Psicótipo de personalidade

Ambivert: quem é este, como reconhecer e que profissões lhe convêm?

Ambivert: quem é este, como reconhecer e que profissões lhe convêm?
Contente
  1. O significado do termo
  2. Característica do tipo de personalidade
  3. Vantagens e desvantagens
  4. Lista de profissões adequadas
  5. Como se comunicar com um ambivertido?

É difícil surpreender alguém com as palavras "introvertido" e "extrovertido". Mas, se esses termos psicológicos entraram na circulação da maioria das pessoas, o conhecimento sobre os ambivalentes ainda é insuficiente. Enquanto isso, esse grupo é mais comum do que pode parecer.

O significado do termo

O nome sonoro "ambivert" já contém a solução para o significado. Muitas pessoas sabem, é claro, que "ambivalente" é denominado algo que pode ter dois significados opostos ao mesmo tempo. "Ambidextra" refere-se a pessoas que são igualmente boas no uso de ambas as mãos. Da mesma forma, em psicologia, a palavra "ambiversão" significa a presença de ambas as características inerentes a introvertidos e extrovertidos. Essa combinação única garante uma boa adaptação em uma ampla variedade de comunidades humanas. A definição de ambivertido indica que tal pessoa se sente harmoniosamente tanto na companhia de novas pessoas quanto em um ambiente completamente familiar.

Pode parecer que isso significa alcançar um certo meio-termo. As pessoas não se fecham em si mesmas, mas também não sofrem na ausência de comunicação com o círculo externo. Porém, não é assim: o alto índice de comunicação e a manutenção de novos conhecidos só podem ser mantidos por um curto período de tempo. Os ambivalentes podem perceber de maneira dolorosa certas declarações das pessoas ao seu redor. O que é importante, essa percepção às vezes persiste mesmo com completa calma externa.

Característica do tipo de personalidade

Alta adaptabilidade a várias circunstâncias, a capacidade de escolher as linhas de comportamento mais adequadas - esta é a característica do ambivertido.É importante entender que, na realidade, não existem introvertidos e extrovertidos “quimicamente puros”. Em pessoas vivas, e não em psicótipos descritos na literatura especial, os sinais dos tipos extrovertido e introvertido são inevitavelmente misturados. E um ambivertido é uma pessoa que, com muita dificuldade, até os profissionais conseguem reconhecer o predomínio de certos traços. Essas pessoas às vezes sentem necessidade de uma solidão tranquila.

Mas esse desejo é passageiro e às vezes é abruptamente substituído pelo desejo de se comunicar com outras pessoas, pelo menos por telefone. Os ambivalentes podem se reconhecer por esta propriedade: se forem forçados a permanecer na solidão ou se comunicar por motivos fora de seu controle, eles tolerarão com calma tal situação.

Outro traço característico da média entre o tipo introvertido e extrovertido é a ausência de problemas perceptíveis de adaptação. Mesmo quando se comunica com uma pessoa até então desconhecida, um ambivertido entende imediatamente o que o interlocutor precisa, onde está fingindo e onde está dizendo a verdade. A mistura de traços de personalidade torna muito mais fácil sentir empatia e reconhecer até mesmo emoções cuidadosamente escondidas.

Ambivertidos são igualmente bons em observar e ser um líder. Essas manifestações podem mudar facilmente, pois em alguns momentos o sentimento de distanciamento é mais importante, e em outros é uma demonstração de sua importância. Um nível intermediário de atividade mental não exclui uma certa dose de orgulho, mas raramente domina. Os ambivalentes raramente entram em conflito abertamente. É importante ressaltar que essas pessoas tentam impedir os outros de inimizade aberta.

Essa pessoa é eficaz tanto como uma unidade autônoma quanto como parte de um coletivo formal ou informal. Ao escolher uma linha de interação com outras pessoas, ela escolhe não apenas a mais lucrativa, mas também a estratégia mais segura. Aquele que permite tanto alcançar um resultado sério com sucesso, quanto interromper a comunicação, a cooperação, se ocorrer um fracasso, se o outro lado se comportar de maneira desonesta. Essa escolha ocorre inconscientemente, como se por si só. Não há necessidade de estudar literatura especial, algum tipo de treinamento ou reflexão dolorosa.

