade histérica, está associada ao desejo dos pais de suprimir a sexualidade revelada. Eles inconscientemente desejam que seu filho permaneça sempre uma criança e, portanto, impõem a ele um modelo característico de comportamento. Em determinada etapa do desenvolvimento do psiquismo do adolescente, essa forma de criação tem efeito contrário, que se consolida e leva à formação de um psicótipo histérico.

Além disso, as psicopatias histéricas podem se desenvolver já na puberdade, e eles são causados ​​não apenas pela educação e características mentais individuais, mas também pelas circunstâncias da vida:

  • estresse, notícias negativas, um acidente com um de seus entes queridos podem afetar especificamente a visão de mundo de uma pessoa e o desenvolvimento da psique;
  • insatisfação no trabalho, conflitos com os colegas, insatisfação constante com a gestão - tudo isso pode causar a formação de um transtorno histérico;
  • os maus hábitos, nomeadamente o consumo abusivo de álcool, tranquilizantes, antidepressivos, pílulas para dormir, desempenham um papel importante na formação do psicótipo.

Como lidar com essa pessoa?

Apesar da excentricidade dessas pessoas e de suas demandas muito altas, ainda é possível tentar encontrar uma linguagem comum com o "histeróide" para que, em caso de rompimento nas relações, ele não abrigue o mal.

Se o "histeróide" é realmente interessante e você está com vontade de fazer amizades duradouras, então é recomendável dar-lhe o que ele deseja: elogiar, elogiar, admirá-lo, ser paciente com comportamentos excêntricos.

É melhor não discutir com esse tipo de personalidade se o relacionamento é caro para você. É extremamente difícil convencer uma mulher ou um homem com essas características mentais.

Assim que essa pessoa compreender um estado de histeria, começará a mostrar agressividade. Não reaja a ele da mesma maneira, isso só vai inflamar ainda mais.

Se for necessário interagir com o "histeróide" nas questões do trabalho, é melhor não atribuir-lhe tarefas que exijam foco nos detalhes e perseverança. Recomenda-se que faça uma apresentação do projeto - ele vai lidar com isso com um estrondo.

Se você não está interessado em uma comunicação próxima com o "histeróide", mas ainda precisa de raros encontros, por exemplo, no trabalho, então não tente se aproximar dele, reduza a comunicação a uma seca troca de informações.

Recomendações de correção de comportamento

A emocionalidade excessiva costuma causar não apenas distúrbios histéricos graves, mas também deterioração da saúde. A insatisfação psicológica constante leva a uma diminuição no funcionamento do sistema imunológico, provoca neuroses, doenças do aparelho digestivo, torna-se um fator de dores de cabeça constantes. Na medicina, casos foram descritos mais de uma vez quando uma pessoa que procurou um gastroenterologista com uma queixa de dor de estômago foi diagnosticada com gastrite.

O tratamento prescrito por um especialista não ajudou, a doença só recuou depois que a pessoa consultou um psicólogo.

Após correção do comportamento profissional, livrou-se do medo constante de demissão, medo de perder o respeito da equipe, etc.

Nesse sentido, as pessoas com personalidade histérica correm um sério risco. É exatamente o caso de que dizem: “todas as doenças vêm dos nervos”.

Para evitar essas consequências desagradáveis, os "histéricos" são aconselhados a tentar mudar ligeiramente sua perspectiva e comportamento.

Para evitar essas consequências desagradáveis, os "histéricos" são aconselhados a tentar mudar ligeiramente sua perspectiva e comportamento.

Para que o "histeróide" sempre sinta satisfação, é recomendável que ele se torne o líder de uma sociedade. Por exemplo, consiga um emprego como presidente do HOA, torne-se um líder sindical e assim por diante. Assim, ele sempre receberá a atenção necessária e, além disso, sua energia inesgotável será direcionada para uma direção útil. Sentindo-se uma pessoa significativa, capaz de influenciar os acontecimentos, o "histeróide" ficará completamente satisfeito.

As emoções do "histérico" muitas vezes são derramadas em um lugar público. Brawlers de loja, pessoas gritando algo na multidão durante um discurso público de outra pessoa - todas essas são personalidades com um psicótipo apresentado. Tendo notado tal maneira, é importante aprender como mudar de comportamento chocante, provocativo e desafiador sem objetivo e perigoso.

Vários treinamentos psicológicos ajudam muito bem na correção do comportamento.

Além disso, a literatura especial ajudará a lidar com os sintomas de manifestação do comportamento histérico. Existem muitos trabalhos disponíveis publicamente criados por profissionais de psicologia que são projetados especificamente para ajudar pessoas que sofrem de comportamento histérico.

Se a correção do comportamento não for iniciada a tempo, esse problema pode se desenvolver a ponto de se tornar necessária uma psicoterapia séria e o uso de medicamentos potentes. Os sinais a seguir indicam a transformação do tipo histérico em psicopatia:

  • perda total da capacidade de comunicação com o público, desajustamento de uma pessoa em qualquer esfera social;
  • cometer atos perigosos à vida e à saúde, neste caso, elimina-se na mente a avaliação do drama das ações;
  • um aumento na onda de emoções, sua ocorrência inesperada e frequência.

Percebendo os sinais acima em você ou em algum ente querido, é recomendável procurar a ajuda de um especialista.

Para obter mais informações sobre o tipo de personalidade histérica, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa