Psicologia

A essência do método Cícero

A essência do método Cícero
Contente
  1. A história do método
  2. Significado
  3. Como colocar em prática?
  4. Recomendações

Para saber muito, é preciso ler e memorizar muito. Mas nem toda pessoa pode se orgulhar de uma boa memória. Existem muitas maneiras de desenvolvê-lo. Um deles é o método Cícero ou "sala romana".

A história do método

Um dos mais famosos estadistas do Império Romano, Mark Tullius Cicero, que viveu em 106-43 aC, tornou-se famoso por seu talento oratório insuperável. Ao mesmo tempo, possuía uma memória incrível, reproduzindo em seus discursos muitas datas, nomes, fatos, acontecimentos históricos, sem utilizar nenhum registro.

A forma de memorizar o texto "Sala romana" (método de Cícero) leva o seu nome, mas não foi inventada por ele, mas muito antes. Cícero só o usou para se preparar para falar em público e, assim, tornou esse método famoso. Ao preparar seu discurso, Cícero o dividiu em partes. Os ensaios para cada um deles ocorreram em salas diferentes de sua grande casa. Já durante a palestra, ele percorreu mentalmente todas aquelas salas em que uma ou outra parte de sua fala foi aperfeiçoada, e foi essa técnica que lhe permitiu relembrar tudo nos mínimos detalhes.

As raízes desta técnica mnemônica remontam à Grécia Antiga, onde, como Cícero, o poeta Simônides a utilizou com sucesso... Segundo a lenda, uma vez que um prédio desabou onde uma grande festa estava acontecendo. Simonides, que estava lá presente, conseguiu sair dos destroços vivo e quase ileso. Ele contou de memória às pessoas que desmontavam os escombros onde cada um dos convidados estava no momento do colapso. Isso ajudou os parentes a encontrar todos os corpos das vítimas e enterrá-los conforme o costume.Depois desse incidente, Simonides percebeu que essa descoberta acidental era muito útil e continuou a desenvolvê-la.

Atualmente, você pode ouvir outros nomes para esta técnica de memorização. Por exemplo, o método de assento ou o sistema da sala.

Significado

Treinamento de memória de acordo com o método Cicero ocorre com base na imaginação espacial. O que isso significa? Imagine todos aqueles móveis domésticos e objetos externos que você vê constantemente. Todas essas são imagens visuais que formam suas associações naturais no nível subconsciente. As conexões entre essas imagens são formadas em nossa cabeça automaticamente e não requerem trabalho para memorizá-las.

Este fato é precisamente o que determina o método de Cícero, cuja essência se baseia no princípio da memorização da sequência e da repetição repetida de imagens que nos são familiares há muito tempo... Ou seja, as informações que precisamos lembrar bem e depois reproduzir devem ser distribuídas mentalmente sobre objetos que são bem conhecidos por nós (por exemplo, de acordo com peças de mobiliário em um escritório, em um quarto ou sala) em um ambiente claro ordem definida. Quando você se lembrar desta sala, a imagem de informação necessária aparecerá facilmente na sua frente, e você terá apenas que reproduzi-la.

A mesma sala pode ser usada para memorização um número ilimitado de vezes. Este método torna possível lembrar não apenas palavras e frases individuais, mas volumosos textos informativos. Você pode usar esta técnica mnemônica em qualquer condição, é importante se concentrar e não se distrair com estímulos externos. Quando chegar a hora de dar voz às informações necessárias, imagine a sala em que você trabalhou na memorização e o processo funcionará como um relógio.

Este método é muito útil não só para melhorar a memória, mas também para o desenvolvimento geral do pensamento, bem como a capacidade de focar nas informações necessárias e analisar o ambiente.

Como colocar em prática?

O método Cicero inclui vários exercícios. Para começar, você precisa considerar sua casa ou escritório por dentro, com os olhos da mente. Se você escolheu sua casa para o treinamento de memória, distribua mentalmente a sequência de todas as salas ao redor do perímetro, dependendo do layout. Por exemplo:

  • corredor;
  • banheiro;
  • banheiro;
  • despensa;
  • sala de estar;
  • cantina;
  • cozinha;
  • quarto;
  • crianças;
  • loggia (ou varanda).