A ambiversão é amplamente criada no nível biológico. Esta é uma relação específica entre excitação e inibição no cérebro. Deve-se ter em mente que apesar da aparente predestinação e predestinação da flexibilidade mental, ela pode ser corrigida, embora seja difícil de corrigir. É possível reconhecer que você pertence ao tipo de personalidade ambivertida, mesmo sem consultar psicólogos.

Basta perceber até que ponto tais momentos são adequados para uma pessoa:

  • diminuição periódica da atividade com a transição para a posição de "observador";
  • a manifestação de liderança e qualidades organizacionais destacadas, mas apenas em uma situação específica que acontece ocasionalmente;
  • a diferença na definição de comportamento (alguns enfatizam inclinações de liderança, outros dificilmente percebem);
  • a capacidade de permanecer calmo em quase qualquer ambiente;
  • resultado igualmente positivo no grupo e isolado dele.

Em alguns casos, os ambivalentes tendem a ser mais extrovertidos. Essas pessoas podem facilmente estabelecer novos contatos, mesmo com pessoas de um círculo social incomum, de outro grupo profissional, étnico ou cultural. A habilidade de trocar facilmente seus pensamentos e idéias sobre vários problemas, a vontade de revelar suas experiências para o mundo exterior é notada. No entanto, de vez em quando, tais ambivalentes diminuem sua atividade e vão para um “remanso silencioso”. Lá, eles restauram sua energia psíquica, o que ajuda a se comunicar novamente e estabelecer interação.

Se você não consegue ficar em paz e sossego, a exaustão mental, a fadiga emocional e intelectual ocorrem muito mais cedo do que em extrovertidos pronunciados. Por isso, procuram passar férias, fins de semana, às vezes até noites e feriados longe das pessoas ou com um número mínimo delas. Se não há como ir para a margem do rio, para a floresta, ou se aposentar em um apartamento ou casa, eles simplesmente caminham pelas ruas, tentando se afastar de lugares onde possam encontrar colegas ou conhecidos.

Mas também existe o tipo oposto: o ambivertido, "que é um pouco mais introvertido". Essa pessoa prefere muito mais a solidão; literalmente, sente uma necessidade vital dela. A atividade pública também pode aparecer, mas é bastante rara e curta. Falando figurativamente, ainda é possível “ir ao quadro” na escola ou universidade, entregar reportagem na reunião anual ou na reunião semanal, mas a transmissão na televisão ou o teatro todos os dias já será lançado no cinema com grande dificuldade. Deve-se notar que essa mistura de traços de personalidade pode ser cuidadosamente escondida. Em uma grande empresa - em um banquete, em um grande coletivo de trabalho, em uma festa, outros podem admirar a descontração e a inteligência de uma pessoa, a manifestação de atenção de sua parte. Porém, custa muita energia mental, às vezes causa desconforto interno.

Ambivert com uma gravitação em direção à introversão se distingue pela capacidade de refletir, ponderar e planejar claramente suas ações. Uma pessoa está perfeitamente ciente de quais são seus pontos fortes e fracos em uma determinada situação. Consegue refletir sobre a estratégia de ação ideal, ajustá-la conforme necessário. Várias falhas e problemas podem ser vivenciados de forma bastante nítida, mas para aqueles que estão ao redor, exceto para os mais próximos, isso nem sempre é óbvio.

Mas, ao mesmo tempo, não há perigo de afundar na depressão, já que as experiências estressantes duram pouco e, se for necessário fazer outra coisa, são rapidamente esquecidas; a preferência pelo conforto pessoal também ajuda.

Vantagens e desvantagens

Conhecer as características gerais dos ambivertidos não nos permite compreender completamente quais são suas vantagens e desvantagens. Este tópico merece um olhar mais atento. O trabalho meticuloso e de longo prazo é bastante acessível para Ambivert. Mesmo que o resultado de um estágio específico não seja óbvio, a conclusão muito brilhante de um certo projeto, a personificação do plano, dá alegria a uma pessoa. O principal é que o objetivo seja claramente definido, real e subjetivamente significativo.

Se essas condições forem satisfeitas, os ambivertidos trabalham de forma sistemática e bem-sucedida, mesmo quando pessoas de outros tipos psicológicos "cedem" e param diante das dificuldades. A distância dos conflitos e a capacidade de eliminá-los permite reduzir o nível de confronto dentro e ao redor da equipe. Portanto, atrair ambivalentes para o trabalho costuma reduzir a intensidade das paixões e aumentar a produtividade das atividades do grupo. Mesmo onde todos estariam envolvidos em um escândalo, esquecendo de cumprir o dever. Controle claro sobre as emoções:

  • protege contra decisões precipitadas;
  • permite que você distribua atenção e esforço com mais eficiência;
  • ajuda a refletir as tentativas dos manipuladores de mudar as prioridades, de passar o importante por não importante e vice-versa.

Ambivertidos mostram preocupação e preocupação com outras pessoas. É confortável comunicar-se com eles, mesmo que a situação seja desagradável e o humor tenha piorado drasticamente. Ao mesmo tempo, a capacidade de manter distância também é uma propriedade útil. Isso bloqueia as tentativas de pressão psicológica e, além disso, complica todos os tipos de manipulações engenhosas. No embrião, evita-se a excessiva familiaridade e a transformação das interações informais em equipe em instrumento de algumas intrigas e disputas.

Os ambivalentes sabem de antemão como preencher o déficit de força mental e energia emocional, como encontrar inspiração.Essas pessoas, ao embarcarem em um novo projeto para si mesmas, especialmente em um campo de atividade incomum, em um novo ambiente ou em condições não padronizadas, nunca tentam “balizar” posições de liderança para si mesmas. Eles "apenas" funcionam de forma sistemática. E, neste momento, muitos outros estão tentando intrigar a seu favor, para tecer combinações astutas. Portanto, no final do projeto, torna-se claro que foram os ambivalentes que concluíram a maior parte do trabalho e alcançaram um sucesso brilhante.

É importante notar que os ambivertidos são um pouco menos adequados para o trabalho monótono de longo prazo do que os introvertidos. Sim, necessidade de serviço e qualidades volitivas, outras circunstâncias externas podem forçar essas pessoas a fazê-lo. Mas a produtividade geral ainda será muito baixa. Uma pessoa ambivertida deve ser cautelosa com sacrifícios excessivos e o desejo de devotar sua vida a outra pessoa. Outra desvantagem desse tipo de caráter é a frequente autoconfiança, superestimação das próprias forças; eles se devem ao fato de que geralmente tudo funciona muito bem.

Lista de profissões adequadas

O acima se aplica a qualquer trabalho. Porque em quase todos os lugares existem pessoas astutas, manipuladores, briguentos aos quais é preciso resistir, opondo-se a traços de caráter e a um resultado objetivo. Mesmo assim, existem áreas de atividade nas quais os ambivalentes devem participar em primeiro lugar. Para eles, cargos em grandes equipes são categoricamente inadequados, assim como todos os cargos que envolvem comunicação constante com outras pessoas. Esse tipo de atividade, se tiver que ser feito constantemente, gasta rapidamente as forças dos ambivalentes e não permite que percebam suas vantagens.

Por outro lado, quando trabalham remotamente ou em uma pequena comunidade coesa, eles se sentem muito melhor e mais confiantes. Pessoas desse tipo psicológico devem demonstrar periodicamente seus próprios trabalhos, resumindo os resultados do trabalho por um determinado tempo. Eles conseguem alcançar bons resultados no trabalho criativo, em atividades intelectuais de outro tipo, onde não há um cronograma rígido e uma estrutura clara. Ambivertidos podem se tornar grandes artistas, escritores; na exposição anual ou na apresentação de um novo livro, eles brilham e, no resto do tempo, trabalham em paz e sossego.

