Psicótipo de personalidade

Extrovertido de "A a Z" - tudo o que você queria saber sobre esse tipo de personalidade

Extrovertido de A a Z - tudo o que você queria saber sobre esse tipo de personalidade
Contente
  1. características gerais
  2. Variedades
  3. Comportamento no casamento e relacionamentos
  4. Profissões adequadas
  5. Recomendações para interagir com este tipo de personalidade
  6. Características de criar um filho extrovertido
  7. Você pode se tornar um extrovertido?

Certamente muitos de nós já ouvimos pelo menos algo sobre o teste de temperamento, também conhecido em psicologia como Teste de Eysenck, pelo nome do psicólogo britânico Hans Jurgen Eysenck, que é seu autor. O teste visa determinar que tipo de personalidade a pessoa do teste é: extrovertida ou introvertida.

Este artigo se concentrará em extrovertidos. Você será capaz de se familiarizar com o tipo de personalidade extrovertida, descobrir quem é uma pessoa extrovertida, como construir uma comunicação competente com ela, e também iremos um pouco recorrer à psicologia para descobrir o que o termo “extroversão” significa.

características gerais

O termo "extrovertido" apareceu na psicologia em 1921. Então, os gênios da psicologia Carl Gustav Jung e Hans Jurgen Eysenck compartilharam dois conceitos: "introversão" e "extroversão". Com base nisso, eles identificaram dois tipos correspondentes de personalidades: introvertidos e extrovertidos. Os prefixos extra- e intro- nestes termos não são acidentais: “extra” do latim significa “fora” e “intro” significa “dentro”. Conseqüentemente, os introvertidos direcionam sua energia para dentro de si, enquanto os extrovertidos, ao contrário, buscam apresentar sua atividade ao mundo exterior, ou seja, são o oposto absoluto dos introvertidos.

Extrovertido é aquele que gosta de socialização, comunicação, não pensa em si mesmo sozinho, sem atenção de outras pessoas. É caracterizada por uma atividade especial tanto na esfera empresarial como na esfera pessoal.O conceito de extroversão em psicologia significa um estado psicológico de uma pessoa em que ela busca fazer amigos e conhecidos, saturar sua vida com comunicação e atingir ativamente seus objetivos.

A comunicação para um extrovertido é um sinequanon, isto é, algo simplesmente impossível de prescindir (do latim sine qua non - um pré-requisito). Na verdade, se uma pessoa com esse tipo de temperamento é privada da oportunidade de estar na sociedade, ela imediatamente cai em depressão, começa a se sentir chateada, vazia e incapaz de qualquer coisa. Estresse e frustração são estados típicos de um extrovertido que está privado de seu ambiente familiar.

Entre os principais sinais de uma pessoa extrovertida estão os seguintes.

  • Locução. Essas pessoas são extremamente fáceis de se comunicar e estabelecer contatos com as pessoas ao seu redor. No entanto, eles preferem falar mais do que ouvir. É importante notar que é graças a essa qualidade que os extrovertidos às vezes alcançam um sucesso impressionante no campo da falar em público e nas atividades sociais.
  • Atividade. Aqui você pode expressar tudo com apenas uma frase: ficar parado não é sobre eles.

Eles preferem ir a qualquer reunião em casa, encontrar amigos, ir a uma festa. No entanto, esta atividade manifesta-se não só na área do entretenimento, mas também nos negócios.

  • Objetivo. Seu lema é: "Se existe um sonho, existe uma maneira de realizá-lo." E os extrovertidos estão prontos para colocar um grande esforço e esforço para traduzir seus planos e intenções em realidade. No processo de atingir seu objetivo, eles estão até prontos para fazer sacrifícios significativos, se tudo sair como planejado. Esse senso de propósito pode ser explicado pela necessidade dos extrovertidos serem reconhecidos pela sociedade.
  • Simpatia. Extrovertidos não são o tipo de pessoa que fica de lado quando vê as dificuldades e os problemas dos outros. Eles estão sempre prontos para vir em socorro e fornecer apoio até mesmo para pessoas desconhecidas. Frieza e indiferença não são inerentes a indivíduos extrovertidos.
  • Abertura. Esse tipo de pessoa não tenta fingir, na sociedade ele é o que realmente é. Emocionalmente, essas pessoas não procuram esconder alguns de seus sentimentos e impulsos, não guardam as emoções dentro de si, descaradamente as espirram. Eles podem até chorar em público se as circunstâncias os forçarem, ao passo que não serão incomodados pelo fato de que outros vão pensar neles e que opinião será formada deles.
  • Espontaneidade. Pessoas com esse temperamento tendem a tomar decisões precipitadas e instantâneas. Eles primeiro agem e só então analisam as consequências de suas ações. Às vezes, isso afeta negativamente suas vidas. Por exemplo, costuma-se dizer que os extrovertidos são gastadores, pois são capazes de gastar muito dinheiro no que, de fato, não precisam.
  • Senso de gosto. Essas pessoas sabem se vestir lindamente, combinar várias coisas e objetos, e não apenas em termos de estilo pessoal, mas também no design de interiores.

Cara

Escolhendo um homem extrovertido como parceiro, você precisa estar bem ciente de que tal escolhido se distingue pela emocionalidade, o que significa que os impulsos sensuais, e às vezes até colapsos, ele não se esconderá em si mesmo. Essas características comportamentais podem minar os relacionamentos e, às vezes, até destruí-los completamente. No entanto, tudo pode ser nivelado por uma atitude de compreensão e o mesmo retorno emocional do parceiro.

O relacionamento com um homem extrovertido às vezes pode ser muito difícil, especialmente se a mulher por seu temperamento for o oposto dele. Apesar do estereótipo geralmente aceito de que "opostos se atraem", esses opostos podem simplesmente não se dar bem. O fracasso em tal relacionamento pode ser garantido em algumas situações.

  • O parceiro está constantemente de mau humor, ela tem uma atitude negativa, por isso ela esgota o seu escolhido com gemidos eternos.
  • O extrovertido está tentando "aprisionar em 4 paredes". O domesticismo oprime os extrovertidos.

Lembre-se de que ele prefere ir ao cinema a assistir a qualquer filme em casa. Considere essas preferências e se esforce para satisfazê-las pelo menos algumas vezes.

  • Ressentimento sem explicação. Homens extrovertidos não estão acostumados a guardar emoções para si mesmos. Eles são guiados pela regra: "Se você não gosta, diga a eles", e eles querem que as pessoas ao seu redor façam o mesmo. Na opinião deles, é muito melhor colocar todas as cartas na mesa, fazer um escândalo, mas descobrir e resolver o problema, ao invés de “jogar em silêncio” e continuar acumulando negatividade por dentro. Eles não estão inclinados a perceber os motivos de insatisfação dos parceiros apenas pela forma de comunicação deles, aqui é preciso dizer tudo diretamente, com franqueza.
  • O escolhido não se entrega a aventuras. Um homem extrovertido quer ver ao seu lado uma garota "leve nos pés" que apoiará qualquer, mesmo a ideia mais temerária, por exemplo, uma proposta de ir fazer anjos de neve no meio da noite quando está vinte graus abaixo de zero.
  • A ingratidão mata a libido de um homem assim. O reconhecimento de outras pessoas é extremamente importante para ele. Aqui você precisa anotar qualquer coisa, mesmo a mais ínfima coisa que ele fez. Quanto mais elogios ele recebe, mais você pode esperar dele.

Fêmea

Mulheres extrovertidas possuem qualidades semelhantes aos homens desse tipo de temperamento. Porém, tais senhoras, via de regra, não consideram os homens introvertidos para relacionamentos sérios, porque os consideram fracos.

Esse tipo de pessoa tem um grande número de namoradas e amigos com quem costuma passar uma quantidade impressionante de tempo, no entanto, isso não afeta o cuidado com sua alma gêmea. Uma mulher extrovertida sempre busca dar carinho e amor ao seu escolhido. A família ainda está em primeiro lugar para ela.

