Psicótipo de personalidade

Características do tipo de personalidade epileptóide

Características do tipo de personalidade epileptóide
Contente
  1. Os principais sinais
  2. Razões para a formação
  3. Interação com outras personalidades
  4. Compatibilidade com outros temperamentos
  5. Métodos de correção de comportamento

Entre as pessoas emotivas, caracterizadas por um caráter impulsivo, um lugar especial é ocupado por pessoas do tipo epileptóide. A psiquiatria não considera as características do comportamento dos epileptoides como uma doença, mas a forma de sua comunicação com os outros revela uma profunda desarmonia entre o mundo interno e externo dessas pessoas. Do ponto de vista da medicina, essa acentuação de caráter não requer intervenção terapêutica, mas preocupa particularmente os entes queridos e outras pessoas.

    Os principais sinais

    O tipo epileptóide é uma variante da formação da personalidade, estabelecida desde o nascimento. Ele se distingue pelo aumento da excitabilidade e tendência a provocar conflitos. Pessoas com acentuação epiléptica têm um tipo de constituição predominantemente atlético-displásica. Eles são lentos, controlados em emoções, personalidades, incapazes de mostrar sentimentalismo e ternura.

      O psicótipo é distinguido pelas seguintes descrições de personagens:

      • os epileptoides criam em torno de si um mundo ideal, em sua opinião, mundo e zelosamente mantêm nele uma ordem impecável;
      • ficam incomodados com qualquer comportamento alheio que vá contra seu conceito pessoal de vida;
      • monitore de perto as ações dos outros e não perca a oportunidade de fazer um comentário ou criticar qualquer ação que não corresponda à sua opinião.

      O comportamento de uma pessoa com acentuação epileptóide é caracterizado por letargia com explosões periódicas de raiva ou agressão ao estímulo.Durante um período de contenção, eles observam os outros de perto, estudando seu comportamento e procurando uma desculpa para destacar erros e imperfeições. Freqüentemente, o objeto de irritação é um fato objetivo ou subjetivo, que por muito tempo causa ansiedade ou preocupação. Um exemplo são coisas aparentemente comuns: gargalhadas, música, coisas fora do lugar e muito mais. As emoções acumuladas levam a um colapso nervoso, acompanhado de insultos, linguagem obscena e agressão.

      Os epileptoides se distinguem por uma tenacidade incrível, chegando ao ponto de enfadonhar. No círculo de seus conhecidos, eles são considerados perfeccionistas, capazes de levar qualquer projeto desesperador a uma posição de liderança. Não gostam de mudanças bruscas nas circunstâncias de vida, reagem negativamente às críticas, portanto, fazem todo o possível para evitar obedecer a quem quer que seja no trabalho e nos negócios. Incapaz de se comprometer.

      Um epileptóide prova seu caso em qualquer circunstância. Seu comportamento não implica discussão, é absolutamente peremptório, requer total aprovação e submissão. Ao lidar com pessoas autorizadas, ele é capaz de demonstrar polidez e obediência para ganhar o respeito de um oponente.

      Entre as qualidades positivas estão:

      • atitude econômica em relação à propriedade;
      • precisão;
      • pontualidade;
      • adesão estrita às suas próprias regras e instruções;
      • capacidade de pensar fora da caixa;
      • criatividade.

      Mas também existem várias desvantagens.

      • Hipocondria e rancor. Um tipo facilmente excitável e melindroso que não perde a oportunidade de lembrar ao ofensor sua atitude para com as circunstâncias vividas. Em estado de espírito alegre e exultante, eles estão em um estado de adrenalina e nervosismo.
      • Escrupulosidade, tendência de realizar repetidamente a mesma ação.
      • Intrusividade. Eles ficam presos a um determinado pensamento ou situação, impondo sua opinião aos outros.
      • Avareza. A frugalidade excessiva e o mau humor criam uma impressão desagradável ao se encontrar; portanto, manter relações amigáveis ​​é difícil para um epileptóide.
      • Incapacidade de sentir empatia, ter pena e expressar emoções positivas.
      • Tolerância e conservadorismo característicos.
      • Uma mudança brusca de humor, envolvendo emoções, experiências e atitudes em relação a certas circunstâncias.
      • Rancor, vingança, egoísmo e ressentimento.

      Uma atitude específica em relação ao meio ambiente e a sede de controlar o que acontece tornam as pessoas com acentuação indispensáveis ​​em tais profissões: gerentes, empresários, auditores, secretárias. São capazes de garantir a ordem na documentação, faturas, entrega e recebimento de mercadorias, detecção de não conformidades com os requisitos estabelecidos. Apesar da visão limitada e unilateral, eles são capazes de sistematizar o caos resultante, estabelecer ordem e disciplina. Se as pessoas ao seu redor ajudam o epileptoide a se adaptar no ambiente externo, aprendem a lidar com explosões de raiva e agressões que surgem espontaneamente, então as qualidades individuais podem ser direcionadas ao longo de um determinado vetor no qual a pessoa é capaz de alcançar crescimento pessoal e estabilidade financeira.

      Razões para a formação

      Entre os fatores sociais contribuindo para a formação da acentuação epileptóide, existem:

      • condições de vida desfavoráveis;
      • família única;
      • divórcio dos pais na primeira infância ou adolescência;
      • Trauma psicológico;
      • uma tendência a maus hábitos.

      O tipo de personalidade epileptóide é formado na infância e (ao contrário de outras acentuações que desaparecem com o tempo) está firmemente ligado à personalidade, portanto, na idade adulta, forma uma imagem pronunciada. Os psicólogos diagnosticam o tipo epileptóide em testes especiais de ansiedade, medo e escala neurótica.

      Na primeira infância, as manifestações características da acentuação epileptóide afetam os pais. Dá um prazer cintilante observar como a criança brilha em seu quarto, dobra meticulosamente os brinquedos, tira a louça da mesa. Nervosismo periódico e acessos de raiva são percebidos como uma ofensa e, na adolescência, são comparados à atividade hormonal. Esse tipo de personalidade se opõe a qualquer coisa que invada opiniões estabelecidas e prioridades de vida.

      Com a idade, a teimosia e a pretensão causam grandes problemas. Se na idade adulta ele não adquire valores autorizados, ele traça um ideal para si mesmo e segue claramente suas prioridades favoritas. Assim, ele define um sistema de conforto e estabilidade pessoal, que segue e subordina as pessoas próximas.

      Interação com outras personalidades

      O aumento da excitabilidade e da mesquinhez causam emoções negativas nos outros. Ao mesmo tempo, os familiares devem aprender que as normas aceitas na sociedade não restringem os impulsos pessoais do epileptóide: eles podem difamar os outros, culpar, provocá-los a liberar emoções para provar sua superioridade. Qualquer tentativa de estabelecer contato será considerada uma interferência na privacidade ou uma forma de mudar de opinião sobre o mundo ao seu redor.

        Em meio a uma situação de conflito, o epileptoide perde o controle sobre si mesmo. Qualquer tentativa de detê-lo com argumentos, pedidos ou súplicas não terá sucesso. A única maneira de o epileptóide compreender é rejeitando dignamente um oponente de igual força física e inteligência.

        Compatibilidade com outros temperamentos

        O tipo epileptóide com o histeróide será capaz de se comunicar se puderem confiar um no outro e encontrar a abordagem certa. Se o tipo epileptóide pertencer a um homem, os parceiros serão capazes de encontrar uma linguagem comum mais rápido do que o contrário. A mulher constrói um modelo de comportamento em que se torna uma manipuladora, mas o homem não percebe, sentindo-se dono da casa.

          Os relacionamentos com pessoas paranóicas podem desenvolver-se com segurança se o crescimento profissional e profissional do epileptóide estiver em proporção direta com o tipo de personalidade paranóica. Os epileptóides adoram líderes e gênios. Principalmente nos casos em que se trate do sistema financeiro e material e das estruturas governamentais. Pessoas criativas não despertam interesse pessoal e, em alguns casos, tornam-se uma ocasião para críticas e discussões zombeteiras.

          Os psicólogos prevêem uma união bem-sucedida com um emotivo ou psicastênico. Esses relacionamentos serão construídos sobre tradições nas quais o marido assumirá a posição de liderança na família e a esposa proporcionará a paz desejada e a perfeita ordem no lar. A circunstância de opressão da outra metade pode criar um problema se o cônjuge se permitir ser tratado de forma indigna.

          Pontos de vista cardinalmente diferentes sobre as circunstâncias da vida são observados entre epileptóide e hipertimo. E a relação entre dois epileptoides é possível se ambos os parceiros aprenderem a se comprometer e a ser condescendentes com os traços de caráter um do outro.

          Para uma comunicação harmoniosa na sociedade, as pessoas de temperamento explosivo precisam aderir a certas regras, caso contrário, a comunicação com os outros torna-se impossível.

          Métodos de correção de comportamento

          A psiquiatria clássica considera as pessoas com acentuação epileptóide como indivíduos que não requerem correção médica e psicológica. Portanto, o tratamento para explosões de raiva e agressão descontrolada é injustificado. A correção do comportamento de um epileptóide consiste na adaptação social com o envolvimento de psicólogos e professores. Em casos de patologia hereditária ou traumatismo cranioencefálico, recomenda-se o exame de um neurologista para fazer a diferenciação com epilepsia ou outros distúrbios neurológicos. De grande importância no nivelamento do comportamento de uma pessoa acentuada é a criação de um ambiente harmonioso.

            Vários métodos são usados ​​para corrigir o comportamento.

            • O método mais favorável é a criação de uma situação de aceitação própria, na qual seja necessário apoiar ao máximo todos os empreendimentos de natureza profissional e pessoal. No primeiro estágio, é necessário adaptar a pessoa em tal campo de atividade, no qual seu rigor e pedantismo encontrarão uma aplicação digna. Em seguida, gradualmente distinguir entre a atitude para o trabalho, onde ele deve prestar muita atenção às pequenas coisas, com sua vida pessoal. Uma pessoa deve aprender a não ver falhas nas outras pessoas e a mostrar lealdade para com os outros.
            • O sistema de prioridades pessoais ajuda as pessoas com o tipo epileptóide a navegar pelo mundo exterior. Portanto, é necessário formar uma hierarquia clara de imitação do comportamento de pessoas significativas para o sujeito.
            • Todos os tipos de correção terapêutica são realizados em um estado de relativa calma emocional. Qualquer tentativa de resistir ao epileptoide em um estado de superexcitação levará a um ataque de agressão ou assalto.
            • A psicologia e seus meios, aceitáveis ​​para outros psicótipos, não funcionam em um epileptóide. As tentativas de desviar a atenção, acalmar-se com palavras ou ações são inaplicáveis ​​a tais indivíduos. Só depois de passar pela crise eles estão prontos para ouvir comentários em sua direção, mas os entes queridos precisam manter um tom calmo para não provocar agressões repetidas.

            Uma breve descrição do tipo de personalidade epileptoide está no vídeo abaixo.

            sem comentários

            Moda

            a beleza

            casa