É importante entender que, antes de tudo, para tal pessoa, sua própria personalidade, bem-estar e conforto são importantes. Líderes inteligentes levam esse momento em consideração ao se posicionar, ao distribuir atribuições. Os Ambiverts podem ser encarregados de apresentar aos contratantes o projeto no qual trabalham há muito tempo. Essas pessoas lidarão bem com a introdução de novos assistentes, funcionários adicionais. Mas todos os tipos de atividades de liderança são de pouca utilidade para eles.

Os Ambiverts, por outro lado, podem ser consultores de vendas e expositores eficazes. Extrovertidos são mais ativos, mas a intensidade de seus esforços, às vezes transformando-se em obsessão, se transforma em desconfiança, repele clientes ou clientes. Por essas razões, é benéfico envolver pessoas com um tipo de personalidade ambivertida em marketing e publicidade, como promotores, comerciantes e vendedores. Eles entendem profundamente os motivos e a maneira de pensar das outras pessoas, eles sabem como encontrar a melhor abordagem para eles.

Ao mesmo tempo, você não deve confiar a essas pessoas um trabalho recomendado para introvertidos.

Ambiverts se dão bem como redatores, reescritores e editores. Esses trabalhos remotos, quando o principal é a capacidade de captar rapidamente a essência de uma nova tarefa, principalmente o estilo exigido, bem como uma autodisciplina clara em termos de tempo e sequência de trabalho, são ideais para eles. Mas se você não pensa em trabalhar com textos, deve prestar atenção às atividades voluntárias. Quando essa pessoa se comunica com aqueles que precisam de caridade, ela mostra empatia.Ao preparar relatórios, resolver problemas financeiros e planejar outras atividades, outro traço de caráter positivo é incluído - a racionalidade pronunciada.

O que foi dito acima sobre o sacrifício também é muito importante para:

  • trabalhadores sociais;
  • equipes de resgate e bombeiros;
  • policiais;
  • seguranças;
  • médicos e veterinários.

Todas essas pessoas têm que mostrar compaixão, mas, se necessário, mude rapidamente para o "modo estritamente racional". A capacidade de compreensão dos outros, aliada à racionalidade e proteção contra manipulações, permite nomear ambivalentes para cargos na área de pessoal, no serviço de segurança do empreendimento. Uma mensagem fundamentada da posição de alguém para os outros e a capacidade de entender os reais motivos do oponente são relevantes para políticos e figuras públicas, para diplomatas e correspondentes.

Como se comunicar com um ambivertido?

A vida, porém, não se limita ao trabalho. E para todos - rapazes e moças, adultos e idosos, é muito importante saber construir relacionamentos pessoais com os ambivalentes. A maneira mais fácil é para aqueles que inicialmente pertencem a este tipo de personalidade. Mas o resto pode resolver este problema, se levarmos em conta princípios simples. Em primeiro lugar, você não deve forçar os ambivalentes a se comunicarem e se corresponderem todos os dias; às vezes, você deve permitir que eles não mostrem atenção.

Esse tipo de personalidade causa uma atitude ruim para com todos que reclamam e "choram" constantemente. Manipulações, mesmo as mais sutis, são reconhecidas muito rapidamente e efetivamente interrompidas ... junto com os manipuladores. Pressão emocional, tentativas de pressão psicológica também são contraproducentes. Às vezes, o ambivertido cede, mas rapidamente rompe o relacionamento para não ceder novamente. É indesejável forçar essas pessoas a estarem sob os holofotes o tempo todo, a tomar decisões ativas.

    Existem mais algumas recomendações ao lidar com ambivalentes:

    • não há necessidade de mostrar agressão;
    • vulgaridade e grosseria devem ser evitadas;
    • é aconselhável deixar o interlocutor falar sem impor um monólogo;
    • iniciar a comunicação com tópicos pessoais e interessantes para uma pessoa;
    • mostrar atenção e cuidado periódicos durante a transição para a fase introvertida (embora às vezes seja melhor deixar sozinho, sozinho - tudo depende da sensibilidade e de uma situação específica).

    Onze sinais de que uma pessoa é ambivertida - no vídeo abaixo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa