Psicótipo de personalidade

Tipo de personalidade exaltada: características, causas, diagnóstico e tratamento

Tipo de personalidade exaltada: características, causas, diagnóstico e tratamento
Contente
  1. Característica
  2. Sintomas e diagnóstico
  3. Causas de ocorrência
  4. Implementação na profissão
  5. Relacionamento com outros psicótipos
  6. Tratamento

As emoções são parte integrante da vida de qualquer pessoa. As pessoas se alegram com certos eventos, ficam tristes por certos motivos, riem, choram, ficam com raiva, e tudo isso é uma manifestação de mecanismos especiais na psique que são responsáveis ​​pelos altos e baixos mentais.

Mas acontece que as emoções em uma determinada categoria de pessoas são de natureza tão forte e vívida que isso é considerado um desvio da norma e, na psicologia, é chamado de exaltação ou comportamento exaltado pelo afetivo. O que esse conceito significa?

Característica

A exaltação é uma manifestação de reações intensas a um ou outro estímulo externo. A psique desse tipo de personalidade está em um estado extremamente agitado, e a própria razão para tal elevação espiritual é geralmente desproporcional à reação violenta a ela.

Deve-se entender que é comum que cada pessoa expresse suas emoções vividamente, por exemplo, chorar de felicidade em relação a algum acontecimento importante. Mas esse comportamento aparece esporadicamente.

Se uma reação violenta se torna parte da personalidade, ou seja, um modelo de comportamento firmemente fixado, um traço de caráter associado a uma expressão vívida de emoções, então estamos falando de acentuação. Esse extremo foi visto pela primeira vez pelo psiquiatra alemão Karl Leonhard. Ele descreveu o significado do conceito de exaltação, chamando-o de "temperamento de ansiedade e felicidade".

Uma pessoa com a presença de tal acentuação é capaz de se alegrar apaixonadamente por algo e depois de um segundo anseio mortal, e uma mudança brusca de humor só pode ser causada pelo derramamento de chá nas calças ou por más notícias na TV.Isso significa que, da alegria à tristeza (e vice-versa), um tipo de personalidade exaltada tem uma distância emocional extremamente pequena, portanto, as mudanças de humor ocorrem em saltos bruscos. Em outras palavras, é uma espécie de culto às emoções.

Sintomas e diagnóstico

Curiosamente, cerca de quinze por cento de todas as pessoas têm essa acentuação. Além disso, um homem com esse tipo de temperamento pode ser encontrado com muito menos frequência do que uma mulher. Isso é lógico, porque a mulher, de fato, é propensa a uma manifestação maior de emoções fortes.

Sinais ou sintomas que distinguem o comportamento de uma pessoa exaltada das demais:

  • A principal característica são os saltos emocionais agudos da alegria à tristeza e vice-versa. Essa pessoa sempre chora por causa de um filme ou livro comovente.
  • O tipo de personalidade exaltada geralmente fala muito e alto, ri contagiosamente.
  • Freqüentemente, ele se volta contra os animais e é sinceramente tocado ao olhar para eles, experimentando os mais ternos sentimentos por eles.
  • Essa pessoa é amigável com os outros, está sempre pronta para ajudar, os problemas dos outros a tocam no fundo de sua alma, ela tem um forte começo altruísta.
  • Mas, ao mesmo tempo, existem pessoas por quem esse psicótipo experimenta extrema hostilidade, até ódio.
  • As características negativas incluem uma tendência ao exagero, pânico irracional e dramatização de uma situação particular, alta ansiedade.
  • Esta categoria de pessoas, via de regra, freqüentemente se apaixona, embora demonstre claramente seus sentimentos. Personalidades exaltadas são verdadeiros românticos, seus sentimentos são sinceros, mas sua manifestação muitas vezes pode ser irritante e até mesmo inadequada.
  • O estado emocional dessas pessoas se reflete no bem-estar físico, apetite, sono e capacidade de trabalho. Em um humor deprimido, eles não podem trabalhar, eles podem deixar o trabalho que começaram na metade, sem voltar a ele. Por exemplo, uma garota com uma acentuação semelhante, apaixonando-se por um cara, pode sofrer de insônia a noite toda e quase não comer.
  • A capacidade de perceber a si mesmo e aos outros também depende da disposição do espírito. A mesma pessoa pode parecer boa e agradável e, em um minuto, ela já será chata e repulsiva. O mesmo vale para as memórias. Às vezes, indivíduos exaltados vêem o passado em cores vivas, e às vezes só se lembram de seus fracassos e fracassos. Eles falam sobre o futuro, ora sombrio, ora feliz.
  • Essas pessoas tendem a participar de um ou outro evento de massa, às vezes até mesmo em primeiro plano, enquanto deliberadamente não tentam ser o centro das atenções.
  • É importante notar que esses tipos de personalidade nunca usam sua emocionalidade excessiva com o propósito de manipular outras pessoas. Se forem lágrimas, não são para obter algum benefício para si mesmas, mas uma manifestação sincera de emoções.
  • Em geral, essas pessoas são sempre amigáveis, muito apegadas à família e aos amigos.

Mesmo que uma pessoa tenha sinais semelhantes, é impossível formar uma conclusão precisa sobre sua exaltação a partir deles. Para o diagnóstico mais correto, existe um questionário especial do Shmishek, que se baseia nas posições teóricas do psiquiatra Karl Leonhard. Trata-se de uma espécie de teste, no qual existem cerca de uma centena de questões, sugerindo respostas monossilábicas "sim" e "não". O número final obtido revela o tipo de acentuação, não sendo necessariamente exaltado. Este teste está disponível para crianças e adultos.

Se, como resultado do diagnóstico, uma pessoa recebe os números máximos, então este é um sinal alarmante, que indica uma incapacidade de controlar suas emoções.

Ou seja, tal comportamento está firmemente arraigado nessa pessoa e, talvez, ela nem mesmo perceba seu problema. Com base nos resultados dos testes, os especialistas podem dar recomendações sobre como ajustar a intensidade da expressão das emoções.

Causas de ocorrência

A exaltação não é uma condição ruim ou perigosa. É até considerado a norma na infância.Não existe criança que, aos dois ou quatro anos, não chore alto ou mesmo dê um verdadeiro ataque de raiva aos pais. Ao mesmo tempo, para as crianças pequenas, é característico um humor exageradamente alegre, com riso desenfreado e gestos intensos.

Os adolescentes também são propensos a comportamentos exaltados devido a mudanças hormonais no corpo. É difícil para eles controlar suas emoções, seu humor é instável, eles se tornam maximalistas, não reconhecendo o meio-termo dourado na expressão dos sentimentos.

Os estágios seguintes da manifestação de acentuações também podem ocorrer na idade adulta, por exemplo, em uma pessoa apaixonada ou em um jovem pai, quando os estímulos externos têm um forte efeito sobre o fundo emocional. A capacidade de controlar sua excitabilidade é chamada de maturidade. Mas as pessoas podem permanecer filhos eternos, o que já fala da exaltação, como um traço de caráter integral. Fatores que contribuem para seu forte fortalecimento na psique humana:

  • A exaltação se deve em grande parte a uma predisposição genética. Um pai com um traço de caráter acentuado provavelmente o transmitirá ao filho.
  • Além da hereditariedade, esse tipo de personalidade também configura uma educação incorreta (por exemplo, guarda excessiva ou, inversamente, falta de atenção dos pais).
  • O motivo pode ser autoestima incorreta (pode ser muito alta ou, ao contrário, subestimada, o que é considerado um complexo de inferioridade).
  • Uma pessoa se exalta pela impossibilidade de satisfazer suas necessidades básicas (isso se aplica à comunicação interpessoal, construção de relacionamentos, sensação de segurança, etc.).
  • Algumas pessoas com acentuações simplesmente carecem do conceito de normas morais e culturais.
  • Outro motivo é a presença de situações de conflito privado em adolescentes com seus pares. Um problema semelhante pode formar acentuação e "transferi-la" para a idade adulta.
  • Se, desde a infância, você costuma prestar atenção ao estado de saúde e a esta ou aquela doença crônica, então também pode mais tarde tornar-se dono de um temperamento exaltado.
  • A exaltação depende de fatores profissionais. Por exemplo, médicos, militares, representantes de profissões criativas são mais propensos a demonstrações vívidas de emoção.

Implementação na profissão

Pessoas com exaltação geralmente preferem profissões criativas. Não é à toa que muitos representantes da esfera literária ou artística não perderam seu caráter infantil, mesmo na idade adulta. Alguns gênios eram considerados "garotos grandes" por causa de suas mudanças de humor e histórico emocional volátil. Muitas pinturas foram pintadas em um estado de paixão. O mesmo vale para a criação de obras de arte.

Assim, indivíduos exaltados geralmente têm talento artístico ou de escrita.

Procuram realizar-se na esfera criativa, porque não carecem de bom gosto e sensibilidade. Essas pessoas produzem obras muito tocantes e imagens profundas. O caminho da atuação é outra área para uma pessoa com acentuações. A capacidade de expressar emoções vividamente é valorizada acima de tudo. Esses tipos de personalidade são bons para atuar em filmes ou no teatro, porque seu impacto sobre o espectador por meio das experiências é colossal.

Além das profissões criativas, as pessoas com sotaque escolhem o trabalho dos educadores. Sua compaixão e bondade ajudam a encontrar uma abordagem para qualquer criança. Mas nem toda pessoa com tal temperamento pode ser realizada em uma profissão criativa (na ausência de talento). Então, um emprego, por exemplo, um organizador de férias, ajudará a dar uma saída para as emoções.

Relacionamento com outros psicótipos

Indivíduos exaltados geralmente têm problemas para interagir com a sociedade. É especialmente difícil para pessoas próximas.Se alguém na família tem um temperamento semelhante, a vida com essa pessoa se assemelha a um local próximo a um vulcão adormecido. É impossível prever que impacto emocional esta ou aquela situação terá em um membro da família exaltado.

A sociedade está mais tentando evitar essas pessoas, portanto:

  • ocorrem situações de conflito frequentes;
  • uma pessoa com acentuação semelhante no trabalho não recebe tarefas importantes, geralmente não ocupa cargos elevados e tem dificuldade de ascender na carreira;
  • uma pessoa com esse temperamento geralmente não tem amigos íntimos por causa da desconfiança, porque é difícil confiar em uma pessoa com um background emocional tão explosivo e imprevisível.

Na maioria das vezes, esses indivíduos, deixando os cuidados de seus pais e outros parentes, não dão conta das tarefas da vida, mesmo com os problemas do cotidiano, pois algumas dessas pessoas simplesmente bebem demais ou até mesmo ficam sem teto. Normalmente, esses psicótipos são solitários. Entre atores famosos e outras personalidades criativas, existem muitos exemplos com destino semelhante. Muitos deles, apesar de seu talento e popularidade, morreram pobres e sozinhos.

Alguns tipos de personalidade exaltada podem considerar seu comportamento completamente natural e normal ao longo da vida.

Mas se você entender e perceber o problema a tempo, então, com a ajuda de certas técnicas, você pode refrear seu caráter até certo ponto, estabilizando o fundo emocional.

Tratamento

O tratamento de tal acentuação é baseado na correção de um traço de caráter aprimorado que impede a pessoa de interagir na sociedade. Você não pode mudar completamente o temperamento, mas pode se livrar das manifestações negativas. Para isso, existem técnicas especiais para trabalhar em si mesmo. Isso é o que os psicólogos fazem. O curso do tratamento depende da gravidade da acentuação, pode ser de três meses ou até anos.

Como é feito o tratamento?

  • Conversa individual. O psicólogo fala detalhadamente sobre os pontos fortes e fracos do caráter de um tipo de personalidade exaltada, dá conselhos sobre como reduzir o significado dos eventos que ocorrem e fornece maneiras de responder a certas situações.
  • Treinamento em grupo. Ao contrário de uma conversa individual, aqui o psicólogo recruta várias pessoas com uma acentuação semelhante, uma discussão massiva do problema ocorre. Essa técnica também inclui o treinamento psicológico, durante o qual o psicólogo dá instruções claras sobre o modelo correto de comportamento em uma determinada situação.
  • Conversa em família. Este método visa resolver os conflitos de uma pessoa exaltada com seus familiares, bem como melhorar o ambiente familiar em geral. Normalmente, esse trabalho é realizado com crianças e adolescentes.
  • Psicodrama. Uma técnica de grupo, em que um psicólogo cria situações fictícias e ajuda pessoas com acentuações a encontrar a saída certa delas.

Veja o próximo vídeo para aprender a controlar suas emoções.

5 comentários

Melhor ser exaltado do que um psicopata congelado com dignidade.

Nina ↩ Lana 05.08.2020 07:36

Aceita.

Alyona ↩ Nina 14.08.2020 13:43

Esses são dois extremos, e não é doce para ambos - é difícil para ambos na sociedade.

Passei no teste e me deu um resultado imprevisível. Embora, toda a minha vida eu tenha sido uma pessoa reservada. Ainda na descrição da escola, a professora escreveu: calma e equilibrada. Comecei a notar o estresse emocional atrás de mim nos últimos anos. Sim, isso se enfurece. Mas há razões para isso: acontecimentos e casamento com uma pessoa "difícil".Essa acentuação pode ocorrer devido a circunstâncias desfavoráveis?

Esperança ↩ Tatiana 21.08.2021 01:56

Tatyana, ela não pode. Os testes em si não são corretos, não conseguem levar em conta todas as nuances, você responde sobre o seu estado emocional agora, e ele coloca você + em acentuação.

Moda

a beleza

casa