Psicótipo de personalidade

Características e características do tipo de personalidade emotiva

Características e características do tipo de personalidade emotiva
Contente
  1. Características do psicótipo
  2. Razões para a formação
  3. Métodos para corrigir o comportamento
  4. Relacionamentos com outros tipos
  5. Profissões adequadas

Cada um de nós tem certos traços de caráter. Depois de analisá-los, os cientistas há muito dividem as pessoas em vários psicótipos. Um tipo de personalidade bastante interessante é o emotivo. O que é uma pessoa com esses traços de caráter, que métodos de correção de comportamento existem, que profissões são adequadas para pessoas com um tipo de personalidade emotiva?

Características do psicótipo

A acentuação do caráter emotivo é caracterizada por um alto grau de sentimentos sobre qualquer incidente na vida, independentemente de a situação ter causado uma boa impressão ou negativa. As seguintes manifestações são características da emotividade.

  • Resposta profunda com maior sensibilidade ao que está acontecendo ao redor.
  • Humanidade, capacidade de resposta, tranquilidade.
  • Todas as experiências são claramente "escritas" no rosto da pessoa.
  • Os emotivos recebem emoções positivas intensificadas ao interagir com a natureza.
  • Eles não conseguem conter suas emoções, mesmo quando lêem um livro ou assistem a um filme dramático.
  • No trabalho, buscam sempre ter um bom relacionamento com os colegas, o que significa que procuram evitar conflitos. Eles raramente desistem porque não se esforçam para mudar.
  • Emotivos são propensos a mudanças de humor. O interesse por algo também está mudando rapidamente.
  • Essas pessoas geralmente têm um círculo muito pequeno de amigos com os quais podem compartilhar suas experiências. Mas na maioria das situações emocionantes, esses indivíduos ainda se mantêm isolados.
  • Normalmente, as pessoas com um psicótipo emotivo criam famílias fortes e confiáveis, apesar da agudeza da reação.
  • Freqüentemente, os emotivos têm tendência à depressão e até ao suicídio.

Mas a bondade do psicótipo emotivo frequentemente reside apenas na resposta externa à situação, enquanto por dentro eles avaliam clara e sobriamente o que está acontecendo.

Mulheres

O tipo de personalidade emotiva praticamente não cria problemas para o sexo mais fraco. Mulheres com esse caráter geralmente são modestas e bastante sinceras. Ao mesmo tempo, eles não estão inclinados a fazer algo para se exibir, manipulando suas emoções. Ao casar com uma rapariga de tipo emotivo de personalidade, pode ter a certeza da sua lealdade, pois em primeiro lugar ela não terá sexo nem atenção, mas sim sentimento de amor. A traição é percebida pela mulher emotiva como uma traição terrível, da qual é improvável que ela seja capaz.

Homens

Mas aqueles traços de caráter que podem ser considerados um ponto positivo no comportamento feminino freqüentemente interferem nos homens. Esses representantes do sexo forte costumam ser chamados de obstinados. Freqüentemente, os emotivos são fortemente apegados aos pais, por isso é difícil para eles construir sua própria família. Isso também se deve ao fato de que os homens com esse psicótipo muitas vezes não podem ser os primeiros a dar um passo e traduzir relações amistosas com o sexo mais fraco em relações íntimas. As relações sexuais entre emotivas geralmente não são muito diversas. Indivíduos emotivos não discutem sexo com seus parceiros. Além disso, qualquer estresse pode levar a uma interrupção na vida íntima de várias semanas a vários meses.

Razões para a formação

Muitos psicólogos e psicanalistas têm ponderado e refletido sobre o que influencia a formação de um tipo de personalidade emotiva. Mas os motivos exatos não foram encontrados, uma vez que está provado que o tipo de personalidade é originado na primeira infância e praticamente não muda ao longo da vida. Mesmo assim, muitos cientistas têm certeza de que a genética influencia essa acentuação. A criança tira dos pais a base do desenvolvimento e nela já se forma o caráter da própria pessoa.

Também é muito importante lembrar que a personalidade de uma pessoa começa a se formar no útero., portanto, a atmosfera em que o fruto nasce é muito importante. Toda a empatia da mãe, suas emoções e estilo de vida dão uma certa impressão na personalidade futura do bebê. E se a futura mãe é emocional, sujeita a um maior senso de compaixão, ela trata a natureza ao seu redor com apreensão, então essas emoções também afetarão o caráter do bebê.

Após o nascimento, o bebê, como uma esponja, "absorve" tudo o que o cerca. E, muito provavelmente, se o bebê estiver rodeado por personalidades que são caracterizadas por um comportamento emotivo, então elas certamente se manifestarão nos traços de caráter do futuro adulto.

Métodos para corrigir o comportamento

Quando a acentuação emotiva traz desconforto para a vida de uma pessoa, vale a pena aplicar alguma correção de comportamento. Para isso, são usados ​​meios especiais - treinamentos. Aqui estão alguns deles.

