Psicologia

Como esquecer memórias ruins?

Como esquecer memórias ruins?
Contente
  1. A memória de uma pessoa pode ser apagada?
  2. Técnicas diferentes
  3. Exercícios especiais
  4. Conselho do psicólogo

Como se livrar de pensamentos ruins, memórias difíceis, conversas desagradáveis ​​ou eventos que lhe trazem dor de cabeça? Talvez cada um de nós, pelo menos uma vez na vida, tenha feito essa pergunta a si mesmo. Mas essas lembranças muitas vezes não causam apenas mau humor. Eles também levam a colapsos nervosos, depressão, tornam-se a causa de doenças psicossomáticas e simplesmente interferem em nossa vida. Então, é possível "limpar" a memória? Vamos tentar entender esse problema neste artigo.

A memória de uma pessoa pode ser apagada?

Memórias desagradáveis ​​e ruins não podem ser apagadas ou esquecidas para sempre por um esforço de vontade. Normalmente, essa amnésia seletiva pode ocorrer como consequência do transtorno de estresse pós-traumático, quando é possível bloquear parcialmente as memórias ruins. Mas uma pessoa não pode fazer isso de propósito. E isso não é obrigatório.

Na maioria dos casos, não é o apagamento artificial de alguns eventos da memória que ajuda, mas a reavaliação e repensar deles de forma positiva.

Nesse caso, as lembranças deixam de causar fortes dores e a pessoa passa a percebê-las com mais calma.

Técnicas diferentes

Acontece que o próprio cérebro se defende bloqueando imagens desagradáveis. Esses casos, é claro, são mais exceções à regra, mas acontecem.

Uma pessoa que passou por algo terrível pode desenvolver amnésia. O cérebro então ativa o mecanismo de defesa. Ele remove informações desagradáveis, danificando as áreas responsáveis ​​pelo armazenamento de dados.

O mesmo pode acontecer com o trauma craniocerebral, com irrigação sanguínea insuficiente do cérebro, devido à intoxicação por álcool ou drogas.Mas dificilmente alguém deseja recorrer voluntariamente a tais métodos de limpeza da memória. Além disso, o apagamento de memórias dolorosas da memória é possível com outros métodos. Eles são chamados de técnicas de esquecimento artificial ou reconsolidação. Esses incluem hipnose, programação PNL, exposição química, criação de memórias de substituição.

Hipnose

Este método de psicocorreção é baseado na habilidade inata do indivíduo de se esforçar para obter conforto mental e processar as informações recebidas. No entanto, quando nos deparamos com situações verdadeiramente problemáticas e desagradáveis, o cérebro muitas vezes se recusa a nos ouvir. E literalmente nos impõe o que gostaríamos de esquecer rapidamente, de vez em quando nos devolvendo a essas memórias como um buraco negro. Como resultado, isso se traduz em pelo menos um colapso nervoso.

A tarefa do hipnotizador-psicoterapeuta é remover os bloqueios que impedem nosso cérebro de esquecer os problemas.

O especialista deve forçá-lo a transformar essas memórias em algumas imagens neutras, mudar sua percepção, o que idealmente leva ao completo esquecimento da situação dolorosa.

Programação PNL

Esta seção da psicologia significa programação neurolinguística. Os especialistas nesta área não estão tentando fazer seu cérebro esquecer memórias dolorosas. A tarefa deles é com a ajuda de exercícios especiais para mudar sua atitude em relação a tais eventos, causar, senão positivas, pelo menos emoções neutras em relação à situação desagradável ocorrida, mudam a cor emocional das lembranças que o incomodam.

Substituir memórias

Este método é parcialmente semelhante aos descritos acima. A única diferença é que o lugar de memórias reais perturbadoras deve ser substituído por memórias brilhantes, mas inventadas. Em princípio, as falsas memórias são inerentes a todos nós, muitas vezes pensamos nesta ou naquela situação, e depois nos convencemos e estamos prontos para convencer os outros de que de fato era. O trabalho do especialista em memória proxy é fazer com que criemos novas memórias felizes para substituir as tristes.