Em seguida, concentre-se no primeiro cômodo e inspecione mentalmente todos os objetos nele. É aconselhável fazer isso sempre em uma direção, de preferência no sentido horário.

Em seguida, vá para a próxima sala na fila e examine-a da mesma maneira. Etc.

  1. Se esta é sua primeira vez tentando trabalhar de acordo com o método Ciceroe, para começar, concentre-se em apenas um cômodo. Você passará para o resto mais tarde, quando já estiver bem treinado. Nesse ínterim, selecione, por exemplo, um corredor e selecione vários objetos fixos nele.
  2. Não é necessário usar apenas espaços de construção familiares. lata volte sua atenção para os objetos da rua que você encontra com frequência. Por exemplo, lojas, pontos de ônibus, cafés, escolas, jardins de infância e outros lugares semelhantes.
  3. Depois de preparar mentalmente a "sala romana", coloque nela as informações de que precisa se lembrar. Por exemplo, você deseja memorizar uma lista de produtos que precisa comprar em uma loja e escolheu um corredor para isso. Quando você entra no lado esquerdo, você vê um guarda-roupa. Coloque o pão e o leite nas prateleiras e pendure as batatas e o sabão em pó em uma barra de cabide. Coloque o chá, o açúcar e os biscoitos na mesa de cabeceira. Etc.

Ao entrar na loja, imagine mentalmente o corredor com seus móveis, e as informações necessárias estarão claramente desenhadas em sua cabeça.Se você precisa se lembrar de uma grande quantidade de informações que provavelmente não cabem nos objetos de uma sala, sinta-se à vontade para ir para as salas adjacentes.

Para memorizar qualquer texto específico, prepare-se para um discurso público, trabalhe com o método de Cícero da seguinte maneira:

  • leia o texto e entenda do que se trata;
  • divida-o em várias partes semânticas;
  • lembre-se de cada uma dessas partes em um cômodo separado de sua casa;
  • em seguida, pronuncie todo o discurso em voz alta, reproduzindo sequencialmente na memória as imagens das salas em que partes do texto foram memorizadas.

Recomendações

Recomenda-se que esse treinamento seja realizado regularmente., pois isso vai melhorar um instrumento tão importante da consciência como a memória. Assim, você avançará no seu sucesso e o resultado de suas atividades aumentará.

Antes de começar a trabalhar com a memorização de informações, é melhor percorrer as salas que funcionarão como uma "sala romana" para você. Os objetos representados (por exemplo, móveis) não devem ser repetidos, apenas os nomes desses objetos (guarda-roupa, mesa, mesinha de cabeceira, cômoda, etc.) podem ser os mesmos. E os próprios objetos devem ser diferentes (por exemplo, um guarda-roupa no corredor e um guarda-roupa no quarto, uma mesa na cozinha e uma mesa no escritório, uma mesinha de cabeceira no quarto das crianças e uma mesinha de cabeceira no quarto). Também é possível dividir um objeto em várias zonas (partes). Por exemplo, uma cômoda não pode ser considerada um objeto no qual "colocaremos" unidades de informação memorizada, mas sim dividi-la pelo número de gavetas nela.

Os órgãos dos sentidos desempenham um papel significativo na melhoria do processo de memorização. É importante fazê-los funcionar e não apenas marcar o que você vê, mas também o que você sente (por exemplo, cheiros, sabores) ou ouve (sons diferentes). Para uma aplicação mais eficaz do método Cícero, é necessário anexar unidades de informação memorizada a objetos em salas bem iluminadas. E você também pode alterar o tamanho de objetos ou imagens memorizados (por exemplo, imagine um rato do tamanho de um elefante e vice-versa), criar transições interessantes e móveis de imagem para imagem, de objeto para objeto. Por exemplo, imagine um sofá em uma cor mais brilhante do que realmente é, e a cadeira adjacente dançando ritmicamente.

A principal vantagem da técnica do "quarto romano" é o seu rápido desenvolvimento, que ocorre em apenas alguns treinos.

sem comentários

Moda

a beleza

casa