Variedades

Assim, descobrimos que existem dois pólos de temperamento - introvertido e extrovertido. Mas entre esses pólos existem muitos subtipos que descrevem ambos.

Quanto aos heróis da revisão de hoje, a sociônica tem uma escala que divide os extrovertidos em 8 subcategorias. Vamos dar uma olhada rápida em cada um deles.

  • Lógico-intuitivo. São empreendedores por natureza, que se esforçam para estar à frente da curva. Falhas e erros crassos não os desviam do caminho, pelo contrário, até aumentam o incentivo e a motivação para continuar a agir. De temperamento quente, em conflito.
  • Lógico-sensorial. Workaholics. No entanto, eles farão esforços apenas na condição de que seu trabalho seja lucrativo. Prudente e mercantil. Temos certeza de que existem apenas duas opiniões: a deles e a errada.
  • Ético-intuitivo. Os representantes deste subtipo não são completamente equilibrados. Eles são muito propensos a situações estressantes, o que acarreta condições depressivas e outros transtornos mentais. Ao se comunicar com eles, é importante evitar disputas e desentendimentos, caso contrário, o escândalo não poderá ser evitado.
  • Extrovertido ético-sensorial. Esses são otimistas claros, acostumados a confiar no "acaso". Como regra, eles não planejam nada com antecedência, então muitas vezes têm problemas para organizar seu próprio tempo.
  • Lógico intuitivo. Eles têm um excelente instinto, por isso estão acostumados a confiar na intuição, mesmo que a voz dela seja contrária ao bom senso. Sua lista de prioridades na vida é liderada pelo trabalho e por novos avanços na carreira.
  • Ético intuitivo. Esses extrovertidos podem convencer qualquer pessoa. Formalidades e regras não são para eles. Idealmente, eles analisam o comportamento de outras pessoas, com base no qual podem mostrar flexibilidade na comunicação, se necessário.
  • Sensorial-lógico. Iniciativa é seu nome do meio. Eles são criativos o suficiente, sempre cheios de novas idéias.A força desse tipo de personalidade pode ser considerada resistência ao estresse; no entanto, eles não gostam terrivelmente quando suas idéias cedem à crítica e os planos falham.
  • Ético-sensorial. Freqüentemente, representantes desse tipo são realizados às custas de outras personalidades mais fracas. Não estão acostumados a cumprir sua palavra e suas próprias promessas. Eles tentam não permitir que as pessoas cheguem perto demais e não confiam nas pessoas. Caprichoso e bastante meticuloso.

Comportamento no casamento e relacionamentos

Nos relacionamentos, os extrovertidos tentam assumir o controle. Isso não é surpreendente, porque eles têm uma posição de vida muito ativa e se esforçam para ser os primeiros em tudo.

Inicialmente, considere um casal extrovertido-extrovertido. Essa aliança é perfeitamente possível. No entanto, todos os extrovertidos são diferentes e para determinar os relacionamentos mais bem-sucedidos, vamos dividir todos os extrovertidos condicionalmente em “apaixonados” e “profissionais”.

Chamaremos de "apaixonados" aqueles que estão em busca ativa de sua alma gêmea, fazendo todos os esforços para encontrar um par adequado. Por "negócios" entendemos aqueles que têm certeza de que "a felicidade virá - eles a encontrarão no fogão", ou seja, eles confiam totalmente em seu destino, pensando que tudo tem seu tempo, e se nesta fase não há relacionamento, então ainda não veio.

Os "apaixonados" são menos seletivos na escolha de um parceiro, por isso tomam decisões sobre o casamento rapidamente, mas nem sempre esse casamento é bem-sucedido e às vezes desmorona tão rapidamente quanto foi construído.

A prioridade na escolha de um parceiro para “empresários” são os verdadeiros sentimentos. Sem eles, eles não estão prontos para iniciar um relacionamento ou construir uma unidade social.

Um casamento de dois tipos "apaixonados" será repleto de constantes escândalos e brigas, e cada uma das partes procurará prevalecer.

A união de dois "negócios" também é teoricamente possível, mas na prática - só o tempo dirá. Em tal família, todos se esforçarão para influenciar o outro e ajustá-lo para si. No entanto, nenhum dos lados sucumbirá. Embora, se os cônjuges neste casamento fizerem concessões mútuas e ouvirem um ao outro, tal união será muito feliz e bem-sucedida.

A união de extrovertidos "apaixonados" e "profissionais" também será baseada na rivalidade mútua.

Quanto aos relacionamentos com seus opostos completos - os introvertidos, tudo depende do tipo de casal. Se um homem é extrovertido e uma mulher introvertida, então, com um comportamento competente por parte da garota, pode resultar um relacionamento extremamente bem-sucedido, que posteriormente se desenvolverá em algo mais. Mas a opção oposta é melhor não ser permitida. Esses casamentos raramente são bem-sucedidos, pois a mulher sempre se sentirá mais forte do que o homem. Com o tempo, ela o tornará um completo "dominador", perderá o respeito por ele, e ele, por sua vez, sofrerá constantes pressões e repreensões de sua esposa.

Em todo caso, o lado sofredor sempre será um introvertido, pois seu parceiro é tão sociável, sempre há muitas pessoas ao seu redor, inclusive do sexo oposto. Em tais condições, é difícil lidar com suas emoções e ciúme, então escândalos de ciúme também são possíveis aqui.

Em qualquer caso, o mundo é governado pelo amor, e se duas pessoas têm sentimentos realmente brilhantes uma pela outra, então tudo é possível se você souber negociar, ouvir um ao outro e fazer concessões mútuas.

Profissões adequadas

Qualquer pessoa deve escolher um tipo de atividade, partindo não só do seu próprio "Eu quero - não quero", mas também de acordo com as suas características e tipo de temperamento. Em combinação, essas condições ajudariam muitos a escolher exatamente as profissões que eram interessantes para eles e traziam prazer e um senso de autorrealização. Consideraremos a seguir em quais esferas de atividade nossos extrovertidos devem examinar mais de perto.

  • Secretário. Nesta área, você precisa se comunicar muito.E quem, senão um extrovertido, faz isso melhor? Sem dúvida, a comunicação está longe de ser o único, e ainda mais claramente não é o dever fundamental do secretário. É muito mais importante aqui ajudar as pessoas que precisam, organizar seu trabalho e resolver os problemas que surgiram.
  • Educador / professor. Extrovertidos são tão abertos e emocionais quanto crianças. Portanto, mantendo tal posição, eles definitivamente se sentirão "à vontade".
  • Jornalista / Correspondente. Extrovertidos têm todas as qualidades necessárias para se tornar um jornalista ou correspondente de sucesso e subir na carreira: habilidades de comunicação, capacidade de se apresentar, abertura, capacidade de adaptação em ambientes desconhecidos, bem como capacidade de suavizar cantos e lidar com situações difíceis.
  • Administrador. Se desejar, um extrovertido pode ser muito persuasivo, o que significa que ele é capaz de estimular as pessoas a trabalharem como deveriam e desempenhar suas funções com eficiência. É a capacidade de motivar pessoas que qualquer administrador deve ter.
  • Policial. Esta profissão é uma oportunidade para se provar. Adequado para pessoas motivadas, responsáveis ​​e ativas.

É claro que essa lista de profissões está longe de ser exaustiva. A lista não tem fim. Nós fornecemos apenas um trampolim a partir do qual você pode avançar, a fim de entender em que direção se mover ao escolher. Apenas acrescentaremos que os extrovertidos também são excelentes recrutadores, advogados, guias, anunciantes, tradutores, políticos, atores, etc.

Recomendações para interagir com este tipo de personalidade

Comunicar-se com um tipo de personalidade cuja energia psicológica é direcionada para o mundo exterior não é tão difícil quanto pode parecer à primeira vista. Além disso, os extrovertidos estão acostumados a fazer contato e iniciar a comunicação primeiro.

Porém, ao interagir com eles, deve-se ter em mente que são pessoas bastante tagarelas, que gostam mais de falar do que ouvir, por isso procure não interrompê-los.

Como essas pessoas adoram grandes empresas, festas e encontros, elas apreciarão aqueles que as apoiarem nisso.

Quanto ao relacionamento com os outros, preferem não se apegar aos outros, iniciar relacionamentos com facilidade e abandoná-los com a mesma facilidade.

Características de criar um filho extrovertido

O temperamento é um componente importante a ser considerado ao criar um filho. Se o seu filho é uma pessoa sociável, aberta e socialmente orientada, incentive-o e em nenhum caso tente refazê-lo.

Em uma idade muito precoce, esse tipo de temperamento se manifesta por hiperatividade e excitabilidade excessiva. Este é um garoto inquieto e curioso que está interessado em absolutamente tudo ao seu redor. Para alguns pais, isso pode ser intimidante e provocar ansiedade. No entanto, não entre em pânico, não há nada de errado nisso.

À medida que envelhecem, fazem facilmente amigos entre os colegas, sem problemas de comunicação. Eles estão sempre no centro das atenções. Isso pode ser considerado uma vantagem indiscutível dessas crianças, pois enquanto outros pais devem se esforçar muito para acostumar seus filhos à sociedade, os filhos extrovertidos são extremamente independentes nesse aspecto.

Considere as principais vantagens de uma criança extrovertida:

  • adapta-se rapidamente a qualquer ambiente;
  • encontra facilmente uma linguagem comum com colegas e adultos;
  • curioso, pergunta sem hesitação e aprende algo novo;
  • não tem medo de falar se não gosta de alguma coisa;
  • não hesita quando todas as atenções estão voltadas para ele, pelo contrário, gosta de ser a alma da empresa.

Freqüentemente, há casos em que essas crianças nascem de pais que representam seu oposto - introvertidos, que muitas vezes querem apenas ficar sentados em casa em paz e sossego. A criança não consegue suportar tal ambiente, ela fica entediada e triste. Em tal situação, podem surgir problemas.

É importante entender aqui que você não pode ignorar a criança e suas necessidades. Tente de alguma forma mostrar participação e preste atenção ao seu filho. Fale com a criança, ouça-a: mesmo que ao menos ao jantar ela conte o que tem na alma, como foi o dia e o que aconteceu de interessante.

Em nenhuma circunstância esses bebês devem ser trancados sozinhos em um quarto ou em uma casa, mesmo em medidas educacionais. Isso causará histeria e, portanto, afetará negativamente a psique.

Você pode se tornar um extrovertido?

Muitos introvertidos, cansados ​​da proximidade e do isolamento, não param de se perguntar: "Como se tornar extrovertido?" Claro, uma pessoa pode mudar, mas não tão dramaticamente. Eles não se tornam extrovertidos, eles nascem. Cada um de nós, quando nascemos neste mundo, é dotado de certos traços de caráter e temperamentos. É claro que, ao longo de nossas vidas, nossos psicótipos podem sofrer algumas mudanças, mas elas não podem ser completamente revertidas, não importa o quanto a pessoa tente.

No entanto, é importante notar aqui que é quase impossível encontrar um extrovertido ou introvertido "puro". Até mesmo os introvertidos podem mostrar sinais de extroversão em algum grau. Se essas tendências forem desenvolvidas, é perfeitamente possível mudar ligeiramente o seu psicótipo de um pólo para o outro.

Eles dizem: "Com quem você vai liderar ...". Se você se esforça para desenvolver seu temperamento de maneira extrovertida, tente se comunicar e cercar-se de pessoas com esse psicótipo específico. Dessa forma, você pode desenvolver sua sociabilidade, se apaixonar por grandes empresas e se tornar uma pessoa mais aberta.

No entanto, tanto introvertidos quanto extrovertidos têm vantagens e desvantagens. Não pense que se você está sempre entre as pessoas, você terá um grande círculo social e será feliz. Portanto, antes de se tornar um extrovertido, estude com mais detalhes todos os prós e contras desse tipo de personalidade.

Veja abaixo para mais detalhes.

sem comentários

Moda

a beleza

casa