Acredita-se que este método seja mais adequado para pessoas crédulas e crédulas.

Ataque quimico

Um método duro e perigoso de lidar com memórias dolorosas. Afinal, não é realista forçar a droga a agir apenas em uma determinada parte do cérebro que armazena certas informações. Portanto, tomar pílulas afeta o funcionamento de todo o cérebro. A pessoa esquece não apenas o que precisa ser esquecido, mas também outros acontecimentos na vida e, em princípio, qualquer informação que se acumulou em sua cabeça durante anos.

Existem também drogas que tornam os lapsos de memória temporários, limitados apenas pelo tempo de ação.... São substâncias narcóticas, após as quais a pessoa sucumbe a qualquer sugestão por um tempo. E, portanto, infelizmente, são usados ​​não só para o bem, quando usados ​​pelos médicos como remédio, mas também para fins criminosos. Com a ajuda deles, os invasores podem influenciar suas vítimas. No entanto, o uso de tais substâncias para fins "pacíficos" pode levar a consequências tristes.

Portanto, para começar, vale a pena tentar métodos mais suaves de lidar com memórias desnecessárias.

Exercícios especiais

Você também pode lidar com algumas lembranças ruins em casa.

Aqui estão apenas algumas maneiras.

  • As memórias podem simplesmente ser lavadas... Imagine uma situação desagradável e obsessiva na forma de sujeira grudada em você. Vá para o chuveiro e lave-o da mesma forma que você lava a sujeira depois de uma chuva de verão. Concordo, é improvável que essa situação leve a um colapso nervoso. No processo de limpeza do corpo e ao mesmo tempo da cabeça, toque uma música agradável e alegre. Isso tornará ainda mais fácil se livrar de memórias indesejadas.
  • Se você não gosta do elemento água, use o fogo... Descreva em um pedaço de papel o que o preocupa, de preferência com todos os detalhes, para que possa tirar os pensamentos "sujos" da cabeça. E quando você derramar sua alma no papel, basta queimar a folha, mentalmente dizendo adeus a tudo que você confiou a ele.
  • Enterre suas memórias... Pegue um objeto que você associa a um evento ou pessoa, com problemas que é de vital importância que você esqueça, e organize um "funeral". Enterre esta coisa e, ao mesmo tempo, diga adeus mentalmente às suas memórias negativas. Você pode até chorar um pouco, o principal é se separar das emoções negativas para sempre.
  • Se você não quiser agir de forma tão dramática, use um método mais suave. Colete um saco de memórias desnecessárias. Pegue um saco de lixo e coloque os itens lá da mesma forma como descrito na versão anterior. Certifique-se de imaginar que está jogando fora não apenas algo desnecessário, mas um objeto tóxico que envenena sua vida. Então leve solenemente esse "saco de desgraças" para o lixão, não se esqueça de deixar aí as lembranças que você resolveu jogar fora da cabeça com ele.

Conselho do psicólogo

Claro, como em qualquer outro caso, a automedicação pode ser perigosa, então é melhor ainda procurar a ajuda de um especialista. Mas você deve admitir que existem situações e memórias que você pode facilmente enfrentar. Por esta você não deve se permitir ser preguiçoso: vá direto para o trabalho, e simplesmente não haverá tempo para alarmes.

Viajar para um novo lugar trará o mesmo efeito. Além disso, é melhor fazer isso não em uma companhia familiar, para que os amigos não o levem acidentalmente de volta a memórias desnecessárias.

Outra maneira - esportes radicais ou entretenimento. Há quanto tempo você visita a sala do medo? Tente ir. É possível que as emoções recebidas o ajudem a lidar com algumas de suas próprias memórias terríveis. A propósito, os especialistas os aconselham a compartilhar com os outros com mais frequência: quanto mais você falar sobre o que o preocupa, menos medo ou dor se tornará.

Ao descrever eventos, você meio que entorpece sua própria atitude em relação a eles. Contudo, comunique-se, fale e sorria a cada novo diae deixe pensamentos antigos e desagradáveis ​​no passado usando qualquer um dos métodos acima.

sem comentários

Moda

a beleza

casa