Paz de espírito

Quando o emotivo está preocupado com um medo aumentado ou não está muito confiante em si mesmo, ele deve se lembrar daqueles eventos em sua vida que causaram emoções positivas. Você deve relaxar completamente e mergulhar nessa situação o mais profundamente possível. Se ele conseguiu suplantar o medo ou a insegurança com velhas emoções, você precisa se lembrar desses sentimentos e aplicar esse treinamento, se necessário.

Herói do cinema

Em qualquer situação emocional difícil, imagine-se como um super-herói que pode resolver qualquer problema. Você precisa experimentar uma imagem corajosa. Tente lidar com a situação da mesma forma que seu personagem favorito faria. O emotivo precisa se comportar dessa maneira até superar o medo e a dúvida. Com esse treinamento, você também pode aumentar sua autoestima e superar a timidez.

Círculo de amigos

O emotivo tem um círculo bastante estreito de amigos com os quais se sente confortável para se comunicar. Mas seu número deve ser aumentado. O objetivo deste treinamento é aumentar as habilidades de comunicação de uma pessoa com um tipo de personalidade emotiva.Para fazer isso, você deve iniciar uma conversa com novos estranhos todos os dias. No início, uma pessoa com esse psicótipo sentirá desconforto, mas a cada vez será muito mais fácil para ela dar o primeiro passo na comunicação.

Piadas contrárias

Muitos emotivos, ao ouvirem zombarias, ficam chateados e não conseguem conter emoções como lágrimas ou constrangimento intenso. Isso provoca brincadeiras, e o humor com personalidades emotivas está se tornando cada vez mais comum. Para detê-lo, você deve responder com uma piada. Mas é difícil para os emotivos dar uma resposta imediata, então vale a pena estocar várias opções com antecedência e responder com histórias bem elaboradas. Mas aqui você precisa levar em conta o fato de que as piadas não devem ser más, mas sim bem-humoradas.

Relacionamentos com outros tipos

Emotivos são pessoas sem conflito, então seus relacionamentos com outros psicótipos são bastante simples. Não tendem a mudar a sua outra metade, as pessoas emotivas percebem o casal como eles são, procuram apoiar o parceiro em qualquer situação. O emotivo interage bem com as pessoas, adaptando-se facilmente ao caráter de quase qualquer pessoa.

Emparelhado com o hipertim, apenas uma pessoa emotiva é capaz de não reagir ao seu comportamento, no fundo esperando que o carinho e o carinho mudem o desejo da outra metade por aventura. E com o tempo, com o passar dos anos, pode surgir um idílio na relação desses dois tipos de personalidade, já que o hipertim muitas vezes se cansa de sua atividade e aprende a ter cuidado. O emotivo aceita facilmente o histeróide. Mas aqui, com o tempo, ele pode tomar os traços de caráter do psicótipo histérico por falta de sinceridade e brincar com ele mesmo, de modo que o relacionamento dessas pessoas se rompa.

Casais entre esquizóides e emotivos praticamente não ocorrem, especialmente em uma idade precoce. Isso se deve ao fato de que nem um nem outro psicótipo são incomuns para o traço de um conquistador, eles na maioria das vezes esperam até conquistá-los. Mas em uma idade mais madura, se uma pessoa emotiva "faz justiça com as próprias mãos", então um casal com grande respeito um pelo outro pode formar-se. O relacionamento será caloroso e confortável para ambos.

É muito raro um casal consistir em duas emoções. Isso se deve ao fato de que esse psicótipo deve sempre ajudar os outros e não sabe valorizar o cuidado que vai em sua direção. Outra raridade entre os casais é a relação entre tipos de personalidade emotiva e ansiosa. Isso se deve ao fato de ambas as personalidades serem indecisas e tímidas no namoro. Ambos ficarão desconfortáveis ​​dentro do relacionamento. Já o emotivo reluta em dar atenção aos ansiosos. Ele não vê o retorno, e o ansioso, por sua vez, não se sente o protetor no emotivo.

Profissões adequadas

Consciência, responsabilidade, receptividade - essas são exatamente as qualidades que estarão necessariamente presentes no currículo de uma pessoa com um tipo de personalidade emotiva. Mas nem toda profissão se adequa a esse personagem. O emotivo se sentirá mais à vontade na especialidade onde pode ajudar os outros, criar harmonia e beleza.

Muitas vezes, as pessoas emotivas têm um bom senso de estilo, e é por isso que muitas vezes se tornam críticos de música e de restaurantes, bem como editores de livros e revistas. Emotivos são ótimos para interagir com crianças. Elas são boas babás e professoras de jardim de infância. Os voluntários também são uma profissão para eles. Além disso, personalidades emotivas são bons médicos e veterinários. A profissão de restaurador também é adequada, pois exige responsabilidade e atenção. O emotivo também se sentirá bem em profissões relacionadas ao cultivo de plantas e arranjo de flores.

Mas há profissões que dificilmente agradam a pessoas emotivas. Eles não têm qualidades de liderança, e o emotivo não conseguirá punir uma pessoa. Portanto, emotivo não será adequado para o papel de chefe. Bem como o papel de um policial.

Para obter informações sobre os tipos de personalidade, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa